Cuiabá, 27 de Novembro de 2014

Eleições-2014

A | A

Sexta-Feira, 27 de Abril de 2012, 18h:30 | Atualizado: 27/04/2012, 23h:25

ELEIÇÕES 2012

Após dar com a "cara na porta" em diretório, Lúdio faz inscrição

    O vereador Lúdio Cabral (PT) deu, literalmente, com a “cara na porta” na tarde nesta sexta (27), quando chegou ao diretório municipal do partido para se inscrever como pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá. Com mais de 30 minutos de atraso e cerca de 30 militantes de braços cruzados em frente a sede, finalmente às portas se abriram. O parlamentar, entretanto, oficializou sua participação nas prévias internas da sigla com a assinatura do vice-presidente Antônio Carlos. O presidente, Vilson Aguiar, alegou que estava “preso” na fila do banco, retirando o extrato da legenda e até as 17h não havia aparecido.

    Lúdio protocolou a inscrição com 853 assinaturas de militantes de 6 correntes do partido e com a presença de 14 pré-candidatos a vereador e do deputado Alexandre César. Jairo Rocha, por sua vez, contou com o aval de 309 correligionários de 3 correntes. São necessárias 270. O vereador, que esperava consenso em torno de seu nometendo em vista que conta com o apoio de 80% dos delegados e das correntes majoritárias do partido, disse que também trabalhava com a hipótese de prévias e, diplomático, declarou que não considera “boicote” a inscrição de Jairo de última hora.


  Aliados de Lúdio ficam do lado de fora de diretório por 30 minutos, mas candidatura é oficializada; 853 assinam
Fotos: Gabriela Galvão

    Para o pré-candidato, a disputa é importante, pois amplia o debate. Ressalta, entretanto, que quando mais cedo houver a unidade melhor. “Tenho convicção que isso ocorrerá em 20 de maio, dia das convenções”. Em relação a possibilidade de um novo “racha” interno no partido, a exemplo do ocorrido em 2010, Lúdio não acredita que ocorra, embora o presidente, que integra a corrente Articulação de Esquerda, uma das apoiadoras da candidatura de Jairo, não tenha comparecido nem mesmo em sua inscrição.

Jairo disputa prévias do PT para prefeito e quer até Lúdio de vice

   O deputado Alexandre César (PT), mais afiado, pontuou que o debate sempre é legítimo. “Foi em 2010 e é neste ano, mesmo com o apoio extremamente significativo a Lúdio”, ponderou. Há dois anos a ex-senadora Serys Marly disputou as prévias para a disputa ao Senado com o ex-deputado Carlos Abicalil e saiu derrotada. “Sempre afirmamos que as prévias são legítimas, não existe candidatura natural”, disparou Alexandre. Também declarou que dá parte do grupo que apoia o vereador não haverá ataques e que espera que a recíproca seja verdadeira, como aguardavam em 2010.

     Quanto a proposta do adversário na disputa interna, de que Lúdio seja vice na disputa à sucessão de Chico Galindo (PTB), o parlamentar ponderou que seria uma honra ser vice de qualquer petista, mas isso se um amplo arco e tendências de petistas não tivessem apresentado o nome dele como pré-candidato. “Acho cedo para o PT avaliar a vaga de vice, temos que consolidar a unidade interna e apresentar a candidatura para a população e depois abrir um calendário de diálogo”.

     Lúdio também falou sobre a mudança de discurso de Galindo em relação à reeleição. Na tarde desta sexta, o prefeito que até então negava veementemente candidatura, titubeou e declarou que define o futuro nos próximos 15 dias. O petista disse apenas: “ele que venha”. Para Lúdio, quanto mais candidato melhor, pois a população precisa de alternativas e Galindo precisa ser julgado. “Foi eleito na garupa de outro e ficou de presente para a população, que agora vai avaliar a melhor forma de Governo, a que fica só na propaganda enganosa, ou a que respeita o povo”. Acontece que o petebista foi eleito vice de Wilson Santos (PSDB), que renunciou para disputar o Governo em 2010, sem sucesso.

     As prévias serão realizadas em 20 de maio, entre às 9h e às 17h. Serão espalhadas 10 urnas pela Capital. Na próxima semana será estabelecido o calendário e quantos debates serão realizados entre os dois inscritos. Podem votar os militantes que estiverem em dia com a contribuição financeira, até o momento 2,7 mil. 

     Ás 19h18 -  Presidente garante não "boicotar" Lúdio

     O presidente municipal do partido, Vilson Aguiar, garante que não houve intenção de "boicotar" a inscrição de Lúdio Cabral como pré-candidato do PT à Prefeitura de Cuiabá. Segundo ele, estava no diretório às 16h25, embora não tenha assinado a oficialização do vereador na disputa interna.

    Ele também afirmou que estava no banco por uma mudança nas regras, que agora obrigam os presidentes a retirar toda a documentação bancária para prestação de contas do partido, cujo prazo encerra nesta segunda (30).

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Felipe Matos | Sábado, 28 de Abril de 2012, 12h53
    0
    0

    É isso aí Lúdio. Agora é disputar as prévias vencer internamente e ser o candidato do PT à prefeitura. Vamos ver se dessa vez a turma da Serys vai respeitar a vontade da maioria dos filiados. PT Unido, sem trairagem rumo à prefeitura com Lúdio prefeito!

  • PAULO CESAR PEREIRA | Sábado, 28 de Abril de 2012, 10h06
    0
    0

    Parabéns!!! Vereador Lúdio... Quem sempre esteve do lado do povo, merece administrar Cuiabá.

  • José Roberto | Sábado, 28 de Abril de 2012, 08h35
    0
    0

    Este Presidente do PT....é uma vergonha como que pode buscar extrato Bancario bem neste dia.....Olha e ainda vem me dizer que mudou a regra que só o Presidete pode pegar extrato, sabemos que você é puxa saco da Serys agora fazer este joguinho é muito feio.....e mas conheço os restante do Dirigentes do PT...como Marina, Bob, Jair, tenho certeza que ele Vilson não era a pessoa certa para fazer este serviço, que sera que aconteceu que seus companheiro acima te abandonaram? e ainda tem o Jairo Rocha que meu candidato ninguém aguenta vocé Presidente.....você sim é um verdadeiro laranja na Presidente......este email não é falso pode me mandar esta tal de regra que só presidente pode pegar extrato...é pra rir....

  • Raimundo Lemes | Sábado, 28 de Abril de 2012, 07h15
    0
    0

    É isso Ludio, mostra pra todos os petistas e a população em geral que no PT existe democracia, estatuto e regulamento das previas,mas, quero te pedir um favor avisa ao deputado Bruneto e a muê dele que a regra é para todos e para todos os municipios e que deve ser aplicada em Alta Floresta tambem onde o mesmo esta boicotando outros companheiros, no pt não existe candidatura bionica todos tem o mesmo direito.

  • emanoel | Sexta-Feira, 27 de Abril de 2012, 20h22
    0
    0

    Coitado de Ludio, é mais um bode expeiatório de Saguas e alexandre, se o pt tivesse chances o candidato seria Abicalil, mas como não tem, colocaram o Ludio na disputa, pra Ságuas ter como moeda de troca, e depois se crescer como liderança eles vem e detona, a exemplo que Alexandre e Saguas fizeram com a Rosa neide, assim que ela estava se tornando uma liderança dentro do PT, mexeu com os brios de ságuas e com dor de cotovelo deu um empurrão nela

  • jose | Sexta-Feira, 27 de Abril de 2012, 20h15
    0
    0

    É JAIRO NA CABEÇA JÁ MEU POVO

  • marlene | Sexta-Feira, 27 de Abril de 2012, 18h48
    0
    0

    e vereadorzinho tenta sua releicao que este pt seu so tem traira acorda dotorziho o psf do tijucal esta ligado kaka kaka kaka kaka