ARTIGOS
Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019, 09h:36 | Atualizado: 11/11/2019, 09h:43
A ninfoplastia e o resgate da autoestima
Victor Albuquerque

A cada dia que passa, mais e mais mulheres procuram cirurgiões plásticos com o desejo de realizarem cirurgia íntima feminina, a famosa Ninfoplastia. Cirurgia motivada pela insatisfação como o excesso de pele nos pequenos lábios vaginais e ao redor do clitóris, seguido pela atrofia dos grandes lábios vaginais após perda de peso e o aumento da idade.
“Algumas pacientes recorrem ao procedimento buscando uma região vaginal mais harmônica, sem excessos de tecidos.”
Algumas pacientes reclamam de dor, dificuldade de higiene local, problemas ao usarem roupas mais apertadas, roupas íntimas menores, além de dificuldades durante relações sexuais. Porém, outras vezes o desejo pela Ninfoplastia tem apenas motivação estética. Algumas pacientes recorrem ao procedimento buscando uma região vaginal mais harmônica, sem excessos de tecidos.
Cabe ressaltar que a cirurgia retira apenas o excesso de tecidos, já que determinada quantidade de pele é necessária para proteger o canal vaginal e a uretra de infecções urinárias e dores na relação sexual. Retirar pele em excesso pode causar sequelas desagradáveis e permanentes.
“A Ninfoplastia devolve autoestima para as mulheres, principalmente para aquelas que desde a adolescência enfrentam desconfortos”
No caso da atrofia dos grandes lábios o tratamento é mais simples, feito com preenchimento de gordura retirada da própria paciente através de uma pequena lipoaspiração feita no abdome ou nas coxas. Com este material, o cirurgião faz a lipoenxertia (técnica de cirurgia plástica que usa a gordura do próprio corpo para preencher, definir ou dar volume) dos grandes lábios, tratando a flacidez e atrofia.
Os procedimentos relatados têm pós-cirúrgico simples. Nas primeiras 48h, a paciente deve ficar de repouso para evitar sangramentos, fazer a higiene local de forma adequada e se abster de relação sexuais por 30 dias. Com estes cuidados, a paciente pode retornar às atividades rotineiras como dirigir e trabalhar após 5 dias de repouso. A sensibilidade e a rotina de vida seguem normalmente.
Termino este artigo ressaltando que a Ninfoplastia devolve autoestima para as mulheres, principalmente para aquelas que desde a adolescência enfrentam desconfortos por falta de acesso aos tratamentos ou a informação sobre este tipo de procedimento cirúrgico.
Victor Albuquerque é cirurgião plástico. Instagram: @drvictoralbuquerque / www.drvictoralbuquerque.com.br
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Matéria(s) relacionada(s):
- 04/12/2019 - Direito às cirurgias reparadoras pós-bariátricas
- 28/10/2019 - Evento sobre amor, sexo e prazer feminino traz palestrantes nacionais em Cuiabá
- 21/10/2019 - O significado da reconstrução da mama pra mulher que precisa da mastectomia
- 16/09/2019 - Clima quente exige mais cuidados no pós-operatório
- 21/08/2019 - A importância da plástica pós-bariátrica
- 09/08/2019 - Mitos e verdades da prótese de mamas
- 02/08/2019 - Monólogos da Vagina, MC Kevin, Di Paullo & Paulino e Paraná, teatro e dança - veja
- 01/08/2019 - CRM abre sindicância para apurar morte de empresária após 2 cirurgias plásticas
- 31/07/2019 - Empresária morre de pneumonia, após 2 cirurgias plásticas; Hospital não vê relação
- 25/07/2019 - O pós-operatório da cirurgia plástica
Confira também:
- Dezembro de 2019
-
ARTIGOS / Luiz Henrique Lima
-
ARTIGOS / Luciano Pinto
-
ARTIGOS / Fábio de Oliveira
-
ARTIGOS / Henrique Cristovão
-
ARTIGOS / Otacílio Peron