Com a ajuda da Fundação Nacional dos Índios (Funai) e com o apoio de Ongs, os Kuikuros, localizados entre os povos do Alto Xingu, no Norte de Mato Grosso, se tornaram um exemplo de como a cultura indígena pode interagir com a dos "brancos", sem comprometer a tradição e os costumes da aldeia. Com o auxílio de cacique, cuja função é não deixar que a cultura milenar de sua tribo desapareça, a aldeia mantém laços estreitos com as tecnologias do mundo.
Ocas gigantescas, com até 25 metros de comprimentos, não abrigam somente artefatos indígenas e redes de dormir, mas também aparelhos de televisão, relógios e bicicletas. A sala de alvenaria, onde fica guardado o computador com acesso à internet, foi uma doação da Funai e é bastante usada pelos Kuikuros. Eles afirmam que "a tecnologia não atrapalha". Pelo contrário, ela "ajuda a divulgar a sua cultura para fora".
------------------------------------------------
Clique no play e confira a reportagem da TV Globo
Muito interessante esta matéria,RDNEWS! Para manter a tradição e termos índios nos próximos 30 anos, será necessário a implantação de projeto que lhes garanta sustentabilidade alimentar,financeira e cultural : a) Enriquecimento florestal com plantio, sem desmate, de espécies(frutas domésticas e nativas,madeiras,medicinais etc..) b)Enriquecimento da fauna, criadouros de animais (anta, veados, tatus,porco do mato, caititus, pacas,etc e peixes ao longo dos rios e igarapés.As aves virão com o plantio de árvores. Engenheiros agrônomos,florestais e biólogos podem desenvore estes projetos com sucesso c)Educação indígena, produção comercial de artesanatos, realização de eventos culturais(turísticos) agendados. Tudo depende de uma guinada da FUNAI.
2012:
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2011:
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2010:
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2009:
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
PORTAL | BLOG | RDNEWS NO SEU SITE | RDNEWS | EXPEDIENTE | ANUNCIE | CONTATO
Todos os Direitos Reservados - RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso - 2006 - 2012
Fale conosco: (65) 3637-6104 ou 3637-8249