ARTIGOS

Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010, 09h:07 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:28

Artigo

Advogado critica Sindicato dos Jornalistas por apoiar Conselho

Everybody macacada

   A indignação se apossou de nós hoje logo cedo ao fazer um relance nas manchetes da primeira página dos jornais e ler duas manchetes: MT planeja vigiar a mídia e Conselho de Comunicação poderá ser criado. E a indignação ficou ainda maior ao ser informado de que essa iniciativa partiu do Sindicato dos Jornalistas do Estado que apresentou o anteprojeto, através do presidente da Assembleia, o senhor Mauro Savi. Anteprojetos como estes já teriam sido aprovados em alguns Estados nordestinos.

   A Lei da Mordaça que foi rechaçada no Congresso Nacional está sendo empurrada goela abaixo em algumas mal informadas Assembleias Legislativas dos Estados, como se fosse possível a liberdade de imprensa, garantida constitucionalmente, ser revogada nesta instância legislativa. O Supremo Tribunal Federal já decidiu que a atividade jornalista é intocável.

   Entretanto, aqueles que não têm apreço a lei e nem aos postulados democráticos querem a todo custo impor as suas vontades e não é somente na atividade jornalística, mas na judicial também e em outros setores da sociedade. Querem transformar o Brasil numa República de Bananas, como tantas outras que ainda vicejam na América do Sul. O Programa do Partido que está no Poder quer porque quer impor a sua vontade antidemocrática à observância de todos, como se este país não se fundasse em postulados democráticos e não tivesse uma constituição a ser observada. É guerra de guerrilha. Se não podemos com a Lei, vamos impor nossa vontade. E daí!!! E a lei, ora a lei. Que vá as favas. Isto tem nome: ditadura.

   Os vassalos estaduais que cegamente obedecem as ordens superiores fazem o que o chefe manda. Se o patrão mandou é porque ele tem razão. Everybody macacada. “O patrão mandou cantar com a língua enrolada. Everybody macacada. Everybody macacada. E também mandou servir uísque na feijoada. Do you like this, macacada? Do you like this, macacada. E ainda mandou tirar nosso samba da parada. Very good macacada. Very good macacada”. (Paulinho Soares).

   O palco desta patomina é infelizmente a Assembleia Legislativa. E o seu autor, segundo as informações, é o seu presidente. Que os deputados tenham juízo e façam arquivar este anteprojeto, pois a comunidade depois de tantos e tantos dissabores não merece mais este. Se houve desatinos em outros Estados, este é o exemplo que não pode e nem deve ser seguido.

   Renato Gomes Nery é advogado em Cuiabá e ex-presidente da OAB/MT

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • Ely Leal | Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2010, 04h28
    0
    0

    Prezados, longe de querer polemizar no espaço, mas também na qualidade de jornalista há 34 anos na luta por espaço, palavra e tempo, neste duelo interminavél com as colocações analíticas e neste labutar com o direito alheio, faço minhas as palavras do impagável cronista Juarez Soares que dizia; "...não concordo em uma virgula com o que diz, mas estou pronto da entregar minha vida pelo teu direito de dizer..", lembro aos coletas carteirados em partidos que o direito o Jornalismo vai um tantinho além do que censurar-lhe o trabalho, como desejam os PeTralhas. Segundo o renomado jurista e Ministro do Supremo Celso de Mello (um dos mais conceituados em matérias constitucionais), a liberdade de imprensa pode ficar a mercê do poder de restrição do estado. A imprensa tem o direito de; A) - informar, B) - buscar a informação - C) - publicar, D) - Criticar. A Critica, não importando sua acrimônia e contundência, reveste-se do mais alto interesse da sociedade e está acima de interesses pessoais dos detentoes do poder, estejam eles em qual esfera for. Pergunto aos pelegos, quais dos itens acima (especificamente, sem enrolações bolivarianas) dos direitos da imprensa querem amputar? O parecer citado do Ministro Celso de Mello derrubou mais de 20 ações judiciais dos PeTralhas contra a Revista Veja, Editora Abril, Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo. Bom mesmo para os PeTralhas é um bom emprego público (mesmo pagando o dízimo ao todo poderoso). Se assim for, não há pudor que os atemorize, mesmo para solapar a democracia e implantar a república bolivariana do Lulopetismo, com as benções de Apedeuta Lula e do ignóbil Franklin Martins (demitido da globo durante o escandala de n° 845265687, chamado mensalão promovido pela quadrilha petista - palavras do procurador geral da república que os denúnciou desta maneira no Supremo. Também como Colunista, Jornalista e Radialista, sinto na pele e no bolso a mais terrível perseguição que já houve na história deste país. Coisa que nem mesmo no "finado" Diário da Serra - CG-MS, ao final dos anos 70, jovem idealista, denunciei o contrabando de pele de jacaré do pantanal feito em parte por altos integrantes do Exercíto. (Coisas da didatura militar). Mas o que se há de fazer. Garanta seu emprego que eu garanto minha dignidade. Em tempo. Inocente? Perdão do Pai Celestial? Vá de retro.....Sim, sei que Marilena Chaui se união ao sindicato paulista nos atos mentiros e apócrifos. Mas e daí? Tem imbecil em tanto lugar....E também na filosofia, no jornalismo, etc...etc..e etc... Veiculos não foram na CONFECOM? Fazer o que? Boca livre a custa do estado e com os CARTEIRINHAS. ESPERNEAR? Opa...não, não. É só discordar dos delinquentes que querem rasgar a constituição. Não Passará, torquemades!!!

  • Paulo Mattos | Quinta-Feira, 28 de Outubro de 2010, 17h46
    0
    0

    O internauta Ely Leal matou a pau. O sábio eletrizante, escritor renomado, jornalista da mais refinada competência, articulista soberbo, petista de carteirinha que atende pelo nomne de Ademar Adams julga-se efetivamente o único dono da verdade. Da sua verdade. À exemplo do PT e do Lullovsky (como bem adjetivou outro internauta em seu comentário) Ademar é a favor da liberdade desde que essa liberdade não contrariem as intenções ditatoriais e persecutórias de seu Partido. Partido que cultua a liberdade e demonstra o quanto por ela tem apreço: fiel amigo de Hugo Chaves, Ahmadinejah e de todos aqueles que incendeiam as relações humanas e descaracterizam a sociedade ao impor a esta os rigores malfadados da opressão e da clausura moral, física, intelectual e até mesmo de pensamento. Quando me lembro dos livros 1984, A revolução dos Bichos, Batismo de Sangue, Crime e Castigo, lembro-me imediatamente do democrático PT. Agora, me lembro também do excelente democrata Ademar Adams. Dr. Renato Nery pode não entender de comunicação. Mas, com certeza, entende de respeito à Constituição, ao estado de direito, respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana, respeito à liberdade de pensamento, de expressão e de manifestação. Diferentemente do PT e Lullowsky, que interpretam a liberdade como ofensa. Por isso a odeiam com tanta força.

  • Ademar Adams | Quinta-Feira, 28 de Outubro de 2010, 08h45
    0
    0

    Carla Vacaro: Você, como professora de português, não poderia escrever: "E deixa de querer 'da' pitaco em tudo!" Como se pode ver, a discussão aqui não passa por corrigir falhas na escrita. Quanto à questão honra, vejo que de Direito você não sabe nada. Esta sua insinuação, pode fazer você ser levada à Justiça para esclarecer o que estava querendo afirmar. Tudo bem? Já te dei meu endereço, posso saber também o seu para uma eventual notificação?

  • carla vacaro | Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010, 21h55
    0
    0

    Se é jornalista não pode escrever "fazem 15 anos". Erro crasso de português. E porque atinge a honra se de nada foi acusado? O barrete serviu?

  • BENEDITO | Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010, 18h34
    0
    0

    RENATO, parabens pela matéria, apesar de não ser jornalista vc dá um banho em alguns que se dizem Jornalistas, mas e a OAB?? vai ficar fora? não vai posicionar a respeito junto à ASSEMBLÉIA? tudo que ameaça a democracia tem que ser denunciado. Só mesmo a PeTralhada que tem aparelhado o ESTADO para achar normal isso.

  • Ademar Adams | Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010, 17h11
    0
    0

    Carla Vacaro: Veja como são as coisas. Eu não quero proibir o Dr. Nery de dar opinião. Só estou dizendo que de comunicação ele não entende. Que dizer então daqueles me querem me calar dizendo que me o ico em tudo. Ora, se um jornalista não pode falar de sua área, aí sim fica difícil. Veja você Carla, ilustre desconhecida para mim. Você insinua coisas com uma certa cooperativa e não diz o que de mal eu fiz nesta entidade. Aliás, sou dirigente cooperativista fazem 15 anos. Mas nunca em Porto dos Gaúchos. Como se vê, a sua liberdade de expressão está atingindo a minha honra. Aí, vou precisar do Dr. Nery não dizer o que isto representa. No mais estou à sua disposição para um debate franco. Trabalho no TRT, na diretoria de Comunicação Social. E lá, estou às ordens.

  • carla vacaro | Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010, 16h55
    0
    0

    Ademar Adams, o único e exclusivo dono da verdade, a palmatória do mundo, a régua dos demais, o exemplo da probidade (alô Cooperativa de Porto dos Gaúchos), o homem acima da lei, a espada da justiça. Ora, Ademar, respeita a opinião dos outros que vc já faz bastante pela democracia. E deixa de querer da pitaco em tudo!

  • carlos simões | Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010, 16h51
    0
    0

    Eh, Ademar, sempre a reboque do PT, o Renato pode não entender nada de comunicação, é verdade, mas, entende de direito, por que é disso que se trata, ou seja, o que se discute é uma lei, não um artigo ou notícia jornalística, e para ver como é difícil viver em democracias, que sequer o nobre advogado pode manifestar sua opinião que já vem os PaTrulheiros travestidos de outra matizes tentar-lhes calar a boca. O Renato tem sim o direto da livre expressão, se fazem isso agora, o que se dirá do depois. Fora a esses inimigos da liberdade seja como se apresente!

  • ROBERTA | Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010, 15h00
    0
    0

    MAURO SAVI ACHO QUE NEM SABE NA BESTEIRA QUE ESTA SE METENDO, POIS HÁ NESTE PAIS UMA CAMBADA DE OPORTUNISTA QUE A VIDA INTEIRA SÓ SE PREOCUPARA EM FAZER BADERNA, GREVES E QUE AGORA NO PODER DE UM PAIS CHEIO DE PESSOAS MAL INFORMADAS ELEGERAM O SR. LULA E QUE AGORA QUE COLORA SUA CRIA EM SEU LUGAR. DEVOLVA A SEUS ELEITORES DEPUTADO MAURO SAVI SAUDE DE QUALIDADE, SEGURANÇA, TRANSPORTE, EDUCAÇÃO VA TRABALHAR E NÃO SE ENVOLVA EM UMA VERDADEIRA MERDA DESTA. A POPULAÇÃO A SOCEDADE ORGANIZADA NÃO VAI ADIMITIR ISTO QUE MAIS UMA VEZ O PT E SUA CORJA TENTAM ENFIAR GUELA ABAIXO NO POVO. CUIDADO POPULÇÃO ELEITOR NÃO VOTE EM DILMA VOTE NO CACHORO DA MINHA CASA, PRA NÃO PEDIR VOTO PRA NINGUEM.

  • JOÃO PEDRO | Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010, 14h35
    0
    0

    AO CIDADÃO ADEMAR ADAMS , VERDADEIRO O SEU COMENTÁRIO , O MEIO DE COMUNICAÇÃO DO BRASIL É BEM ASSIM , MAS CONVENHAMOS , O COMENTÁRIO DO DR. RENATO TAMBÉM É VERDADEIRO. NÃO É CONTRADITÓRIO DIZER QUE AMBOS FALAM A VERDADE , O QUE NÃO PODEMOS ACEITAR É A INTRANSIGÊNCIA DO PODER POLÍTICO PARTIDÁRIO QUERER CENSURAR E COMANDAR ESSA MÍDIA. SE HOJE ESSES MEIOS DE COMUNICAÇÃO PERTENCEM AS FAMILIAS COM SEUS INTERESSES , AMANHA TEREMOS OS PARTIDOS POLÍTICOS A EXERCER ESSE PODER , CONVENHAMOS , MELHOR DEIXAR DO JEITO QUE ESTÁ , POIS OS PARTIDOS SÃO PIORES POR EXCELÊNCIA E NA PRÁTICA SÃO MUITO MAIS CORRUPTOS E PERVERSOS.

Diretório do Podemos-VG dissolvido

mara podemos curtinha 400   A direção estadual do Podemos, sob o deputado José Medeiros, destituiu o diretório municipal de Várzea Grande e anulou o encaminhamento para apoio a Kalil Baracat a prefeito. Agora sob comando provisório da professora Wilcimara Carnelós, a Mara (foto), que está na...

Silvio provoca debandada no PTB-VG

silvio fidelis 400 curtinha   Silvio Fidélis (foto), afilhado político de Chico Galindo e que se tornou fiel escudeiro da prefeita várzea-grande Lucimar Campos, de cuja gestão é secretário de Educação, provocou debandada geral no PTB local. Inconformado com a decisão de Emanuelzinho de...

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...