Quinta, 09 de Fevereiro de 2012, 06:30 h

INVESTIGAÇÃO | 31/10/2008 - 21:23

Filho e o marido da chefe do Gaeco são presos

Romilson Dourado

  Mais uma vez Rafael Cícero de Sá Ayres, filho de Eliane Maranhão, que é chefe do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público, é pego em flagrante pela Polícia Militar portando drogas. Desta vez a ocorrência se deu nesta quinta (30) no bairro José Pinto, na travessa Barra do Garças, local que supostamente abriga uma boca-de-fumo.

   Rafael, de 19 anos, estava com 7 trouxinhas de pasta base de cocaína, conforme revela o Boletim de Ocorrências. O rapaz estava na companhia do pai, Humberto Maranhão Ayres, 71, marido de Eliane e que também foi detido. Humberto conduzia o veículo Montana, de placas NIZ-5467. A terceira pessoa presa nesta ocorrência é Benedito de Almeida Pinheiro, de 18 anos. Todos foram encaminhados ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania  (Cisc) do Verdão, em Cuiabá.

    Está não é a primeira vez que Rafael é flagrado com drogas. Em 20 de agosto, ele foi pego por policiais portando entorpecente mas, diferente do que ocorreu desta vez, não chegou a ser detido, já que a chefe do Gaeco Eliane Maranhão, mãe do jovem, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Campos Filho, intercederam, contrariando o que preceitua a lei - saiba mais aqui.

   O delegado plantonista André Roberto, que recebeu a ocorrência, ouviu os envolvidos e os liberou no mesmo dia da detenção, após assinarem termo circunstanciado. O delegado alegou não existir elementos que configurassem tráfico. Sendo assim, foi aberto um processo de investigação em que os envolvidos estão arrolados como apenas usuários.



BO registrado no Cisc Verdão traz um pequeno resumo do flagrante envolvendo Rafael e Humberto Maranhão com drogas

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

CURIOSIDADE NA NET | 31/10/2008 - 19:00

Vídeo mostra a evolução dos relacionamentos

Romilson Dourado

   A tecnologia traz consigo diversas mudanças para a vida da sociedade. Prova disso é a forma como os relacionamentos amorosos mudaram desde então. Os problemas entre os casais não mudaram, mas a forma como são encarados sim. O poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade ganha nova versão e se transforma em "Quadrilha Virtual". Antes da era digital as pessoas se conheciam, marcavam jantares à luz de velas e trocavam alianças de compromisso para firmarem o namoro. Hoje, com a popularização da internet, homens e mulheres tentam se adequar ao novo padrão de relacionamento amoroso: o namoro virtual. (Flávia Borges)

   Clique no play e confira o vídeo "Quadrilha" 

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

VARIEDADES | 31/10/2008 - 18:15

Detran entrega mais bafômetros; PM fecha cerco

Romilson Dourado


Presidente do Detran, Theodoro Lopes, o Dóia, entrega bafômetros ao comandante regional, coronel Osmar Farias
Foto: Marcos Vergueiro

  O comando regional da Polícia Militar recebeu nesta sexta mais quatro bafômetros que vão ajudar no trabalho de fiscalização no trânsito junto aos motoristas. Os equipamentos foram adquiridos pelos Detran, por meio de convênio com a Federação Nacional das Seguradoras (Fenaseg).

  O presidente do Detran, Teodoro Moreira Lopes, o Dóia, cobrou da polícia mais fiscalizações. Para ele, deve haver mais aplicabilidade efetiva dos equipamentos, com blitz preventivas e repressivas. “Gostaria muito que não precisássemos de nada disso, que as pessoas tivessem consciência de que, beber e dirigir é assumir um risco muito grande para si e para os outros, mas a realidade é diferente”, pondera.

   Os equipamentos foram entregues ao coronel Osmar Farias, comandante do Regional I. O militar destacou disse que os novos etilômetros são importantes para reforçar o aparato policial. Afirma que as blitz voltarão a ser intensificadas já neste final de semana. “Tivemos um período de menor número de abordagens, devido à grande demanda das eleições e também eventos esportivos em Cuiabá, mas a partir desta sexta vamos intensificar as ações”, promete.

   Este ano, com o advento da Lei 11.705, que proíbe beber e dirigir, em vigor desde 19 de julho, o Detran já entregou outros 20 aparelhos à PM. De acordo com o coronel Farias, sete estão em operação na Capital e os demais foram encaminhados aos batalhões do interior. Os aparelhos entregues nesta sexta, segundo o coronel, devem permanecer na Capital. “Agora teremos 11 etilômetros à disposição e isso vai melhorar muito nossas operações, mas entendemos que o número ideal para a Capital é 16. Já solicitamos ao Detran a aquisição de mais cinco aparelhos e tenho certeza que seremos atendidos”, avalia. Segundo Dóia, a autarquia irá comprar mais aparelhos, conforme forem solicitados. “Somos parceiros e temos como uma de nossas atribuições investir em segurança pública”, define.

   De acordo com a Lei 11.705, o motorista que for pego dirigindo com uma mínima quantidade de álcool no sangue paga multa de R$ 955 e tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida por 12 meses. Quando a quantidade de álcool passa de 0,6 decigramas por litro de sangue, o condutor é preso e responde a processo. De acordo com a PM, até agora cerca de 100 pessoas foram enquadradas na nova lei.

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

DESCONTRAÇÃO | 31/10/2008 - 16:13

Beth se apresenta junto à bateria da Mangueira

Romilson Dourado

   Elizabeth Santo Leal de Caravalho, mais conhecida como Beth Carvalho é cantora consagrada do samba brasileiro. Torcedora do Botafogo e filiada ao PDT, a cantora deu início em sua carreira, na Bossa Nova. Mas é em 1965 que grava seu primeiro compacto simples com a música “Por quem morreu de amor”, de Menesclau e Bôscoli. Em 1966 começa seu envolvimento com o samba, participa, então, do show "A Hora e a Vez do Samba", ao lado de Nelson Sargente e Noca da Portela.

   Por seu sucesso, Carvalho já fez turnês em Lisboa, Paris, Madri, Atenas, Berlim, Miami e São Francisco. Além de possuir uma voz ímpar, descobriu talentos como Jorge Aragão, Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, entre outros. (Lisânia Ghisi)

   Clique no play e veja o sucesso "Vou Festejar"

LEGISLATIVO | 31/10/2008 - 16:05

Rodoanel em Cuiabá vai levar o nome de Jonas

Romilson Dourado

   A Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal aprovou por unanimidade o projeto de lei 2.888, apresentada pela deputada Thelma de Oliveira (PSDB), que denomina o rodoanel de "Senador Jonas Pinheiro”. O projeto está em execução. A rota irá abranger as BRs-070, 163 e 164. O projeto tem intuito de desafogar o trânsito de veículos pesados na avenida Fernando Corrêa da Costa e nas áreas centrais da Capital.

    A obra é uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o governo do Estado. O rodoanel tem seu início no Distrito Industrial e envolve Cuiabá pela região norte, atravessando a estrada de Chapada dos Guimarães e da Guia até Várzea Grande. A deputada diz que a iniciativa de homenagear Jonas Pinheiro, falecido em fevereiro deste ano por falência múltipla nos órgãos, “é uma singela homenagem a um dos mais importantes parlamentares da história de Mato Grosso”. (Lisânia Ghisi)

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

ECONOMIA | 31/10/2008 - 15:49

Maggi programa 2009 com o OGE contingenciado

Romilson Dourado

  O governador Blairo Maggi assumiu nesta sexta que o Estado deve sentir os efeitos da crise econômica que atinge os Estados Unidos e Europa, na formação das atividades de 2009 para 2010. Ele pondera, no entanto, que isso só irá acontecer se os mercados persistirem na ausência de crédito e de confiança, o que impediria o dinheiro de chegar “para irrigar” a agricultura e a pecuária.

   “São alguns bilhões de reais ou de dólares que são necessários para formação da atividade econômica do Estado. Com toda certeza nos teríamos um problema bastante sério para 2010. Para 2009 vamos ter reflexos, mas bem menor do que poderá ocorrer em 2010”, avaliou o governador.

   Maggi diz ainda que irá apresentar à Assembléia Legislativa um orçamento conservador com complementações, se houver necessidades. “Hoje sabemos que o Estado tem um orçamento justo, possível de ser atingido, mas com toda certeza entraremos o ano 2009 com contingenciamentos no orçamento para não deixar fugir. A gente tem uma expectativa dessa crise. Pode ser que ela seja um pouco pior ou melhor”, ressalta Maggi. (Flávia Borges)

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

INVESTIGAÇÃO | 31/10/2008 - 15:14

MPE não existe para agradar ninguém, diz Prado

Romilson Dourado

  Após denúncias de suposta compra de votos e pedido de cassação do registro da candidatura do prefeito eleito de Rondonópolis, Zé do Pátio (PMDB), o procurador-geral de Justiça do Estado, Paulo Prado, afirmou nesta sexta que o Ministério Público Estadual existe para desempenhar seu papel e não para agir em favor de qualquer pessoa. "O MP não está aí para agradar A, B ou C. Alguns colegas receberam denúncias e o Judiciário vai decidir o que fazer", ressalta o chefe do MPE.

   A briga que começou durante a campanha em Rondonópolis "esquentou" ainda mais após a eleição de Pátio. Até mesmo o governador Blairo Maggi (PR), que subiu no palanque do prefeito derrotado nas urnas, Adilton Sachetti (PR), disse em entrevista recente que o peemedebista teria supostamente comprado votos. Pátio, por sua vez, acusa a coligação de Sachetti de ter agido sob poderio econômico e vê o MPE como instituição parcial ao pedir a cassação do seu mandato e postergar investigações sobre compra de votos contra o adversário do PR. 

   Prado rechaçou ainda as declarações do presidente da OAB-MT, Francisco Faiad, que avaliou a investigação do MP sobre as denúncias de compra de voto como no mínimo "estranha" - veja aqui. Faiad disse que recebeu reclamações sobre atitude de membros do MPE, que estariam cerceando o direito de advogados de acompanhar depoimentos de testemunhas. Diante disso, formalizou reclamação junto ao procurador-geral.

   Prado diz que o processo eleitoral no Estado foi tranquilo. "O MP exerceu o papel mais duro. A sociedade é quem sai fortalecida. Não houve mortes, arruaça ou quebra-quebra", afirma ele. (Flávia Borges)

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

VARIEDADES | 31/10/2008 - 14:35

Bosaipo diz ter levado "choque" ao entrar no TC

Romilson Dourado

Conselheiro do TCE e ex-deputado por 5 mandatos Humberto Bosaipo Com menos de um ano na cadeira vitalícia de  conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, que o proporciona salário mensal superior a R$ 20 mil e uma série de outros privilégios e regalias, o ex-deputado por 5 mandatos, Humberto Bosaipo, afirmou nesta sexta, em entrevista ao RDNews, que sentiu "muita diferença" ao deixar a Assembléia para assumir o posto de fiscal dos gestores, cargo similar ao de desembargador do Tribunal de Justiça. "Senti um choque, porque na Assembléia existem muitas pessoas e no TCE eu tenho meu nicho, onde fico praticamente sozinho", diz ele.

   Perguntado sobre se a cadeira de conselheiro do TCE representa uma boa aposentadoria, considerando a remuneração e a acirrada concorrência a cada abertura de vaga, Bosaipo pondera que, ao contrário do que muitos imaginam, no Tribunal "se trabalha muito". "Realmente a aposentadoria do TCE é muito boa. Chega a R$ 22,5 mil, o mesmo salário de um ministro. Porém, a produção é muito grande também", argumenta.

  Segundo ele, sob sua responsabilidade estão as contas de 28 prefeituras, 28 câmaras municipais, 5 secretarias de Estado, além de algumas outras autarquias. "Neste período em que estou no TCE já dei parecer em cerca de 1,4 mil processos". O ex-deputado afirma ainda que tem se aperfeiçoado cada vez mais para ser digno ao posto que ocupa. "Estou estudando direito tributário. Procuro sempre me atualizar", destaca ele Bosaipo, que ainda carrega sobre os ombros vários processos sobre atos de improbidade administrativa, no período em que respondia pela Presidência e também pela Primeira-Secretária da Assembléia. (Flávia Borges)

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

RESGATE HISTÓRICO | 31/10/2008 - 14:03

Serys de viúva negra em protesto na Assembléia

Romilson Dourado

Clique na imagem para ampliá-la  
Em 1990, a então deputada e combativa Serys Slhessarenko (PT), com lenço escuro e caracterizada de "viúva negra" em protesto na eleição da Mesa da Assembléia, conversa com colega Romoaldo Júnior que, 18 anos depois, perde para prefeito de Alta Floresta por 45 votos de diferença
Foto: Demóstenes Milhomem 

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

LEGISLATIVO | 31/10/2008 - 14:02

Ministro participa de ato a 11 constituintes de MT

Romilson Dourado


 Gilmar Mendes presta homenagem a Dante, em ato nesta 6ª
Foto: Flávia Borges

   O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro mato-grossense Gilmar Mendes, participou da sessão especial realizada pela Assembléia Legislativa em comemoração aos 20 anos da criação da Constituição Federal. Os trabalhos para sua promulgação começaram no dia 1º de fevereiro de 1987 e foram realizados por 559 parlamentares. Foram necessários 18 meses de discussões até que a Magna Carta fosse finalmente promulgada.

   Ela substituiu a Carta Magna imposta pelo regime militar em 1967. O ministro fez questão de homenagear o ex-governador de Mato Grosso, Dante de Oliveira. "Quero homenagear esse grande brasileiro, criador da emenda das Diretas Já. Foi ali que tudo começou", diz o ministro.

   Ele ressaltou ainda que durante a promulgação da Constituição Federal, o país passava por um momento complicado. "Foram momentos muito difíceis. Estávamos sob forte pressão da ditadura militar", destacou ele. Durante a solenidade, 11 políticos mato-grossenses da bancada federal da época, sendo 8 deputados federais e 3 senadores, foram homenageados por serem constituintes. (Flávia Borges)

Os constituintes da bancada federal de MT
Antero Paes de Barros Neto
Joaquim Sucena Rasga
Jonas Pinheiro da Silva (falecido)
Júlio José de Campos
Manoel Antonio Rodrigues Palma
Norberto Schwantes (falecido)
Osvaldo Roberto Sobrinho
Percival Santos Muniz
Ubiratan Francisco Vilela Spinelli
Lindberg Ribeiro Nunes Rocha
Roberto de Oliveira Campos (falecido)

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

BASTIDORES | 31/10/2008 - 13:14

Pagot cola em Mendes e ignora arco de alianças

Romilson Dourado


Outdoor assinado por Pagot destaca Mendes, derrotado a prefeito
Foto: Suely Dourado

  Na tentativa de amenizar a crise com seu companheiro de partido, empresário Mauro Mendes, com quem já começa enfrentar conflitos na briga pela candidatura a governador em 2010, Luiz Antonio Pagot espalhou outdoors em pontos estratégicos de Cuiabá com a fotografia do candidato derrotado do PR a prefeito da Capital, em meio às frases "Parabéns Mauro Mendes" e "Cuiabá ganha um novo líder". Pagot faz questão de inserir abaixo o seu nome na propaganda.

   O problema é que o diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) tentou agradar Mendes de um lado, mas, de outro, acabou por se indispor com líderes de partidos que fizeram parte do arco de alianças na disputa pela Prefeitura da Capital, como o PT, o PMDB e até o PP, que reforçou o palanque de Mendes no segundo turno.

   Petistas, sob o deputado federal Carlos Abicalil, defendem distanciamento do PR porque entendem que correm risco de serem patrolados nas negociações majoritárias para 2010. No PMDB, a preocupação é a mesma. O partido avalia que o "estilo Pagot" de fazer política pode dificultar composições. Assim, cada um decidiu trabalhar projeto próprio, tanto de olho em duas das três cadeiras de senador que vão estar em jogo, quanto na de governador. Ex-secretário de Infra-Estrutura, Casa Civil e Educação do governo Maggi, Pagot deixa claro que vai buscar viabilizar seu projeto rumo ao Palácio Paiaguás.

   Na briga eleitoral com o prefeito reeleito Wilson Santos (PSDB), Mauro Mendes conquistou 39% dos votos válidos (114.432 votos). Mesmo derrotado, o PR o deseja na disputa a governador daqui a dois anos. Blairo Maggi passou a ser incentivador da idéia, o que deixou Pagot na bronca, já que não esperava enfrentar concorrência interna.

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

CÂMARA DE CUIABÁ | 31/10/2008 - 11:55

Se não houver traição teremos vitória, diz Edivá

Romilson Dourado

Vereador reeleito Edivá Alves (PSDB)    O vereador tucano reeleito em Cuiabá, Edivá Alves, disse nesta sexta (30), em entrevista ao RDNews, que "se não houver traição, o nome escolhido pela bancada do PSDB, somada à base aliada, será eleito presidente da Câmara". Pelos seus cálculos, o PSDB, com quatro vereadores, e outras siglas governistas, com mais sete parlamentares, são suficientes para garantir a cadeira de presidente do Legislativo cuiabano. Edivá torce para que o bloco vote unido. Sua esperança é que seja o nome escolhido para a sucessão do presidente da Câmara, vereador Lutero Ponce (PMDB).

  O vereador afirma que já colocou seu nome à disposição para concorrer à presidência da Mesa, mas que a decisão sobre candidatura será tomada pela bancada tucana em conjunto com a base aliada. Ele ressalta ainda que não faz objeção a nenhum nome. "Vamos definir isso dentro de um consenso", pondera. Perguntado se existe a possibilidade de haver traição, ou seja, de vereadores da base aliada não votarem no candidato escolhido, o parlamentar se esquiva. "Acho que não vai haver motivo para isso, já que haverá um processo decmocrático para fechar esse apoio".

   Sobre a posição do prefeito reeleito Wilson Santos quanto a disputa pela Mesa, Edivá afirma que Santos está isento dessa escolha. "O prefeito não manisfestou preferência por ninguém e eu acho que nem poderia. Ele (Santos) vai apoiar a nossa decisão", declara. O candidato à presidência da Câmara afirma ainda que não pensou em ninguém para ser o primeiro-secretário de sua chapa. "Tem gente que já disse que não quer participar da disputa, mas para mim isso é indiferente", desconversa. O vereador finaliza dizendo que não pretende "proporcionalizar as bancadas para definir os candidatos à Mesa e que o nome será definido dentro de um universo de 11 parlamentares. (Andressa Boa Sorte)

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

CÂMARA DE CUIABÁ | 31/10/2008 - 11:43

Clovito disputa e diz que Adevair é inexperiente

Romilson Dourado

Vereador Clovito (PTB)  O vereador Clóvis Hugueney, o Clóvito (PTB), também está na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá. O paralmentar, que se reelegeu com 4.797 votos, disse que sua estratégia é não comentar as estratégias sobre sua candidatura, sob pena de ser "entregar o ouro para o bandido". O petebista afirma que está se articulando. "Tenho propostas muito boas, pretendo humanizar a Câmara", ressalta o vereador. Sobre seus concorrentes, Clovito se limita a dizer que acredita que "todos têm o perfil de trabalho".

   Em seguida, comenta que o estreante Adevair Cabral (PDT), eleito com 3.916 votos, por exemplo, não reúne experiência para presidente a Câmara da Capital. "A pessoa tem que ter experiência para saber comandar a Câmara. Ele (Adevair) é muito novo, inexperiente. Deveria aprender primeiro, mal entrou, aliás, entra só no ano que vem e já quer ser presidente", critica Clovito. (Andressa Boa Sorte) 

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

EM LEVERGER | 31/10/2008 - 10:20

Prefeitura sofre devassa; Faustino é investigado

Romilson Dourado


Funcionários da Justiça Eleitoral recolhem vários documentos

  Por determinação do juiz Lídio Modesto, da 38% Zona Eleitoral de Santo Antonio de Leverger, funcionários do cartório eleitoral, com apoio das polícias Civil e Militar, fizeram uma "devassa" na Prefeitura de Santo Antonio de Leverger (a 39 km de Cuiabá) nesta quinta à noite. No trabalho de busca e apreensão, eles recolheram várias pastas com documentos e CPUs de computador. O cerco se fecha contra o prefeito reeleito Faustino Dias Neto (DEM), acusado de atos de improbidade e, para piorar, de comprar eleitores em troca de emprego na administração.

   As supostas irregularidades foram denunciadas pela Ong Moral ao Ministério Público, que ofereceu denúncia contra Faustino. O juiz Lídio Modesto expediu, então, mandado de busca e apreensão. Funcionários do cartório eleitoral realizaram o trabalho por mais de duas horas. Chegaram à Prefeitura às 21h e só concluir a busca e aprensão por volta de 23.

   Na prefeitura foram apreendidos computadores, documentos e contratos de uma suposta empresa que estaria envolvida em esquema de compra de votos pela reeleição de Faustino. O mentor seria o ex-petista Valdebran Padilha, aquele acusado de envolvimento na máfia das sanguessugas e que foi flagrado com R$ 1,7 milhão em um hotel em São Paulo junto com o ex-assessor da campanha à reeleição do presidente Lula, Gedimar Passos. À época, em 2006, os dois alegaram que estavam negociando um dossiê contra tucanos o que gerou escândalo.

  Segundo a denúncia que levou o juiz a determinar busca e apreensão na Prefeitura dee Leverger, a empresa "trocava" votos por empregos. O material apreendido foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal de Cuiabá.

   O prefeito Faustino Dias Neto (DEM) foi reeleito com 46,4% dos votos válidos (5.776 votos), apenas 18 a mais que sua única adversária nas urnas, a ex-prefeita  Glorinha Garcia (PP). (Patrícia Sanches)





Sob escolta de policiais, servidores da Justiça Eleitoral apreendem CPUs de computador para ajudar nas investigações
Fotos: Júlio Rocha

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

VÁRZEA GRANDE | 31/10/2008 - 09:43

Mulheres de Tião e de Wallace assumem pastas

Romilson Dourado


Tião da Zaeli, a esposa Miriam e Jaqueline Guimarães (à esq.)

  A dois meses de concluir o primeiro mandato, o prefeito reeleito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR), já se comprometeu a levar para o primeiro escalão a partir de 1º de janeiro duas mulheres, a médica Jaqueline Guimarães (ex-DEM), esposa do deputado Wallace Guimarães (DEM), e a empresária Miriam, mulher do vice-prefeito eleito Tião da Zaeli (PR). Educadora e dona de uma escola particular, Miriam será secretária de Educação. Hoje está no posto Isaac Abrão Nassarden. Ele entrou em janeiro deste ano no lugar de Elismar Bezerra, atual secretário de Trânsito e Transporte Urbano de Cuabá (SMTU).

  Já Jaqueline deve assumir a pasta da Saúde ou a Promoção Social. Murilo avalia qual das secretarias nomeará a esposa de Wallace. Se optar pela Saúde, abre chance para Cely Almeida, derrotada à cadeira de vereadora, voltar à Promoção Social. Cely teve 2.372 votos e ficou como segunda suplente do PR.

   A inclusão de Miriam no staff foi um compromisso de Murilo para ter Tião como seu vice. O empresário demonstrava uma certa resistência. Por fim, aceitou entrar no páreo, desde que, em caso de êxito da chapa nas urnas, viesse a ter autonomia na administração e também na indicação de cargos. Um deles foi a Educação. Assim, Tião já estréia na vida pública adotando a prática do nepotismo.

   No caso de Jaqueline, Murilo decidiu prestigiá-la após ela ter abandonado a candidatura de Júlio Campos (DEM) na reta final. Jaqueline tomou a decisão alegando que o seu marido Wallace foi vítima de conspiração e traição da cúpula do Democratas, ao ponto de expô-lo em uma gravação na qual aparece "ensacando" dinheiro.

  Outros nomes estão sendo cotados para a nova composição da equipe de Murilo. O vereador reeleito Wiltinho Coelho (PR), por exemplo, é cotado para alguma pasta. A negociação tem um só objetivo: abrir vaga na Câmara com vistas a prestigiar o vereador Charles Caetano, que teve 2.442 votos e ficou como primeiro suplente do PR.

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

RUMO A 2010 | 31/10/2008 - 08:44

3 já brigam no PR por candidatura a governador

Romilson Dourado

Fernando Ordakowski

Mendes, Sérgio e Pagot são pré-candidatos ao Paiaguás

  Maior partido do Estado, com 33 prefeitos, 17 vice e 228 vereadores eleitos, o PR do governador Blairo Maggi já enfrenta divergências internas por causa de eventual candidatura ao Palácio Paiaguás, em 2010. Luiz Antonio Pagot que, em tese, seria o nome articulado por Maggi, passa a ter adversários dentro do próprio partido, sendo eles o empresário Mauro Mendes, derrotado para prefeito neste pleito, e, ainda correndo por fora, o presidente da Assembléia, deputado Sérgio Ricardo.

  Pagot e Mendes iniciaram troca de farpas. Nos bastidores, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (Dnit) desvalorizou o potencial de voto de Mendes, que chegou a 39% dos votos válidos, na disputa de segundo turno contra o prefeito reeleito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB). Pagot também menosprezou os aliados nas eleições em Cuiabá, como PT e PMDB, trazendo para si os feitos da coligação. Isso começou a crisar mais cisões com partidos que eventualmente caminham hoje para nova composição com os republicanos.

   Mesmo com a derrota de Mendes, o governador passou a tê-lo como "nome em potencial" para a corrida ao Paiaguás. Pagot começa a perder espaço dentro do PR. De quebra, ainda aparece Sérgio disposto a insistir com sua pré-candidatura. Os conflitos internos expõem um partido recém-criado que ficou "inchado" e que precisará de muita habilidade para evitar debandadas para a oposição.

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

INFIDELIDADE | 30/10/2008 - 21:49

Mais 8 vereadores "pula-pula" perdem mandato

Romilson Dourado

  Mais 8 vereadores infiéis perderam seus mandatos em sessão do Pleno do TRE nesta quinta (30) à noite. Eles infringiram a regra do TSE, em vigor desde 27 de março do ano passado, porque trocaram de legendas. Agora já são 193 o número de parlamentares cassados.

Novos parlamentares que ficaram sem cadeira
Vicente Paulino Barreiros - Nova Mutum
Joa José Porto dos Santos - Canarana
Jazon de Souza Freitas - Luciara
Joana Tavares da Costa - Novo Santo Antonio
Sebastião Teixeira Matos - Bom Jesus do Araguaia
Antonio de Assis Carneiro - Serra Nova Dourada
Osvaldo Jesus Leite - Nossa Senhora do Livramento
Claudionor de Assis Souza - Alto Araguaia

  Vicente, de Nova Mutum, perdeu a cadeira de vereador porque saiu do DEM (ex-PFL) e pulou para o PPS. Joa José, de Canarana, trocou o PSDB pelo DEM. Já Jazon, de Luciara, saiu do PSB, enquanto Joana, de Novo Santo Antonio foi cassada porque abandonou o PT.

   Foram também para a berlinda Sebastião Teixeira, de Bom Jesus do Araguaia, por ter migrado do PTB para o PPS; Antonio de Assis (Serra Nova Dourada), que saiu do PPS para se filiar no PMDB; Osvaldo (Livramento), que deixou o o DEM; e Claudionor de Assis, de Alto Araguaia, que trocou o PMDB pelo PPS.

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

RESGATE HISTÓRICO | 30/10/2008 - 21:26

Fotografias de Dema retratam cotidiano político

Romilson Dourado


Demósteles Milhomem, o Dema, reúne mais de 3 mil fotos

 Com a colaboração do repórter-fotográfico Demósteles Milhomem, o Dema, que desde a década de 1980 trabalha na Assembléia Legislativa e já acumula um acervo com mais de 3 mil fotografias, além de 20 mil negativos armazenados, o RDNews passa a publicar diariamente imagens curiosas, históricas e marcantes de personalidades políticas mato-grossenses de um passado recente.

  Empolgado, Dema se emociona ao mostrar as fotografias. Também não é para menos. É da arte de fotografar que ele faz história e garante o seu sustento e de sua família. Casado com Jolimar, 53, que foi a primeira secretária do hoje deputado Roberto França, Dema tem 3 filhos (Júlia, 21; Juliane, 23; e Bruno, 24) e é o primeiro fotógrafo de carreira da Assembléia. Ele revela ter registrado cenas marcantes do cotidiano político.

   "Muitos não acreditam, mas aqui na Assembléia percebo que alguns deputados trabalham demais. A vida deles é muito corrida. Alguns se envolvem tanto com a atividade parlamentar que deixam a família em segundo plano", observa o fotógrafo. A quatro anos para se aposentar, Dema disse que assistiu embates acirrados no plenário e até brigas, mas foi impedido de fotografar essas cenas, principalmente na época do regime militar (65-85). "Eu vivo da arte de fotografar, com muita alegria e satisfação porque é da fotografia que eu mantenho o meu padrão de vida e sustento a minha família", enfatiza.

   Demósteles Milhomem é um dos poucos profissionais que tive a preocupação de arquivar suas fotografias. Graças a ele, o leitor vai poder relembrar aqui cenas históricas, principalmente de caciques políticos. Abaixo duas imagens para início da série "Resgaste Histórico". (Romilson Dourado)

Jayme ainda no PDS e Bosaipo como assessor na AL


Em 1981, Jayme Campos (ao centro) assiste ao discurso do deputado Alves Ferraz, com Afro Stefanini, Frederico Campos e Vandoni, na sede do extinto PDS (hoje DEM), à rua 24 de Outubro, esquina com Marechal Teodoro, em Cuiabá


Humberto Bosaipo, ainda como assessor de Roberto Cruz, e o ex-deputado Valdon Varjão, um dos primeiros negros a ocupar cadeira de deputado no país e que faleceu neste ano
Fotos: Demósteles Milhomem

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!



Histórico

2012:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2011:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2010:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2009:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2008:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2007:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2006:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

PORTAL | BLOG | RDNEWS NO SEU SITE | RDNEWS | EXPEDIENTE | ANUNCIE | CONTATO

Todos os Direitos Reservados - RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso - 2006 - 2012

Fale conosco: (65) 3637-6104 ou 3637-8249

EIQ Consultoria