RDnews - Poderes e Bastidores


EDUCAÇÃO | 25/08/2010 - 17:00

Professores estaduais paralisam atividades e já ameaçam greve

Laura Nabuco

   O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) confirmou a paralisação das aulas na rede estadual durante esta quarta (25). De acordo com o órgão, a suspensão será de apenas um dia, mas as escolas receberam a recomendação de estender a greve caso não haja condições de funcionamento por falta de profissionais. O presidente do Sintep, Gilmar Soares, disse que a paralisação não prejudicará os alunos mais do que eles já tem sido prejudicados.

   A greve foi decidida numa reunião entre professores de 50 municípios na útlima quarta (18) - veja aqui. O motivo é a impossibilidade de contratação de professores no período de campanha eleitoral. A decisão está no acórdão 18.881, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e dificulta a substituição de professores que se afastam por problemas de saúde ou outros motivos.

   De acordo com Gilmar, a decisão do TRE fere o princípio constitucional de garantir direito à educação. Já o Pleno do TRE considera que por mais que a interrupção cause prejuízos, "a educação não deve ser considerada, para fins eleitorais, como um serviço emergencial”. O impasse chegou ao Ministério Público do Estado (MPE) que abriu um inquérito civil para investigar a Seduc por não ter tomado medidas para prevenir que os alunos da rede pública ficassem sem aula no período eleitoral.