Variedades

Terça-Feira, 19 de Abril de 2016, 09h:19 | Atualizado: 19/04/2016, 14h:14

Cuiabano acerta mais 3 terremotos ocorridos nos últimos 20 dias - veja

Aroldo Maciel

terremoto-500.jpg

Simulação de eventos na região da Birmânia e Kazaquistan e a linha correlacionando a regiões do Peru, Equador, Colômbia ou norte do Chile.

O estudante de Veterinária e pesquisador, Aroldo Maciel, também formado em Letras, e conhecido como “homem que prevê terremotos”, acaba de acertar mais três abalos sísmicos, no período de 20 dias. Os acontecimentos ocorreram no Japão sábado (16), no Equador domingo (17) e no Afeganistão no último dia 10.

O paulista nascido em Lorena (SP), mas de coração cuiabano, apresentou um trabalho sobre os terremotos terem relação a longas distâncias, que apresentou em artigo nos Estados Unidos, nesta segunda (18). “Neste trabalho eu questiono uma possível correlação entre eventos a largas distâncias. Em 2012, isso era loucura, mas eu ser formado em Letras e apresentar um trabalho sobre Geofísica também era”, comemora.

Para conseguir prever os terremotos, o pesquisador analisa o histórico dos tremores e passa a segui-los. Ele utiliza um algoritmo de triangulação de dados que prevê, em até sete dias, um sismo que está a caminho, assim como ocorre com as correntes marítimas, por exemplo.

A pesquisa tenta relacionar terremotos pelo mundo, assim quando acontece um terremoto em uma parte o evento é anotado, na próxima vez em que corra na mesma região o alerta é enviado. O pesquisador deixa pública a fórmula para que outros possam fazer a pesquisa e um dia validar o que ele propõe. Acesso a publicação exposta no encontro mundial de geofísicos da California (AGU) aqui

Dessa forma é possível calcular a velocidade, localização e até a magnitude com grande precisão. “É um efeito em cadeia. Vamos supor, há um movimento em uma placa, esta vai até outra, e assim por sequência”. Neste sentido, Maciel explica que analisou um arquivo de 10 anos e, com base nele, avaliou recorrências de 400 efeitos positivos, dos quais o fazem acreditar em eventos a largas distâncias, como ocorreu no Equador e no Japão.

Nas últimas ocorrências em que previu os tremores, somente no Equador 272 pessoas morreram e 2.068 ficaram feridas. A magnitude foi de 7,8 que atingiu o litoral do país, sendo considerado o maior abalo sísmico a atingir o Equador, desde 1979. No Japão, o tremor atingiu a magnitude de 7,3 e deixou 32 mortos e mais de mil feridos.

Maciel é bastante conhecido no Chile, outro país em que contribuiu evitando maior número de vítimas, devido a terremotos. Ele conseguiu prever que haveria um tremor de magnitude 8,4 na escala Richter, na cidade de La Serena, local que há 70 anos não registrava um terremoto moderado. O tremor ocorreu em 16 de setembro passado. Nesta ocasião, somente 12 pessoas morreram, conforme o pesquisador.

Filme

Devido à grande repercussão causada pela previsão em La Serena, uma equipe de produção se interessou em fazer um filme contando a história de Maciel. Ele explica que a equipe já filmou a destruição causada pelas ondas sísmicas na cidade e vai relatar as pesquisas feitas por ele. O nome do filme deve ser Sísmico.

Cuiabano cria método que prevê terremotos e faz sucesso no Chile

Galeria de Fotos

Credito: Aroldo Maciel
Credito: Aroldo Maciel
Credito: Aroldo Maciel
Simulação de eventos na região da Birmânia e Kazaquistan e a linha correlacionando a regiões do Peru, Equador, Colômbia ou norte do Chile.
Credito: Aroldo Maciel
Credito: Aroldo Maciel
Pesquisador durante viagem a La Serena onde acertou a previsão sobre o forte terremoto em setembro.

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • Areck J. | Segunda-Feira, 25 de Abril de 2016, 15h30
    0
    0

    Estou passando para dar meu depoimento sob "Aroldo"... Só posso lhe agradecer por ele manter-nos informados dos Sismos que estão acontecendo aqui no Chile e também em outras latitudes onde tenho conhecidos... Desde que o sigo que consigo dormir a noite, já que fiquei com "Pânico e trauma desde o 27F-2010" Sem dormir a noite e só dois a três hras a partir das 7°° AM... E qualquer sismo que sentia saia correndo do prédio... Depois que o passei a seguir ele... Já tenho ficado mais tranqüilo em parte, já consigo dormir 12 hras... E fico só em alerta quando ele avisa que vai se sentir em Stgo... Por isso lhe agradeço e porque sei que é uma pessoa seria e o que esta fazendo o faz de coração, pelo bem das pessoas... Espero que o seu "Método das Migrações Sísmicas" Seja reconhecido pelos "Catedráticos e Geólogos" Que si existe a Migração... E que Ele não nos deixe depois que Ele conclua ás suas pesquisas... Desde já lhe desejo tudo de melhor para ele e a sua família AJ.

  • Ricardo Lopez | Quarta-Feira, 20 de Abril de 2016, 12h38
    2
    0

    Thank you Aroldo for your service to hummanity, we all wait your posts everyday so we can alert our relatives and friends of possible events. Hope u continue to do this valuable work always. Peace and Light Aroldo.

  • Carolina Moran | Quarta-Feira, 20 de Abril de 2016, 09h02
    2
    0

    Por fin se reconoce la teoría de Aroldo Maciel...acertivo 100%...tuve el privilegio de tenerlo en mi casa...y así como es un grande en su trabajo,como hombre también..recibe el cariño de cada uno de mi familia...se te quiere mucho

  • Leonardo Aristoteles | Quarta-Feira, 20 de Abril de 2016, 08h39
    2
    0

    O Aroldo merece está fazendo um bom trabalho a anos , moro no chie a tempos e ele sempre nos apoia com seus estudos , AS AUTORIDADES DEVERIA APOIALO ASSIM EVITARIA PERDAS E SALVARIA MUINTAS VIDAS !!! Saudações dês de Arica Chile mas uma cidade que em abril de 2014 AROLDO AVISOU ANTES E CONSEGUIMOS EVITAR MAIORES PERDAS !!!

  • Jessica | Quarta-Feira, 20 de Abril de 2016, 07h25
    1
    2

    En un pais tan telúrico como Chile, su teoria de la migracion sismica ha sido de gran ayuda!sus pronosticos siempre son acertivos y nos han permitido prepararnos y tomar las ptecauciones necesarias...es increible como saber lo que sucedera con respecto a los sismos permite andar mas tranquilo y sin duda en un movimiento de gran magnitud, incluso salvar vidas! Eso merece un gran reconocimiento GRACIAS SINCERAS AROLDO MACIEL!!!!

  • Cynthia perez | Quarta-Feira, 20 de Abril de 2016, 05h59
    3
    0

    Aroldo es lo mejor que le pudo pasar a Chile y al mundo,con su teoria a logrado prevenirnos de numerosos sismos y terremotos,muchos gracias a el estamos preparados y perdiendo el miedo,espero que pronto todos reconozcan su gran trabajo , ezfuerzo y dedicacion..gracias Aroldo gran ser humano jamas nos dejes.

  • gloria perez-canto beckers | Quarta-Feira, 20 de Abril de 2016, 01h04
    2
    0

    GRANDE Y NUESTRO QUERIDO MAESTRO,QUE SOLO EL BIEN A ECHO PARA CHILE,SU LEALTAD A TODA PRUEBA SU ENTREGA PARA CON TODOS PARA SALVAR VIDAS DE MUCHOS PAISES NO SOLO EL NUESTRO,SOLO UN ANGEL CAIDO DEL CIELO ERES UN SER HUMANO COMO POCOS,GRANDE!!! GRACIAS MILES POR TU GRAN CORAZON Y LEALTAD,TE QUEREMOS MUCHO MIS BENDICIONES HOY Y SIEMPRE

  • Ivonne burgos segovia | Terça-Feira, 19 de Abril de 2016, 23h18
    2
    0

    Aroldo Maciel maravillosa persona un Maerter en lo que hace,en Chile se le quiere mucho,por fin se le reconoce su trabajo.

  • Juan | Terça-Feira, 19 de Abril de 2016, 20h32
    0
    7

    Y el famoso "paper" que iba a publicar? nada de nada? es solo un estafador mas

  • Deidamia | Terça-Feira, 19 de Abril de 2016, 19h39
    2
    0

    Aroldo estamos atentos a nuevos pronósticos para el norte de nuestro país Chile.

Matéria(s) relacionada(s):

Suplente se articula para cassar Diego

demilson nogueira vereador curtinha   O suplente de vereador Demilson Nogueira (foto), dirigente do PP de Cuiabá, está se articulando nos bastidores para derrubar o titular da cadeira Diego Guimarães, do mesmo partido. Ele juntou documentos, fotografias, discursos e registro de solenidade para tentar cassar o mandato de Diego....

Governo veta Maldonado à Unemat

adriano silva caceres curtinha   O suplente de deputado Adriano Silva (DEM), ex-reitor da Unemat, com sede em Cáceres, está revoltado com governador Taques. Enquanto atuava como deputado, substituindo o dono da cadeira Botelho, Adriano apresentou neste ano um projeto, aprovado em duas sessões, "rebatizando" a Unemat como...

15 vão concorrer pela Grande Cáceres

moraes curtinha   Pelo menos 15 da região Oeste, que agrega mais de 20 municípios, estão se articulando para concorrer a deputado, sendo 7 deles de Cáceres. Dois vão a federal: Ezequiel Fonseca (PP), de Reserva do Cabaçal e que busca a reeleição, e o estadual Leonardo Albuquerque (SD), baseado...

Ataques de Pivetta dividem opiniões

otaviano pivetta curtinha lucas   Os ataques do ex-prefeito de Lucas do Rio Verde Otaviano Pivetta (foto), do PDT, ao governador Pedro Taques (PSDB) dividem opiniões. Uns acham que ele agiu com desrespeito quando definiu Taques como vagabundo, mentiroso, ladrão de sigla partidária e narcisista. E, diante disso, disseram que...

Irmão de senador disputa a estadual

wener santos nova marilandia curtinhas   O ex-prefeito de Nova Marilândia Werner dos Santos (foto), derrotado à reeleição em 2016, vai concorrer a deputado estadual, mesmo sem apoio irrestrito do irmão, o empresário e senador Cidinho Santos. Filiado ao PP, depois de sair do PR de Cidinho, Werner tem fomentado...

Salgadeira é "pepino" em 2 gestões

Não foi desta vez que a população pode começar a desfrutar das belezas do Complexo Turístico da Salgadeira. Pela segunda vez, o governo adiou a inauguração das obras de reestruturação. O local está fechado há quase 8 anos. O problema se arrastou por toda a gestão Silval e, ao que parece, vai ser resolvido no último ano do governo Taques, que se encerra em dezembro, caso ele não seja reeleito. Era...

Deputados com chances de reeleição

eduardo botelho curtinhas   Quase todos deputados estaduais consideram que entre 10 e 12 dos 21 que vão tentar a reeleição devem obter êxito nas urnas. E apontam, em privado, os com as maiores chances, inclusive com expectativa de mais de 30 mil votos: Botelho (foto), Nininho, Janaína Riva, Zeca Viana e...

Rede de aliados para se tornar federal

neri_geller_curtinha.jpg   Com a estatura de quem foi ministro da Agricultura do Governo Dilma e depois retornou como secretário de Política Agrícola da gestão Temer, Neri Geller (foto) montou uma rede estruturante de aliados capaz de já projetá-lo como futuro deputado federal. Aproveitou os últimos...

Assumindo culpa por "fantasma" na AL

abilio moumer curtinha   Numa postagem em sua página pessoal no Facebook, Abilio Moumer (foto), pai do vereador por Cuiabá Abílio Júnior e marido de Damaris Rasteli, tem a coragem de usar o nome de Deus e da igreja para, depois, pedir perdão. Se revela culpado pelo deputado Sebastião Rezende, evangelista da...

MAIS LIDAS