Cuiabá, 24 de Julho de 2014
  • Camila Cecílio

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Camila Cecílio

  • Camila Cervantes

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Camila Cervantes

  • Francis Amorim

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Francis Amorim

  • Gabriela Araújo

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Gabriela Araújo

  • Glaucia Colognesi

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Glaucia Colognesi

  • Jacques Gosch

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Jacques Gosch

  • Patrícia Sanches

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Patrícia Sanches

  • Talita Ormond

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Talita Ormond

  • Tarso Nunes

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Tarso Nunes

  • Thaisa Pimpão

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Thaisa Pimpão

  • Valérya Próspero

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Valérya Próspero

Ministério Público | 01/09/2011, 12h:20 - Atualizado: 01/09/2011, 15h:12

Procurador de Justiça ganha quase R$ 30 mil; auxílio "engorda" salário

Marcelo Ferra, chefe do MPE  Procurador de Justiça do Estado ganha mensalmente R$ 28,9 mil de salário porque, além do teto do subsídio de R$ 24,1 mil, tem direito a 20% sobre o vencimento a título de auxílio-moradia.

    É o que revela o próprio procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra, ao responder solicitação feita pelo deputado Emanuel Pinheiro. Os dados foram entregues à Mesa Diretora da Assembleia, que vai disponibilizar no seu site todos os salários de autoridades dos Poderes e dos órgãos vinculados.

    O blog teve acesso, com exclusividade, a todas as informações junto à Mesa. Você saberá aqui quanto embolsa cada autoridade que representa a sociedade em cargo público.

    Enquanto promotor e procurador de Justiça têm incremento de 20% de salário devido ao pagamento de auxílio-moradoria, os servidores usufruem de R$ 900 a mais de auxílio-alimentação. Um diretor-geral recebe R$ 9,4 mil. Pessoas que atuam em cargos de chefia de departamento, como auditor de controle interno e/ou em chefia de gabinete recebem R$ 7,3 mil, fora o auxílio-alimentação. Há quatro funções no MPE com subsídio fixo de R$ 6 mil, sendo elas de assessor especial, de supervisor administrativo, de assessor de procurador e de assessor de comunicação social. Gerente tem subsídio de R$ 4,8 mil, enquanto oficial de gabinete ganha R$ 3,7 mil e, assistente ministerial, R$ 2,7 mil.

   O MPE de Mato Grosso é um dos cinco do país que não aceitam acabar com o pagamento do auxílio-moradia a procuradores e promotores. O benefício varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil, conforme a progressão da carreira. Dessa forma, os paladinos da moralidade, responsáveis por denunciar os chamados desmandos cometidos pelos demais Poderes e órgãos da administração pública, acabam recebendo os maiores subsídios do Estado.

    O auxílio-moradia é somado aos salários que variam de R$ 16,5 mil, para promotores recém-chegados ao MPE, a R$ 24,1 mil, pago aos procuradores que ocupam o último degrau da carreira. O subsídio destes corresponde a 90% do valor que é pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O resultado é uma folha de pagamento orçada em cerca de R$ 3 milhões por ano.

Postar um novo comentário

Comentários (22)

  • augustus | Sexta-Feira, 02 de Setembro de 2011, 09h11
    0
    0

    PALHAÇADA NEM!!!!!E SE DIZEM ACIMA DO BEM E DO MAL, EXPLORANDO INDIRETAMENTE A SOCIEDADE!!!!VC, HARPIA, DEVE SER LIGADA Á ESSA INJUSTIÇA A ACHAR CORRETO ESTA ABERRAÇÃO QUE EXISTE NESTE PAIS, ONDE UM PROFESSOR GANHA 1.300,00...SÃO UM BANDO DE HIPOCRITAS...E OLHA OS VENCIMENTOS DE JUIZES DE DESEMBARGASORES TAMBÉM!!!!!PURA REGALIA E EXPLORAÇÃO..E VIVA A HIPOCRISIA NO JUDICIARIO MATOGROSSENSE!!!!!O PIOR DE TODOS OS PODERES!

  • Orlando | Sexta-Feira, 02 de Setembro de 2011, 09h07
    0
    0

    Esqueceram de colocar o auxílio funeral, autorização para promotores serem donos de empresas dentro do cartel do combustível, usar da pressão do cargo para ganhar licitação e ser sócio de empresa que contrata com o Estado ...........podem tudo, mas não se preocupe, vão fiscalizar o seu.

  • Marcela Acosta | Sexta-Feira, 02 de Setembro de 2011, 09h05
    0
    0

    E A POLICIA CIVIL 100% DE GREVE.... Governador Silval, Secretário Cesar Zilio, mais uma vez vocês demonstraram má fé ao apresentarem para os Escrivães e Investigadores de Polícia uma tabela salarial prevendo aumento de 40% para o mês de novembro de 2014. Acordem, tem gente pensando na Polícia Civil sim, afinal são carreira de nível superior! 2014 é ano eleitoral, e é proibido DAR AUMENTO de salário aos servidores públicos 03 meses antes e 03 meses depois das eleições, que ocorre no mês de outubro de 2014. Outra coisa, a lei orçamentária PROIBE a criação de despesas no final do mandato para o gestor que irá suceder nesse caso, para o futuro governador que iniciará seu mandato em janeiro de 2015. Pode publicar a lei agora e dar esse aumento, mas quando chegar em 2014, o Governador acionará sorrateiramente o Tribunal de Contas de MT, que com uma LIMINAR, irá suspender os efeitos da lei, e bau-bau aumento... Gente, que armadilha essa proposta salarial. Atenção praças, irmãos da gloriosa PM de MT, o aumento dos coronéis e oficiais a ultima parcela ficou para maio de 2014, e para os praças, novembro de 2014. Abram o olho... Assim, mais uma vez a sociedade paga o pato e os servidores se decepcionam com a forma de governar do Silval e seus secretários.

  • ana maria sousa melo | Sexta-Feira, 02 de Setembro de 2011, 08h44
    1
    0

    Parabens, merece fizeram concurso. Neneu faz tambem você não é advogado?

  • Souza | Sexta-Feira, 02 de Setembro de 2011, 07h34
    0
    0

    O ex Procurador Federal Pedro Taques exterminou várias quadrilhas em MT. Os nossos, Estaduais, além de investigação de Paternidade, o que mais eles fazem para "MERECEREM" esses poupudo Ganho???. Éis a questão.

  • Ditao Cuiabano | Sexta-Feira, 02 de Setembro de 2011, 06h11
    0
    0

    Auxillio Alimentacao pra quem ganha R$30.000,00 por mes, e de R$ 900,00...corresponde a bolsa familia de 10 familias de baixa renda...pra um engravatado, e da justica, que justica????

  • Harpia harpyja | Sexta-Feira, 02 de Setembro de 2011, 01h50
    1
    0

    os procuradores estudaram para ganhar bem, diferente dos politicos ladrões deste estado que estão bilhonarios a custa nossa

  • Lyse Santos | Quinta-Feira, 01 de Setembro de 2011, 20h06
    0
    0

    Pelo menos, esta categoria de profissionais assim como os do Poder Judiciário, TRABALHAM e fazem por merecer o subsidio. Agora pergunto: OQ FAZEM ESSES POLÍTICOS SAFADOS E CORRUPTOS com o nosso País? Esses, sim, são os grandes INUTEIS que infestam a sociedade. E, o pior: além de passarem a mao nas verbas destinadas à saude, educação, segurança, etc, AINDA RECEBEM GORDISSIMOSSSSSSSSSSSS subsídios além das VERBAS EXTRAS q

  • Junior | Quinta-Feira, 01 de Setembro de 2011, 19h39
    0
    0

    É legal esse auxilio moradia ...a Constituição Federal comunga com esse direito concedido em MT....é a mesma coisa que sessao extraordinaria do legislativo...e esse dinheiro bem que podia ser devolvido aos cofres público para construção de casa para quem nao tem... E outra com um valor desse EXTRA da para financiar pela CEF uma mansao, apartamento de luxo...e pagar com o auxilio....Ahhhhh até eu que sou mais bôbo quero desse!!!!!!

  • marcos | Quinta-Feira, 01 de Setembro de 2011, 19h29
    0
    0

    tem funcionario do executivo de nivel superior formado com 20 anos no executivo que ganha menos de 3mil reais....esse é o estado da copa, do agronegocio o escanbal.....só conversa fiada.....blairo maggi ficou 8 anos e não fez nada para o funcionalismo publico, fez só pra ele e para os apadrinhados...

| 24/07/2014, 16h:44 - Atualizado: 06h atrás

Parte do teto do aeroporto em VG desaba após chuva - veja vídeo feito por internauta


Inaugurada às vésperas dos jogos da Copa, em Cuiabá, parte do teto da nova entrada do aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, foi arrancada devido à força da chuva, na noite desta quarta (23). Momentos após o incidente, um cidadão gravou a situação e publicou nas redes sociais.

Conforme o vídeo, logo na primeira chuva após a inauguração houve transtorno. “O teto já caiu, as placas caíram no meio da passarela, perigoso acertar cliente. Balançou tudo a estrutura. Ainda bem que já parou de ventar. Foi feio”, relata o passageiro revoltado com o fato. Em função do ocorrido, algumas partes da entrada do desembarque foram isoladas a fim de evitar possíveis acidentes. 

O Consórcio Marechal Rondon, composto pelas empresas Engeglobal Construções Ltda, Multimetal Engenharia de Estruturas Ltda. e Farol Empreendimentos e Participações S. A. é o responsável pela obra orçada em R$ 83,4 milhões. Os trabalhos foram iniciados em dezembro de 2012. Procurado pelo Rdnews, o proprietário da Engeglobal Construções, Robério Garcia, não atendeu nem retornou às ligações.

Postar um novo comentário

| 24/07/2014, 16h:20 - Atualizado: 06h atrás

Ao vivo, prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes


Davi ValleRDNews

mauro hj16

Prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), participa ao vivo do RDTV desta 6ª - mande sua pergunta

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), participa ao vivo do RDTV nesta sexta (25)  para fazer um balanço das principais ações desenvolvidas na Capital nas áreas da saúde, educação, serviços urbanos e infraestrutura, entre outras.

Além disso, o gestor, que também é presidente do PSB em Mato Grosso e um dos articuladores da campanha do senador Pedro Taques (PDT) ao Governo do Estado pelo grupo oposicionista, fala sobre os trabalhos voltados às eleições-2014.

Para colaborar com essa entrevista, que começa às 8h30, basta acessar o endereço www.tv.rdnews.com.br. Simultaneamente, o programa é transmitido para a Baixada Cuiabana por meio da TV Mato Grosso (canal 27).

Além disso, os detalhes do depoimento do ex-secretário de Estado, Éder de Moraes (PMDB), à Justiça Federal no processo que ele responde por crimes contra a administração pública, alvos de investigação durante a Operação Ararath.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • slva nunes | Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014, 18h56
    0
    0

    cuidado mauro mendes vc arrumou um grande concorente para sua proxima releiçao jaime campos

  • Elias Ribeiro | Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014, 17h40
    0
    0

    Os moradores do 1° de março querem saber sobre o asfalto da ruas do bairro, visto que até a placa esta anunciando mais ainda não foi realizada a obra do asfaltamento completo do bairro

| 24/07/2014, 15h:35 - Atualizado: 07h atrás

Com um olho no eleitor e outro no Tribunal

Tribunal tem até 5 de agosto para, assim como os demais pedidos de registro, dizer se o candidato do PSD a governador está ou não elegível; com ele, a eleição deve ir para 2º turno


José Riva, que entrou na disputa ao Governo na bronca pelo fato do PSD ter sido preterido no bloco da situação, tomou gosto pela campanha. Mas, ao mesmo, evita montar uma agenda mais intensa porque precisa não só focar no eleitor, mas também no TRE. Por isso, se dedica mais a reuniões internas. Aos correligionários mais eufóricos dispostos a mergulhar na campanha com montagem de grande estrutura, Riva tem pedido cautela.

Maurício Barbant

jose riva

José Riva (PSD) vive expectativa sobre o julgamento do TRE

O Tribunal tem até o próximo dia 5 para julgar todas pendências acerca de registros das candidaturas. São 474 pedidos - 5 para governador, 5 para vice, 6 ao Senado com 2 suplências cada, 106 a deputado federal e 328 para estadual -, embora alguns já tenham desistido antes mesmo da chancela do TRE.

Sobre Riva, que acumula dezenas de processos e algumas condenações no Tribunal de Justiça, o colegiado dirá se ele está ou não elegível. A banca de advogados que o atende assegura que sim, tanto que apresentou contestação dos pedidos de impugnação apresentados contra a candidatura do social-democrata.

Sustenta que, além da condenação por órgão colegiado, são necessários três requisitos para que o candidato fique impedido: dolo, sanção de suspensão dos direitos políticos e condenação por ato de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. Os advogados asseguram que não há condenação por improbidade. Recorrem à jurisprudência do TSE, segunda a qual é preciso acumular o prejuízo ao patrimônio público e o enriquecimento ilícito para que o candidato se enquadre na Lei da Ficha Limpa.

Há uma grande expectativa sobre o destino de Riva. Com ele no páreo, a disputa seguramente avançaria para o inédito segundo turno, já que há outros dois candidatos fortes: Pedro Taques (PDT) e Lúdio Cabral (PT). Os rivistas dizem que a chance é grande dele disputar. Ademais, tem a brecha de, num eventual impedido do TRE, recorrer ao TSE e manter-se candidato sub judice. Sem ele, o jogo tende a facilitar para Taques, candidato da situação que lidera as intenções de voto com chance de vencer no primeiro turno.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Iluminado | Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014, 20h34
    0
    1

    quem faz acusações sem provas apenas para ver o circo pegar fogo, deveria sofrer algumas sanções, não?

  • joaoderondonopolis | Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014, 19h54
    1
    1

    Riva está desafiando a justiça.

| 24/07/2014, 15h:11 - Atualizado: 07h atrás

Riva se reúne com lideranças e políticos do Araguaia nesta 6ª durante evento em Barra


De Barra do Garças

Reprodução

riva_beto.jpg

José Riva, candidato ao Paiaguás, ao lado de Beto Farias, responsável pela campanha no Araguaia

O candidato do PSD ao Governo, deputado José Riva, se reúne com lideranças políticas e empresariais do Médio Araguaia, nesta sexta (25), em Barra do Garças. O encontro será em ambiente fechado, quando o social-democrata será apresentado pelo correligionário e prefeito do município, Beto Farias, como candidato à sucessão do governador Silval Barbosa (PMDB). O evento pró-Riva deve começar às 8h, no setor São João, mas, antes, o candidato concederá entrevista à imprensa local, para falar sobre seu projeto majoritário. Além de Riva, estão confirmadas as presenças do candidato a vice, Aray Fonseca (PSD), e do candidato ao Senado, Rui Prado (PSD), bem como candidatos a deputado estadual da coligação.

A visita de Riva será a primeira de um candidato a governador à região de Barra do Garças, desde a realização das convenções, em junho. O trabalho de arregimentar prefeitos, vereadores, lideranças políticas e empresários, está sendo feito por Beto Farias, convidado pelo próprio deputado, para coordenar sua campanha nos 32 municípios do Vale do Araguaia. “Estamos começando a montar a logística para a campanha no Araguaia. Tão logo seja montado o Comitê Central Regional em Barra do Garças, iremos visitar as lideranças da região e criar subcoordenadorias. Nosso objetivo é construir uma estrutura sólida e democrática na campanha eleitoral. A visita do deputado Riva servirá para aproximarmos a sua candidatura da população local”, disse Beto.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Lapada | Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014, 21h32
    1
    2

    Sem futuro, Beto lidera o que? o PSD (Partido dos Sem Decência)?!!! é brincadeira . . . PEDRO TAQUES NELES NO 1.º TURNOMhehehe

Ararath | 24/07/2014, 14h:29 - Atualizado: 06h atrás

Ministro do STF dispensa Riva, senador e Silval de oitiva na Justiça Federal em MT


A decisão que liberou o governador Silval Barbosa (PMDB) e senador Blairo Maggi (PR) de prestarem depoimento nas audiências, que começam nesta quinta (24), na Justiça Federal é do ministro do STF, Ricardo Lewandowski. No despacho, proferido nesta quarta (23), Lewandowski liberou ainda o deputado estadual José Riva (PSD) de prestar depoimento.

Todos são investigados em ação que tramita no Supremo e haviam sido arroladas como testemunhas no processo, referente ao mesmo objeto, que corre na 5ª Vara Federal. E, como têm a prerrogativa do foro privilegiado, tiveram o aval do STF para não participarem das oitivas. Tanto no Supremo quanto na esfera federal, é apurada a conduta de agentes públicos e empresários que fariam parte de um esquema de lavagem de dinheiro e crimes contra a administração pública. As ações são desdobramentos de 5 etapas da Operação Ararath.

No caso da Justiça Federal, já são réus ex-secretário de Estado Eder Moraes, sua esposa Laura Tereza da Costa Dias, o ex-secretário adjunto do Tesouro Estadual Vivaldo Lopes e o superintendente do Bic Banco, Luiz Carlos Cuzziol. Hoje começam a ser ouvidas as testemunhas deles. Silval e Maggi foram arrolados pela defesa de Eder. No caso de Riva não se sabe quem o havia listado como testemunha. “Tenho direito constitucional ao silêncio, não sendo possível tomar-se o compromisso de dizer a verdade em juízo de modo que não faz sentido ser arrolado como testemunha de acusação ou defesa para falar sobre o mesmo fato do qual imputa-lhe conduta correlacionada.”, diz trecho do pedido deferido pelo ministro do STF. 

Com a exclusão dos três, caberá à Justiça Federal ouvir hoje 13 pessoas, sendo que a maioria faz parte do corpo de funcionários do Bic banco, onde supostamente eram cometidos os crimes.

Postar um novo comentário

NOVATA | 24/07/2014, 10h:47 - Atualizado: 08h atrás

Aos 21 anos, candidata mais nova destas eleições vai carregar bandeira da saúde


Arquivo Pessoal

patricia_maria_moraes candidata_jovern1.jpg

Patricia Moraes é a candidata mais nova nas eleições deste ano, com 21 anos

A candidata mais nova a disputar as eleições desse ano é Patrícia Moraes (PTC), de apenas 21 anos. Ela irá concorrer a uma das 24 vagas disponíveis na Assembleia e tem como bandeira a proposta de melhorar os serviços de saúde pública.

Natural de Cuiabá, a candidata vive atualmente no bairro periférico São Matheus, em Várzea Grande. A priorização da área de saúde se deve a um drama pessoal enfrentado recentemente. Em 26 de junho, o marido de Patrícia, Antonio Benedito de Almeida, 30 anos, faleceu em decorrência de um quadro agravado de pneumonia no Pronto Socorro de Várzea Grande.

O esposo ficou internado por 20 dias e já havia passado pela análise de três médicos da unidade, quando não resistiu à doença e faleceu. Segundo ela, a morte foi por negligência do atendimento recebido. “Cada um dos médicos dizia uma coisa, nunca tinha um diagnóstico convincente e aconteceu o que aconteceu. E agora a mãe dele vai tentar fazer alguma coisa para garantir nossos direitos”, afirma.

Patrícia concluiu o ensino médio, mas não deu continuidade aos estudos. Atualmente, atua como operadora de máquina em um frigorífico. A decisão por entrar na política surpreendeu sua família que, agora, demonstra apoio à sua empreitada eleitoral.

Apesar de jovem, demonstra ter postura conservadora. É contra a legalização do aborto e a descriminalização da maconha, causas comumente defendidas por pessoas de faixa etária mais baixa. “Tive amigos que usavam droga e nunca me envolvi. Fico pensando que, se for liberada a venda de drogas, a violência vai continuar pelos pontos de vendas. Para mim, a liberação é fora de cogitação”, explica.

A representante do PTC visita, diariamente, famílias do bairro em que vive para falar sobre suas propostas. “Vim buscar uma coisa nova. Admiro a política e venho acompanhando há bastante tempo. Surgiu essa oportunidade agora e eu abracei”, completa.

Foram registradas na Justiça Eleitoral mato-grossense, além de Patrícia Moraes, outras 10 candidaturas de pessoas entre 21 e 24 anos. Do total, 8 vão disputar como deputados estaduais sendo deles Michele de Souza (PEN), 23 anos, Flávia Lenes (Pros), 22, Jenniffer Campos (PRTB), 22, Vinícius Miranda (PSB), 24, Tatiane Bockncr (PSDB), 23, Rafael da Silva (PTC), 24, Poliana Rondon (Solidariedade), 22, e Vinícius Fedrizzi (Solidaridade), 23. E os outros 2 a federal Caiubi Kuhn (PDT), 24, e Rarikan Heven (PCdoB), 23. 

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Lula | Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014, 16h10
    0
    1

    Caiubi Kuhn (PDT), 24, e Rarikan Heven (PCdoB), 23. Estes ate tem nomes parecidos com super-heróis....viva a Democracia..

  • Rose | Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014, 14h20
    2
    0

    Parabéns pela coragem

| 24/07/2014, 00h:00 - Atualizado: 24/07/2014, 08h:26

Festinha old school

maria_rita_artigo_quinta

Maria Rita

Amanhã é aniversário de 6 anos do meu único filho. Há quatro meses ele sonha com este momento. Quase todo dia pergunta quanto tempo falta para sua comemoração especial. Troca o personagem da decoração do bolo com a mesma freqüência que altera a lista de convidados. Está uma pilha.

Encomendei o bolo, o brigadeiro e salgados. Comprei balões, loquei um pula pula e convidei as crianças e responsáveis mais íntimos. Vou instalar o evento na sala de casa. Utilizar o canal de música infantil da TV por assinatura e arrumar uma pinhata cheia de doces e surpresas. Vamos celebrar junto a amigos e familiares mais um momento especial na vida do pequeno. E isso é tudo o que imagino para a festa. Uma celebração singela.

 Acredito que a festinha dele será parecida com as que realizávamos em casa quando eu era pequena. Lembro que, desde o bolo até os salgados eram produzidos por minha mãe, algumas vizinhas e tias. Na vitrola rolava um disco do Balão Mágico, na parede havia desenhos de personagem e para beber havia tubaína e sodinha. Tinha também aqueles doces banidos do mundo atual como olho de sogra e cajuzinho.

Fico espantada como uma festa infantil virou um mercado tão complexo nos dias atuais. A locação do buffet, lembrancinhas elaboradas, doces gourmets e tags personalizadas em todos os itens da festoca. Sistema de som profissional, fotógrafos elétricos, garçons para todo lado, animadores, aparelhos e infláveis espetaculares. Um verdadeiro parque de diversões.

Um mundo ainda distante da cidade de 17 mil habitantes em que vivo. Uma coisa muito positiva de morar no interior é que não há muito estímulo ao consumo. Não temos shopping, grandes lojas âncora e parte das ruas ainda é de terra. Por conta disso, não temos onde consumir esses produtos, que na verdade não fazem falta em nosso cotidiano. Parece que aqui o tempo passa mais devagar e ainda posso viver num ambiente parecido com o da minha infância.

Não sei o que é melhor. Mas me identifico com as experiências cotidianas mais simples. Ainda desprovidas de muita produção.  Assim meu filho continuará a celebrar seu nascimento num ambiente íntimo, cercado das coisas que julgamos realmente importantes nas celebrações como os amigos, a vela, o bolo e os brigadeiros. 

Maria Rita Ferreira Uemura é jornalista, empresária, diretora da empresa de eventos de aventura ULTRAMACHO e escreve exclusivamente toda quinta-feira neste Blog (www.ULTRAMACHO.com.br) - e-mail: ferreirauemura@gmail.com

Postar um novo comentário

Rumo às urnas | 23/07/2014, 19h:25 - Atualizado: 24/07/2014, 10h:55

Teté acredita que recuo de Jayme favorece base governista e prefere Riva no 2º turno


Davi ValleRdnews

montagem tete

 Teté Bezerra, candidata a vice na chapa do petista Lúdio Cabral, em entrevista ao RDTV desta 4a

A candidata a vice na chapa encabeçada por Lúdio Cabral (PT) ao Governo, deputada estadual Teté Bezerra (PMDB), explica que tradicionalmente as eleições dos cargos majoritários são atreladas e, por causa disso, a desistência de disputar à reeleição do senador Jayme Campos (DEM), no grupo de oposição, poderá favorecer à base governista. “Quando tem um candidato forte ao Senado acaba por beneficiar o candidato ao Governo da mesma chapa. Mas, primeiramente, vamos ver como a população analisará a nova escolha”, explica a peemedebista em visita ao Grupo Rdnews.

Jayme renunciou a corrida à senatória, ontem (22), com a justificativa de que estava isolado na bloco de oposição, tendo em vista que algumas líderes dos 13 partidos que sustentam a candidatura de Pedro Taques (PDT) , não eram favoráveis ao democrata. Agora, para colocar mais lenha na fogueira, o prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz (PPS), afirmou que Taques teria que estar à frente da situação. “Ficou claro que tem que haver uma acomodação (na base oposicionista). O Senador (Jayme) não estava confortável da forma como a campanha estava sendo tocada”, opinou Teté.

Com a possível influência da divergência nas urnas em outubro, Teté declara que acorrida ao Palácio Paiguiás promete ser acirrada e, provavelmente, se definirá no segundo turno com a entrada do candidato José Riva (PSD). “Numa eleição é importante ter outros candidatos para a disputa não ficar muito polarizada”, sustenta.

 Se a base governista levar a disputa para o segundo turno, Teté faz o discurso de "boleiro" ao dizer que quem pretende ganhar não deve escolher adversário. Contudo, deixou escapar que a preferência é pelo social-democrata, que até antes de pertencia ao bloco situacionista. “Não podemos escolher, mas acredito que pode ser o Riva, por ter uma grande inserção no interior”, conclui.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • maria | Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014, 14h10
    4
    2

    essa simpática senhora que comprimenta a todos acha que chegara ao segundo turno kkkkkkk e mais kkkkkkk

  • JOSE | Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014, 10h35
    6
    0

    São duas excelentes esposas, mulheres dignas e de reputação inquestionável. Mas politicamente falando o que a LUCIANE BEZERRA fez nestes 04 anos como Deputada Estadual, se posicionando a favor ou contra de forma contundente e firme em varias questões polemicas como formação da mesa diretora da Assembleia, CPI do MT-Saúde e outras questões é 10 vezes mais que toda a carreira politica ensaboada da TETE BEZERRA cujo gabinete parece-me que fica em cima dum muro.

  • Valdeli Forte Ferreira | Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014, 00h31
    12
    1

    Acredito que o deputado ferederal e candidato a reeleição Carlos Bezerra, nunca mais vai esquecer de quando era governador de Mato Grosso veio em General Carneiro pedir votos para o seu candidato a prefeito pelo PMDB, Amedino Pereira da Silva nas eleições de 1988 e levou nada mais nada menos que uns 30 ovos goro na cara. A população do Vale do Araguaia principalmente de Barra do Garças estão revoltadas com a candidata a vice-governadora Teté Bezerra que quando assumiu a pasta da Secretaria de Estado do Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (SEDTUR) prometeu o Teleférico e não cumpriu, e ainda colocou o deputado Adalto de Freitas para mentir. O engraçado é que a candidata Teté tem uma gestão pífia como deputada e ainda está dando uma de marqueteira/analista colocando o candidato do PT Lúdio Cabral no segundo turno, acorda Teté o Povo não é bobo não o PT e o PMDB juntos estão acabando com o Brasil e você está querendo que acabem com Mato Grosso. Fota PT, PMDB, PDT, PSB, PR em Mato Grosso é Riva governador é a vez do PSD.

  • pedro luis | Quarta-Feira, 23 de Julho de 2014, 20h56
    12
    7

    O Pedro Taques deu graças a Deus que o Jaime desistiu do senado. Era um fardo muito pesado, de um candidato ao senado que representa o passado e a continuidade. Quanto a posição da sra. Tete e nada é a mesma coisa. No mais ela deveria explicar a sociedade o porque a salgadeira está a 03 anos (isso mesmo 03 ANOS) fechado e ela não fez absolutamente nada quando foi secretaria de turismo.

  • joaoderondonopolis | Quarta-Feira, 23 de Julho de 2014, 20h24
    16
    1

    Se tiver segundo turno e Riva for mesmo candidato aprovado e diminuir a rejeição o que não é fácil será contra ele. Lúdio fica em 3º lugar. O desgaste de Lúdio e sua vice é muito grande.

  • Cidadao | Quarta-Feira, 23 de Julho de 2014, 19h45
    3
    0

    Cidadao, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

| 23/07/2014, 18h:30 - Atualizado: 24/07/2014, 09h:24

Candidato a vice-governador, Aray Fonseca


RDNews

Aray Fonseca

Candidato a vice-governador de MT, Aray Fonseca (PSD), é o convidado do RDTV nesta 5ª - participe

O candidato a vice-governador de Mato Grosso, Aray Carlos da Fonseca Filho (PSD), é o convidado ao vivo do RDTV desta quinta (24). Na oportunidade, ele vai revelar as últimas ações voltadas pelo fortalecimento da chapa “Viva Mato Grosso”, formada pelo PSD, PTC, PTN, PEN, PRTB e Solidariedade, e que é encabeçada pelo deputado estadual José Riva (PSD).

Natural de Ituiutaba (MG), o médico disputou as eleições-2010 para deputado estadual e como 1º suplente assumiu, no ano seguinte, a cadeira na Assembleia Legistativa em razão da licença-médica do titular Luiz Marinho (PTB). Aray já foi também diretor-presidente da extinta Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap),

Os interessados em participar deste bate-papo, que começa às 8h30, devem acessar o endereço www.tv.rdnews.com.br. Simultaneamente, o programa é transmitido para a Baixada Cuiabana por meio da TV Mato Grosso (canal 27).

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Raimundo Mendes | Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014, 16h45
    1
    1

    Esse senhor esta ouvindo o passarinho cantar e não sabe onde? completamente despreparado.

  • Paulo | Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014, 00h50
    1
    1

    Correção... A Sanecap não foi extinta... Funciona ainda é esta ativa

| 23/07/2014, 17h:35 - Atualizado: 23/07/2014, 17h:40

Irmãos Campos começam a sair de cena


Fernando Ordakowski

jayme_charge_23-7.jpg

Após quase 25 anos na vida política, o senador Jayme Campos (DEM) dá adeus à atividade pública

Duas decisões na mesma semana desmontam a era Campos no Estado. O senador Jayme Campos, cujo mandato encerra-se em seis meses, renunciou ao projeto de reeleição. Na prática, ficará sem mandato a partir de 2015. O irmão, deputado federal Júlio Campos, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral. Além disso, já não seria mais candidato. Isso quer dizer que, a partir do ano que vem, os dois irmãos vão estar fora da vida pública, após quase 3 décadas exercendo forte influência na atividade política. Júlio e Jayme já foram prefeito de Várzea Grande, governador e senador. Júlio ainda atuou como conselheiro do TCE e está no 2º mandato na Câmara Federal. Ambos tiveram a desconfiança, ou foram forçados a tê-la, de que o tempo deles na política venceu.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Maria Fernanda | Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014, 18h54
    1
    0

    Júlio Campos, com certeza vai reverter essa injusta punição do TRE de M.Grosso, lá em Brasília,no TSE onde não tem a política da perseguição pessoal como aqui em Cuiabá. Além disso já está preparando o seu sucessor na política de Matogrossense ,o seu filho Julio Campos Neto, jovem,inteligente,trabalhador, e futuro Deputado estadual pelo DEM.

  • jair moreira | Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014, 17h50
    0
    0

    jair moreira, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Ondino Lima Neto | Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014, 05h32
    3
    1

    Engana-se quem acha que o Jayme está aposentado, ele será o próximo prefeito de Várzea Grande, tendo em vista que o atual até hoje não convenceu.

Eleições | 23/07/2014, 14h:36 - Atualizado: 23/07/2014, 19h:29

Criar pasta para mudar nome é trocar 6 por meia dúzia, diz Taques sobre ideia de Lúdio


Davi Valle/Rdnews

taques_secretaria_blog_interna.jpg

Candidato Pedro Taques (PDT)

“Vejo que criar secretaria só para mudar nome é trocar seis por meia dúzia”, afirma o candidato a governador pelo grupo de oposição, Pedro Taques (PDT), se referindo à proposta de seu adversário, Lúdio Cabral (PT), de criar a secretaria estadual da Floresta, a 25ª pasta do governo estadual, caso seja eleito. A ideia foi anunciada, neste domingo (20), pelo petista durante visita a Juína.

Embora afirme que não cabe a ele discutir as propostas do candidato do PT, Taques reforça que é preciso cortar gastos e ter eficiência nos investimentos públicos. “Esta história de criar secretaria com nome diferente, em minha opinião, o que vale não é a capa do livro, mas sim o conteúdo”, pontua.

Em entrevista ao RDTV, desta segunda (21), o pedetista disse ainda que é contra o loteamento de pastas, apesar de ter feito alianças com diversos partidos, como DEM, PSDB, PSB e PP. “Sou contrário a entregar a um partido político de porteira fechada, ou porteira aberta, uma secretaria. Nós temos que entender que partido é importante, mas mais importante que isso é Mato Grosso”. Segundo Taques, “quem vai governar é aquele que for eleito governador”.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Ondino Lima Neto | Quarta-Feira, 23 de Julho de 2014, 15h04
    7
    7

    A coligação do senador Pedro taques, está sendo chamada carinhosamente de "inimigos unidos", que significa o "prelúdio" da derrota.

Rumo às urnas | 23/07/2014, 09h:20 - Atualizado: 23/07/2014, 14h:41

PT nacional garante que Dilma e Lula virão ao Estado para subir no palanque de Lúdio


Rdnews

Ludio e lulahj3

Lula, Lúdio Cabral, presidente Dilma Rousseff e o governador Silval Barbosa. Todos devem estar juntos, novamente, em palanque de Lúdio nesta campanha

O candidato a governador Lúdio Cabral (PT), da coligação Amor à Nossa Gente (PT, PMDB, PR, Pros e PCdoB) esteve em Brasília nessa terça (22) onde recebeu garantias da direção nacional do PT que tanto a presidente Dilma Rousseff quanto o ex-presidente Lula da Silva virão a Mato Grosso para reforçar o palanque do correligionário. A agenda ainda será definida pela coordenação da campanha, mas a tendência é que a primeira visita aconteça em agosto e o roteiro inclua o interior do Estado enquanto a segunda deve ocorrer somente em setembro, na Capital.

 Além da garantia da presença de Dilma e Lula no palanque, Lúdio também aproveitou a reunião com o presidente nacional do PT Rui Falcão para discutir questões operacionais da campanha. “Um dos assuntos debatidos foi a impressão de materiais gráficos conjuntos das campanhas nacional e estadual”, disse em entrevista ao Rdnews.

Nesta quarta (23), Lúdio se reúne com o conselho político da coligação Amor à Nossa Gente que conta com a participação do ministro da Agricultura Neri Geller (PMDB), do prefeito de Sinop Juarez Costa (PMDB), do suplente de senador Cidinho Santos (PR) e do ex-deputado federal Carlos Abicalil, além dos presidentes dos partidos aliados e dos candidatos a vice Teté Bezerra (PMDB) e ao Senado Wellington Fagundes (PR). A pauta é a avaliação do cenário político após a desistência do candidato a senador Jayme Campos (DEM) que formava chapa com o adversário Pedro Taques (PDT).

Lúdio, no entanto, afirmou que sempre considerou Wellington como melhor nome na disputa à senatória, mas prefere não comentar o quadro eleitoral após saída de Jayme sem debater com o conselho político. “O que importa é que estamos debatendo propostas para Mato Grosso sem preocupar com as movimentações dos adversários. Por isso, não faço nenhum juízo de valor precipitado”, conclui o petista.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Ademir | Quarta-Feira, 23 de Julho de 2014, 16h33
    1
    0

    Ademir, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • joaoderondonopolis | Quarta-Feira, 23 de Julho de 2014, 13h59
    9
    2

    Aonde vão recebem vaias.

  • SILVIO | Quarta-Feira, 23 de Julho de 2014, 10h40
    9
    2

    MAIS ISSO E UMA BENÇAO QUE NO DIA SINVAL BARBOSA TEJE JUNTO KKKKKKKKKKKKK VAO SER TODOS VAIADO HAUHAUAHAUHAUAHUAHUA AGUARDEM

  • Maria | Quarta-Feira, 23 de Julho de 2014, 09h59
    6
    3

    Se isso é chamado de força, vai acontecer o mesmo q/ aconteceu na candidatura p/ prefeito, não vai dar em nada, senador PT p/a governar MT.

| 23/07/2014, 00h:00 - Atualizado: 23/07/2014, 15h:53

As quotas femininas funcionam?

vinicius_artigo_quarta

Vinicius de Carvalho

Uma das principais inovações na legislação eleitoral realizada nos últimos anos foi a adoção das quotas de gênero nas candidaturas. O artigo 10, §3º, da Lei 9.504/97 estabeleceu que “do número de vagas resultante das regras previstas neste artigo, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo”.

A principal razão para proposição e aprovação da referida lei foi aumentar a presença feminina no Poder Legislativo, muito inferior à sua participação no conjunto do eleitorado (52%). Um artigo de José Eustáquio Diniz Alves e Clara Araújo aponta que a bancada feminina na Câmara dos Deputados em 2008 era de 9% no Brasil contra 18,4% num universo de 189 parlamentos no mundo inteiro. O país perde ainda mais feio para outros colegas de América Latina como Argentina e Costa Rica, que estão ambas próximas de 40% neste indicador.

No caso das Câmaras Municipais temos apresentado uma evolução lenta, registrando cerca de 12% na eleição de 2008 e 13,32% em 2012. Já o número de prefeitas é menor e vem apresentando um crescimento mais consistente, alcançando em torno de 8% em 2008 e 11,84% em 2012. No caso das Assembleias o número de deputadas vem crescendo também de forma contínua, com pequenas oscilações, estabilizando-se na faixa de 12%.  

Esta evolução positiva, ainda que insuficiente, pode ser atribuída à política de quotas? A resposta é negativa em parte. Trata-se de um fenômeno muito complexo e que precisa ser analisado por diversos ângulos. Se as quotas gerassem este efeito positivo, os resultados seriam homogêneos para as várias unidades da federação. Em 2006 o percentual de mulheres eleitas para a Câmara dos Deputados variou de 0% em vários Estados para picos de 50% no Amapá e Espírito Santo. Após analisar os resultados à luz de algumas variáveis, as pesquisas chegaram a algumas conclusões.

A primeira é que existe baixa correlação entre número de candidatas e de eleitas (6,1% em 2006). Quer dizer, a principal tese contida na política de quotas revelou-se frágil do ponto de vista estatístico. A obrigação de lançar 30% de candidaturas femininas não gerou a eleição de 30% de mulheres para as vagas. Isto aconteceu, dentre outros fatores, pelo descumprimento sistemático da quota por partidos e coligações, sem punições. Pesquisa de opinião realizada em 2009 identificou que 75% da população era favorável a tais cotas e 86% defendiam punições para aqueles que as descumprirem. 

Outra observação é que os grandes partidos são os que mais elegem em números absolutos (PT, PSDB, PMDB), mas a taxa de sucesso é maior nos partidos menores (PSOL, PC do B e PRONA) e com perfil ideológico. Aliás, os partidos com perfil ideológico de esquerda têm mais eleitas.

Os estados com menor bancada costumam apresentar mais candidaturas e mais eleitas. Os Estados com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) também se destacam. Uma das possibilidades de interpretação é que, nestes Estados, predominam famílias com grande influência e que acabam colocações esposas de chefes políticos em posições mais avantajadas. Cabe citar como exemplo aqui Roseana Sarney no Maranhão, Tereza Jucá em Roraima e as mato-grossenses Telma de Oliveira e Celcita Pinheiro.

Portanto, precisamos refletir sobre outros aspectos do sistema político que vêm dificultando a maior presença feminina. A política de quotas, embora de baixo impacto pela análise estatística, teve como grande mérito colocar a questão em pauta. Vamos aguardar os resultados desta eleição.

Vinicius de Carvalho Araújo é gestor governamental do Estado, mestre em História Política, professor universitário e escreve neste Blog toda quarta-feira vcaraujo@terra.com.br www.professorviniciusaraujo.blogspot.com

Postar um novo comentário

Rumo às urnas | 22/07/2014, 17h:59 - Atualizado: 23/07/2014, 09h:43

Wellington nega que caminho ao Senado esteja livre sem a candidatura de Jayme


Davi Valle/Rdnews

wellington_interna_davi.jpg

 Wellington Fagundes disputa o Senado

O deputado federal Wellington Fagundes (PR), candidato ao Senado nas eleições deste ano, não comemorou a desistência de seu concorrente direto, senador Jayme Campos (DEM)  do processo eleitoral,  oficializada nesta terça (22). O republicano prefere abafar o discurso otimista e assegura que não existem eleições fáceis.

Deputado federal de seis mandatos, Fagundes brigou com unhas e dentes dentro da coligação Amor à Nossa Gente  (PT, PMDB, PR,  Pros e PCdoB) para consolidar-se como o nome do grupo à senatória. Ele não abriu mão de disputar o cargo e, em determinado momento ocupando posição incerta no bloco situacionista, chegou a dialogar com a oposição que já tinha Jayme Campos como nome para a majoritária, encabeçada por Pedro Taques (PDT).

No último dia 15, a pesquisa quantitativa de intenção de votos realizada pelo instituo Mark em parceria com o Rdnews revelou que o democrata tinha 11 pontos percentuais de vantagem sobre Wellington. Agora, embora o caminho rumo ao Senado tenha ficado mais aberto para o republicano, ele prefere não comentar a decisão do senador de recuar. “Não tenho direto de comentar porque é uma decisão dele”, afirma.

Wellington sustenta estar pronto para uma campanha de debates e que, por esse motivo, não deve escolher adversários. “Vou continuar pedindo apoio para a população. Me preparei para isso, mas sei que não existe eleições fáceis. Todas são duras”, finaliza.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • eduardo | Quarta-Feira, 23 de Julho de 2014, 09h03
    10
    0

    Agora como dizem no nosso ditado cuiabano, iremos por no seu azedo e experimentará o amargo

  • Paulo Gustavo | Quarta-Feira, 23 de Julho de 2014, 07h50
    13
    0

    Sorte do Whelington eh que Juca do Guarana desistiu tmb.... Senao ele seria "massacrado"nas urnas. Vai Jucaaaaa

  • marcio | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 21h43
    14
    0

    voce ta igual seu amigo blairo maggi , acha que é o gostosão,, , --sapato alto e tal.....vai cair do cavalo...

  • adnilson | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 21h22
    4
    0

    Tomara que dê certo, porque já estamos cansados de esperar. http://al-mt.jusbrasil.com.br/noticias/1475580/asfalto-para-bairros-de-cuiaba-deve-chegar-em-30-dias

  • marta | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 21h09
    14
    0

    é fagundes voce agora achou um do mesmo nivel que voce...pensou que ia passar o rodo em jaime né.....agora voce vai ver nas urnas....

| 22/07/2014, 17h:20 - Atualizado: 22/07/2014, 17h:53

Ao vivo, candidata à vice, Teté Bezerra


Davi Valle/RDNews

tete-bezerra-convencao-do-PMDB-Davi-Valle-(4).jpg

Candidata à vice-governadora, Tete Bezerra (PMDB), vai participar ao vivo do RDTV desta 4º - participe

O RDTV desta quarta (23) conta com a participação ao vivo da candidata à vice-governadora de Mato Grosso pela base situacionista, Teté Bezerra (PMDB), para revelar as ações da chapa "Amor à nossa gente" voltadas às eleições-2014. Teté é deputada estadual, já respondeu pela secretaria de Turismo de Mato Grosso e é esposa do presidente do PMDB em Mato Grosso, deputado federal Carlos Bezerra.

Os interessados em participar deste bate-papo, que começa ao vivo às 8h30, devem acessar o endereço www.tv.rdnews.com.br. Simultaneamente, o programa é transmitido para a Baixada Cuiabana por meio da TV Mato Grosso (canal 27).

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • ERASMO CARLOS | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 21h33
    7
    1

    CADE O DINHEIRO DO TURISMO

  • Ernesto | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 20h50
    8
    0

    Gostaria que a senhora apresentasse os projetos realizados (finalizados), em Mt durante o tempo em que foi Secretária de Turismo, por exemplo, Chapada dos Guimarães que tem um enorme potencial turístico, o que recebeu?

  • Maria do Capão Grande | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 20h43
    4
    1

    Tete Bezerra, o PMDB MULHER de VG esta com uma massa de mulheres, e hj eu vi no jornal somente homens, e elas não estão participando... Vc vai deixar esses sangue suga de Versides, Edson Gordo e demais... coordenar suas campanhas? O povo de VG já conhecem esses povos, é pra acabar...

  • Paulo | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 20h04
    7
    0

    A mulher que não faz nada, não representa nada, e nada que fala vale. Cadê o turismo de MT?

| 22/07/2014, 16h:17 - Atualizado: 22/07/2014, 22h:23

Para Percival, Jayme tem razão e se Taques não enquadrar o grupo ninguém vai ficar

Dirigente do PPS defende que o grupo refaça convite para o senador retomar a campanha e cobra imposição do pedetista como principal líder; vê líderes desunidos e com muita liberdade


O prefeito rondonopolitano Percival Muniz disse nesta terça, em entrevista ao Rdnews, que o senador Jayme Campos (DEM) tem razão ao alegar que está sendo traído e isolado e tratado com indiferença dentro do grupo da oposição e, por isso, optou por desistir da disputa à reeleição. Percival revela que conversou com o candidato a governador Pedro Taques e sugeriu que este assuma a rédea e enquadre o grupo, sob pena de surgirem novas crises e enfrentar processo de debandada.

Davi Valle/Rdnews

percival muniz

Percival Muniz, do PPS, alerta que o candidato a governador Pedro Taques tem de assumir e impor sua liderança sobre o grupo, sob pena de ocorrer debandada

“Qualquer um faria a mesma coisa, inclusive eu. O Pedro precisa exercer e impor sua liderança. O grupo está muito solto. Muitos se sentem escanteados”, diz o presidente regional do PPS. Questionado sobre o fato de ser apontado como um dos culpados pela desistência de Jayme, já que em princípio, ao invés de apoiá-lo, revelou maior simpatia pela candidatura de Wellington Fagundes (PR) ao Senado, Percival assumiu mea culpa, mas avaliou a conjuntura. Explicou que eventual adesão à candidatura de Wellington fora uma discussão feita antes das convenções e que depois que ocorreram outros entendimentos, inclusive com o PR lançando Jota Barreto para deputado federal, o motivou a não mais avançar com Wellington.

Com a experiência de um exímio articulador político e com passagem por outros cargos eletivos, como de deputado federal e estadual, o prefeito alerta que se Taques, que lidera as pesquisas de intenção de voto, não chamar para si a condução do processo, todos vão ficar expostos e qualquer outro nome que se lançar ficará inseguro. Sugere até que se refaça o convite para Jayme reassumir a candidatura. 

“Eu falei para o Pedro que agora é o Jayme e daqui a pouco é o dele que vai estar na reta. Então, tem de unir todo mundo. O problema está na liberdade demais do núcleo da campanha. O PSB faz o quer, o PPS faz o que quer, assim como os demais”. Para Percival, não será uma campanha fácil e se todas lideranças do grupo composto de 13 partidos não se unirem encontrará mais dificuldades ainda para se chegar ao poder.

Para Percival, o coordenador-geral da campanha, ex-prefeito de Rondonópolis Adilton Sachetti, não tem culpa da crise. Entende que o problema está na liberdade demais dos líderes, o que leva cada um a conduzir o processo da maneira que bem entender.

Postar um novo comentário

Comentários (13)

  • jesus bento | Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014, 15h22
    0
    0

    Percival esta certo se não tiver liderança forte. vira só confusão e problema porque tem muitos cacique no grupo com varias ide as e não esta pensando no povo somente neles. e ganhar as eleições a qualquer custo.e uma falta de respeito

  • jose | Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014, 08h55
    0
    0

    aqui em jaciara o coordenador do pedro(leopoldo) prega q o candidato a deputado local que e da coligaçao dele nao vai a lugar algum .eita trairagem e pede voto pro candidato da coligação do riva

  • Gustavo | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 23h29
    0
    0

    Gustavo, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • EDESIO DAVID | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 21h24
    6
    0

    ESTA ELEIÇÃO É SURPRESA, DE TÁXI NINGUÉM QUER IR MAS, O BAIXINHO TÁ CHEGANDO DE JATO.

  • Nuno Delgado | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 20h55
    6
    0

    Esse Grupo tá mostrando desde já a falta de competência. Não seria diferente com a eventual eleição de Pedro Taques ao Governo. Sim, porque não mudaria muita coisa não. Quem estaria lá dando as cartas como seriam tais lideranças de agora. Aliados de agora. Pedro Taques está demonstrando ser pulso fraco. Penso que não conseguiria fazer uma boa gestão frente ao Governo Estadual. Aliás administrar é um dom. Não é para todos. Não depende só de vontade e sim de capacidade. Com essa deslealdade a olhos nus, com tanta gente pesada à frente dessa campanha, não demora e esse barco vai afundar. Do meu ponto de vista, perderam muito com a saída do Senador Jayme Campos. Desse jeito, daqui até outubro o "Taxi" pode ser descredenciado...

  • WALLACE | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 20h02
    9
    2

    PERCIVAL É MACACO VÉIO NA POLÍTICA, E JA LEU O RESULTADO, ... 2° TURNO ENTRE LUDIO E RIVA E WELLINGTON ELEITO AO SENADO...

  • Pedro Henrique - ROO | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 18h47
    8
    6

    Realmente Percival, por mais polêmico que VC seja falou algo coerente agora, além do que se isso prevalecer VC estará cheio de cobras ao seu redor, além do Fagundes que não tem simpatia nenhuma por VC. Alem do mais VC se lembra o que o Fagundes fez com o Augustinho de Pedra Preta da época de Federal né?? A campanha ta na mão de vcs e por vaidade e jogo de poder todos vão se ferrar, escutem o Jaime e peçam para ele rever essa decisão enquanto é tempo, pois oportunidade de uma eleição igual essa mamão com açúcar nunca mais.... participemais Percival... VOLTE COM o JAIME

  • Ondino Lima Neto | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 18h30
    12
    1

    Acho que tem um caminhão na banguela, sem freios.

  • Ezequiel | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 18h28
    12
    1

    Desde do começo que eu venho dizendo que a bagunça esta estalada na quela coligação ninguém se entende cada um faz o que quer não tem comando o senador Pedro Taques e arrogante ditador, o MM também e arrogante quer tudo do seu jeito, e pra completar fica o PM dando seus palpite la de Roo, isto ta parecendo mais quando você vai jogar futebol e não tem um time ai você junta um bocado de gente e coloca pra jogar ninguém passa a bola para o outro, não sabe o que fazer, assim esta este amontoado de gente nesta coligação todos achando que e "políticos" cada um querendo intender mais que o outro. cá comigo vai todos descer a ribanceira não vai dar em nada são um bando de incompetente não se entende, já pensou se esse bando desorganizado ganha as eleições que bagunça que vai ser. Com todo o respeito o Muvuca esta mais organizado do que este povo ai.

  • Pedro Henrique - ROO | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 18h06
    11
    2

    taques já era, e Percival conhece muito bem o Fagundes vc grande prefeito poderia ter se manifestado antes disso tudo acontecer né.... agora a vaquinha foi pro brejooooooooooooooooooooooo... Vc conhece muito bem o Fagundes e sabe da simpátia dele por vc,,, aquelas derrotas a prefeitura estão por aqui intaladas nele... BOA SORTE PREFEITO ...

| 22/07/2014, 15h:25 - Atualizado: 22/07/2014, 20h:44

Ex-cassado na esperança da volta por cima


Fernando Ordakowski

ze patio

Zé do Pátio, que se isolou após ter mandato de prefeito de Rondonópolis cassado, disputa vaga na AL

Com seu perfil populista, ele é da turma do barulho e está em campanha para mais um teste das urnas. Zé do Pátio, que foi vereador e fez uma administração desastrosa em Rondonópolis, sonha em reconquistar cadeira na Assembleia. Já exerceu mandato de deputado por três vezes. A partir de 2012, ele sofreu revés em sua vida pública e privada. Teve o mandato cassado. A partir daí se isolou. Se desfiliou do PMDB, do qual era militante histórico. Aderiu ao Solidariedade. Mudou-se de Rondonópolis para Barra do Bugres, no Médio-Norte. Retornou às origens, atuando como professor. Engenheiro civil, Pátio é professor no curso de Arquitetura do campus da Unemat. Por causa da campanha, o ex-prefeito tenta reconquistar as bases em Rondonópolis. Se apresenta como vítima e se gaba de ter feito o que pôde enquanto chefe do Executivo municipal. Se for eleito, após dois anos fora de cena, com carimbo de incompetente no Executivo e entregue ao ostracismo político, terá superado mais um obstáculo.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Raquel | Quarta-Feira, 23 de Julho de 2014, 09h23
    3
    0

    Correção da matéria: José Carlos do Pátio não se mudou de Rondonópolis. Ele apenas vai para Barra do Bugres dar aula e volta para base.

  • Neto | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 22h31
    0
    0

    Neto, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Amir | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 21h22
    6
    1

    Pode ter certeza vc Zé do Pátio irá voltar para Assembleia em 2015, porque o povo estar com vc. Todo mundo que não gosta do povo fala mal de vc, hoje em Rondonópolis temos uma administração que até agora não diz porque venho, só pra lembrar o povo até agora não faz nenhuma casa para o trabalhador as que estão integrado foi o Zé do Pátio que fez, e isso por que o Zé não fazia nada. Zé do Pátio to com vc pra o que der vier

  • Carlos Augusto da Silva | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 20h09
    4
    0

    Carlos Augusto da Silva, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • gabriel rodrigues | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 16h38
    12
    1

    Caro Romilson, se você viesse na zona rural de Rondonópolis ou mesmo no distrito da vila operária, onde eu moro, você veria a mudança gritante entre o que era Rondonópolis e o que é Rondonópolis. diferente do que o atual prefeito está fazendo, esse homem que você tanto crítica é o único que olhou para a gente, único que lutou pela gente e ele é o único motivo de eu ir às urnas no dia 5.

  • Juca | Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, 16h17
    16
    2

    3 mandatos: 1999-2002 2003-2006 2007-2008. E foi um excelente deputado!!!

Detran | 22/07/2014, 14h:13 - Atualizado: 22/07/2014, 18h:39

Polícia Civil prende 9 envolvidos em fraudes na emissão de CNHs; servidores suspeitos


Reprodução

delegada Alexandra Fachone

 Delegada Alexandra Fachone comanda as investigações para desmantelar o  esquema criminoso

Nove de onze mandados de prisão temporária   foram cumpridos, na manhã desta terça  (22), pela Polícia Judiciária Civil, na operação "Narted", deflagrada pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), para apurar fraudes na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além das prisões efetuadas em residências da Capital, outros cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em  autoescolas, sendo quatro em Cuiabá e uma na cidade de Cáceres. Entre os presos estão dois servidores do Detran. 

As investigações comandadas pela delegada Alexandra Mensch Fachone iniciaram no segundo semestre de 2013. O objetivo era  desarticular esquema fraudulento de facilitações na aquisição de CNH's junto ao Detran.    

Conforme a delegada, a investigação iniciou com uma denúncia anônima informando que um funcionário do Detran, responsável pela emissão de CNH’s estava ostentando crescimento patrimonial incompatível com seu salário."A Defaz comprovou a denúncia  bem como identificou que funcionários e proprietários de autoescolas agiam em conluio com tal servidor, além de também ser identificado outro servidor do Detran,  responsável pelas provas práticas, que recebia propina para beneficiar alunos que se submetiam a referida prova", explicou Alexandra Fachone.

 Os mandados foram expedidos pela Vara Especializada do Crime Organizado, Ordem Tributária e Econômica e Administração Pública de Cuiabá.  A corregedoria do Detran está acompanhando a operação e auxiliando nas análises dos processos em andamento.

 Os presos estão sendo interrogados na sede da Delegacia Fazendária. Segundo a delegada, dois deles foram liberados por contribuir com informações e os demais ao final das oitivas serão levados a Polinter em Cuiabá, para encaminhamentos a unidades prisionais.

 Pagamentos 

Os pagamentos por carteiras de habilitação variavam de R$ 100 a até R$ 3 mil. Conforme as investigações, existiam fraudes cometidas diretamente com o servidor do Detran, onde o candidato não fazia nenhum tipo de prova ou exame. Para a compra integral da carteira, o interessado apenas entregava seus documentos e pagava R$ 3 mil ao servidor, que providenciava a emissão da CNH.

 Havia também fraudes que contavam com ajuda de intermediários como instrutores de autoescolas e agentes de pátio das provas práticas do Detran, que cobravam valores menores para "ajudar" o aluno a passar nos testes, entre outras que estão sendo apuradas a partir da deflagração da operação. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • loan | Quarta-Feira, 23 de Julho de 2014, 05h38
    0
    0