A Justiça indeferiu o pedido dos bancários que tentavam pôr fim a greve dos profissionais, que já dura há 14 dias. A solicitação foi interposta pelo Sindicato dos Bancários de Mato Grosso e negado no Tribunal Regional do Trabalho.
O primeiro banco a ter o pedido negado foi o Itaú e logo depois o HSBC em Cuiabá, logo na primeira semana de greve da categoria. Outro pedido negado foi o do banco Santander recentemente. O HSBC de Sinop também teve o pedido de interdito negado pela Justiça.
De acordo com o TRT, a greve dos bancários não pode ser considerada ilegal, já que os 30% de atendimento têm sido cumpridos e as reivindicações foram consideradas justas. Conforme a jurisprudência, interdito proibitório se define como ação de manutenção de posse e de reintegração.
Este instrumento é utilizado pelos bancos para desestimular os trabalhadores sobre a greve. Mas como vem acontecendo em Cuiabá e Sinop, os pedidos apresentados pelos bancos não estão sendo aceitos pela Justiça pelo fato da mobilização dos bancários ocorrer dentro da legalidade.
Assim, a juíza titular da 1ª Vara do Trabalho de Cuiabá, Mara Oribe, ao analisar os argumentos do banco Itaú, fez referência à Lei nº 7.783/1989, que reconhece ser a greve verdadeiro direito do trabalhador. De acordo com ela, não há nenhum incidente alegado antes e durante o movimento que justifique a imediata intervenção do Poder Judiciário.
Para o presidente do sindicato, Arilson da Silva, os bancos preferem gastar dinheiro em recursos judiciais a negociar com seus empregados. “Os pedidos de interdito dos bancos são formas de intimidar os bancários a desistir de lutar pelos direitos, mas vamos nos manter fortes por mais segurança nas agências, reajuste salarial de 12,8%, maior PLR, mais contratações, enfim, mais respeito e valorização por emprego decente”.
jota Filho, em respeito ao bom senso não fale do que não sabe. abraço.
esses banqueiros sempre se encheirão de dinheiro fazendo o que querem com os juros altos, ficando rico as custas pela exploração do povo e dos baixos salarios pagos. onde está a justiça?
esses banqueiros sempre se encheirão de dinheiro fazendo o que querem com os juros altos, ficando rico as custas pela exploração do povo e dos baixos salarios pagos. onde está a justiça?
OLHA, NÃO CULPO OS BANCÁRIOS DE LUTAR PELOS SEUS DIREITOS E SIM OS BANQUEIROS QUE SÓ PENSAM EM LUCRAR EM CIMA DE TODOS, AGORA CADÊ A JUSTIÇA QUE NÃO TOMA SE QUER PROVIDENCIAS EM FAZER COM QUE OS BANQUEIROS DEEM O AUMENTO QUE OS BANCÁRIOS ESTÃO PEDINDO, POXA VIDA CADÊ O RESPEITO AOS CLIENTES, ACORDA JUSTIÇA!!!
CORTEM O PONTO DESSES GREVISTAS, próximo de ano eleitoral, vão eleger mais uns vereadores ( deve ser por isso causam DORES NO ELEITORADO) Já os DEPUTADOS ( NÃO não vou mencionar nada sobre a GENITORA deles) porque no final SÃO PARLAMENTARES) OU PARA LAMENTARMOS igual essa GREVE não estão satisfeitos com que GANHAM,peçam pra sair façam concurso, montem quitanda vão carpinar quintal vender MANGA, GOIABA, mas não atrapalhem os trabalhadores que vão num banco tentar ser atendido ROMA DEVIA SE ORGULHAR DO BRASIL o lugar que mais TEM DIREITO NO MUNDO, DIREITO DE GREVE DEMATAR DE ROUBAR MENOS DEVERES, DEVER DE ATENDER BEM QUEM USA DO SISTEMA, E NÃO QUEM SE USA DO SISTEMA GREVE ISSO SIM É GRAVE.
2012:
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2011:
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2010:
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2009:
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
PORTAL | BLOG | RDNEWS NO SEU SITE | RDNEWS | EXPEDIENTE | ANUNCIE | CONTATO
Todos os Direitos Reservados - RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso - 2006 - 2012
Fale conosco: (65) 3637-6104 ou 3637-8249