Polícia

Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 16h:15 | Atualizado: 13/04/2018, 14h:37

Proprietários de óticas denunciam furtos e arrombamentos nas madrugadas fotos

Proprietários de óticas na tradicional rua Cândido Mariano, Centro de Cuiabá, estão reclamando de ações criminosas que ocorrerem durante a madrugada na região. Famosa justamente pelo grande número de lojas do ramo, os empresários relatam que os bandidos estão arrombando as paredes e roubando somente produtos específicos de maior valor agregando, o que levanta a suspeita de que os responsáveis pelos crimes façam parte, inclusive, de uma quadrilha especializada.

RDNews

Roubo a óticas - Lojas da rua Cândido Mariano estão visadas

Lojas centrais estão no alvo supostamente de quadrilha especializada

A última situação do tipo ocorreu na madrugada de hoje (12) na Ótica Precision Prime. O proprietário, empresário Ricardo Bezerra, conta ao que a sensação de impotência diante desses casos é revoltante.

“Estamos convivendo com uma onda de arrombamentos que são feitos por bandidos especializados. Aqui na minha loja eles destruíram uma parede de um metro e meio e ainda desativaram a nossa central que mantém o alarme ligado. É gente muito organizada, com certeza”, diz.

Ele afirma que o crime cometido contra a sua loja deixou um prejuízo de cerca de R$ 200 mil. Os criminosos levaram, além dos óculos, de grifes importadas como Victor Hugo, Hugo Boss e Calvin Klein, produtos de perfumaria e roupas infantis, também de marcas famosas.

O empresário lembra que há um ano e meio homens entraram pelo telhado de uma outra loja dele que ficava ao lado da atual. Após o crime, a unidade foi fechada justamente por causa da insegurança.

“A gente não vê um retorno do Estado para nós em segurança e isso nos chateia muito. Pagamos nossos impostos, geramos emprego e em contraponto sofremos com essa criminalidade que nos gera muito prejuízo. Isso sem falar na impunidade, porque parece que ninguém vai preso”, reclama.

Outros casos

A gente não vê um retorno do Estado para nós em segurança e isso nos chateia muito. Pagamos nossos impostos

A empresária Pamela Prata conta que a sua loja foi roubada há cerca de duas semanas. Foram levados relógios, óculos do estoque e até mesmo de clientes que haviam deixado também seus receituários com os lojistas. Nesse caso, o rombo ficou em cerca de R$ 80 mil e até hoje parte da vitrine ainda não foi substituída, porque os objetos levados eram de alto valor.

O modo de agir dos criminosos foi o mesmo do que o adotado em outras situações. Eles entraram no estabelecimento pelo telhado por meio de um buraco no teto, feito provavelmente com o auxílio de uma marreta.

Por causa desse crime, os proprietários, que estão no local há 2 anos, resolveram se reunir com os lojistas vizinhos para colocarem grades elétricas no entorno das lojas. De acordo com Pamela, eles continuarão tentando se proteger da melhor forma.

“Não podemos desistir jamais para a bandidagem, até porque eles não desistem de cometer crimes. Vamos nos movimentar, colocar policial particular, monitoramento com câmera e o que mais for preciso. Mas desistir do nosso negócio nunca”, exclama.

Hebley Bastos, gerente de uma das unidades da Ótica Filó, afirma que no final do mês passado a loja passou por uma tentativa de roubo. Ao chegarem para trabalhar pela manhã, os funcionários notaram que havia um buraco na parede. Os bandidos provavelmente não conseguiram entrar e por isso o estoque e as vitrines estavam intactas.

RDNews

Roubo a óticas - Ladrões entram pelo buraco que abriram na parede

Ladrões entram pelo buraco que abriram na parede em uma loja na rua Cândido Mariano

A gerente acredita que os casos estão piorando de uns anos para cá, que um mercado negro de produtos roubados já se formou e até que existem compradores assíduos que aguardam a realização desses roubos.

Atuando no setor há mais de 10 anos, Hebley diz que é difícil conviver com a insegurança e esses fatos acabam deixando os trabalhadores do setor desconfiados.

“Eles escolhem as vítimas muito bem, tanto que a gente desconfia que eles passem olhando loja por loja. Está piorando de uns tempos para cá porque parece que eles estão cada vez mais profissionais e organizados”, completa.

Outro ponto em comum entre os ouvidos pela reportagem é que todos reclamaram da lentidão das investigações da Polícia Civil dos roubos. De acordo com os lojistas, todas as ocorrências foram registradas, mas em poucos casos houve algum tipo de prisão ou identificação dos autores dos crimes.

Outro lado

O entrou em contato com as assessorias da Polícia Civil, para questionar sobre o andamento das investigações, e da Polícia Militar, para verificar se a região é patrulhada de madrugada ou se existe algum acompanhamento das reivindicações dos lojistas. Nenhuma das duas entidades, porém, respondeu aos questionamentos até o fechamento dessa matéria.

Às 17h41 - Polícia Civil emite nota

"Os furtos, cometidos em sua grande maioria, no período noturno, são praticados por moradores de rua e geralmente usuários de drogas, o que dificulta sua localização, por não terem paradeiro fixo. Os produtos subtraídos são repassados a receptadores e nesse ponto a Polícia Civil esclarece que é necessário conscientização de toda a população para não adquirir mercadorias sem procedência, uma vez que tem se observados que as bocas de fumo mostram mais interesse por armas fogo e eletrônicos. Outros tipos de mercadorias acabam sendo repassadas no próprio comércio.

 Quanto às investigações, o trabalho demanda uma série de informações, levantamentos, oitivas, imagens, perícias e outros elementos que comprovem a autoria e consigam embasar pedidos de medidas judiciais.

Neste ano, a Derf criou o Núcleo Especial de Repressão a Roubos no Comércio, que atua com apoio do Núcleo de Inteligência da unidade.

O funcionamento ocorre nos mesmos moldes do Núcleo de Investigações de Roubos a Residências com restrição de liberdade da vítima. As investigações iniciam no calor da ocorrência, buscando informações no local e prestando atendimento humanizado às vítimas, para que elas se sintam acolhidas e prestem detalhes importantes à elucidação do fato. O atendimento imediato, reduz o trauma sofrido pela vítima e possibilita relatos pormenorizados sobre as características dos suspeitos e acesso com tranquilidade ao acervo fotográfico da delegacia."

Galeria de Fotos

Credito: RDNews
Furto a óticas - Comerciantes investem em cerca elétrica
Credito: Rildo Bezerra
Furto a óticas - Ladrões invadem loja retirando tijolos da parede
Credito: Rildo Bezerra
Furto a óticas - Ladrões deixam documentos espalhados
Credito: Rildo Bezerra
Furto a óticas - Ladrões deixam documentos espalhados
Credito: Rildo Bezerra
Furto a óticas - Ladrões entram pelo buraco que abriram na parede
Credito: RDNews
Roubo a óticas - Lojas da rua Cândido Mariano estão visadas
Credito: Rildo Bezerra
Furto a óticas - Ladrões entram pelas laterais
Credito: Rildo Bezerra
Furto a óticas - Ladrões fazem buraco na parede para invadir a loja
Credito: Rildo Bezerra
Furto a óticas - Ladrões deixam documentos jogados no chão

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

15 vão concorrer pela Grande Cáceres

moraes curtinha   Pelo menos 15 da região Oeste, que agrega mais de 20 municípios, estão se articulando para concorrer a deputado, sendo 7 deles de Cáceres. Dois vão a federal: Ezequiel Fonseca (PP), de Reserva do Cabaçal e que busca a reeleição, e o estadual Leonardo Albuquerque (SD), baseado...

Ataques de Pivetta dividem opiniões

otaviano pivetta curtinha lucas   Os ataques do ex-prefeito de Lucas do Rio Verde Otaviano Pivetta (foto), do PDT, ao governador Pedro Taques (PSDB) dividem opiniões. Uns acham que ele agiu com desrespeito quando definiu Taques como vagabundo, mentiroso, ladrão de sigla partidária e narcisista. E, diante disso, disseram que...

Irmão de senador disputa a estadual

wener santos nova marilandia curtinhas   O ex-prefeito de Nova Marilândia Werner dos Santos (foto), derrotado à reeleição em 2016, vai concorrer a deputado estadual, mesmo sem apoio irrestrito do irmão, o empresário e senador Cidinho Santos. Filiado ao PP, depois de sair do PR de Cidinho, Werner tem fomentado...

Salgadeira é "pepino" em 2 gestões

Não foi desta vez que a população pode começar a desfrutar das belezas do Complexo Turístico da Salgadeira. Pela segunda vez, o governo adiou a inauguração das obras de reestruturação. O local está fechado há quase 8 anos. O problema se arrastou por toda a gestão Silval e, ao que parece, vai ser resolvido no último ano do governo Taques, que se encerra em dezembro, caso ele não seja reeleito. Era...

Deputados com chances de reeleição

eduardo botelho curtinhas   Quase todos deputados estaduais consideram que entre 10 e 12 dos 21 que vão tentar a reeleição devem obter êxito nas urnas. E apontam, em privado, os com as maiores chances, inclusive com expectativa de mais de 30 mil votos: Botelho (foto), Nininho, Janaína Riva, Zeca Viana e...

Rede de aliados para se tornar federal

neri_geller_curtinha.jpg   Com a estatura de quem foi ministro da Agricultura do Governo Dilma e depois retornou como secretário de Política Agrícola da gestão Temer, Neri Geller (foto) montou uma rede estruturante de aliados capaz de já projetá-lo como futuro deputado federal. Aproveitou os últimos...

Assumindo culpa por "fantasma" na AL

abilio moumer curtinha   Numa postagem em sua página pessoal no Facebook, Abilio Moumer (foto), pai do vereador por Cuiabá Abílio Júnior e marido de Damaris Rasteli, tem a coragem de usar o nome de Deus e da igreja para, depois, pedir perdão. Se revela culpado pelo deputado Sebastião Rezende, evangelista da...

Rossato e Selma já têm até marketing

selma arruda curtinha   Dilceu Rossato, ex-prefeito de Sorriso, e Selma Arruda, que se aposentou prematuramente como juíza de Direito para poder se candidatar a cargo eletivo, estão mais bem planejados e organizados do que se imagina, surpreendendo até aqueles políticos mais tradicionais que costumam empurrar as...

Se Mauro recuar DEM volta pra Taques

jayme campos curtinha   O DEM segue aguardando decisão do indeciso empresário Mauro Mendes para puxar candidatura a governador. Mas, caso o ex-prefeito cuiabano desista de disputar o Paiaguás, o partido abriria duas possibilidades. Uma seria voltar para os braços do governador Taques e apoiá-lo à...