O secretário de Administração, Geraldo de Vitto, acredita que os dois mil aprovados para os cargos de nível fundamental do concurso do Estado devam ser convocados no início de março. Neste domingo (31), em coletiva no Palácio Paiaguás, o secretário disse ter garantido ao governador Blairo Maggi (PR) que a convocação dos novos servidores será imediata. Com isso, apesar dos transtornos registrados na primeira tentativa, Maggi obterá parte dos “louros” da realização do do concurso. Ele renunciar ao cargo em 31 de março para disputar uma vaga no Senado.
Geraldo de Vitto disse que conversou por telefone com o governador, pouco antes da coletiva, e foi cobrado sobre a data da convocação. Maggi está em Rondonópolis. “Vamos chamar o mais rápido possível. Acredito que no começo do mês que vem. Conversei com o governador há pouco e ele me questionava exatamente sobre isso”, revelou o secretário. Segundo ele, o gabarito da prova de nível fundamental será divulgado nesta segunda (1º).
Pela legislação, não se pode realizar concurso e nem nomear os aprovados dentro dos seis meses que antecedem às eleições gerais, que acontecem em outubro. As próximas etapas do certame só ocorrem em 21 de fevereiro, para o nível médio, e em 21 de março, quando os candidatos de nível superiores farão as provas.
Diante disso, Maggi calcula que não estará mais no cargo quando os aprovados nas demais etapas forem chamados. O republicano espera ao menos receber os concursados do nível fundamental. Após a saída dele, as demais convocações certamente vão gerar bônus eleitoral para o vice-governador Silval Barbosa (PMDB).