Sábado, 18 de Maio de 2013, 12:47 h
RUMO ÀS URNAS | 27/04/2012 - 07:05

Jairo disputa prévias do PT para prefeito e quer até Lúdio de vice

Gabriela Galvão

      Com a presença de 12 membros do PT, Jairo Rocha protocolou na tarde desta quinta (26) sua pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá na sede do diretório municipal do partido. Ele deve disputar as prévias apenas com o vereador e também pré-candidato Lúdio Cabral, que ainda não se inscreveu. Confiante, com 309 assinaturas de 3 correntes do PT, o pré-candidato declarou em entrevista ao RDNews, que acredita na possibilidade de Lúdio decidir ser seu vice antes mesmo das prévias, que serão realizadas em 20 de maio. Mesmo com o número reduzido de presentes, houve coro: "Partido, partido, é dos trabalhadores", gritaram no momento da assinatura.

      A inscrição de Jairo, entretanto, deixou clara a intenção destas 3 correntes em não permitir o consenso em torno da candidatura de Lúdio. “A unanimidade é burra”, disparou o petista. O vereador possui o apoio de 80% dos delegados da legenda e das principais correntes, mas Jairo afirmou que neste momento o percentual não significa mais nada. “A partir de agora está zerado, quem decide são os 5,7 mil filiados”.

     Acontece que os militantes das tendências Articulação de Esquerda, da qual Jairo faz parte, do Movimento do PT, da ex-deputada Vera Araújo, a Verinha, e a Mensagem ao Partido, da ex-senador Serys Marly, defendiam o nome de Serys na disputa pela sucessão de Chico Galindo (PTB). Na semana passada, contudo, assinaram embaixo da pré-candidatura de Jairo. Ele alegou que a definição se deu pelo fato de Serys ter mais força no interior do Estado, não podendo ficar “presa” apenas em Cuiabá. Tudo indica, porém, que a ex-senadora não aceitou disputar prévias, conforme chegou a anunciar por diversas vezes, e as correntes lançaram um nome para não haver o consenso.

     Para o primeiro pré-candidato inscrito, a disputa interna deste ano vai fortalecer o PT e animar os filiados depois da crise ocorrida em 2010. Naquele ano, a disputa de prévias ao Senado entre Serys e o ex-deputado federal Carlos Abicalil, que acabou vencendo a disputa interna, mas foi derrotado nas urnas, resultou num “racha” no partido. “Este ano tem cordialidade e respeito, embora haja diferença de pensamento. Ninguém vai à reeleição como ia a ex-senadora, foi uma falcatrua que fizeram com ela e não é o caso de Cuiabá. Agora, não terá jogo sujo e vai ser sem puxar o tapete”. Jairo ressaltou, porém, que se houver ofensiva, seu grupo vai responder a altura.

     Ele está confiante de que Lúdio pode desistir da candidatura, mas ponderou que também aceitaria ser vice do vereador numa chapa pura. Acrescentou, no entanto, que o colega deveria ir à reeleição, pois seria um bom “puxador” de votos. Ao final, ponderou que as prévias e os discursos vão ajudar a definir o que será melhor para o PT e o que a população deseja.

     O pré-candidato é filiado ao PT há 20 anos e já foi presidente da municipal em 2005, eleito com mil votos. Desde então, o partido é presidido em Cuiabá por Vilson Aguiar. O mandato é de dois anos. Já com discurso de pré-candidato, após a oficialização da inscrição, Jairo declarou que sua prioridade será a saúde, educação e a reestatização do transporte coletivo e do saneamento básico. “Condenamos privatização, tem que saber administrar bem. Em Cuiabá não falta dinheiro, o que falta é gestão”.

     As inscrições de pré-candidatos terminam nesta sexta (27), às 21 horas, sendo que as prévias serão realizadas no dia 20, entre às 9h e às 17h. Serão espalhadas 10 urnas pela Capital. Na próxima semana será estabelecido o calendário e quantos debates serão realizados nas prévias. Eles ocorrem nos locais onde estão posicionadas as urnas.

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!
  • Regina Portergaist | 30/04/2012 16:48
    Várzea Grande

    Jairo??? quem que é esse companheiro? aquele laranja azeda da Serys? Pelamor, Ludio vai de vice dele? que que é esse? Agora quando? LUDIO NELESSS

  • Edson Figueiredo | 30/04/2012 08:03
    cuiaba

    JAIRO PERDENDO A PRÉVIA, JUNTAMENTE COM SERYS E SEU BANDO ELES IRAM APOIR CHICO GALINDO OU UM CANDIDATO DO PSDB, DEM, PORQUE ELES FAZ SEMPRE ASSIM. CASO VCS OLHAREM SERYS OU JAIRO COM BANDEIRA DO PTB,PSDB OU DEM CRITANDO NA RUA NÃO É MAIS NOVIDADE, PORQUE JÁ É O PERFIL DELES.

  • Jose Maria | 29/04/2012 21:51

    O legal desse debate é o processo democrático no PT.Não há dúvida, que é o único partido que tem essa caracteristica. Mas essa democracia irrita a mídia de modo geral que está mais preocupada com a política das velhas raposas que decidem sem a participação do povo. Jairo não tem nenhuma expressão política. Mas no PT, qualquer cidadão tem direito de concorrer em pé de igualdade atravéz do voto demcrático de todos os filiados. A Serys poderia ir para a disputa com Lúdio, mas, como fez tanta besteira e não reside mais em Mato Grosso, passou a bola para um laranja. Espero que desta fez a senadora, que, perdeu para Abicalil nas urnas ao senado, não faça novamente aquele jogo sujo que fizeram em 2010. Isto é perigoso. Desse grupo tudo é possivel. Lúdio que se aliou a Serys para que Abicalil perdesse a eleição, tem, agora, o apoio de Abicalil e dos membros de sua corrente, algo que não está tendo do grupo que ele sempre esteve junto. Lúdio não é o candidato ideal. Mas consegue aglutinar mais pessoas ao seu entorno. Serys hoje está isolada, sem moral e sem sustenção política. A bem da verdade, Serys deveria ter saído do PT há muito tempo.

  • Joaquim | 29/04/2012 14:53
    CUIABA

    JAIRO É O MAIS HONESTO DO PT E NÃO É DEMAGOGO COMO O LIDIO

  • Hemerson | 27/04/2012 23:28
    Araputanga

    Não sei quem foi o Jornalista que publicou está matéria, mas cometeu um grande equivoco. Ele ou ela, colocou o titulo de que Jairo quer Lúdio de vice e no quinto parágrafo, Jairo diz que até aceita ser vice de Lúdio em uma chapa pura. As vezes percebo que esse site tem uma tendência a macular a imagem do PT.






Últimas Notícias

Histórico

2013:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2012:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2011:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2010:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

2009:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

PORTAL | BLOG | RDNEWS NO SEU SITE | RDNEWS | ANUNCIE | CONTATO

Todos os Direitos Reservados - RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso - 2006 - 2013

Fale conosco: (65) 3637-6104 ou 3637-8249

EIQ Consultoria