A cúpula do movimento Mato Grosso Muito Mais (PDT, PPS, PSB e PV) não conseguiu encerrar as discussões sobre a manutenção ou não da pré-candidatura do empresário Mauro Mendes (PSB) ao governo e desmarcou a coletiva agendada para as 17h deste sábado (26). A expectativa era que as lideranças reforçassem o projeto rumo ao Palácio Paiaguás, apesar das supostas tentativas dos dois adversários ao governo, Wilson Santos (PSDB) e Silval Barbosa (PMDB), em "detonar" a candidatura da chamada terceira via.
Na coletiva, líderes do MT Muito Mais esperavam conter as especulações em torno de uma eventual união de Mendes com os partidos que apoiam a reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB). Contudo, as discussões da cúpula do movimento não foram esgotadas e os membros continuam reunidos. Os presidentes do PDT e PPS, Otaviano Pivetta e Percival Muniz, respectivamente, tentam dissuadir o PSB de Mendes a compor aliança com Silval. O ex-procurador Pedro Taques (PDT), pré-candidato ao Senado, e os presidentes do PSB e PV, deputado federal Valtenir Pereira e José Roberto Stopa, respectivamente, também participam da reunião.
A tensão é tão grandes que, num dado momento, Mendes chegou a pedir licença aos aliados para se reunir em separado com a esposa, Virgínea Mendes, e com o coordenação geral da pré-campanha ao Paiaguás, empreiteiro Mauro Carvalho, sócio e cunhado de Francisco Lotufo, da Construtora Lotufo.
Taques já anunciou que não será candidato se o PDT aceitar concorrer num arco de alianças integrado pelo PP, do presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP). Os progressistas já aprovaram indicativo de apoio à reeleição do governador. Diante disso, Pivetta tratou de acalmar os ânimos dos pedetistas com a garantia de que o partido não pedirá votos para Silval. Percival, que vem resistindo bravamente ao assédio de Wilson sobre o PPS, também descartou a possibilidade. Enquanto isso, Mendes e Valtenir "batem cabeça" e postergam a definição sobre o projeto majoritário do PSB. Eles agendaram uma coletiva para este domingo (27), às 10h, na sede do MT Muito Mais.