
O Brasil vai presidir o Parlamento do Mercosul (Parlasul) a partir de junho deste ano, com a missão de apresentar a solução para 3 debates polêmicos, em andamento desde 2011.
Os representantes do Parlamento discutem a criação de um SUS do Mercosul, a segurança nas fronteiras e a educação envolvendo os 4 países, Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil, mais a Venezuela, que está em fase de adesão.
O deputado federal Júlio Campos (DEM), um dos membros brasileiros na entidade, defende os 3 pontos. Segundo o democrata, a criação do SUS para o grupo é importante para sanar falhas, como o atendimento pelo sistema brasileiro de pacientes de outros países, como, por exemplo, a Argentina. Sobre a nova forma de educação, ela traria a validação do diploma de cursos superiores, mestrados e doutorados feitos em qualquer uma das unidades federativas. “Esses países já têm a economia aberta, porque não podem ter a saúde e educação?”, questiona Júlio.
Com 27 deputados federais e 10 senadores, o Brasil conta com o maior número de representantes no Parlasul. A sede, entretanto, fica em Montevidéu, no Uruguai, que tem 18 representantes, assim como o Paraguai. Já a Argentina possui 32 membros. Júlio explica que a Bolívia e o Chile são membros observadores, tanto do Mercosul como Parlasul. A Venezuela está em nível intermediário.
Debate
A primeira reunião de 2012 do Parlamento, criado em 2005, será no início de março e, a partir de junho, o Brasil vai passar a presidir o Mercosul, com a presidente Dilma Rousseff (PT).
2012:
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2011:
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2010:
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2009:
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
PORTAL | BLOG | RDNEWS NO SEU SITE | RDNEWS | EXPEDIENTE | ANUNCIE | CONTATO
Todos os Direitos Reservados - RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso - 2006 - 2012
Fale conosco: (65) 3637-6104 ou 3637-8249