Prestes a ser nomeada secretária de Educação, Rosa Neide (PT), hoje adjunta de Políticas Educacionais do Estado, disse que continuará os trabalhos do atual secretário Ságuas Moraes (PT). A nomeação dela é uma indicação do partido. A petista recebeu total apoio do grupo ligado ao presidente regional da sigla, deputado federal Carlos Abicalil, e assume no próximo dia 1º, com a posse do vice-governador Silval Barbosa (PMDB).
Mesmo antes da nomeação oficial, as metas da Educação já estão sendo traçadas, com projetos prontos para serem lançados, como é o caso da construção de mais 40 escolas estaduais. A maioria atenderá Cuiabá. Para estas obras, os recursos ainda precisam ser levantados junto ao governo Federal.
Rosa Neide já atua na Educação há cerca de 30 anos. Tem um perfil técnico, embora afirme que também possui habilidade política. “Passei pela alfabetização até o Ensino Superior. Vou me esforçar ao máximo para repassar todo o conhecimento possível sobre a área”, garante.
Citando a experiência profissional, ela diz não ter dificuldades para gerir a pasta. A adjunta é reconhecida na secretaria como o braço direito de Ságuas. Os projetos dele sempre recebem o aval da adjunta, não só pela relevância do cargo no setor, bem como pelo bom relacionamento que tem com ele. Mesmo sendo um ano político, Rosa Neide afirma que não vai sentir dificuldades.
Adjuntos
Como secretária, Rosa Neide promete não realizar mudanças drásticas no quadro de adjuntos da pasta. Segundo ela, o único que deve sair é o de Estrutura Escolar da Seduc, Ezequiel Ângelo Fonseca (PP), virtual candidato a deputado estadual. O professor já foi vereador, presidente da Câmara de Reserva do Cabaçal, prefeito por dois mandatos e é ex-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios. O progressista acaba de se envolver em uma polêmica. Foi acusado pelo deputado Guilherme Maluf (PSDB) de estar usando a máquina pública para alavancar a pré-candidatura - leia mais aqui. Ainda se discute quem vai assumir o cargo dele.