Cuiabá, 28 de Março de 2017

Variedades

A | A

Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2017, 08h:20 | Atualizado: 12/02/2017, 04h:38

Peixoto do Azevedo

Associação dos Cornos faz graça com tragédia e com sofrimento alheio

Mário Okamura

associacao_peixoto

Associação conta com cerca de 500 filiados. A meta a chegar a mil neste ano

Uma associação bastante peculiar tem chamado a atenção em Peixoto de Azevedo (distante cerca de 670 quilômetros de Cuiabá) devido a um tipo de orgulho que homens não costumam exibir por uma questão de cabeça pesada, digamos assim.

Trata-se da Associação dos Cornos de Mato Grosso, criada pelo maranhense Claudimar Ferreira de Santana, o Claudinho Sorriso, há 10 anos e cuja eleição para presidência da entidade foi realizada há menos de um mês. 

No bar que serve de sede à associação, dá pra degustar bebidas adequadas a esse momento não tão fácil da vida da maioria das pessoas, aquele em que um amor se mostra nem tão perfeito ou bom. Assim, aos mais enfezados, tem a cachaça Amansa Corno; para aquele que não se conforma que o chifre é só uma coisa que colocaram na cabeça dele/a.

Reprodução

cama_corno

Associação trata o tema com muito humor e já tem mais de 500 filiados

Lá também é possível bebericar as pingas para cornos suicidas (um tipo meio perigoso pra si mesmo, pois não consegue acreditar que aquele momento vai passar), para os cornos zangados e os inconformados. Mas se o corno for depressivo, aí a coisa merece todo um cuidado especial pelos outros membros da associação. É a hora de entrada em cena do presidente, com aquela conversa amiga. “Orientamos o novo corno a sair dessa, pois ficar assim é carregar ainda mais peso na cabeça”, conta Claudinho Sorriso.

E a meta este ano é comemorar o aniversário de 10 anos de criação, com uma festa para os 500 membros. Além do mais, a ideia é expandir o número de sócios. “Queremos chegar a mil e vamos conseguir isto ainda este ano”, projeta Claudinho. Ele se animou devido à participação massiva do eleitorado (217) na eleição realizada dia 8 e que sagrou o famoso Major para o cargo de representar todas as vontades cornísticas.

Estavam lá todos os que sentiram um peso extra na testa ou cabeça, chegaram e se filiaram. Não há taxa, só a sensação ou certeza de estar sendo chifrado ou já o ter sido.

A razão para criar o lugar, contou Claudinho Sorriso, foi o bom humor normalmente associado ao povo nordestino. Ele foi conhecer a primeira associação, que funcionava no bar de um amigo, gostou da ideia, dos enfeites (reais, nas paredes, ou metafóricos, na cabeça dos cornos) e decidiu fazer o mesmo em Peixoto do Azevedo.

Reprodução

Antônio Martins de Sousa, o Major

Presidente da associação, eleito em janeiro, Antônio Martins de Sousa, o Major

Nas primeiras reuniões, tudo era escrito ainda à mão, anotando um a um o nome dos envolvidos. Era uma pequena mercearia, tornou-se um bar e a sede dos chifrudos.

Claro que só os mais mansos, pra evitar que haja disputa de batida de cabeça. “A gente até chama os enfezados, mas normalmente eles não vem”, diverte-se Claudinho. Estavam representados nas urnas a grande maioria 160 tipos de corno, segundo explica o especialista em cornologia.

Destes, três chamam especialmente a atenção: o corno marimbondo, “o que morre queimado, mas não abandona a casa”, o corno detetive, “aquele que desconfia que é corno e depois vai investigar” e o corno elétrico, “aquele que só leva o choque quando descobre que é corno”, diverte-se dando uma verdadeira aula o comerciante.

“Mas o mais importante de todos os cornos é o corno to ligado, aquele cujo amigo chega e diz, você é corno, mas ele só responde to ligado”, devido ao bom-mocismo e camaradagem.

"Até chamamos os enfezados, mas, normalmente, não vem", diz Claudinho

Mas ou menos como o atual presidente, bastante carismática e “querido por todos”, nas palavras do fundador da associação.

O presidente que foi eleito até agora é o presidente mais popular de todos, identificado como Antônio Martins de Sousa ou Major, como o foram seus outros concorrentes.

Ele recebeu nada menos que 89 dos 117 votos. As exigências são várias para participar porque “a coisa aqui é organizada”, continua Claudinho Sorriso. Assim, para votar o associado tem de correr o risco de ser corno a qualquer hora sendo casado ou namorando sério e maior de 18 anos, apesar de todos serem convidados a se associar, só ter aquela velha sensação de que a cabeça anda pesando demais. 

E o cheiro de chifre queimado não é problema, pois tudo lá acaba em churrasco. A ideia, defende Claudinho, é assar tudo, corações de galinha, de boi, um meio de fazer a comida combinar com a associação. A representatividade feminina ainda é baixa, são apenas 80 associadas, contra os mais de 400 homens, mas o fundador disse que o lugar está aberto para ambos os sexos, sem discriminação.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Maria | Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2017, 19h15
    3
    0

    Em Leverger deve ter muita gente querendo filiar...políticos, ex-politicos, segunda-dama, dona de baguncinha, acougueiro, etc. por isso que cabeça assada faz sucesso lá porque usam as guampas para enfeite.

  • caititu do cerrado | Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2017, 17h08
    3
    0

    To na duvida, recebi um convite no meu trabalho, ser chefe, ou ser corno? vou ficar a 2 opção, até por que ser chefe, é passageiro, e corno é para a vida toda.

  • APIACAS | Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2017, 13h12
    5
    0

    EM APIACÁS JÁ TEM MAIS DE 850 PESSOA QUE RENDO FILIAR TEM FAZENDEIRO, COMERCIANTE,FUNCIONÁRIO PUBLICO DONO DE TRI CICLO ETC

  • equeal | Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2017, 11h40
    3
    1

    Todo castigo para o corno é pouco.

  • Jésus barra do Garças | Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2017, 10h47
    2
    1

    QUE BOBAGEM

  • José da Rocha Filho | Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2017, 10h03
    3
    0

    Sugiro que vcs tentem trazer para esta confraria, um determinado político nacional, o corno mais ilustre do país.Vai dar muito IBOP.

  • Mariazinha | Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2017, 10h03
    4
    0

    Aos enganados ( CÔRNOS ) politicos , minhas condolências !!!

Matéria(s) relacionada(s):