Cuiabá, 25 de Julho de 2014

Eleições-2014

A | A

Sexta-Feira, 27 de Abril de 2012, 07h:05 | Atualizado: 27/04/2012, 09h:04

RUMO ÀS URNAS

Jairo disputa prévias do PT para prefeito e quer até Lúdio de vice

      Com a presença de 12 membros do PT, Jairo Rocha protocolou na tarde desta quinta (26) sua pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá na sede do diretório municipal do partido. Ele deve disputar as prévias apenas com o vereador e também pré-candidato Lúdio Cabral, que ainda não se inscreveu. Confiante, com 309 assinaturas de 3 correntes do PT, o pré-candidato declarou em entrevista ao RDNews, que acredita na possibilidade de Lúdio decidir ser seu vice antes mesmo das prévias, que serão realizadas em 20 de maio. Mesmo com o número reduzido de presentes, houve coro: "Partido, partido, é dos trabalhadores", gritaram no momento da assinatura.

      A inscrição de Jairo, entretanto, deixou clara a intenção destas 3 correntes em não permitir o consenso em torno da candidatura de Lúdio. “A unanimidade é burra”, disparou o petista. O vereador possui o apoio de 80% dos delegados da legenda e das principais correntes, mas Jairo afirmou que neste momento o percentual não significa mais nada. “A partir de agora está zerado, quem decide são os 5,7 mil filiados”.

     Acontece que os militantes das tendências Articulação de Esquerda, da qual Jairo faz parte, do Movimento do PT, da ex-deputada Vera Araújo, a Verinha, e a Mensagem ao Partido, da ex-senador Serys Marly, defendiam o nome de Serys na disputa pela sucessão de Chico Galindo (PTB). Na semana passada, contudo, assinaram embaixo da pré-candidatura de Jairo. Ele alegou que a definição se deu pelo fato de Serys ter mais força no interior do Estado, não podendo ficar “presa” apenas em Cuiabá. Tudo indica, porém, que a ex-senadora não aceitou disputar prévias, conforme chegou a anunciar por diversas vezes, e as correntes lançaram um nome para não haver o consenso.

     Para o primeiro pré-candidato inscrito, a disputa interna deste ano vai fortalecer o PT e animar os filiados depois da crise ocorrida em 2010. Naquele ano, a disputa de prévias ao Senado entre Serys e o ex-deputado federal Carlos Abicalil, que acabou vencendo a disputa interna, mas foi derrotado nas urnas, resultou num “racha” no partido. “Este ano tem cordialidade e respeito, embora haja diferença de pensamento. Ninguém vai à reeleição como ia a ex-senadora, foi uma falcatrua que fizeram com ela e não é o caso de Cuiabá. Agora, não terá jogo sujo e vai ser sem puxar o tapete”. Jairo ressaltou, porém, que se houver ofensiva, seu grupo vai responder a altura.

     Ele está confiante de que Lúdio pode desistir da candidatura, mas ponderou que também aceitaria ser vice do vereador numa chapa pura. Acrescentou, no entanto, que o colega deveria ir à reeleição, pois seria um bom “puxador” de votos. Ao final, ponderou que as prévias e os discursos vão ajudar a definir o que será melhor para o PT e o que a população deseja.

     O pré-candidato é filiado ao PT há 20 anos e já foi presidente da municipal em 2005, eleito com mil votos. Desde então, o partido é presidido em Cuiabá por Vilson Aguiar. O mandato é de dois anos. Já com discurso de pré-candidato, após a oficialização da inscrição, Jairo declarou que sua prioridade será a saúde, educação e a reestatização do transporte coletivo e do saneamento básico. “Condenamos privatização, tem que saber administrar bem. Em Cuiabá não falta dinheiro, o que falta é gestão”.

     As inscrições de pré-candidatos terminam nesta sexta (27), às 21 horas, sendo que as prévias serão realizadas no dia 20, entre às 9h e às 17h. Serão espalhadas 10 urnas pela Capital. Na próxima semana será estabelecido o calendário e quantos debates serão realizados nas prévias. Eles ocorrem nos locais onde estão posicionadas as urnas.

Postar um novo comentário

Comentários (30)

  • Regina Portergaist | Segunda-Feira, 30 de Abril de 2012, 16h29
    0
    0

    Jairo??? quem que é esse companheiro? aquele laranja azeda da Serys? Pelamor, Ludio vai de vice dele? que que é esse? Agora quando? LUDIO NELESSS

  • EDSON FIGUEIREDO | Segunda-Feira, 30 de Abril de 2012, 07h54
    0
    0

    JAIRO PERDENDO A PRÉVIA, JUNTAMENTE COM SERYS E SEU BANDO ELES IRAM APOIR CHICO GALINDO OU UM CANDIDATO DO PSDB, DEM, PORQUE ELES FAZ SEMPRE ASSIM. CASO VCS OLHAREM SERYS OU JAIRO COM BANDEIRA DO PTB,PSDB OU DEM CRITANDO NA RUA NÃO É MAIS NOVIDADE, PORQUE JÁ É O PERFIL DELES.

  • jose maria | Domingo, 29 de Abril de 2012, 20h10
    0
    0

    O legal desse debate é o processo democrático no PT.Não há dúvida, que é o único partido que tem essa caracteristica. Mas essa democracia irrita a mídia de modo geral que está mais preocupada com a política das velhas raposas que decidem sem a participação do povo. Jairo não tem nenhuma expressão política. Mas no PT, qualquer cidadão tem direito de concorrer em pé de igualdade atravéz do voto demcrático de todos os filiados. A Serys poderia ir para a disputa com Lúdio, mas, como fez tanta besteira e não reside mais em Mato Grosso, passou a bola para um laranja. Espero que desta fez a senadora, que, perdeu para Abicalil nas urnas ao senado, não faça novamente aquele jogo sujo que fizeram em 2010. Isto é perigoso. Desse grupo tudo é possivel. Lúdio que se aliou a Serys para que Abicalil perdesse a eleição, tem, agora, o apoio de Abicalil e dos membros de sua corrente, algo que não está tendo do grupo que ele sempre esteve junto. Lúdio não é o candidato ideal. Mas consegue aglutinar mais pessoas ao seu entorno. Serys hoje está isolada, sem moral e sem sustenção política. A bem da verdade, Serys deveria ter saído do PT há muito tempo.

  • JOAQUIM | Domingo, 29 de Abril de 2012, 14h10
    0
    0

    JAIRO É O MAIS HONESTO DO PT E NÃO É DEMAGOGO COMO O LIDIO

  • Urbano Ribeiro dos Reis | Sexta-Feira, 27 de Abril de 2012, 23h24
    0
    0

    Quanto é rico o PT, onde ou em que partido teria previas numa condição em que o candidato ate então escrito teve 80% de aceitação na urna rumo as previas aceitaria disputar de novo. Só o PT assume a responsabilidade de perder tempo para valorizar o direito de ter direito, isso é superdemocratico. Sou quase anarquista voto Dr. Ludio para ser o candidato a prefeito do PT rumo à prefeitura, mas valorizo todas as manifestações democráticas serias. Parabenizo o companheiro Jairo por ter topado o desafio, à luta companheiro, que vai na cabeça dos outros é piolho.

  • Bartolina Oliveira | Sexta-Feira, 27 de Abril de 2012, 22h12
    0
    0

    Jairo caindo de paraquedas... Espero que não puxem o tapete novamente, como fizeram com nosso amigo Porto Carrero... Força Lúdio vamos vencer essa...

  • Hemerson | Sexta-Feira, 27 de Abril de 2012, 22h06
    0
    0

    Não sei quem foi o Jornalista que publicou está matéria, mas cometeu um grande equivoco. Ele ou ela, colocou o titulo de que Jairo quer Lúdio de vice e no quinto parágrafo, Jairo diz que até aceita ser vice de Lúdio em uma chapa pura. As vezes percebo que esse site tem uma tendência a macular a imagem do PT.

  • André & Cida | Sexta-Feira, 27 de Abril de 2012, 19h41
    0
    0

    100% apoiado..... Conte com a gente para o que der e vir.

  • frww | Sexta-Feira, 27 de Abril de 2012, 18h07
    0
    0

    quem e jairo ? ate oje não tinha ouvido falar desse cara agora quer sai prefeito! ta louco, e ludio cabral na cabeça sanecap em peso esta com ludio.

  • Junior | Sexta-Feira, 27 de Abril de 2012, 14h33
    0
    0

    Bom ao meu ver o PMDB quer lança dois condidatos O DOLIREO E O LUDIO pra força um possiver segundo turno porque quem apoia o LUDIO é povo de alexandre..zinho abicalil... e ságuas que esta na SEDUC no governo SILVAL . Na minha opinião o PT é partido muito grande que tem a presidente da republica e não pode ser usado. Portanto JAIRO estou com vc . NAO SE "iLUDIãO" AGORA É JAIRO AGORA É VEZ DO PARTIDO DOS TRABALHADORES VAMOS A LUTA COMPANHEIROS.