ARTIGOS

Segunda-Feira, 03 de Agosto de 2020, 15h:10 | Atualizado: 03/08/2020, 15h:16

Itallo Leite

A nova advocacia home office

Itallo Leite

Advogar em home office. O novo coronavírus (Covid-19) acelerou muito esse processo que já vinha acontecendo com a chamada advocacia 4.0, com a tecnologia como aliada.

No entanto, essa famigerada pandemia fez surgir a advocacia 5.0, uma nova onda de revolução que busca a solução de problemas sociais com alternativas inteligentes e digitais. É a união entre a tecnologia e o humano que nos permite descentralizar e fazer tudo, de qualquer lugar.

A sua participação online acaba sendo mais importante do que a sua presença no escritório físico. A equipe de trabalho se divide em muitos estados e até países. Eu mesmo já vivi e vivo isso, ou seja, não tem necessidade de o advogado ou advogada estar estagnado em apenas um lugar. É perfeitamente possível trabalhar home office.

A atuação remota não é novidade e já está presente no STF, STJ e diversos Tribunais de Justiça. Esses órgãos mantêm funcionários em teletrabalho e estão usando ferramentas de reuniões online, videoconferências e aplicativos de mensagens que são considerados válidos como instrumentos de comunicação processual. Caminhos encontrados para não suspender a prestação jurisdicional e que surpreenderam com índices de produtividade superiores aos que existiam antes.

O interessante é ver que isso se aplica ao trabalho dos advogados e escritórios de advocacia de qualquer porte. É uma tendência que reflete em qualidade de vida, motivação, economia de recursos e tempo e, pode sim, aumentar a produtividade e os resultados.

Para exercer essa advocacia, com rotinas flexíveis e mais home office, alguns cuidados são essenciais, como ter um espaço adequado, equipamentos, boa conexão com internet e disciplina. O cuidado tem que ser redobrado para não cair na armadilha de postergar ou procrastinar, deliberadamente.

Um ambiente de trabalho organizado, confortável e livre de distrações também é fundamental. Estabeleça sua rotina, aquela que te atende e faça você ter mais produtividade. Hoje temos softwares para organizar e acompanhar os processos, aplicativos de reuniões, drives. Conheça e use novas ferramentas e métodos para realizar procedimentos jurídicos.

Dá pra manter equipes online, com reuniões sistemáticas, estabelecimento de estratégias e desenvolvimento de trabalho integralmente moderados por plataformas digitais. Esse novo mundo está aí à nossa disposição. Conhecer e dominar tecnologias deve nos servir para encontrar novas maneiras de atuar e construir caminhos originais para a profissão que escolhemos.

As soluções e ferramentas que temos à disposição nos permitem trabalhar de qualquer lugar

Itallo Leite

Aliás, hoje, o advogado ou advogada nem precisa mais ter escritório. É possível ter uma carreira inteiramente digital, basta construir sua presença nesse universo. Site, blog, redes sociais, e-mail profissional, telefone (hoje já existem centrais de atendimentos que fazem o serviço de secretariado remoto e redirecionam as ligações e contatos para você), tudo isso é importante para ser localizado e captar clientes.

As soluções e ferramentas que temos à disposição nos permitem trabalhar de qualquer lugar. Cabe a cada um construir ou adaptar sua carreira a esse novo momento do mundo. Vai sobreviver e se sobressair quem conseguir se adaptar e inovar suas práticas. O presente e o futuro da advocacia estão mudando em alta velocidade.

Mas vale lembrar: quanto mais tecnológicos, mais humanos precisamos ser. Nunca abra mão de manter o relacionamento com o seu cliente ou de ter proximidade com a sua equipe de trabalho. Tenha empatia, interaja e seja a integração entre esses dois pontos: a máquina e o ser humano.

Itallo Leite é presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT)

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Matheus | Domingo, 09 de Agosto de 2020, 03h21
    0
    0

    Quer aumentar seus resultados na advocacia? O Kit Advogando Premium conta com mais de 150 mil modelos de petições prontas em uma só plataforma. Você terá acesso VITALÍCIO na plataforma de petições mais completa e atualizada da internet! As atualizações são semanais e você ainda contará com suporte online para realizar pedidos de modelos. E o melhor de tudo? O pagamento pode ser parcelado no cartão em até 10x sem juros! Acesse esse link e veja todas as vantagens >> bit.ly/kitadvogadopremium

  • Ezequiel Pinheiro | Segunda-Feira, 03 de Agosto de 2020, 16h05
    0
    0

    Seja aprovado na OAB com os melhores mapas mentais!! Basta acessar o link: https://bit.ly/33oIz4K

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

Coordenador quer mostrar obras de EP

vanderlucio curtinha   Coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro à reeleição, Vanderlúcio Rodrigues (foto) garante que o grupo vai focar na divulgação de propostas e não fará ataques pessoais aos 7 adversários. O ex-secretário de Obras Públicas avalia que o grupo...

Tucano ainda com sequelas da Covid

ricardo saad curtinha 400   O vereador cuiabano e presidente do PSDB na Capital, Ricardo Saad (foto), segue na luta para reverter as sequelas deixadas pela Covid-19. Mesmo Dois meses após ser infectado, diz que 53% do seu pulmão ainda está comprometido e que, por isso, sente muita falta de ar. Candidato à...

Tentando golpe político em Tangará

amauri 400 curtinha   O deputado estadual Paulo Araújo (PP) sofreu uma tentativa de golpe vinda de uma pessoa em quem ele confiava totalmente, o seu ex-assessor Amauri Paulo Cervo (foto). Até há poucos dias, Amauri estava lotado no gabinete do deputado, na AL, quando se licenciou com intenção de concorrer...

Regiões e representantes na disputa

nilson leitao curtinha   A maior parte das regiões está bem representada em relação aos cabeças de chapa que disputarão vaga no Senado. Pelo Nortão e Médio-Norte, encaram às urnas o ex-prefeito de Sinop Nilson Leitão (foto) e o senador tampão Carlos Fávaro (PSD). Na...

Candidatos e definição de suplentes

jos� medeiros curtinha 400   Alguns candidatos ao Senado estão batendo cabeça para compor suas suplências ou reedita-las, como é o caso de José Medeiros (foto), que, na primeira convenção (anulada), havia fechado chapa pura do Podemos com o vice-prefeito de Cuiabá Niuan...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.