Cuiabá, 24 de Abril de 2014
  • Ana Maria

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Ana Maria

  • Camila Cecílio

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Camila Cecílio

  • Camila Cervantes

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Camila Cervantes

  • Camila Paulino

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Camila Paulino

  • Francis Amorim

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Francis Amorim

  • Glaucia Colognesi

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Glaucia Colognesi

  • Jacques Gosch

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Jacques Gosch

  • Marcela Machado

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Marcela Machado

  • Patrícia Sanches

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Patrícia Sanches

  • Talita Ormond

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Talita Ormond

  • Tarso Nunes

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Tarso Nunes

  • Thaisa Pimpão

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Thaisa Pimpão

  • Valérya Próspero

    Com os jornalistas do
    Grupo RDNews

    Valérya Próspero

Ministério Público | 01/09/2011, 12h:20 - Atualizado: 01/09/2011, 15h:12

Procurador de Justiça ganha quase R$ 30 mil; auxílio "engorda" salário

Marcelo Ferra, chefe do MPE  Procurador de Justiça do Estado ganha mensalmente R$ 28,9 mil de salário porque, além do teto do subsídio de R$ 24,1 mil, tem direito a 20% sobre o vencimento a título de auxílio-moradia.

    É o que revela o próprio procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra, ao responder solicitação feita pelo deputado Emanuel Pinheiro. Os dados foram entregues à Mesa Diretora da Assembleia, que vai disponibilizar no seu site todos os salários de autoridades dos Poderes e dos órgãos vinculados.

    O blog teve acesso, com exclusividade, a todas as informações junto à Mesa. Você saberá aqui quanto embolsa cada autoridade que representa a sociedade em cargo público.

    Enquanto promotor e procurador de Justiça têm incremento de 20% de salário devido ao pagamento de auxílio-moradoria, os servidores usufruem de R$ 900 a mais de auxílio-alimentação. Um diretor-geral recebe R$ 9,4 mil. Pessoas que atuam em cargos de chefia de departamento, como auditor de controle interno e/ou em chefia de gabinete recebem R$ 7,3 mil, fora o auxílio-alimentação. Há quatro funções no MPE com subsídio fixo de R$ 6 mil, sendo elas de assessor especial, de supervisor administrativo, de assessor de procurador e de assessor de comunicação social. Gerente tem subsídio de R$ 4,8 mil, enquanto oficial de gabinete ganha R$ 3,7 mil e, assistente ministerial, R$ 2,7 mil.

   O MPE de Mato Grosso é um dos cinco do país que não aceitam acabar com o pagamento do auxílio-moradia a procuradores e promotores. O benefício varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil, conforme a progressão da carreira. Dessa forma, os paladinos da moralidade, responsáveis por denunciar os chamados desmandos cometidos pelos demais Poderes e órgãos da administração pública, acabam recebendo os maiores subsídios do Estado.

    O auxílio-moradia é somado aos salários que variam de R$ 16,5 mil, para promotores recém-chegados ao MPE, a R$ 24,1 mil, pago aos procuradores que ocupam o último degrau da carreira. O subsídio destes corresponde a 90% do valor que é pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O resultado é uma folha de pagamento orçada em cerca de R$ 3 milhões por ano.

Postar um novo comentário

Comentários (22)

  • augustus | Sexta-Feira, 02 de Setembro de 2011, 09h11
    0
    0

    PALHAÇADA NEM!!!!!E SE DIZEM ACIMA DO BEM E DO MAL, EXPLORANDO INDIRETAMENTE A SOCIEDADE!!!!VC, HARPIA, DEVE SER LIGADA Á ESSA INJUSTIÇA A ACHAR CORRETO ESTA ABERRAÇÃO QUE EXISTE NESTE PAIS, ONDE UM PROFESSOR GANHA 1.300,00...SÃO UM BANDO DE HIPOCRITAS...E OLHA OS VENCIMENTOS DE JUIZES DE DESEMBARGASORES TAMBÉM!!!!!PURA REGALIA E EXPLORAÇÃO..E VIVA A HIPOCRISIA NO JUDICIARIO MATOGROSSENSE!!!!!O PIOR DE TODOS OS PODERES!

  • Orlando | Sexta-Feira, 02 de Setembro de 2011, 09h07
    0
    0

    Esqueceram de colocar o auxílio funeral, autorização para promotores serem donos de empresas dentro do cartel do combustível, usar da pressão do cargo para ganhar licitação e ser sócio de empresa que contrata com o Estado ...........podem tudo, mas não se preocupe, vão fiscalizar o seu.

  • Marcela Acosta | Sexta-Feira, 02 de Setembro de 2011, 09h05
    0
    0

    E A POLICIA CIVIL 100% DE GREVE.... Governador Silval, Secretário Cesar Zilio, mais uma vez vocês demonstraram má fé ao apresentarem para os Escrivães e Investigadores de Polícia uma tabela salarial prevendo aumento de 40% para o mês de novembro de 2014. Acordem, tem gente pensando na Polícia Civil sim, afinal são carreira de nível superior! 2014 é ano eleitoral, e é proibido DAR AUMENTO de salário aos servidores públicos 03 meses antes e 03 meses depois das eleições, que ocorre no mês de outubro de 2014. Outra coisa, a lei orçamentária PROIBE a criação de despesas no final do mandato para o gestor que irá suceder nesse caso, para o futuro governador que iniciará seu mandato em janeiro de 2015. Pode publicar a lei agora e dar esse aumento, mas quando chegar em 2014, o Governador acionará sorrateiramente o Tribunal de Contas de MT, que com uma LIMINAR, irá suspender os efeitos da lei, e bau-bau aumento... Gente, que armadilha essa proposta salarial. Atenção praças, irmãos da gloriosa PM de MT, o aumento dos coronéis e oficiais a ultima parcela ficou para maio de 2014, e para os praças, novembro de 2014. Abram o olho... Assim, mais uma vez a sociedade paga o pato e os servidores se decepcionam com a forma de governar do Silval e seus secretários.

  • ana maria sousa melo | Sexta-Feira, 02 de Setembro de 2011, 08h44
    1
    0

    Parabens, merece fizeram concurso. Neneu faz tambem você não é advogado?

  • Souza | Sexta-Feira, 02 de Setembro de 2011, 07h34
    0
    0

    O ex Procurador Federal Pedro Taques exterminou várias quadrilhas em MT. Os nossos, Estaduais, além de investigação de Paternidade, o que mais eles fazem para "MERECEREM" esses poupudo Ganho???. Éis a questão.

  • Ditao Cuiabano | Sexta-Feira, 02 de Setembro de 2011, 06h11
    0
    0

    Auxillio Alimentacao pra quem ganha R$30.000,00 por mes, e de R$ 900,00...corresponde a bolsa familia de 10 familias de baixa renda...pra um engravatado, e da justica, que justica????

  • Harpia harpyja | Sexta-Feira, 02 de Setembro de 2011, 01h50
    0
    0

    os procuradores estudaram para ganhar bem, diferente dos politicos ladrões deste estado que estão bilhonarios a custa nossa

  • Lyse Santos | Quinta-Feira, 01 de Setembro de 2011, 20h06
    0
    0

    Pelo menos, esta categoria de profissionais assim como os do Poder Judiciário, TRABALHAM e fazem por merecer o subsidio. Agora pergunto: OQ FAZEM ESSES POLÍTICOS SAFADOS E CORRUPTOS com o nosso País? Esses, sim, são os grandes INUTEIS que infestam a sociedade. E, o pior: além de passarem a mao nas verbas destinadas à saude, educação, segurança, etc, AINDA RECEBEM GORDISSIMOSSSSSSSSSSSS subsídios além das VERBAS EXTRAS q

  • Junior | Quinta-Feira, 01 de Setembro de 2011, 19h39
    0
    0

    É legal esse auxilio moradia ...a Constituição Federal comunga com esse direito concedido em MT....é a mesma coisa que sessao extraordinaria do legislativo...e esse dinheiro bem que podia ser devolvido aos cofres público para construção de casa para quem nao tem... E outra com um valor desse EXTRA da para financiar pela CEF uma mansao, apartamento de luxo...e pagar com o auxilio....Ahhhhh até eu que sou mais bôbo quero desse!!!!!!

  • marcos | Quinta-Feira, 01 de Setembro de 2011, 19h29
    0
    0

    tem funcionario do executivo de nivel superior formado com 20 anos no executivo que ganha menos de 3mil reais....esse é o estado da copa, do agronegocio o escanbal.....só conversa fiada.....blairo maggi ficou 8 anos e não fez nada para o funcionalismo publico, fez só pra ele e para os apadrinhados...

RESGATE HISTÓRICO | 23/04/2014, 20h:00 - Atualizado: 08h atrás

Em Mimoso, Benedito Ferraz faz campanha pela reeleição à AL e com apoio de Edinho


Benedito Alves Ferraz foi deputado de duas legislaturas e presidiu a Assembleia. Apesar de estar aposentado como deputado e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Ferraz ainda atua como advogado. Na foto de 1981, o então deputado Benedito Ferraz (de braços cruzados) aparece numa reunião em Mimoso, distrito de Santo Antonio do Leverger e onde nasceu o patrono das Comunicações, marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Ferraz estava em campanha à reeleição. Conversa com Edson Gonçalves, o Edinho, que também disputava a cadeira de prefeito. Ambos foram vitoriosos na época.

Demóstenes Milhomem

Benedito Alves Ferrarz

Benedito Ferraz, então deputado, durante reunião no distrito de Mimoso, em campanha pela reeleição

Postar um novo comentário

Articulação | 23/04/2014, 18h:13 - Atualizado: 23/04/2014, 18h:30

Eraí admite ser vice de Taques somente com Blairo fora da disputa pelo governo


Marcela Machado

EraiPP2

Erai Maggi, do PP, já admite possibilidade de ser candidato a vice-governador

O produtor rural Eraí Maggi (PP) admite, em entrevista ao Rdnews, que aceita ser candidato a vice-governador na virtual chapa encabeçada pelo senador Pedro Taques (PDT). No entanto, impõe  condições para entrar na disputa. A principal exigência  é que o primo Blairo Maggi (PR) – senador licenciado – não concorra ao  governo estadual. Além disso, a aliança política deve incluir o PR e outros  partidos que sustentam  a presidente Dilma Rousseff (PT). “Se o Blairo for candidato, eu saio da disputa. É uma questão familiar. Não quero arrumar bronca como aconteceu no passado”, garante o progressista.  

Para Eraí, existe a possibilidade de Blairo atender aos apelos do bloco situacionista, formado por PR, PMDB, PT, PC do B, PSD, PSC, PRB e Pros, e assumir a candidatura aos “45 minutos do 2º tempo”. As conversações para convencê-lo a entrar no páreo, pelo menos  por enquanto, estão paralisadas. A expectativa é que sejam retomadas a partir do próximo dia 5, quando o republicano retorna dos Estados Unidos, onde está tratando dos negócios empresariais.

O progressista acredita que embora siga afirmando publicamente que não pretende disputar as eleições, Blairo está avaliando os possíveis cenários. Por isso, aponta que o primo pode mudar de ideia caso nenhum dos pré-candidatos situacionistas - Lúdio Cabral (PT), Julier Sebastião (PMDB) e Chico Daltro (PSD) - consiga se viabilizar. “Política é igual chuva. Parece que vai chover aqui e acaba chovendo lá”, pondera.

 Sobre a definição do PP, que atira para todos os lados e corteja tanto os governista quanto a oposição, Eraí sustenta que ainda não é o momento de assumir um posicionamento. Segundo o dirigente, a sigla vai esgotar o diálogo com as forças políticas somente às vésperas da convenção partidária que deve ocorrer no final de junho.

Personalista, o empresário interage com interlocutores – sejam empresários do agronegócio ou dirigentes políticos – como se fosse o único a ter voz ativa no PP deixando outras lideranças em segundo plano. Assim, busca levar vantagem em tudo misturando público com privado. “Política é como os negócios. Tudo depende de muita conversa”, conclui. 

 Eraí interfere, confunde cenário e aceita ser vice de Taques 

Postar um novo comentário

| 23/04/2014, 17h:16 - Atualizado: 23/04/2014, 17h:30

RDTV repercute visita de presidente Dilma


Davi Valle/Rdnews

coletiva_fifa_500.jpg

Secretário-geral da Fifa, membros do COL e autoridades vistoriam gramado na Arena Pantanal

Nesta quinta (24), o RDTV traz os detalhes da quarta vistoria feita pelo secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, e membros do Comitê Organizador Local na Arena Pantanal assim como os apontamentos divulgados pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) em relação ao andamento das obras da Copa-2014 e ao cumprimento do cronograma de entrega das intervenções.

 Além disso, o programa mostra uma reportagem especial sobre a primeira visita da presidente Dilma Rousseff (PT) a Cuiabá desde a campanha eleitoral de 2010. Mesmo sem divulgação prévia de horários, a petista conta com três compromissos oficialmente agendados: entrega de diplomas a alunos contemplados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e de casas populares, além de uma visita ao estádio do Mundial.

Para repercutir a presença da presidente na Capital mato-grossense, o analista político Vinícius de Carvalho participa ao vivo do programa. Os interessados em participar do bate-papo, que começa às 8h30, devem acessar o endereço www.tv.rdnews.com.br ou clicar no menu RDTV disponível no topo do novo portal do Grupo RDNews. Simultaneamente, a população da Baixada Cuiabana pode ainda assistir o webjornal por meio da TV Mato Grosso (canal 27).

Postar um novo comentário

| 23/04/2014, 16h:28 - Atualizado: 23/04/2014, 16h:48

Paulo Leite conduz Jayme às vitórias nas urnas e perde com Júlio ao Governo em 98


Mayke Toscano

paulo leite

Marqueteiro Paulo Leite, que faleceu nesta quarta

Marqueteiro numa campanha eleitoral majoritária e como técnico de futebol. Se o candidato perde, parte da culpa fica com o marketing. No gramado não é diferente, tanto que sucessivas derrotas levam à queda do técnico. Paulo Leite, que faleceu nesta quarta, aos 54 anos, colheu alguns dividendos com o resultado das urnas, mas também amargou críticas.

Obteve vitórias importantes, como as que levaram Jayme Campos à cadeira de prefeito de Várzea Grande por três vezes, de governador e de senador. Aliás, se “mexesse” com o cacique do DEM, Paulo tomava as dores, claro, como conselheiro político e assessor do senador. Mas era diplomático na abordagem com os jornalistas. Bastaria uma nota criticando o senador que Paulo logo providenciava uma outra de esclarecimento, em defesa do então patrão e amigo. A afinidade entre ambos era tanta que, às vezes, fazia pronunciamento em nome de Jayme, que era “moldado” rotineiramente pelo marqueteiro. 

Paulo também carregou pecha de marqueteiro tradicional que havia perdido a áurea e impedido mudanças de foco no pico da campanha, mesmo percebendo dificuldades de vitória. A sua maior derrota veio na campanha de 1998. Mesmo paciente, tolerante, diplomático e estrategista, Paulo Leite, ex-adjunto de Comunicação do Governo Júlio Campos e ex-titular da Secom na gestão Jayme, encarou brigas internas.

Na época, conduziu o marketing de Júlio ao governo estadual, enquanto Chico Santa Rita fez a campanha de Carlos Bezerra ao Senado. Júlio e Bezerra eram adversários políticos ferrenhos e se uniram na campanha. O efeito foi devastador. Até o marketing, mesmo ambos no mesmo palanque, foi dissociado. O resultado não poderia ser outro: morreram abraçados nas urnas. Um marqueteiro jogou culpa no outro. Hoje, os meios político, publicitário e jornalístico perdem Paulo Leite, que, com vitórias ou derrotas, deixou registrada sua história nas campanhas eleitorais.

Postar um novo comentário

| 23/04/2014, 10h:33 - Atualizado: 23/04/2014, 18h:15

Willian não esconde a falta de entusiasmo com Lúdio; sigla decide futuro no sábado


27032014ludio

O pré-candidato Lúdio Cabral terá que driblar a "rejeição" de líderes da sigla para continuar campanha

Nem mesmo com o ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva (PMDB) fora do alcance do PT, o presidente estadual da sigla, Willian Sampaio, demonstra apoio ao projeto político do ex-vereador por Cuiabá, Lúdio Cabral (PT), ao Governo. Isso porque o líder petista defendia o ex-magistrado como principal nome à chapa majoritária, entretanto, Julier preferiu se filiar ao PMDB também para concorrer ao Palácio Paiaguás.

Mesmo sem respaldo de algumas lideranças, Lúdio aposta em sua pré-candidatura e já percorre municípios do interior para angariar apoio dos diretórios municipais. Por outro lado, o médico deverá passar por avaliação da legenda neste sábado, a partir das 11h, durante encontro de delegados na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá.

De acordo com Sampaio, o evento tem o objetivo de resolver a política geral do PT, especialmente em relação ao futuro político do ex-vereador. Os delegados do partido confirmarão a construção de palanque para a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e neste contexto, o nome de Lúdio será homologado ou não como pré-candidato.

Sem manifestar entusiasmo, o presidente afirma que o candidato do PT será aquele que a legenda escolher. “O cenário está aberto, não há candidatura de consenso. Temos reiterado que manteremos o grupo e o consenso de que não vamos permitir um passo atrás no desenvolvimento do Estado, o que aconteceria caso Pedro Taques (PDT) ganhasse”, dispara. O curioso é que quando Julier estava no páreo, o presidente defendia com ênfase a sua pré-candidatura, bem diferente do que vem acontecendo com o correligionário.

 Sobre o possível apoio que pré-candidato petista estaria recebendo do prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz (PPS), Willian Sampaio garante que não sabe sobre o assunto e reforça o gestor faz parte do grupo oposicionista.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Nova Mutum | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 20h21
    2
    0

    Imaginem se esse tal de Wilian, presidente do nosso partido fosse alguém na vida heim. mais uma vez ele faz parte do grupo da desconstrução do nosso partido (os eternos suplentes), mas por mim tudo bem, se não der LC Governador, LUDIO será um Grande e Respeitado Deputado Federal. Ludio só estamos aguardando seu número, fique tranquilo.

  • neuza dias | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 18h43
    1
    0

    Esse Wilian se ACHA O Cara;

  • nelson fleury | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 13h16
    6
    0

    manda este cara plantar arroz no vietnan, ludio nosso governador

| 23/04/2014, 08h:07 - Atualizado: 23/04/2014, 08h:38

Morre, aos 54 anos, marqueteiro e ex-secretário de Comunicação Paulo Leite


paulo leite

Paulo Leite

Morreu nesta quarta, aos 54 anos, o marqueteiro e ex-secretário de Estado de Comunicação, publicitário Paulo Leite. Ele estava hospitalizado no Santa Rosa, em Cuiabá. Paulo era obeso. Passou a enfrentar uma série de complicações, agravadas pela diabetes e problemas cardíacos. Seus rins haviam paralisados. Não resistiu e veio a óbito às 5 horas. Seu corpo será velado na Capela Dom Bosco, a partir das 10h30. O enterro está previsto para às 17 horas no cemitério Parque Cuiabá.

Natural de Bauru (SP), Paulo chegou a Mato Grosso na década de 1980. Era casado com a culinária Luciana Leite. Deixa dois filhos menores de idade, sendo eles João Gabriel e Luiz Felipe. Nos últimos 20 anos, Paulo conduziu campanha publicitária de diversos candidatos. Foi secretário-adjunto de Comunicação do Governo Júlio Campos (83/86) e conduziu a Secom estadual na gestão Jayme Campos (91/94). Desde a saída de Jayme do Palácio Paiaguás, passando pela Prefeitura de Várzea Grande até chegar à cadeira de senador, Paulo Leite o acompanhava, ora como marqueteiro, ora como conselheiro político.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Cosme Heinar | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 20h14
    0
    0

    Paulo Leite, bom profissional e responsável por um grande momento na minha carreira.Mato Grasso perde, o bom jornalismo tambem perde, meus profundos sentimentos Luciana e que Deus conforte a ti e os seus filhos

  • Paulo de Tarso | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 10h49
    1
    0

    A Expoagro e a Festa do Peão de Boiadeiro de Água Boa-MT e eu temos muito a agradecer ao Paulo Leite. Descanse em paz. Meus sentimentos a família.

  • Antonio Grisolia | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 10h37
    2
    0

    Nossa, que noticia triste. Meus sentimentos aa familia enlutada e ao Senador Jaime Campos, de quem era um grande amigo.Que Deus conceda o consolo.

  • Fernando Augusto De Lamonica Freire | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 09h13
    1
    0

    Mato Grosso fica mais pobre com a perda de uma pessoa admirável.

| 23/04/2014, 00h:00 - Atualizado: 23/04/2014, 01h:24

30 anos das “Diretas-já”

vinicius_artigo_quarta

Vinicius de Carvalho

A próxima sexta-feira marcará o aniversário de 30 da votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que pretendia restaurar as eleições diretas no Brasil ao final do regime civil-militar. É curioso hoje observar as imagens da época e ver que a elite política pós-redemocratização saiu dali. É possível vermos Lula (PT), Brizola (PDT), Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas e Franco Montoro (formadores futuros do PSDB), Tancredo Neves e Ulysses Guimarães (PMDB) e outros.

Pela tradição histórica, em processos de mudança de regime político os detentores do poder acabam traçando ou tendo muita influência na transição. Isto só não ocorre quando a ordem vigente acaba entrando em colapso, como no caso de genuínas revoluções. Ao final da ditadura militar, as elites políticas mais alinhadas ao Governo acabaram perdendo a capacidade de operar este processo, por uma série de razões.

Coube, portanto, à oposição se articular com dois objetivos principais. Primeiro, evitar que o processo de abertura política “lenta, gradual e segura” iniciado pelo General Geisel em 1974 tivesse uma contra-marcha, isolando com a força da população eventuais grupos radicais. Segundo, formar uma elite política que pudesse construir o novo momento brasileiro, evitando assim o risco de um vazio institucional e os perigos que isto sempre traz. 

Para Mato Grosso, a emenda das “Diretas-já” teve  um apelo especial, uma vez que o seu propositor foi o então deputado federal Dante de Oliveira (PMDB). Por isto a emenda ficou conhecida em todo o país como “Emenda Dante de Oliveira”. Mas por que Dante de Oliveira?

Já nos primeiros dias de seu mandato, Dante apresentou uma PEC que restabelecia eleições diretas para a Presidência da República já na sucessão do general Figueiredo. No entanto, dado quórum exigido pela Constituição de 1967, de 2/3 para aprovação de emendas constitucionais, havia um ceticismo muito grande por parte das forças políticas quanto à aprovação. No dia 25 de abril de 1984 a emenda foi derrotada no plenário da Câmara dos Deputados, porque faltaram 22 votos para alcançar o quorum constitucional, como descrito pelo próprio Dante em livro.

As razões para o destaque obtido pela emenda de Dante de Oliveira para ser discutida dentre as várias que tramitavam no Congresso Nacional para o restabelecimento de eleições diretas são as mais diversas. Foi uma proposta de campanha, como atesta o último pronunciamento de Dante de Oliveira como deputado estadual, e, como se tratava da primeira grande mobilização popular desde o golpe militar, não se sabia muito bem como seria a reação das Forças Armadas, inclusive em relação ao propositor.

O fato de ser um deputado jovem (30 anos), desconhecido, visto estar em seu primeiro mandato, ligado à ala histórica do PMDB e de um Estado do interior do país (Mato Grosso), teve forte efeito simbólico para identificar um anseio popular que viria das entranhas do Brasil e de uma juventude que nunca votara para presidente. Se fosse qualquer outro deputado mais experiente ou de um Estado mais populoso poderia haver resistência dentro e fora do PMDB para aprovação da emenda.

Na política de Mato Grosso a emenda “acelerou” a carreira de Dante, fazendo-o ultrapassar quadros mais velhos e que estavam na frente da fila do PMDB. Cito aqui Milton Figueiredo, Gilson de Barros e Padre Pombo. Todos eles eram nomes fortes na a eleição de 1985 para a Prefeitura de Cuiabá, que acabou sendo vencida por Dante de Oliveira. Que as “Diretas-já” nos ensinem sempre a como mudar um país pela via pacífica e democrática.

Vinicius de Carvalho Araújo é gestor governamental do Estado, mestre em História Política, professor universitário e escreve neste Blog toda quarta-feira vcaraujo@terra.com.br www.professorviniciusaraujo.blogspot.com

Postar um novo comentário

| 22/04/2014, 20h:39 - Atualizado: 22/04/2014, 20h:54

Base diz ter 3 pré-candidatos, mas implora por Blairo para "barrar" Taques ao Governo


Fernando Ordakowski

blairo ludio chico daltro julier

Blairo Maggi assiste base aliada bater cabeça, embora tenha lançado 3 opções à disputa ao Governo

A preocupação de se manter no poder da chamada base aliada, hoje composta de 9 partidos e com ao menos um (PP) querendo pular fora, é tanta que todos passaram a depositar esperanças numa candidatura a governador de Blairo Maggi. O senador, por sua vez, não está nem aí. Ele insiste na tese de que não deseja concorrer à sucessão estadual pela terceira vez. Em duas disputas ganhou no primeiro turno. E não só líderes do PMDB, PR, PP, PT, PSC, Pros, PC do B, PP e PSD querem Blairo no páreo. A classe política em peso se movimenta nesse sentido. O desafio é derrotar o pré-candidato oposicionista, senador Pedro Taques (PDT), que avança rumo ao Palácio Paiaguás, enquanto os situacionistas batem-cabeça à espera de Blairo. Sem o ex-governador no páreo, o bloco se divide. Uns querem o petista Lúdio Cabral, outros apostam no peemedebista e recém-filiado Julier Sebastião. Também corre por fora o vice-governador Chico Daltro. Blairo assiste as articulações à distância. Está nos EUA e pensa até em adiar por mais uns dias o retorno a MT.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • maria texeira | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 17h10
    0
    1

    Olhe o tamanho da pessoa que quer ser o governador do Estado, ele fica mendigando atenção, desculpe ai Muvuca, mas voce ta e brincadeira né?

  • roberto | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 09h26
    3
    7

    juntando tudo não dá um!

  • renato | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 08h56
    9
    9

    Como jornalista que diz ser, o sr. Muvuca não poderia cometer dois erros em um texto tão curto.

  • macelo | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 08h39
    8
    8

    porque senador Blairo não sai o Silval ta fazendo uma campanha ta uma beleza em MT a copa então nem se fala 100% concluida os professores estão tão felizes as estradas estão então não falta nada . Quero ver nas urnas coloca o riva de vice e vem para o nortão pedir voto porque na capital vai tomar um paulada .Foi o pior governo dos últimos anos nunca teve tão ruim .Só tem um jeito e Pedro Taxi o resto é resto e .

  • Paulo | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 08h36
    18
    1

    Engraçado cade o MUVUCA ai no Meio ?? a população quer Muvuca nas Noticias para Governador ele também é candidato.

  • José Marcondes Muvuca | Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 22h04
    12
    4

    Vc escreve como se só existisse somente esses dois lados, né Sr. Romilson Dourado. Ignora até o fato de eu ter alcançado 2% em todas as pesquisas. É birra ou o quÊ?

| 22/04/2014, 19h:41 - Atualizado: 22/04/2014, 20h:18

Dilma segura agenda para não dar brecha às mobilizações e evitar vaias e protestos

Num esforço pela reeleição e buscando melhorar popularidade, presidente fará até entrega de diploma a alunos do Pronatec


   Dilma Rousseff pisa os pés em Cuiabá nesta quinta pela primeira vez como presidente da República. Ela terá três agendas. Mas, alegando questão de segurança nacional, outros detalhes só são divulgados na véspera. Por trás dessas informações desencontradas está uma preocupação política do Palácio do Planalto. A presidente teme antecipar como serão os seus passos, tudo para não dar brecha para mobilização das massas e de representantes de segmentos determinados a fazer protesto e a vaiá-la. Como não está com a popularidade nas alturas e nem em condições tão favoráveis nas pesquisas de intenção de voto, embora conseguiria hoje garantir a reeleição, a estratégia é não se expor tanto. Vai cumprimentar pessoas que criteriosamente serão escolhidas para ficar próxima dela para posar para fotografia como fãs e eleitoras da presidente. Conceder entrevista coletiva nem pensar.
 
   Outra preocupação do Planalto na capital mato-grossense é quanto ao risco de se ter repercussão negativa pela visita a Arena Pantanal que não está totalmente concluída. Falta, por exemplo, finalizar a instalação das cadeiras. O curioso é que o estádio já foi palco de um jogo com cerca de 20 mil expectadores, entre Mixto e Santos em fevereiro, e no sábado, dois dias após a "inspeção" a ser feita por Dilma, abre os portões para Luverdense e Vasco.

Roberto Stuckert Filho

dilma rousseff

A presidente Dilma Rousseff, como estratégia para evitar mobilização das massas, o que aumentaria o risco de receber vaias ou enfrentar protesto, divulga agenda a poucas horas de pisar pés em Cuiabá

   Disposta a falar o que a nação quer ouvir, com otimismo exagerado sobre feitos na economia, no desenvolvimento do país e nada de tocar em questões delicadas, como a situação da Petrobrás, maior empresa pública do Brasil mergulhada em crise por causa de ingerência, Dilma terá mais dois compromissos em Cuiabá, além da visita à Arena. Vai entregar casas de um residencial no bairro Altos do Parque II, próximo ao Parque Cuiabá. E depois participa de entrega de diplomas a alunos que fizeram o curso técnico pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ficará cerca de 5 horas em solo cuiabano. São pequenos eventos que preenchem a genda de uma presidente que sonha com a reeleição.

Postar um novo comentário

Comentários (13)

  • Maria | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 17h09
    0
    3

    Zé Ricardo Neves, em que país vc está vivendo? A Presidenta está acabando com o país com 5% de desemprego? Só cachorro e gato não tem carro hoje! NÃO TEM CARRO QUEM NÃO QUER, NÃO TEM CASA QUEM NÃO QUER, IR AO SUPERMERCADO COMPRAR O QUE QUER ... PORTANTO, CASA, COMIDA, TODO MUNDO TEM - DE QUAL PAÍS VC FALA QUE ELA ESTÁ ACABANDO????? ORA, VÁ VIVER NOS ESTADOS UNIDOS, PRA VC VER O QUE É PAÍS!!!!

  • Maria | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 17h01
    1
    2

    Sonha com a reeleição, não! Ela só não será reeleita se o povo for cego e burro. Entregar o país pra quem já o governou e não deu conta de resolver nem 1% de seus problemas e de atender os anseios e direitos do povo, é loucura. Acho que o povo não é louco! Essa oposição não tem projeto de país, so fala asneiras de diminuir o tamanho do Estado. Pra que? pra manter privilégios da elite e deixar o povo looooooooge, muito longe de qualquer benefício. Resta saber se esse povo que obtem direitos há mais de uma décadavai querer entregar o que conquistou.

  • Lucas de Biasi | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 16h08
    2
    3

    Se estivesse fazendo um governo honesto, com certeza não temeria vaias e protestos.

  • Ze Paulo | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 15h51
    3
    2

    Desemprego 5%.não é baixo?Só se fôr no tempo do fhc com18%,inflação de 12%,taxa selic de 23%,dólar de R$3,90 . Sem falar do FMI.Nenhuma Universidade construida,agora já são 14,mais de 5 milhoes de casas,bolsas de estudo a granel,Copa,Olimpiada ufa... Chupa esta,engula o caroço. Se vire na hora de sair. O CAROÇO!!!

  • Gean | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 14h44
    2
    3

    Se está assim de quem é a culpa, do povo, porque tem de se esconder, seu Governo não é excelente, não é notório, a inflação não está baixa, o desemprego não é pequeno, tem saúde boa em todo o país, educação tem escolas de primeira, não usa o dinheiro do povo brasileiro para dar anistia as dívidas de vários países com o Brasil, não usa dinheiro do povo para construir portos em Cuba, no Uruguai, dar refinarias para Venezuela, tirar um bom dinheiro da Petrobrás através de propinoudutos para a turminha dos petralhas, porque se esconde Presidente Dilma, apareça???

  • Felipe Matos | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 11h03
    5
    7

    O Romilson só pode está de sacanagem. A Dilma preocupada com protestos das massas contra ela kkkkkkk. Fala sério, nas manifestações do ano passado não houve nenhum fora Dilma. Houve sim fora Cabral e fora Alckmin. Com toda a campanha atual negativa da Mídia contra o governo, contra a Petrobrás, etc, as pesquisas da mesma Mídia apontam que a Dilma possui aprovação da maioria dos brasileiros, enfim. Menos né senhor Romilson bem menos.

  • Wagner | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 10h11
    6
    4

    Eu acho que a turminha das vaias não passa dos 80. Da outra vez foram 79. Essa foi boa; psdb partido que não seduz...

  • Maria Auxiliador Cirilla | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 10h10
    5
    5

    aqui em Varzea Grande estamos mobilizandos a população, pois é uma vergonha o que fizeram com o aeroporto e esse tal de vlt que prometeram. Nós queremos saber sobre o discurso que na copa não iriam gastar dinheiro público e o governo só meteu a mão! Vamos estar la para manifestar asim!

  • zé ricardo Neves | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 09h29
    6
    5

    Temos que nos mobilizar não para protestar nas ruas e acabar com pancadaria que anda acontecendo,,,mas sim mostrar para a presidenta,, que estamos cansados dessa gestão que está acabando com o País,,,,,VAMOS DAR UM NÃO A DILMA NAS ELEIÇÕES DE 2014, COMO RESPOSTA PARA O QUE ESTÁ ACONTECENDO ......FORA DILMA

  • roberto | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 09h23
    6
    5

    Não adianta ela correr, o povo vai atras e vai vaia-la com muito ímpeto pela sua incompetência e malfeito que vem fazendo ao país. chega de malfeito, roubalheiras, escândalos e mais escândalos, o país não merece passar por essa vergonha nacional.

| 22/04/2014, 17h:05 - Atualizado: 23/04/2014, 09h:03

Ao vivo, presidente de Comissão da OAB


Arquivo/RDNews

22042014aude.jpg

Presidente da OAB-MT, Maurício Aude, responde ao vivo perguntas do internauta no RDTV desta 4ª

O RDTV desta quarta (23) conta com a participação ao vivo do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT), Maurício Aude, para tratar sobre as últimas atividades da entidade, inclusive, a fim de cobrar mais transparência nas ações do Governo do Estado e o andamento das obras da Copa do Mundo.

Para colaborar com o bate-papo, que começa às 8h30, basta acessar o endereço www.tv.rdnews.com.br ou clicando no menu RDTV disponível no topo do novo portal do Grupo RDNews. Simultaneamente, a população da Baixada Cuiabana pode ainda assistir o webjornal por meio da TV Mato Grosso (canal 27).

Além disso, o programa traz os detalhes da última sessão da Câmara de Cuiabá realizada sob a promessa de se instaurar mais um processo contra o ex-presidente João Emanuel (PSD) por quebra de decoro. Na tribuna, os parlamentares cuiabanos cobraram explicações até do deputado estadual José Riva (PSD), sogro do social-democrata investigado, por supostas declarações dadas à imprensa, insinuando a má conduta de alguns vereadores.

Às 18h30 - Presidente da OAB-MT cancela participação no RDTV

Devido a uma viagem urgente a São Paulo, o presidente da OAB-MT Maurício Aude cancelou a participação no RDTV desta quarta (23). Diante do imprevisto, o presidente da Comissão de Fiscalização dos Gastos Públicos da OAB-MT, Ivo Matias, estará no programa para responder os questionamentos dos internautas sobre as ações da entidade. 

Postar um novo comentário

| 22/04/2014, 12h:22 - Atualizado: 23/04/2014, 10h:46

João Emanuel entra com denúncia contra Júlio Pinheiro no TCE por fraude em lei

Acusação se refere à aprovação de suplementação "escondida"


Rodinei Crescêncio

12-jo?o-emanuel--fotos-ney.jpg

João Emanuel quer que Julio Pinheiro responda por possível fraude em lei

O vereador João Emanuel (PSD) entrou hoje (22) com denúncia no Tribunal de Contas contra o atual presidente da Câmara, o vereador Júlio Pinheiro (PTB). A acusação é que a lei orçamentária que autoriza o Executivo à suplementação de mais de R$ 365 milhões entrou em vigor na vigência da presidência de Pinheiro em 2012 sem passar por votação em plenário, o que, segundo eles, é fato gravíssimo que demanda investigação pormenorizada. “Está tudo muito nebuloso e queremos que o TCE tome providências”, diz Eduardo Mahon, advogado do parlamentar.

Segundo a denúncia, ao consultar as atas de votação das respectivas sessões legislativas, que aprovaram a suplementação, comprova-se que aparentemente não foram apreciados os processos que teriam gerado a legislação mencionada.

Trecho da denúncia afirma que “tal é a fraude que o processo 388/2012 que autoriza a abertura de crédito suplementar em R$ 70 milhões foi enviado para a Câmara no dia 17/12/2012, tendo sido recebido no dia seguinte, 18/12/2012, constando um ‘carimbo da sessão plenária’ do dia 18 de dezembro de 2012, mas com ‘parecer futuro’ no dia 20/dez/2012”.

Para provar, de acordo com Mahon, foi anexado ao processo as atas em questão dos supostos dias de votação. “Mas não será surpresa se até meio-dia Júlio Pinheiro aparecer com uma ata diferente”, comenta.

Mahon ainda lembra que Júlio Pinheiro havia feito o mesmo, criar a lei sem votação, no caso do aumento do valor do IPTU para 2013, mas que por meio de ação direta de inconstitucionalidade promovida pela Mesa Diretora então presidida por João Emanuel, foi considerada inconstitucional.

Assim que o processo for protocolado na Ouvidoria do TCE vai para o relator das contas da Câmara de Cuiabá e será feita uma investigação. Tendo resultados, só então vai para julgamento, que precisa ser até o final do ano.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Carlos Lira | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 09h55
    1
    1

    Até que enfim a casa do seo julio pinheiro caiu, agora, chupa essa manga petebista, quem deve estar curtindo isso de camarote é o prefeito Mauro Mendes, que não queria julio presidente do parlamento

  • jackson | Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 16h49
    3
    2

    Palhaçada!!! esse cidadão não tem moral para acusar ninguém. Quem deu uma verdadeira aula de como desviar dinheiro público foi ele, e agora quer posar de bonzinho???? Acorda cidadão seu eleitor não cai mais nessa.

| 22/04/2014, 00h:00 - Atualizado: 22/04/2014, 13h:01

Bardo - a transitoriedade da vida

Transitoriedade da vida nos mostra que toda segurança material que lutamos para adquirir pode desaparecer num momento

olga_artigo_domingo

Olga Lustosa

Nada é permanente e todos e tudo um dia morre. Nós devíamos saber disso. Muitos de nós não nos ajustamos à impermanência da vida. Entretanto, se pensarmos profundamente que nada podemos fazer para mudar isso, viveremos melhor. Devemos seguir o fluxo da vida, nos adaptarmos as mudanças e entender que nada do que temos tem garantia de permanência. Mudanças acontecem a toda hora e com todos. Precisamos sentir, ajustar e, em seguida, aproveitar ao máximo o que a vida nos dá. Temos que aprender absorver os sentimentos de perda e tristeza, e seguir em frente com o que temos.

A transitoriedade da vida nos mostra que toda segurança material que lutamos tanto para adquirir pode desaparecer num momento. Embora a mudança constante possa nos fazer infelizes, a roda da existência gira implacável, mesmo em meio a raios de agonia. Nossas emoções fluem como água e levam para o buraco as experiências que acumulamos, as respostas óbvias que tínhamos para tudo. A história tem provado uma e outra vez e vai continuar provando que nada neste mundo é duradouro. Todas as coisas com as quais nos agarramos se vão. Tantas lições para aprender!

Eventualmente nos agarramos ao que nos parece permanente, confiável e imutável.  No mundo físico, pensamos em rochas e montanhas como coisas imutáveis. No entanto, a ação do tempo provoca grandes mudanças nas formações rochosas. O que é que faz com que a transitoriedade difunda tanto terror em nossas vidas? Talvez porque seja inegociável. 

Emocionalmente, todos nós ansiamos pela estabilidade permanente, sonhamos com segurança financeira, família feliz, boa saúde e juventude. No entanto, enquanto nossa visão míope persistir, temos a tendência de viver relações inflexíveis no mundo flexível que nos rodeia.  Eu diria que o medo do impermanente não é de todo um problema dos jovens, porque esta geração já é definida por aquilo que é passageiro, o que é novo envelhece em um ritmo cada vez mais acelerado. A incapacidade de se comprometer, a opcionalidade, são características desta época em que tudo é vivido em alta velocidade.

Muitas pessoas assimilam bem a natureza mutável da vida, tanto que nota-se em muitos, um certo agir com discernimento desapaixonado .  Acredito que seja possível descobrir uma forma de felicidade também passageira, transitória, que proporcione um centro de segurança neste círculo da impermanência. Sim, pode ser possível dar uma base sólida a esse mundo incerto.   E desde que a impermanência é a única característica permanente das nossas vidas no planeta, devemos trabalhar com ela e não contra ela.

Olga Borges Lustosa é cerimonialista pública e escreve exclusivamente neste Blog toda terça-feira - olga@terra.com.br

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Thelma de Oliveira | Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 15h54
    1
    0

    Oi Olga, gostei muito deste teu artigo. Vc retratou com muita sensibilidade circunstâncias que todos nós atravessamos em algum momento da nossa vida. Parabéns!

| 21/04/2014, 19h:02 - Atualizado: 21/04/2014, 19h:30

Da cadeia Henry orienta PP a ir com Taques


Fernando Ordakowski

pedro henry

Mesmo da cadeira, ex-deputado Pedro Henry segue no PP e dá palpites políticos

Pedro Henry continua filiado ao PP e, mesmo cumprindo pena em regime semiaberto por participação no esquema do mensalão - foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a uma pena de 7 anos e 2 meses e mais ao pagamento de R$ 962 mil em multas -, tem dado palpites políticos e orientado a direção do partido sobre candidaturas e possíveis alianças. Por causa da forte ligação com os irmãos Júlio e Jayme Campos, deputado federal e senador pelo DEM, respectivamente, Henry pediu que o presidente da legenda Ezequiel Fonseca feche composição para apoiar Pedro Taques (PDT) ao governo. Ele não aceita em hipótese alguma que o PP esteja com Julier Sebastião, ex-juiz federal com quem Henry travou embates jurídico e político e que agora está filiado ao PMDB com pretensão de também concorrer à sucessão estadual. Ademais, Henry ficou na bronca com o governador Silval Barbosa, que o tirou do comando da pasta da Saúde e exonerou também seus apadrinhados da secretaria.

Mesmo sob orientação de Henry, que ainda conta com espólio político da Grande Cáceres, onde foi vice-prefeito e pela região se elegeu federal três vezes, Ezequiel está "no muro" quando perguntado sobre que rumo o PP vai tomar, se prosseguir na base governista, aliados a Silval e à administração Dilma, ou se partir para a oposição, no projeto encabeçado por Taques ao Palácio Paiaguás e com Jayme na corrida à reeleição.

Pré-candidato a deputado federal, Ezequiel não quer magoar Henry. Sabe que, mesmo desgastado e desmoralizado para muitos, ainda exerce influência política na região Oeste e, se não radicalizar, tem chances de atrair eleitores do ex-cacique do PP.

Como não há controle rigoroso sobre os passos de Henry na cadeia, ele passa o dia usufruindo de privilégios. Recebe visitas, assiste a TV e fala ao telefone. Durante o dia trabalha. Henry é servidor público desde 1987, com cargo de médico legista, e estava afastado para exercer mandato de deputado federal.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Maria Augusta Ferreira | Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 13h15
    6
    3

    Tudo faria do mesmo saco, Paladino da moralidade, mas por conveniência política aproxima dos corruptos, a população irá enxergar isto...

  • Marcos Reis | Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 10h06
    5
    5

    acho que há um erro grotesco na matéria, se o Pedro Henry não gosta do Julier, vc não viu ele com raiva quando falam de Pedro Taques perto dele. kkkk, Esequiel e Asambuja estão perdidos, pois do lado do PMDB eles não se elegem!

  • Donizete Ferreira do Nascimento | Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 08h39
    7
    1

    Isto que eu chamo de companhia incômoda...

  • André | Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 08h29
    8
    3

    Sabem de nada Inocente, é muvuca governador , Muvuca é o NOVO... vamos povo pensar no novo...

  • adejair | Segunda-Feira, 21 de Abril de 2014, 19h43
    7
    5

    Eu não falei que quem manda no PP e o mensaleiro, corrupto e preso Pedro Henry. Senador Pedro Taques cai fora desse PPH, deixa esse Ezequiel e Azambuja do lado. O senhor não precisa deles pra ganhar a eleição e com eles o senhor corre o risco de perder. Olha o que esse povo fez com a Saude de Mato Grosso. e quando o sr. ganhar tira essas OSS, peço em nome do povo de Mato Grosso. Fora PP.

| 21/04/2014, 16h:30 - Atualizado: 22/04/2014, 09h:01

Mauro cobra recursos para hospital


O RDTV desta terça (22) mostra os detalhes da reforma do hospital São Benedito em Cuiabá, unidade que deve servir como referência para as cirurgias de alta complexidade. Mesmo diante do desafio, o prefeito da Capital Mauro Mendes (PSB) cobra os investimentos prometidos pelos Governos Estadual e Federal. Confira também traz uma matéria especial sobre ideologia partidária e se essa “filosofia” influencia no voto do eleitor.

Ainda a resposta do vereador por Várzea Grande, Pery Taborelli (PV), à condenação que teve na Justiça. Além de ter o direito político suspenso por três anos, o parlamentar vai ter que pagar uma multa de R$ 30 mil.

Para assistir o programa, que começa às 8h30, basta acessar o endereço www.tv.rdnews.com.br ou clicando no menu RDTV disponível no topo do novo portal do Grupo RDNews. Simultaneamente, a população da Baixada Cuiabana pode ainda assistir o webjornal por meio da TV Mato Grosso (canal 27).

Postar um novo comentário

RESGATE HISTÓRICO | 21/04/2014, 14h:59 - Atualizado: 21/04/2014, 15h:30

Roberto Cruz faz discurso após conquistar comando da Assembleia com aval de Júlio


Em 1984, com respaldo do então governador Júlio Campos, Roberto Evaristo Cruz faz discurso após ganhar a presidência da Assembleia Legislativa. Nos 25 anos de vida pública, foi deputado por 3 mandatos e vereador por Barra do Garças. Morreu em 2001, aos 57 anos. Era mineiro de Cataguazes e chegou a Barra do Garças como funcionário do Banco do Brasil e se tornou um dos grandes pecuaristas da região. Na esteira da colonização do Vale do Araguaia por sulistas no início dos anos 70, montou o projeto Itaquerê, que deu origem ao hoje município de Novo São Joaquim. Roberto Cruz foi autor de projetos de emancipação de 10 municípios.

Demóstenes Milhomem

roberto cruz

Oscar Ribeiro, Djalma Rocha, Ubiratan Spinelli e Roberto Cruz, que discursa após ganhar Mesa da AL

Na foto, Roberto (à dir) aparece ao lado dos velhos aliados e então deputados Ubiratan Spinelli, de quem foi sucessor na presidência da Assembleia, Djalma Rocha e Oscar Ribeiro. No fundo, Oswaldo Sobrinho. Por alguns dias, Roberto Cruz foi governador, em substituição a Wilmar Peres de Farias (já falecido).

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • José Marques Braga | Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 17h37
    0
    1

    Homem de um coração generoso. Apesar de atuar em partido liberal, como pessoa deixou boas lembranças no CEPROMAT. Que Deus o recompense.

  • Jessica | Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 05h18
    0
    1

    Só gente boa...

  • Jair Pereira | Segunda-Feira, 21 de Abril de 2014, 21h50
    2
    3

    Realmente, a prática do bererê no processo eleitoral da AL é antigo.

| 21/04/2014, 11h:44 - Atualizado: 22/04/2014, 12h:25

Blairo volta dos EUA dia 5; base engessada e com 3 pré-candidaturas na "trincheira"

Sinalização do Palácio do Planalto sobre provável candidatura do republicano ao Governo empolga lideranças e partidos da base


A base governista segue de stand by, enquanto o senador licenciado Blairo Maggi cuida dos negócios empresariais nos Estados Unidos. Retorna ao solo mato-grossense em 5 de maio. Curiosamente, ele próprio afirma que não quer ser candidato a governador, após ocupar o cargo por 7 anos e 4 meses, mas o bloco situacionista, composto hoje por 9 partidos, vive expectativa de demovê-lo da ideia. O plano B, caso Blairo definitivamente saia fora, seria lançar um dos três postulantes pelo mesmo bloco, sendo eles o petista Lúdio Cabral, o peemedebista Julier Sebastião e o social-democrata, vice-governador Chico Daltro.

Ednilson Aguiar

blairo maggi

Blairo Maggi faz mistério sobre projeto ao Governo

Blairo é o nome da base situacionista que, conforme pesquisas, mais tem chance de ganhar o Palácio Paiaguás, contrapondo a forte candidatura do oposicionista Pedro Taques (PDT). Os governistas foram informados que a presidente Dilma e o ex-presidente Lula sinalizaram sobre a possibilidade de Blairo entrar no páreo. Por isso, mesmo que o senador republicano desconverse sobre o assunto, a base acredita na candidatura.

Fora Blairo, o nome que melhor pontua nas intenções de voto é de Lúdio, mas, curiosamente, a corrente majoritária petista, por estar mais ligada a Julier, se movimenta nos bastidores para boicotá-lo. Julier, por sua fez, enfrenta dificuldades de adesão dos filiados do seu próprio partido e, para piorar, figura na condição de lanterna nas pesquisas. Chico Daltro se gaba de ser o único nome lançado pelo PSD de forma "unânime", enquanto os demais enfrentam embates internos, apesar da legenda de Daltro também contar com a pré-candidatura à sucessão estadual do presidente da Famato, Rui Prado.

O quadro majoritário só ficará mais claro no próximo mês, quando Blairo retornar do exterior e fazer comunicado oficial de sua decisão. Enquanto isso, militantes do PR, PMDB, PT, PC do B, PSD, PSC, PRB, PP e Pros seguem sem rumo.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • joao | Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 17h46
    2
    0

    Eu já falei e repito, após a copa vai haver prisões em MT, aguardem.

  • Pedro Lopes | Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 17h14
    1
    0

    A cada dia que se passo me entristeço mais e mais com politica. O governo, os deputados estaduais e vereadores, estão cada dia mais e mais afundados em falcatruas. Depois da copa muita coisa vai acontecer. Tenho certeza e fé em Deus que isso vai acontecer, pq sinceramente, não aguento mais. PF, MPF, por favor apurem de verdade os fatos. Obras da Copa, cadeiras superfaturadas, VLT que não sai. Além de muita coisa estar acontecendo nos bastidores. Intervenção em MT já!

  • marcos | Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 10h26
    1
    0

    canditado a governador tem que focar o planejamento da administração estadual em saude e segurança publica, infra estrutura, os candidatos te mque parar de inventar moda, de fazer o eleitorado de bobo, vamos ver o plano de governo dos candidatos.....to de olho.

  • amancio | Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 08h27
    6
    1

    Tomara que ele não seja candidato mesmo...Por que é Muvuca 2014...

  • joaoderondononopolis | Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 08h02
    4
    4

    O PR já deveria estar com a relação de candidatos preparado, fica esperando pelo BM que já falou mais de 10 x que não é candidato. E tem mais, se for candidato não aguenta 15 dias de campanha, devido diversos escândalos em seu governo que ainda não foram explicados a população.

  • cuiabano | Segunda-Feira, 21 de Abril de 2014, 20h45
    5
    0

    candiatos a govenador tem que focar na administração, na area da saude, segurança publica, estradas, fazer planos nessas areas, parar de brincar de governar.

  • pedro | Segunda-Feira, 21 de Abril de 2014, 19h16
    8
    4

    larga o cara, ele ja disse que não pretende ser candidato, o duro é não querer ser e ir forçado....só fico pensando na area da saude, e segurança publica, que ele deixou lastimavel...

| 21/04/2014, 10h:25 - Atualizado: 21/04/2014, 12h:29

Novo projeto para criação de municípios avança no Senado; MT tem 56 processos


Rdnews

quadro_20_distritos_emancipacao municipios novos.jpg

 

Com a aprovação da Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) do novo projeto que cria municípios no país está cada vez mais próximo de Mato Grosso ganhar mais cidades que reivindicam emancipação. A mensagem anterior foi vetada integralmente pela presidente Dilma Rousseff (PT).

O principal motivo da mensagem ser barrada seria aumento de gastos aos cofres públicos. O deputado estadual José Riva (PSD), autor de 14 projetos que cria municípios, acredita na derrubada dos vetos ou num acordo entre o Senado e a presidente para evitar o engessamento do crescimento brasileiro.

O novo projeto, apresentado pelo senador pelo Paraná Mozarildo Cavalcanti (PTB) prevê regras mais restritivas como número mínimo de 6 mil habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste, 12 mil na Região Nordeste e 20 mil nas regiões Sul e Sudeste. Isso evitaria também o surgimento excessivo de municípios.

Outra medida foi que as novas cidades terão que ter 200 km², bem como uma arrecadação de, pelo menos, 10% da média dos municípios do Estado. Riva justifica que atualmente existem distritos a 200 km de distância da sede. “Os últimos municípios criados, em 2000 (Itanhangá e Ipiranga do Norte), registram avanços e atendem a população com muito mais eficiência”, lembra.

Ao todo, Mato Grosso tem mais de 56 pedidos de emancipação, mas a tendência é que menos de 20 saiam do papel, já que não têm os requisitos mínimos para ganharem "independência".

 

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • José Bonifácio | Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 16h30
    1
    0

    Os municípios de Mato Grosso já existentes estão todos falidos, imagina criarem novos para dividir a mixaria dos repasses! Para com isso gente.

  • edemar bueno | Segunda-Feira, 21 de Abril de 2014, 15h04
    1
    0

    Sou morador em um Distrito, e sinto na pela a falta de investimento em minha comunidade. Para desenvolver precisamos emancipar já..O mais lamentável é agente ver nossos Senadores do MT, ter uma atitude covarde, obstruindo as votações da derrubada do veto das emancipações. Mas as eleições vem ai, eles não perdem por esperar... Edemar Bueno..

| 21/04/2014, 00h:00 - Atualizado: 20/04/2014, 23h:17

Boxe

sandra_artigo_segunda

Sandra Alves

Hora de rever as últimas notícias e organizar a agenda para a próxima semana, com a tranquilidade de ganhar mais um dia de folga do feriado prolongado. TV ligada em um daqueles canais de lutas, que agradam a muitos. Logo a atenção foi dispersada pelo anúncio de um combate de boxe entre o "velho" e o "novo".

Um lutador de 49 anos coloca seu cinturão em jogo. Um cartel de 54 vitórias e apenas 6 derrotas perfaziam seu currículo. Até aqui não há problema - ao menos para quem assistirá a luta! O mais intrigante (afastada a questão da idade do lutador) é o fato deste aceitar como adversário um jovem boxeador de 29 anos, igualmente detentor de título mundial de pugilismo.

A depender da idade do telespectador, a identificação com um dos personagens será inevitável. De um lado a experiência; os anos vividos; as diversas armadilhas superadas e as que causaram derrotas; a frieza que o sofrimento da vida impinge; a ciência de que o tempo resolve muitos problemas, mas também trás novos. De outro, a impetuosidade da juventude; a força do músculo; a necessidade do desafio; a confiança na agilidade da mente e do corpo. O sonho de uma vida inteira de vitórias e conquistas. O inesperado de cada momento vivido pela primeira vez. Dois títulos em jogo. A melhor opção seria cada um permanecer com o seu, mas o sistema obriga a novos desafios, a grandes lutas.

O clímax nos punhos a postos. A repetição nas mais diversas searas da vida. Abandonar o cargo público (estabilidade, poder, atuações judiciais que tiram da zona de conforto políticos, empresários e cidadãos) para buscar a representatividade popular, desafiar o sistema. Arrogância do vigor da juventude, perseverança, impetuosidade nos caminhos traçados pela primeira vez no sistema ou ingenuidade?

O primeiro round ficou no velho jogo de estudos entre os adversários. No segundo, o jovem campeão e desafiante deixou claro que teria força suficiente para os dez próximos, independente de sua guarda baixa. O velho lutador, guarda alta, consciência do desafio. Um golpe certeiro que recebesse do adversário poderia levá-lo à lona. A experiência fez com que resistisse e aplicasse um golpe em sucessão a outro, forma constante e planejada. De outra sorte, o jovem agüentou o primeiro, o centésimo e muitos outros golpes, manteria a guarda baixa, confiando em sua força, descobriria nesta luta que pode agüentar muitos golpes, mas não todos. Momento único, sagrou-se o campeão mais velho da história do boxe!

Finda a emoção e torcida decorrentes da luta assistida - referência de força, poder e superação. Sem perceber que se manteve fascinado pelo esporte violento - liberação dos instintos reprimidos pelos modelos de civilidade - voltou os olhos novamente para a agenda: compromissos confirmados. Hora de aproveitar o feriadão de segunda-feira!

Sandra Cristina Alves é tabeliã, registradora de imóveis, ex-analista do TJ/MT e escreve exclusivamente neste Blog toda segunda (sandrac.alves@terra.com.br)

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Rosa Maria Pereira de Assis | Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 21h42
    0
    0

    Cadê a lista dos contemplados das casas que foram sorteadas hoje?

INíCIO
ANTERIOR
1 de 665