Quinta, 09 de Fevereiro de 2012, 06:49 h

CONCURSO | 24/04/2011 - 19:15

Governo pretende nomear 800 concursados até 16 de maio

Andréa Haddad

     A secretaria estadual de Administração montou um cronograma de nomeações a serem realizadas em três meses, tendo como data base o dia 15, para os aprovados no concurso público do Estado. As primeiras convocações aconteceram em 15 de abril. Na segunda (16) serão nomeadas aproximadamente 800 pessoas.

     Eles vão atuar no sistema prisional e penitenciário, Polícia Civil, gestor governamental e a área instrumental do governo. “O número correto de total de candidatos ainda não está fechado, mas não será a menos que 800. Ainda estamos fechando alguns detalhes com os órgãos”, explicou a secretária-adjunta de Gestão de Pessoas da SAD, Sandra Maria Marques Fontes.

     No mês de junho as nomeações também acontecerão no dia 15, para as carreiras da Área Instrumental do Governo e também de Desenvolvimento Econômico e Social.

     Na última segunda (18) circulou o Diário Oficial Eletrônico do dia 15 com aproximadamente 1.100 nomeações para diversas carreiras, como a área Instrumental do governo, Desenvolvimento Econômico e Social, professor de Educação Básica entre outros.
 

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

CONCURSO | 24/01/2011 - 14:49

Após uma denúncia anônima, aprovado é preso por fraude

Sissy Cambuim

   Depois de receber uma denúncia anônima, a Agência Central de Inteligência (ACI) prendeu em flagrante um dos aprovados no concurso público do Estado. Maicon George da Costa, que concorreu ao cargo de soldado da PM, apresentou documentação falsa durante o processo seletivo. De acordo com o edital, os aprovados tinham entre quarta (19) e sexta (21) para apresentar a documentação exigida.

   O comandante-geral da PM, coronel Osmar Lino Farias, disse que o caso serviu para demonstrar que a instituição não aceitará candidatos desonestos ou que tenham algum envolvimento com a Justiça. Ele ainda ressaltou que toda a vida pregressa do candidato é investigada pela PM e pediu que a população utilize o serviço do disque denúncia para prestar qualquer informação que possa contribuir nesse processo de investigação.

   Foi justamente por meio deste serviço telefônico que a ACI deu início às investigações acerca de Maicon e foi até a escola onde ele alegou ter concluído o ensino médio, para verificar a veracidade do certificado apresentado. No local, os policiais puderam constatar que o documento era falso e aguardaram até o momento da entrega para poder realziar a prisão em flagrante e eliminá-lo do concurso.

   Somente em Cuiabá foram convocados 711 para se matricular no curso de formação de soldados, divididos em três turmas, cuja entrega da documentação acontecia em etapas separadas. Maincon estava na última turma. Em todo o Estado, foram 1.237 aprovados para o cargo.

CONCURSO | 30/06/2010 - 09:37

Divulgada lista de aprovados que devem ser chamados em 2010

Joelma Pontes

   Já está disponível a lista dos candidatos aprovados do maior concurso público de Mato Grosso. A homologação do concurso deve acontecer até esta sexta (2), caso contrário, os aprovados só poderão ser chamados após o período eleitoral, ou seja, no início do próximo ano. As vagas disponíveis e o cadastro de reservas para os níveis médio e superior podem ser conferidos no Diário Oficial desta quarta (30). A classificação dos candidatos pode ser conferida também pelos sites do concurso - veja aqui-, da Unemat - confira aqui -, e da Iomat - aqui-, ou ainda pelo Disque-Servidor (0800-647-3633). Ao todo, foram oferecidas mais de 10 mil vagas. 

   Os cargos disponíveis para nível médio são: assistente do sistema prisional, agente prisional, assistente do sistema socioeducativo, agente orientador, soldado do Corpo de Bombeiros Militar, soldado da Polícia Militar, técnico administrativo educacional, agente da área instrumental do governo, agente de desenvolvimento econômico social, agente de serviço de trânsito, agente fundiário, agente de defesa agropecuária e florestal, fiscal de defesa do consumidor e técnico em necropsia.

   E para nível superior, foram disponibbilizados os seguintes cargos: técnico do sistema prisional, técnico do sistema socioeducativo, professor da educação básica, técnico da área instrumental do governo, técnico de desenvolvimento econômico social, técnico do serviço de trânsito, técnico fundiário, fiscal e analista de defesa agropecuária e florestal, conciliador de defesa do consumidor, analista do meio ambiente, auditor do Estado, gestor governamental, perito oficial criminal e analista regulador.
 

CONCURSO | 24/05/2010 - 16:01

Desempenho dos candidatos de nível médio já está disponível

Marcia Matos

   O desempenho dos 132.583 candidatos que fizeram as provas do concurso público do Estado, disputando 15 cargos de nível médio, já  pode ser  verificarificado. O resultado do desempenho está disponível no site da Unemat  e no site oficial do concurso público - confira aqui  aqui.

   A consulta pode ser feita pela listagem com as notas de todos os candidatos, selecionando o arquivo correspondente usando a primeira letra do nome, ou pela consulta individual , informando o CPF e data de nascimento. O candidato poderá visualizar uma imagem com todos seus dados e notas. Também está disponível um link para que todos possam obter a imagem de seu cartão de respostas.

   O prazo para entrar com recurso é de apenas dois dias (25 e 26 de maio). O recurso deve ser realizado no site da Unemat. O resultado do desempenho pós-recurso será no dia 1 de junho.

A consulta de desempenho para aqueles que prestaram concurso para nível superior deve estar disponível no dia 14 de junho. O prazo para que os candidatos entrem com recursos também será de dois dias (15 e 16 de junho). Mais informações pelo Disque-Servidor no telefone 0800-647-3633.
 

CONCURSO | 20/05/2010 - 09:05

Após 6 meses, Unemat realiza pagamento aos colaboradores

Marcia Matos

   Após 6 meses da primeira tentativa de aplicação das provas do concurso público do Estado, a Unemat começa a pagar os fiscais e colaboradores que tiveram problemas nos dados repassados à instituição. A lista com o pólo, estabelecimento, nome, função e contatos para informações será disponibilizada no site da secretaria de Administração, veja aqui, e do concurso, confira aqui.

   A Unemat afirma que o dinheiro já foi liberado aos colaboradores e explica que o pagamento será feito por meio de ordem bancária, ou seja, a pessoa deverá se dirigir a uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identidade original e o CPF.

   Cerca de 3,5 mil pessoas ainda aguardam pelo pagamento que já deveria ter sido feito. De acordo com a instituição, houve problemas na liberação do dinheiro por falhas na informação de dados bancários e pessoais dos colaboradores.

   Aproximadamente de 30 mil pessoas trabalharam nas duas etapas do concurso. Segundo dados da Comissão de Qualificação do concurso, somente para a aplicação das provas em 21 de março, 7.096 colaboradores foram capacitados para trabalhar. Outras 14 mil pessoas trabalharam na última etapa, como fiscais, porteiros, Corpo de Bombeiro, policiais militares e demais servidores públicos. Ao todo, aproximadamente 270 mil pessoas se inscreveram para concorrer as 10.086 vagas oferecidas para os cargos de nível fundamental, médio e superior. As provas foram realizadas em 110 estabelecimentos nas 16 cidades-pólo de Mato Grosso. Outras informações por meio do disque-servidor (0800-647-3633).

 

CONCURSO | 12/05/2010 - 19:35

Unemat declara que vai pagar colaboradores a partir do dia 20

Marcia Matos

Campus da Unemat em Tangará da Serra   A Unemat informa que está próximo o fim da espera de aproximadamente 3,5 mil pessoas que aguardam o pagamento pelos serviços prestados como colaboradores na realização da primeira e segunda etapa do concurso público do Estado. Nesta quarta (12), a assessoria da instituição de ensino revelou que o pagamento será efetuado a partir do dia 20.

    Quem ainda não recebeu deve ficar atendo à uma lista de colaboradores que será divulgada nesta segunda (17) nos sites da secretaria estadual de Administração (SAD) e da Unemat. Aqueles que tiverem o nome na lista devem se dirigir até uma agência do Banco do Brasil, a partir do dia 20, e apresentar o documento de CPF para sacar o dinheiro.

   De acordo com a instituição, houve problemas na liberação do pagamento por falhas na informação de dados bancários e pessoais dos colaboradores. Diante disso, o repasse será feito somente pelo Banco do Brasil mediante a apresentação do CPF.

   A principal reclamação de quem trabalhou e não recebeu é quanto a falta de informação pela Unemat. O segurança João de Matos Júnior trabalhou como fiscal em período integral na última etapa do concurso público, realizada em março. Ele teria o dinheiro de receber R$ 120 mas, até o momento, o depósito não foi efetuado em sua conta no Banco Real. Ele reclama que a instituição não prestou esclarecimento sobre o atraso. “Por várias vezes liguei na Unemat em Cáceres e os funcionários me diziam para ligar na unidade de Cuiabá. Quando ligava no número da Capital, os funcionários alegavam que somente a unidade de Cáceres poderia me informar o que havia ocorrido, ou seja, era um jogo de empurra-empurra, sem explicações”, desabafa.

   Aproximadamente de 30 mil pessoas trabalharam nas duas etapas do concurso. Segundo dados da Comissão de Qualificação do Concurso Público de Mato Grosso, somente para o dia 21 de março, 7.096 colaboradores foram capacitados para trabalhar. Outras 14 mil pessoas trabalharam na última etapa, como fiscais, porteiros, corpo de bombeiro, policiais militares e demais servidores públicos. Ao todo, aproximadamente 270 mil pessoas se inscreveram para concorrer as 10.086 vagas oferecidas para os cargos de nível fundamental, médio e superior. As provas foram realizadas em 110 estabelecimentos nas 16 cidades-pólo de Mato Grosso.

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

CONCURSO | 11/05/2010 - 11:25

Com prazo quase esgotado, Estado vai chamar aprovados

Marcia Matos

   A pouco mais de um mês para o fim do prazo previsto na legislação para que os candidatos que passaram no concurso público do Estado sejam convocados, a Unemat ainda não providenciou a correção das provas. Conforme informações da secretaria estadual de Administração, o prazo para a posse dos aprovados termina em 2 de julho. Com prazo apertado para a divulgação dos selecionados, as instituições responsávéis correm contra o tempo, para conseguir cumprir o prazo.

   A SAD alega que a demora da divulgação dos aprovados se deve aos processos de correção das provas e e avaliação dos candidatos, que são realizados pela Unemat. Conforme o reitor, Taisir Mahmudo Karim, a lista dos selecionados da primeira fase do concurso deve ser divuilgada na próxima semana. Logo em seguida serão publicadas as listas dos selecionados da segunda e terceirta fase. O reitor alega que as provas dissertativas ainda estão sendo corrigidas, mas garante que irão cumprir os prasos previstos. "São 15 mil provas com questões dissertativas, o que exige muita atenção e cuidado dos profissionais que fazem a correção", pontuou.

   Para encontrar soluções, se reúne nesta quarta (12) o comitê criado para acompanhar todos os processos referentes ao concurso formado pela SAD, Unemat, Casa Militar, OAB e Ministério Público Estadual (MPE). Os representantes vão discutir os entraves pelos quais o processo de seleção dos aprovados tem passado.

   A Secretaria de Administração descarta a possibilidade do concurso ser cancelado novamente. Segundo informações, 2,3 mil candidatos do nível superior entraram com recurso contra o governo do Estado alegando erro nos gabaritos.

   De acordo com informações da Comissão de Concursos da SAD, após a verificação dos gabaritos constatou-se que em alguns casos as respostas estavam trocadas ou mesmo com parecer invertido. Por meio de ofício, a secretaria comunicou a Unemat, que tomou as providências necessárias.

   Nesta segunda (11) a Unemat publicou a retificação de todos gabaritos oficiais do concurso para cargos de nível superior. Os gabaritos retificados estão no site oficial do concurso - veja aqui.

   Logo após o fiasco da primeira tentativa de aplicação das provas, o governo estadual prometeu que iria convocar ao menos metade dos aprovados ainda este ano, antes do período eleitoral, exceto aqueles que disputaram cargos na área de segurança pública (cerca de 6,5 mil vagas) e anunciou que em quarenta dias teriam o resultado da primeira fase para dar início às convocações.

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

CONCURSO | 13/04/2010 - 10:19

Estado paga fiscais e avisa que dinheiro fica na conta só 30 dias

Flávia Borges

  Quase 5 meses após a tentativa frustrada de realizar o maior concurso público do Estado, o governo estadual anuncia que vai pagar mais 450 colaboradores que trabalharam como fiscais e coordenadores. Em 22 de novembro do ano passado, cerca de 4 mil pessoas atuaram como colaboradoras. Desse total, apenas a metade, cerca de 2 mil, já conseguiram receber o pagamento, que foi efetuado em 11 de março. O governo do Estado já avisa, porém, que os candidatos que tiveram os nomes publicados na lista dos “sortudos”, têm até o próximo sábado (17) para retirar o dinheiro, caso contrário devem perder o montante.

   O mesmo acontece com estes 450 trabalhadores. Eles devem comparecer a uma agência do Banco do Brasil, munidos dos documentos pessoais, entre os dias 14 de abril a 13 de maio. O pagamento será liberado mediante apresentação de CPF e documento de identificação com foto. O pagamento ficará disponível somente nesse período de 30 dias.

   Em todo o Estado, cerca de 15 mil pessoas trabalharam como coordenadores de estabelecimentos, coordenadores de pólo, fiscais de sala, fiscais de corredor, auxiliares de limpeza, porteiros, motoristas, entre outros. Pelo dia de trabalho ficou estabelecido que cada um receberia R$ 120,00. Apesar do fiasco durante a aplicação das provas em novembro, o concurso aconteceu sem maiores problemas divido em três etapas neste ano.

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

CONCURSO | 27/03/2010 - 11:32

Prazo para recurso acaba na 2ª

Simone Alves

   Os 65 mil participantes da terceira etapa do concurso do governo do Estado, que aconteceu no último dia 21, têm até o dia 29 para interpor recursos contra os gabaritos preliminares, formulação ou conteúdo de questões, das provas objetivas para 18 cargos de Nível Superior. O edital complementar de reabertura do prazo, antes estipulado para o dia 24, circulou nesta sexta (26) no Diário Oficial Eletrônico.

   O prazo foi estendido após avaliação do secretário de Administração, Geraldo de Vitto, e da equipe organizadora do certame. Eles chegaram a conclusão de que o prazo deveria ser estendido devido a uma falha técnica. “O prazo foi reaberto a fim de garantir e preservar a integralidade do direito dos concursandos”, explicou o secretário.

   O pedido de recurso deve ser feito por meio do preenchimento de formulário encontrado no endereço eletrônico da Unemat - veja aqui, ou ainda por meio do site oficial do concurso público - confira aqui, no campo “gabaritos”, referentes aos quatro modelos de provas, sendo A, B, C e D. Após julgamento da banca examinadora, o resultado do recurso e os gabaritos oficiais poderão ser encontrados no site oficial do concurso.

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

CONCURSO | 23/02/2010 - 12:20

Candidatos têm 2 dias para contestar gabarito de provas

Adriana Nascimento

   Os candidatos que fizeram as provas do concurso do governo estadual para o nível médio no último domingo (21), podem consultar no site oficial os gabaritos preliminares dos quatro modelos de provas aplicadas. Com o gabarito o candidato pode conferir seu desempenho de realização do certame até a divulgação do resultado oficial. De posse destas informações, quem se sentir prejudicado, tem entre esta terça e quarta (23 e 24) para entrar com recurso contra o gabarito preliminar, formulação ou conteúdo de questões da prova objetiva.

   Conforme informações da secretaria estadual de Administração o pedido de recurso deve ser feito através do preenchimento de formulário específico disposto no endereço eletrônico da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

   Os cadernos de provas foram elaborados em quatro modelos diferentes, sendo A, B, C e D. Porém, todos com o mesmo conteúdo, somente apresentado em sequência diferenciada para cada exame. A medida foi tomada a fim de evitar possíveis transtornos. As informações podem ser encontradas no site oficial do concurso - veja aqui. A terceira e última etapa, voltada para o nível superior, acontece no dia 21 de março.

 

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

CONCURSO | 17/02/2010 - 10:12

Candidatos devem ficar atentos a eventuais mudanças nas provas

Adriana Nascimento

   A quatro dias da segunda etapa do concurso do Estado, os organizadores do certame alertam os 130 mil candidatos para que fiquem atentos ao site, onde constam informações sobre eventuais mudanças. Uma delas, por exemplo, ocorreu em Cáceres. Devido às chuvas, o Comitê de Acompanhamento do Concurso definiu um novo local para a aplicação das provas. Os 351 candidatos ao cargo de agente prisional, lotados inicialmente na Escola Estadual Frei Ambrósio, foram transferidos para o Colégio Imaculada Conceição.

   A segunda etapa ocorre neste domingo (21), às 13h, e será voltada ao nível Médio. Serão 13,2 mil colaboradores. Deste total, 10.845 são fiscais. Para a área de apoio, foram convocadas 1,5 mil pessoas, entre equipes de limpeza e porteiros. Vão atuar 820 coordenadores de estabelecimento nas 16 cidades polos, com uma média de 391 policiais militares por município. Conforme o secretário estadual de Administração, Geraldo De Vitto, no sábado (20) os fiscais farão uma vistoria nos estabelecimentos de ensino onde irão trabalhar. No domingo, eles fazem uma espécie de revisão junto aos coordenadores.

   De acordo com informações da assessoria, no interior 60.037 candidatos farão as provas, sendo a maioria em Rondonópolis, com 16.893 inscritos. O segundo maior pólo é o de Cáceres, com 8.787, seguido de Sinop (6.414), Barra do Garças (5.946), Tangará da Serra (5.378), Alta Floresta (2.926), Diamantino (2.564), Pontes e Lacerda (2.202), Juína (2.128), Água Boa (1.336), Sorriso (1.299), Vila Rica (1.258), Nova Xavantina (1.081), Juara (1.027) e São Félix do Araguaia (737).

   Os candidatos de nível médio concorrem a 3.685 vagas distribuídas para 15 cargos. Para os de Agente da Área Instrumental são 100 vagas; Agente em Desenvolvimento Econômico (198 vagas), Agente de Serviço de Trânsito (284 vagas), Agente Fiscal de Defesa Agropecuária Florestal I (47 vagas), Agente Fundiário (9 vagas), Agente Orientador do Sistema Socioeducativo (280 vagas), Agente Prisional (859 vagas), Agente do Sistema Prisional (161 vagas), Assistente do Sistema Prisional (59 vagas), Corpo de Bombeiros Militar (60 vagas), Polícia Militar (1000 vagas), Técnico Administrativo Educacional (500 vagas), Técnico em Necropsia (20) e, Fiscal de Defesa do Consumidor (11 vagas).

CONCURSO | 31/01/2010 - 19:19

Aprovados serão chamados no início de março, diz secretário

Andréa Haddad

    O secretário de Administração, Geraldo de Vitto, acredita que os dois mil aprovados para os cargos de nível fundamental do concurso do Estado devam ser convocados no início de março. Neste domingo (31), em coletiva no Palácio Paiaguás, o secretário disse ter garantido ao governador Blairo Maggi (PR) que a convocação dos novos servidores será imediata. Com isso, apesar dos transtornos registrados na primeira tentativa, Maggi obterá parte dos “louros” da realização do do concurso. Ele renunciar ao cargo em 31 de março para disputar uma vaga no Senado.

   Geraldo de Vitto disse que conversou por telefone com o governador, pouco antes da coletiva, e foi cobrado sobre a data da convocação. Maggi está em Rondonópolis. “Vamos chamar o mais rápido possível. Acredito que no começo do mês que vem. Conversei com o governador há pouco e ele me questionava exatamente sobre isso”, revelou o secretário. Segundo ele, o gabarito da prova de nível fundamental será divulgado nesta segunda (1º).

   Pela legislação, não se pode realizar concurso e nem nomear os aprovados dentro dos seis meses que antecedem às eleições gerais, que acontecem em outubro. As próximas etapas do certame só ocorrem em 21 de fevereiro, para o nível médio, e em 21 de março, quando os candidatos de nível superiores farão as provas.

   Diante disso, Maggi calcula que não estará mais no cargo quando os aprovados nas demais etapas forem chamados. O republicano espera ao menos receber os concursados do nível fundamental. Após a saída dele, as demais convocações certamente vão gerar bônus eleitoral para o vice-governador Silval Barbosa (PMDB).

CONCURSO | 29/12/2009 - 14:58

Governo promete convocar 5,5 mil aprovados em 2010

Romilson Dourado

  O secretário chefe da Casa Militar, Alexander Maia, garantiu que o governo do Estado vai chamar ao menos 5,5 mil candidatos que passarem no concurso até 31 de junho, quando termina o prazo para a convocação dos que passaram em concursos públicos, conforme prevê a legislação eleitoral. No princípio, segundo Maia, havia uma preocupação sobre esta questão porque acreditava-se que não haveria tempo hábil para convocar aqueles que passarem na segunda tentativa de realização do concurso. A primeira aconteceu em 22 de novembro e, após o "fiasco", virou até caso de polícia.

  Foi feita então uma consulta ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e à Procuradoria Geral do Estado (PGE). “Não haverá nenhum prejuízo a ninguém porque só não chamaremos as pessoas que precisam fazer mais de uma etapa do concurso. Isso já não seria possível antes”, enfatizou Maia. Agora as provas vão ser realizadas em três etapas: 31 de janeiro (nível fundamental), 21 de fevereiro (nível médio) e 21 de março (nível superior). O nome de todos os inscritos já está disponível no site do concurso e nos principais jornais de circulação do Estado – veja aqui.
 
  Todos têm até 6 de janeiro para recorrer em caso de não ter o nome divulgado na lista. Neste caso, o candidato pode solicitar a inclusão entre os que farão a prova. É necessário a apresentação do comprovante de pagamento junto  à Coordenação de Proventos da Secretaria de Estado de Administração (SAD). Os candidatos têm ainda o telefone 0800 647 36 33 para recorrer. “A lista será divulgada sempre 30 dias antes da prova de cada nível”, explicou o secretário e coordenador do Comitê. A previsão é que os nomes com os locais de provas sejam publicadas de 15 a 20 de janeiro. “Tempo suficiente para que todos possam tomar conhecimento de onde ocorrerão as suas provas. De posse do endereço dessas pessoas vamos colocá-las em locais próximos as suas residências”, garantiu. Na primeira etapa, para atender os 75 mil candidatos, devem ser necessárias 183 escolas. (Patrícia Sanches)
Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

CONCURSO | 28/12/2009 - 16:23

Maia confirma datas e descarta vazamento das provas

Romilson Dourado

  A confecção das provas do maior concurso da história de Mato Grosso ainda ficará a cargo da Unemat, mas será feita em conjunto com professores da UFMT  e em uma espécie de “fortaleza” cercada por câmeras. Além disso, a impressão das provas será feita por uma empresa especializada de São Paulo, a mesma responsável pela impressão do Enem, que ocorreu em dezembro. Ela é a única do país a ter certificado brasileiro de segurança gráfica. “Todas as imagens do processo de confecção das provas serão disponibilizados ao Ministério Público para garantir a lisura do processo”, garantiu o secretário estadual da Casa Militar e presidente do comitê que organiza o concurso Alexander Maia. O anúncio foi feito nesta segunda (28) durante a divulgação das novas datas das provas realizadas em três datas: 31 de janeiro, ensino fundamental,  em 21 de fevereiro, nível médio, e 21 de março, nível superior, conforme o RDNews havia adiantado – veja aqui.

   Tanta precaução com a lisura do processo se deve ao fato do governo não querer repetir as falhas ocorridas em 22 de novembro, entre elas vazamento de provas e de gabarito, questões mal elaboradas e falta de espaço físico para os candidatos, o que levou a Unemat a decidir pela suspensão do certame. Desta vez, além da Unemat, das secretarias de Administração, Casa Civil, Justiça e Segurança Pública, Ministério Público e OAB, até a UFMT vai ajudar.

  Segundo Maia, cerca de 75 mil pessoas inscritas para vagas destinadas a quem concluiu o ensino superior vão participar da  primeira etapa do maior concurso do país em 31 de janeiro. Sob orientação do governador Blairo Maggi (PR), o comitê responsável pela organização das provas anunciou uma “megaoperação” que pretende “zerar” qualquer possibilidade de falha. O nome de todos os inscritos para a primeira etapa vai ser divulgado nos veículos de comunicação e no site da Unemat para os inscritos possam conferir. Aqueles que não encontrarem os seus nomes na lista, têm até 06 de janeiro para procurar a secretaria estadual de Administração (SAD), de posse do comprovante de inscrição para regularizar a situação.  Para a realização da primeira etapa vão ser necessárias 183 escolas. A segurança também será reforçada, por isso, segundo Maia, pelo menos três policiais serão disponibilizados em cada escola. (Patrícia Sanches)

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

CONCURSO | 25/12/2009 - 20:21

Reitor Taisir descarta "bagunça" na aplicação das provas

Romilson Dourado

   O reitor da Unemat,  Taisir Karim, responsável por cuidar de todos os trâmites das novas provas do concurso público do Estado, que foi cancelado em 22 de novembro, explica que não acredita em restrições devido a desconfianças por parte do governo do Estado para esta segunda tentativa, que ocorre em duas fases (31 de janeiro e 21 de fevereiro). Ele acredita que a possibilidade da nova aplicação das provas ser um fiasco, diminui, com o que qualifica como "proximidade" da secretaria de Administração (SAD), sob Geraldo de Vitto.  

   Para elaborar as provas aplicadas no mês passado, foram necessários entre 90 e 100 dias. Agora, mesmo com o prazo "apertado", o reitor acredita que não ocorrerão problemas como os da primeira fase. Quanto à possibilidade de que as novas perguntas elaboradas tragam questões com viés político, Taisir desconversa. Em novembro, as provas traziam perguntas como "quem é o prefeito de Cáceres". O fato causou irritação e indignação nos candidatos, que acusaram a Unemat de fazer perguntas de cunho político no concurso

   Já quando questionado sobre a ocorrência de erros gramaticais, a exemplo do que aconteceu em novembro, o reitor afirma que "um concurso com mais de 150 perguntas é passível de erros". Ele justifica os erros apelando para a nova ortografia brasileira. (Adriana Nascimento)

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

CONCURSO | 18/12/2009 - 15:24

Unemat processa informações e paga fiscais neste sábado

Romilson Dourado

  Vinte e seis dias após a tentativa de realizar, sem êxito, o maior concurso público da história de Mato Grosso, a Unemat começou, enfim, a efetuar o pagamento dos prestadores de serviços que trabalharam na aplicação de provas, em 22 de novembro. Segundo a secretaria estadual de Administração, os pagamentos serão feitos por “lotes”. A primeira remessa com cerca de 5 mil colaboradores vai ter o valor creditado na conta corrente a partir deste sábado (19).

  Os fiscais reclamam da demora da instituição quitar os débitos. A Unemat garante que está terminando de processar os dados para a conclusão do pagamento de todos os profissionais que atuaram no concurso público. Argumentam que para viabilizar o pagamento é necessário que o colaborador tenha os dados atualizados no sistema, com número da conta corrente ou poupança, CPF, PIS e recibo de prestação de serviços. Segundo a SAD, os coordenadores responsáveis pelos estabelecimentos no dia da aplicação das provas foram contatados para viabilizar a assinatura dos recibos de prestação de serviço e encaminhar para a Comissão Central do Concurso.

  Os recibos devem ser impressos, assinados e entregues no Escritório da Universidade, no Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá, diretamente nos campi universitários, ou enviados para a sede administrativa da Unemat, à a Avenida Tancredo Neves, 1.095, Cavalhada, Cáceres, CEP 78.000-000, aos cuidados do Instituto de Linguagem. Dúvidas podem ser tiradas pelos telefones: (65) 3222-1090 e 3222-1273. (Patricia Sanches)

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

CONCURSO | 13/12/2009 - 11:56

No fim das contas, desistente não recebe 100% de volta

Romilson Dourado

   Os candidatos do interior que pagaram para se inscrever no que deveria ser o maior concurso público do país, mas que acabou sendo um fiasco, tiveram que colocar a "mão no bolso" de novo para receber a taxa de inscrição. Dessa forma, não terão 100% do dinheiro de volta já que, conforme a secretaria estadual de Administração, o valor cobrado para o ressarcimento da taxa não será devolvido. Este valor varia de acordo com o cargo escolhido no ato de inscrição. Em alguns casos, a melhor opção é desistir da tentativa de pegar o dinheiro de volta. Os valores das taxas variaram de R$ 25 a R$ 100. No entanto, como o pedido devia ser protocolado na SAD, quem mora no interior não teve outra opção a não ser enviar pelo Correio e gastar, no mínimo, R$ 5,85 com Aviso de Recebimento (AR). Caso optasse por Sedex, este valor subiria para R$ 28,90.

   A SAD não soube informar em quanto tempo o desistente receberá o dinheiro de volta, mas informou que os candidatos que solicitaram o ressarcimento no Protocolo da SAD anteriormente devem observar se protocolaram todas as fotocópias solicitadas. Já o candidato que não realizar a solicitação de ressarcimento, terá a sua inscrição mantida. O balanço de quantas pessoas desistiram do certame será divulgado no próximo sábado (19).

   Já o ressarcimento das despesas com deslocamento de candidatos de outras cidades e de hospedagem deve ser feito a qualquer tempo, também pelo site da SAD, por um Requerimento Padrão, que tem link na página da secretaria. Mas os candidatos só receberão os valores do governo com a devida comprovação dos gastos e da ficha de inscrição. (Adriana Nascimento)

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!

CONCURSO | 09/12/2009 - 12:21

Maggi acusa servidoras da Unemat de cometerem fraudes

Romilson Dourado


Blairo Maggi confirma que "fiasco" no concurso ocorreu devido a fraudes cometidas por servidoras
Foto: Edson Rodrigues

   O governador Blairo Maggi (PR) confirmou nesta quarta (9) pela manhã que houve fraude na tentativa fracassada de aplicação do que deveria ser o maior concurso público do país. Segundo o republicano, servidores da Unemat teriam manuseado os gabaritos antes do início das provas. Tratam-se das professoras Geyhsa Atala, coordenadora de Concursos e Vestibulares da Unemat (Covest//Unemat), que participava da banca examinadora e Renilce Miranda Barbosa Sebalho, além da diagramadora Sandra Raquel de Almeida Cabral. Renilce, inclusive, antes das denúncias de vazamento, tinha sido "afastada" no papel, mas não de fato, porque suas duas irmãs iriam prestar o concurso. Sandra, conforme o relatório da força-tarefa convocada pelo governador para investigar o caso, confessou que esteve, junto com Renilce, manuseando as provas antes do concurso.

   A conclusão de fraude foi feita após criteriosa investigação da força-tarefa, sob a coordenação do Gaeco, em que foram utilizados modernos programas de quebras de senhas e de recuperação de arquivos apagados. Em 15 dias o Ministério Público deve oferecer denúncia contra todos os envolvidos. Três pessoas ainda devem ser ouvidas.

   O governador apresentou o relatório acompanhado do grupo responsável pelas investigações, composto pelo coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), Paulo Prado, o secretário-chefe da Casa Militar coronel Alexander Maia, os secretários de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, de Administração, Geraldo de Vitto, além da promotora de Justiça em Cáceres, Januária Bulhões, entre outros servidores da Politec (Polícia Técnica), um membro do MPE e um da OAB-MT. A  coordenação do grupo ficou a cargo do Gaeco, braço investigativo do MPE, que ajudou a Promotoria de Justiça de Cáceres a fazer busca e apreensão de oito computadores na residência das três pessoas ligadas à coordenação do concurso em 21 de novembro, um dia antes da aplicação das provas. Dessa forma, conseguiram a anulação do certame por falhas logísticas e "vazamento" de provas e gabaritos com resultado antes da hora.

   Conforme a promotora, os arquivos dos computadores haviam sido apagados e não deletados, o que exigiu da perícia muito mais tempo para conseguir as provas cabais. "Conseguimos verificar indícios de atalhos de provas no computador de Renilce idênticos aos encontrados nos de Sandra, que quando foi interrogada, confessou que teve acesso e manuseou o gabarito das provas". Os mesmos indícios foram vistos no computador de Geyhsa. Isso, segundo a promotora, caracteriza o crime de violação de sigilo funcional na forma dolosa, que prevê pena de 2 a 6 anos de reclusão. Mas a pena ainda pode ser maior caso seja comprovado que as provas foram vendidas. "Ainda investigamos se as servidoras repassaram o gabarito, que tinha respostas e justificativas, só para parentes ou para amigos e outras pessoas mediante pagamento".

   A perícia só não conseguiu comprovar se houve a impressão destes documentos ou se foram enviados por email. Conforme informou a promotora, quando ouvidas, Renilce e Sandra confirmaram que tiraram o computador da sala determinada para o manuseio dentro da Unemat, que é monitorada por câmeras. Elas levaram a máquina para outra sala o que caracteriza a violação. Além disso, há o fato de Renilce não poder mais estar perto das provas por estar "em tese" afastada do certame por causa de parentes-candidatos. O reitor da Unemat, Taisir Karim, foi procurado pelo RDNews para falar sobre o assunto, mas não foi encontrado.

  O governador explicou que os candidatos que quiserem desistir de participar das novas provas do concurso, têm até esta sexta (11) para fazer o pedido por escrito e receber o dinheiro da inscrição de volta. Quem quiser ser ressarcido pelos gastos de passagem e hospedagem por ocasião do concurso deve contratar advogado ou ir até à Defensoria Pública, munidos de comprovantes e solicitar o Direito Individual Disponível.     
 
   O concurso público teve 271 mil candidatos inscritos para 10.086 vagas. Agora, será feito em duas etapas: uma em 31 de janeiro, com convocação de 65% dos concorrentes, e a outra em 21 de fevereiro com os demais 35%. Para afastar qualquer possibilidade de novo fracasso, o setor de inteligência das polícias e o Gaeco começaram a agir para coibir sabotagens. Toda equipe responsável pelo concurso foi substituída e a elaboração das provas será feita em Cuiabá e não mais em Cáceres para garantir a segurança. Os gabaritos serão impressos na mesma gráfica que fez as novas provas do Enem. Os fiscais serão servidores voluntários do Estado e receberão treinamento para impedir qualquer problema que possa ocorrer nas datas previstas.

   O governo do Estado pagou R$ 13 milhões à Unemat pelo concurso, mas o governador adiantou que todos os custos deste novo certame serão desembolsados pela Universidade. Ao governo caberá só custos com distribuição e fiscalização. Além das investigações feitas pelo Gaeco, a Assembleia Legislativa instaurou uma CPI para investigar a gestão do reitor da Unemat, Taisir Karim e por que ocorreram tantas falhas no concurso público. (Adriana Nascimento)

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!



Histórico

2012:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2011:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2010:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2009:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2008:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2007:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2006:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

PORTAL | BLOG | RDNEWS NO SEU SITE | RDNEWS | EXPEDIENTE | ANUNCIE | CONTATO

Todos os Direitos Reservados - RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso - 2006 - 2012

Fale conosco: (65) 3637-6104 ou 3637-8249

EIQ Consultoria