Quinta, 09 de Fevereiro de 2012, 06:23 h

DESCONTRAÇÃO | 31/01/2009 - 20:00

Canções do argentino Yupanqui ganham mundo

Romilson Dourado

   Cantor, compositor e violonista, Atahualpa Yupanqui é um dos grandes nomes da música folclórica argentina. Além do talento com as cordas e melodias, Yupanqui também era escritor. Entre suas principais obras estão os livros "Piedra Sola", "Aires Índios", "Cerro Bayo", "Guitarra", "El Canto del Viento", "La Palabra Sagrada" e "La Capataza".

   Sobre os sucessos musicais, o artista é lembrado mundialmente pelas canções "Cachilo Dormido", "El Alazán", "La Pobrecita", "Luna Tucumana", "Milongo del Peón de Campo. São músicas consideradas "eternas" e são reproduzidas por artistas em todo o mundo. (Lisânia Ghisi)

   Clique no play e ouça o cantor e compositor Yupanqui

DIVERGÊNCIA | 31/01/2009 - 19:38

3 deputados reclamam; PR vai cancelar encontro

Romilson Dourado

  Uma nova crise no PR, desta vez motivado por vaidades pessoais, deve levar à direção estadual do partido a cancelar a reunião de cúpula que está agendada para o próximo sábado (7). Acontece que o governador Blairo Maggi só tinha convidado os dois deputados federais do partido (Wellington Fagundes e Homero Pereira) e dois dos cinco estaduais, sendo eles Sérgio Ricardo e Mauro Savi.

   Foram excluídos da convocação João Malheiros, Wagner Ramos e Jota Barreto. Estes três estão na bronca. Comentam nos bastidores que vão se rebelar. Para evitar mais conflitos e comentários de que estaria havendo privilégios para uns em detrimento de outros, o governador sugeriu ao presidente estadual do PR, Moisés Sachetti, o cancelamento da reunião do dia 7. Outro ponto de divergência foi o fato de Wagner, Barreto e Malheiros terem sido informados do encontro, primeiro pela imprensa.

   A cúpula do PR, maior legenda no Estado em número de ocupantes de cargos eletivos - possui 33 prefeitos, 17 vice, 228 vereadores, 5 deputados estaduais e 2 federais e mais o governador Maggi -, começou a "bater cabeça" em busca de um novo pré-candidato ao Palácio Paiaguás, diante da desistência do diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot. O presidente da Assembléia, deputado Sérgio Ricardo, se inseriu no processo, mas não tem apoio da turma da botina, grupo ligado a Maggi.

  O empresário Mauro Mendes, derrotado no segundo turno na disputa à Prefeitura de Cuiabá no ano passado, está inelegível pelos próximos três anos. Diante da carência de quadros com vistas à sucessão estadual, a cúpula do partido decidiu, então, chamar uma discussão interna para encontrar alternativa.

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

CURIOSIDADE NA NET | 31/01/2009 - 16:15

Obra de Joaquim Macedo é sucesso na telona

Romilson Dourado

   Autor do clássico "A Moreninha", Joaquim Manuel de Macedo inaugurou o romance urbano, com textos que têm como cenário principal a "cidade grande". Poeta, jornalista, historiógrafo e escritor de clássicos de livros didáticos, Macedo é lembrado pelo público apreciador da boa literatura e também aclamado por estudantes.

  Ao longo de sua carreira, ele escreveu cerca de 18 romances, 16 peças teatrais e livro de contos. É considerado um mestre por José de Alencar. Macedo tinha o público feminino como seu grande alvo. Com um linguagem fácil, pitadas de humor, sem análises profundas e nem situações trágicas, seus escritos proporcionam um leitura prazerosa. Além do clássica, "A Moreninha", o autor contemplou a mundo com outros romances, como "O Moço Loiro", "Rosa", "Vicentina", "O Forasteiro" e "A Luneta Mágica". (Lisânia Ghisi)

   Clique no play e veja trechos do clássico "A Moreninha"

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

CONFUSÃO | 31/01/2009 - 13:21

Juca sofre intimidação e é exonerado do PS-VG

Romilson Dourado

  Uma armação e complô "arrancaram" do quadro de diretores do Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande Juca Maria, que ficou no cargo somente por 15 dias neste começo na nova gestão Murilo Domingos (PR). O próprio prefeito convidou Juca para ocupar o posto. Ele é filiado ao PV. Juca aceitou o desafio com o propósito de humanizar o atendimento no PS e de tocar numa ferida que, em princípio, exige coragem para romper barreiras: controlar o expediente e o atendimento feito pelos médicos.

  A investida de Juca contrariou interesses, principalmente do novo superintendente do PS, médico Jorge Lafetá. A reação contra seu trabalho foi imediata. A crise eclodiu na última terça (27), por volta de 18h. Juca, que esperava pela nomeação ao posto de diretor-administrativo e financeiro, se deparou com o coronel PM e um dos médicos do quadro Juliano Canavarros conversando com oito enfermeiras de forma descontraída, num dos boxes, enquanto um paciente aguardava no corredor por atendimento havia quatro horas.

   Angustiado com a situação, Juca Maria abriu a porta à procura de um médico para socorrer o paciente. Foi interceptado pelo coronel Canavarros, que o questionou do porquê ter entrado na sala. Juca respondeu:
    - Estou procurando um médico para atendimento urgente.
     Canavarros continuou o bate-papo com as enfermeiras e, ao mesmo tempo, emendou uma outra pergunta:
    - O que você é aqui?
   - Sou um dos diretores
   O coronel-médico olhou para Juca dos pés à cabeça e, em tom irônico e de deboche, perguntou:
    - Diretor assim, de calça jeans e camisa rosa?
    Depois de alguns segundos, Canavarros prosseguiu:
    - Você é diretor de quê, mesmo?
   Constrangido e irritado com a situação, Juca reagiu de forma dura:
  - Não te interessa, não te devo satisfação!
   A partir daí, Canarravos partiu para a intimidação.
   Avisou que mandaria prender o diretor. Juca saiu do interior do PS e passou a conversar com dois PMs na frente da unidade hospitalar. Enquanto isso, Juliano Canarravos passou a disparar telefonemas. O primeiro com quem ele falou foi com o superintendente Lafetá. Fez a "caveira" de Juca. O coronel-médico, numa demonstração de que é daqueles que não levam desaforo para casa, ainda foi tirar satisfação com Juca na frente do PS.

    Mesmo na frente de dois policiais fardados, Canavarros agrediu verbalmente o diretor. O chamou de analfabeto e chegou a dizer que não entende o porquê do prefeito Murilo nomear "esse povo do sítio" para ser diretor". De quebra, ainda ameaçou Juca com voz de prisão.

   Para evitar mais confusão, o diretor foi para sua casa, no bairro Água Vermelha. Poucos minutos depois, eis que aparecem PMs fortemente armados em num verdadeiro comboio. Cercaram a casa de Juca Maria. A vizinhança saiu à rua para ver o que estava acontecendo. Acuado, Juca disse que só sairia para fora com a presença da imprensa. Sem mandado de prisão, os PMs perceberam que poderiam se complicar e deixaram o local.

   Escândalo

   O caso se transformou num escândalo, mas vinha sendo mantido em sigilo. Os detalhes sobre a briga entre Canavarros e Juca, que resultou na exoneração do diretor, foram contados por funcionários do PS. Juca foi procurado pelo RDNews, mas preferiu não se pronunciar.  Ele se limitou a dizer apenas que está constrangido diante de uma situação que jamais imaginaria passar. Amigos e aliados de Juca incentivam-no a acionar Canarracos no Conselho Regional de Medicina por suposta omissão e negligência no atendimento no PS e, na Corregedoria da PM por abuso de audoridade e ainda tende a enviar uma carta para o PV, no qual é filiado, relatando todo o episódio.

(1º/fev - 15h30) - Nova versão transfere culpa a Juca

   Alguns servidores do pronto-socorro de Várzea Grande contam outra versão sobre a briga entre o ex-diretor da unidade hospitalar Juca Maria e o médico e coronel Juliano Canavarros. Segundo eles, não foi o médico quem provocou intriga, mas sim Juca, que foi exonerado com menos de 15 no cargo, antes mesmo de sair a publicação oficial de sua nomeação. Sem crachá de identificação, Juca estaria andando no boxe de emergência. O pronto-socorro estava lotado de pacientes para serem atendidos.

   Ao se deparar com Juca, Juliano o questionou:
   - O senhor é paciente?
   Juca respondeu de forma ríspida:
   - Não te interessa!
   - O senhor está acompanhado de alguém? Se não tiver, pode esperar lá fora!
   - Quero ver quem vai me tirar daqui. Eu sou diretor dessa m...
    O médico-coronel Canavarros chamou a polícia e deu voz de prisão para o diretor. Nesse momento, Juca correu. Foi aí, que PMs montaram uma operação para tentar prendê-lo, vindo a cercar sua residência no bairro Água Vermelha. Juca se livrou da detenção por suposto desacato quando avisou aos policiais que só se entregaria mediante presença da imprensa.

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

RUMO A 2010 | 31/01/2009 - 12:20

Jayme fica "em cima do muro" sobre alianças

Romilson Dourado


Jayme diz que nunca viu uma eleição da AMM tão agitada
Foto: Lisânea Ghisi

   Com a desistência do virtual candidato ao governo estadual Luís Antônio Pagot (PR), o cacique democrata Jayme Campos está em dúvida se abandona ou não a base do governador Blairo Maggi (PR). Ele não demonstra não saber quais os rumos que deve tomar nos próximos meses e se mantém "em cima do muro". Ao mesmo tempo em que defende a permanência da aliança com Maggi, Jayme garante que também possui simpatia pelo PSDB e pelo suposto candidato ao governo pela sigla, prefeito Wilson Santos.

   Em uma resposta às críticas que vem recebendo sobre sua postura dúbia , o cacique argumenta que ainda é muito cedo para o DEM decidir se abandona ou não a base governista. "Ninguém pode cobrar nada. Ainda está muito cedo. Vamos esperar e ver quais candidados são aclamados pelo povo. Aí sim teremos candidaturas válidas", analisa.

   As afirmações foram feitas durante a eleição do novo presidente da AMM. Na oportunidade, Campos desconversou sobre o racha dentro do DEM, gerado a partir de sua decisão de não apoiar seu colega de partido Dênio Peixoto, prefeito de Planalto da Serra. Além disso, para piorar a situação, Jayme teria articulado a eleição de Pedro Ferreira (PP), novo presidente da AMM. "Vim aqui como mero espectador. Não apoio ninguém, mas gostaria que tivesse havido uma candidatura conscensual", confessa o democrata pouco antes da vitória de Pedro, que obteve 83 dos 95 votos.

   Sobre uma possível candidatura ao governo, o senador disse que respeita a opinião de seu irmão e ex-governador Júlio Campos (DEM), que já declarou a vontade de ver Jayme no Palácio Paiaguás, mas adianta que ele não pode mandar em sua vida política. "Tudo ainda está muito cru. Precisamos esperar a reforma eleitoral que deve decidir pela verticalização ou não das coligações. Ainda não sei o que farei". (Patrícia Sanches) 

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

ARTICULAÇÃO | 31/01/2009 - 11:31

Deputado "recrimina" acusações feitas por Dênio

Romilson Dourado


Riva diz que compareceu à eleição da AMM para levar solidariedade ao vencedor do embate, prefeito Pedro Ferreira
Foto: Lisânia Ghisi

   O deputado José Riva (PP), que assume a presidência da Assembléia Legislativa nesta segunda (2), esteve presente  na cerimônia de eleição do novo presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), apenas como "mero" espectador. Ao menos foi o que disse o progressista. Mesmo assim, Riva não negou que articulou a candidatura do vencedor da disputa pela presidência da AMM, Pedro Ferreira, prefeito de Jauru. Pedro contou com apoio de "peso". Além de Riva, o governador Blairo Maggi (PR) também esteve ao seu lado.

   "Nós queremos a AMM forte, esse é nosso principal objetivo. Temos que pensar antes de tudo na instituição, que deve continuar sendo independente, já que ninguém quer a AMM arrasada", disse Riva. Segundo o progressista, não adianta autoridades "entrarem no meio" da eleição que aconteceu nesta sexta (30).

   Sobre as acusações feitas pelo candidato derrotado Dênio Peixoto, prefeito de Planalto da Serra, de que a chapa de Pedro com a ajuda da Comissão Eleitoral da AMM teria agido com "truculência" e forçado prefeitos da chapa de Dênio a retirarem seus nomes, Riva diz que são totalmente infundadas. "As alegações de Dênio não fazem sentido. Nós viemos aqui trazer solidariedade ao Pedro". (Flávia Borges)

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

ITIQUIRA | 31/01/2009 - 11:30

Após prazo vencido, vereador anuncia concurso

Romilson Dourado

  Pressionado pelo Ministério Público que ordenou a realização imediata de concurso público e a extinção de nepotismo na Câmara de Itiquira (a 325 km da Capital), o novo presidente da Casa, vereador Ademir Alves de Oliveira, o Ademir da Santinha (PMDB), conseguiu "freiar" a multa diária de R$ 10 mil pelo descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, que venceu no último dia 10. "Fui orientado a fazer uma reforma administrativa. Reenquadrar os funcionários em suas funções. Por enquanto, reajustes salariais estão fora de cogitaçaõ".

  Atualmente apenas 4 dos 54 funcionários do legislativo itiquirense são concursados. O fato chamou a atenção do MP que ordenou em 2008 a realização de concurso público. Ocorre que até hoje o processo seletivo não foi realizado e com o vencimento do TAC a Câmara passou a pagar multa diária de R$ 10 mil, - confira mais aqui. Após negociações, o MP estendeu por mais 30 dias o prazo para a regularização da situação, ou seja, até 10 de fevereiro o edital de abertura do concurso deve ser publicado. (Patrícia Sanches) 

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

EDUCAÇÃO | 31/01/2009 - 11:04

Ságuas afasta professor acusado de imoralidade

Romilson Dourado

   O secretário estadual de Educação, Ságuas Moraes, determinou a instauração de um processo administrativo disciplinar para apurar denúncias de que o professor da escola Nilo Póvoas, Aurelino Marques Soares, teria mantido "conduta incompatível com a moralidade administrativa, praticado incontinência pública e conduta escandalosa". Ainda conforme a portaria publicada no Diário Oficial, Aurelino não teria sido leal à instituição em que trabalha. Sua "infração" não foi sequer divulgada devido à gravidade do caso.

   A comissão será presidida pela advogada Hilca Denise Viana de Carvalho, além de Telma Queiroz Silva e Sonia Cristina Barroso. O professor Aurelino foi afastado do cargo e agora exercerá suas funções no Departamento de Material e Patromônio da Seduc. (Flávia Borges)

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

HUMOR | 31/01/2009 - 10:34

Jovem vê agilidade do INSS e quer se aposentar

Romilson Dourado

  O INSS lançou um desafio que, para muitos, é quase impossível de conseguir êxito, considerando o trâmite burocrático e o histórico de incompetência que marca o órgão. A promessa do ministro da Previdência Social, José Pimentel, é de fazer em apenas 30 minutos a liberação de aposentadorias por tempo de contribuição dos trabalhadores urbanos.

   Para se aposentar por tempo de serviço, os homens devem ter 35 anos de contribuição e, as mulheres, 30 anos. Também entrará nesse sistema a concessão do salário-maternidade. O presidente Lula, junto com o ministro Pimentel, já lançarm essa nova etapa desse tipo de análise. A agilização para esses tipos de benefícios estava prevista para ocorrer somente a partir de março, mas foi adiantada devido à integração no sistema da Previdência. Na prática, porém, nem tudo está ocorrendo como o previsto.

  Para pedir a aposentadoria, o trabalhador deverá agendar o atendimento em um posto do INSS pelo telefone 135 ou pela internet. O benefício só não sairá na hora caso haja falta, no sistema, de algum dado sobre o trabalhador. Nesse caso, ele terá de apresentar documentos para solicitar a inclusão das informações, como vínculos empregatícios que não estão registrados no sistema.

----------------------------------------

   O chargista Maurício Ricardo, em mais uma sacada humorística, apresenta uma estória de dois jovens que procurar o INSS já para se aposentar. Um deles diz ter trabalhado poucas horas e, pela interpretação da mensagem do ministro da Previdência, entende que já pode ganhar aposentadoria.

         Clique no play 2 vezes e confira. Está imperdível.

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

ELEIÇÃO NA AMM | 31/01/2009 - 10:08

Dênio reclama e diz que eleição foi "histórica"

Romilson Dourado


Dênio Peixoto, candidato derrotado à presidência da AMM
Foto: Lisânia Ghisi

   O prefeito de Planalto da Serra Dênio Peixoto (DEM) disse que não se arrepende de ter enfrentado um verdadeiro "paredão" para concorrer à presidência da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) nesta sexta (30). Dênio roubou a cena durante a eleição da nova Mesa Diretora, mas não levou o título de presidente, que ficou com o prefeito de Jauru, Pedro Ferreira (PP). "Eu acredito que esta eleição foi um verdadeiro marco na história da AMM. Há 20 anos isso não acontecia. Isso é democracia", avalia. O democrata obteve apenas 12 votos, enquanto seu adversário progressista "abocanhou" 83 dos 95 votos.

  Dênio acredita que contribuiu para um novo formato de gestão. Segundo ele, Pedro Ferreira terá  muito mais trabalho que seu antecessor, José Aparecido dos Santos, o Cidinho. "Até agora todo mundo era eleito por aclamação. Isso acabou. Se Pedro quiser se reeleger  terá que fazer pelo menos o dobro que Cidinho fez. Será muito difícil", afirma.

  O candidato derrotado se queixou ainda do que denominou de "truculência" da chapa de Pedro Ferreira. "Eles perseguiram, dobraram vários prefeitos que faziam parte da minha chapa e assim fica difícil. Mas estou feliz por ter participado da eleição. Só queria isso", finaliza. Nos bastidores o comentário é que Dênio queria apenas fazer "barulho" colocando seu nome na disputa pela AMM. Na verdade, o democrata pretende concorrer a uma cadeira de deputado nas eleições de 2010. (Patrícia Sanches) 

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

RESGATE HISTÓRICO | 31/01/2009 - 09:47

Sansão vira deputado com Orione e morre em 85

Romilson Dourado

Clique nas imagens para ampliá-las


 Hitler Sansão foi deputado estadual na década de 1980, após sair das urnas como suplente. Ele tomou posse junto com o também suplente na época Eduíno Orione, de Guiratinga (região Sul). Em 1985, Sansão morreu de acidente aéreo. As imagens mostram Sansão e Orione, que é irmão do "eterno" presidente da Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF), Carlos Orione. A primeira imagem mostra Sansão (à esq.) e Orione a caminho do plenário para serem empossados. Depois, ambos prestam juramento ao então presidente da AL, Ubiratan Spinelli, que aparece entre Rodrigues Palma (à dir.) e o consultor jurídico da Mesa Diretora, advogado Reis Costa...

 ...em 85 (há 24 anos), o corpo de Hitler Sansão era velado na Assembléia. Ao lado do caixão o então governador Júlio Campos (à esq) e, do outro lado o ex-deputado Pedro Lima (o mais alto)
Fotos: Demóstenes Milhomem

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

ECONOMIA | 31/01/2009 - 09:30

Maggi recomenda "caldo de galinha" contra crise

Romilson Dourado

    Mesmo diante da crise, o governador Blairo Maggi (PR) descartou a possibilidade de oferecer subisídios aos agricultores mato-grossenses. Por outro lado, afirma que a agricultura familiar terá atenção especial. "Só concordo com subsídios para a agricultura familiar. Eles precisam do nosso amparo e terão", disse o governador neste sábado (31) durante entrevista ao programa MT Rural da TV Centro América, afiliada da Rede Globo.

  Na avaliação de Maggi a crise econômica que aportou no Brasil deve durar pelo menos dois anos. Após este período de turbulência ele acredita que venha a calmaria e que a economia brasileira ficará mais forte. "Quando estamos doentes, caldo de galinha e prudência não faz mal a ninguém. A crise não vai durar a vida toda", analisa o republicano, que completa dizendo que o problema não começou no Brasil e que por isso não atingirá a estrutura econômica do país. "Isso tudo veio dos Estados Unidos e Europa. Temos uma rede bancária forte, e vamos superar".

  Maggi afirmou ainda que os agricultores devem lançar mão de novas tecnologias para baratear a produção e poder concorrer com o mercado exterior. Além disso os produtores rurais precisam escolher apenas um tipo de cultura. "Muitos agricultores cultivam várias coisas ao mesmo tempo e não conseguem evoluir. É preciso ter foco", avalia. (Patrícia Sanches)

-----------------------------------------------

   Clique no play e veja os conselhos de Blairo Maggi

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

COMUNICAÇÃO | 31/01/2009 - 08:55

A relação entre política e religião causa polêmica

Romilson Dourado

   A revista Carta Capital desta semana aborda a cultura no Brasil. Na Mostra Internacional de São Paulo e no Festival do Rio, duas das maiores vitrines cinematográficas da América Latina, os ingressos para as produções de Daniel Burman são daqueles que desaparecem num piscar de olhos. Na última Mostra, no fim de 2008, Ninho Vazio, seu mais recente filme, teve todas as sessões repletas. Na Argentina, foi um dos recordistas de bilheteria, com 300 mil ingressos vendidos.

   Carta Capital mostra ainda um assunto polêmico: a religião relacionada à política. A Igreja Católica pretende alargar sua influência na política no País. Hoje, 80% dos integrantes do Congresso Nacional se dizem católicos (praticantes ou não). São cerca de 400 deputados entre os 513 eleitos, segundo cálculos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No Senado, embora não haja um levantamento preciso, estima-se a mesma proporção (64 entre 81 senadores). Mesmo assim, os católicos nunca contaram, no Congresso, com uma bancada específica, como os evangélicos. (Flávia Borges)

COMUNICAÇÃO | 31/01/2009 - 08:53

Battisti resolve romper o silêncio sobre prisão

Romilson Dourado

   O ex-militante de extrema esquerda Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália em 1993, foragido da Justiça francesa desde 2004 e preso pela Polícia Federal, no Rio de Janeiro, é destaque da revista IstoÉ desta semana. Cesare Battisti é uma das vítimas do processo de "caça às bruxas" orquestrado pela direita européia. Numa campanha de desinformação promovida pelo governo italiano, associado aos grupos de direita, a imprensa brasileira divulgou que ele seria o autor de crimes pelos quais nem sequer foi acusado na Itália, como o caso do assalto ao restaurante "Il Transatlantico".

   Outro assunto de IstoÉ é a eleição para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que acontecerá nesta segunda (2), que será muito mais do que uma simples disputa pelo comando das duas Casas do Congresso. Nos bastidores, as negociações apontam para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010. (Flávia Borges)

COMUNICAÇÃO | 31/01/2009 - 08:52

Estudo diz que mulheres separam corpo e mente

Romilson Dourado

   A separação entre o corpo e a mente sexual das mulheres não surpreende tanto assim os especialistas, sobretudo as mulheres que conhecem a intimidade das outras mulheres. Ao preconizar a divisão radical da libido das mulheres entre mente e corpo, os novos estudos de sexualidade criam um dilema. Se essa divisão expressa a natureza profunda das mulheres, então há nas fêmeas da espécie humana um duplo comando sexual. De um lado, o corpo. Do outro, a mente, dividida entre fantasias de prazer arriscado e a necessidade emocional de intimidade e proteção.

   Outro assunto mostrado nas páginas da revista Época é a tentativa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em reconciliar o Ocidente e o Islã. O jornalista libanês Hisham Melhem, chefe do escritório da emissora Al-Arabiya em Washington, procurou aliados de Obama na tentativa de conseguir um a entrevista sobre o assunto.  Sua esperança era a de que Obama considerasse relevante o seu pedido e abrisse o diálogo com os muçulmanos por meio da emissora, que tem sede nos Emirados Árabes Unidos. Na última segunda (26), Melhem recebeu um telefonema da Casa Branca e ficou sabendo que entrevistaria o homem mais poderoso do mundo no dia seguinte. (Flávia Borges)

COMUNICAÇÃO | 31/01/2009 - 08:51

Veja aborda escândalos e candidatura de Dilma

Romilson Dourado

   A revista Veja desta semana traz a história de vida do jogador de futebol Robinho, sempre lembrado por seu futebol alegre. Quando está jogando, parece um menino. Na semana passada, descobriu-se que infelizmente esse jeito de moleque não se restringe à bola. Uma face imatura de Robinho começou a ser revelada por uma acusação gravíssima: uma jovem inglesa de 18 anos diz ter sido agredida sexualmente por ele em uma boate de Leeds, cidade vizinha a Manchester, onde o jogador mora com a mulher e o filho.   

   Veja mostra também que o presidente Lula deu mais uma prova de que a candidata do PT à Presidência da República será mesmo a ministra Dilma Roussef. A alta popularidade do governo sempre foi usada por alguns petistas como argumento sólido para tentar mudar a Constituição e criar a possibilidade de um terceiro mandato para Lula.

   O autor oficial da proposta, o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), amigo e compadre do presidente, articulou durante quase dois anos a apresentação de uma emenda que previa, entre outras coisas, a convocação de um plebiscito sobre o tema. O parlamentar anunciou que finalmente desistiu da ideia. O presidente teria dito que está cansado, que oito anos de mandato é tempo suficiente e que a alternância de poder é importante para a democracia. (Flávia Borges)  

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

MÚSICA | 31/01/2009 - 08:45

Paulinho da Viola em Onde a dor não tem razão

Romilson Dourado

  Paulo César Batista de Faria, o Paulinho da Viola, autor de canções como "Onde a Dor Não Tem Razão", foi parceiro de nomes ilustres do samba carioca como Cartola, Elton Medeiros e Candeia.

  Destaca-se como cantor e compositor de samba, mas também compõe choros e é tido como um dos mais talentosos representantes da chamada Música Popular Brasileira. Paulinho da Viola é portelense. Desfila todos os anos com a escola. É fanático torcedor do Vasco.

  • Confira aqui a letra e no link abaixo para ouvir "Onde a Dor Não Tem Razão"
JUDICIÁRIO | 31/01/2009 - 07:52

Travassos assume com missão de equilibrar TJ

Romilson Dourado

Clique na imagem para ampliá-la  Com atuação e perfil de quem não está vinculado a grupos, o desembargador Mariano Travassos assume o comando do Judiciário estadual a partir de 2 de março com a missão de restabelecer o equilíbrio e a harmonia interna. Ele é irmão do polêmico Oscar Travassos, desembargador aposentado e que foi deputado federal e secretário de Segurança Pública nos governos dos irmãos Júlio e Jayme Campos, nas décadas de 80 e 90. Hoje, Oscar Travassos mora no Rio e tende a atuar, mesmo à distância, como espécie de conselheiro do irmão-presidente do TJ.

Mariano é irmão do ex-secretário
de Justiça Oscar Travassos, que
será espécie de seu conselheiro

   Mariano sucede a gestão Paulo Lessa, que pregou rupturas e quebra de paradigmas, mas que acabou por comprar brigas com colegas desembargadores e juízes. O Tribunal de Justiça rachou. De um lado o grupo de Lessa e do corregedor-geral de Justiça Orlando Perri e, de outro, a ala liderada pelo desembargador José Ferreira Leite e pelo ex-presidente da e outro, o grupo de magistrados liderados pelo ex-presidente, desembargador José Ferreira Leite, e pelo ex-presidente da Associação Mato-Grossense dos Magistrados (Amam-MT), Antônio Horário da Silva Neto.

   A troca de acusações mútuas entre alguns juízes e desembargadores acabou por corroer a estrutura de Poder do Judiciário. No ambiente onde poderia haver harmonia, transparência, serenidade e equilíbrio na missão de resolver os conflitos que surgem na sociedade, ficou marcado pela tensão, ameaças e jogadas conspiratórias.

   Conflitos

   São 30 cadeiras de desembargador - hoje são 29, pois há uma vacância com a aposentadoria de Munir Feguri. As brigas que expuseram o Judiciário começaram quando, entre tantas outras situações de confrontos, o grupo de Lessa torna público a decisão de suspender um acordo de 2003, selado entre o governo do Estado e o então presidente do TJ, Ferreira Leite, prevendo uma participação de 20% para o Judiciário sobre "o valor total das execuções efetivamente convertidas em receita aos cofres públicos. Assim, de cada R$ 100 que o governo de MT arrecadou nos últimos 2 anos em ações judiciais para a cobrança de tributos, R$ 20 foram para os cofres da própria Justiça.

  Na bronca, Ferreira Leite e quatro juízes (Marcelo de Barros, Irênio Lima, Marcos Aurélio dos Reis e Antônio Horácio) revidaram. Acusaram Perri de falsificar documento para aumentar a idade em um ano (de 24 para 25 anos) e, assim, ganhar legitimidade para fazer concurso público para juiz. "Detonaram" também Lessa por supostos atos de improbidade.

  O corregedor Perri denuncia Ferreira e os 4 juízes por supostos atos de improbidade, a partir do resultado de uma auditoria. Eles teriam recebido vantagens salariais irregulares e usaram o recurso público para socorrer a loja maçônica Grande Oriente do Estado, da qual Ferreira Leite era o grão-mestre e presidia o TJ à época. Em um novo capítulo na novela "A Guerra no Tribunal", Ferreira Leite e os 4 juízes denunciam que a tal auditoria feita pela Mesa Diretora sob Lessa e Perri partiu de uma empresa fantasma, que recebeu R$ 335 mil.

   Lessa e Perri reagem e disponibilizam documentos que apontam envolvimento em fraudes de 4 servidores, um deles ligado a Marcelo de Barros, um dos 4 juízes denunciados. Em novo confronto, o grupo de Ferreira Leite torna público pagamentos de extras (direitos adquiridos) supostamente de forma privilegiada a servidores e magistrados com ligação com a atual Mesa.

   E, assim, vem caminhando o TJ, protagonista de uma novela que, agora sob Mariano Travassos, tende a chegar ao fim. A nova Diretoria tem como vice Paulo Cunha, tido como outro magistrado que deve contribuir para o ponto de equilíbrio. A Corregedoria-Geral fica sob Manoel Ornellas.

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!



Histórico

2012:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2011:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2010:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2009:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2008:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2007:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2006:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

PORTAL | BLOG | RDNEWS NO SEU SITE | RDNEWS | EXPEDIENTE | ANUNCIE | CONTATO

Todos os Direitos Reservados - RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso - 2006 - 2012

Fale conosco: (65) 3637-6104 ou 3637-8249

EIQ Consultoria