ARTIGOS

Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019, 10h:34 | Atualizado: 15/10/2019, 10h:39

Olga Lustosa

As naturezas da traição

Olga_200_fora

É um fato da vida. Traições acontecem. E não raramente quando estas acontecem, os relacionamentos já estão deteriorados. Traição não tem graça nenhuma e as traições não têm que ser propagadas, tampouco perdoadas como ensinou a filha do apresentador Silvio Santos, Patrícia Abravanel num programa na TV aberta. Uma moça bonita e estúpida, que não se dá o valor.

Traição não tem graça nenhuma e as traições não têm que ser propagadas, tampouco perdoadas como ensinou a filha do apresentador Silvio Santos, Patrícia Abravanel num programa na TV aberta. Uma moça bonita e estúpida, que não se dá o valor

Grande número de relacionamentos são impactados pela infidelidade. Trair é trapacear, trazer trauma e drama para a preciosa vida de quem perde tempo com alguém que não corresponde. Trai-se por falta de comprometimento.

A frustração no casamento é também um gatilho comum e isso pode não tão dificilmente acometer o marido da Sra Abravanel.  Mas aí, não tem problema. Traição e perdão se encontrarão.

Trapaças ou infidelidade são grandes tabus sociais e muitos que foram traídos podem atestar o quão destrutivo isso pode ter sido. A traição traz questionamentos profundos sobre si mesmo e pode destruir completamente a auto estima de alguém.

A infidelidade, por sua natureza, é baseada em desonestidade, de modo que os trapaceiros não são honestos sequer sobre o motivo de terem traído. Inventam estórias, criam fantasias, desmerecem o outro.

Pra que anunciar publicamente que a traição será perdoada? Ou seja, já libera o amado para viver um súbito interesse por outra pessoa e ainda recolhida à ignorância admite que deve-se perdoar quem trai. Por que? Porque bons momentos da vida foram envoltos em mentiras?

Sei que devemos respeitar a opinião alheia, mas quando o alheio é também público, não há porque conter. A Sra Abravanel não deve saber que muitas pessoas que traem não procuram estar com outra pessoa; eles estão procurando ser outra pessoa, sentir-se como uma pessoa diferente ou pode ser que em dia o amado sinta-se pressionado e infeliz com as responsabilidades de certos papéis (marido, pai, parceiro).

Na vida profissional, geralmente ocorrem acordos espúrios. Um cai. O outro trai e ocupa a vaga de quem dedicou-se  

A traição, se não causar desmantelamento no casamento da Sra Abravanel, por certo causará desgosto e isso poderá impactar uma gama de variáveis em sua vida e pode impactar a escolha de um novo parceiro no futuro ou ela pode acabar se contentando com menos do que merece ou aguentando mais do que deveria por ter a auto estima ferida.

Não basta muitos de nós nos sentirmos traídos em algum momento de nossas vidas familiares. Isso pode acontecer de muitas maneiras, com pessoas diferentes. Mas de onde quer que venha, qualquer que seja a forma, causa algum grau de sofrimento. Na vida profissional, geralmente ocorrem acordos espúrios. Um cai. O outro trai e ocupa a vaga de quem dedicou-se.  

É fato lamentável que muitas pessoas vivem ignorantemente, inconscientes e hipnotizadas pelos bens materiais que que produziram.

Olga Borges Lustosa é socióloga e cerimonialista pública. E-mail: olgaborgeslustosa@gmail.com

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Cidinho declina do convite à suplência

cidinho 400 curtinha   O ex-senador e empresário Cidinho Santos (foto), do PL, declinou do convite para compor uma das suplências da chapa ao Senado de Otaviano Pivetta (PDT). Em princípio, ele havia aceitado ser o primeiro-suplente. Mas questões empresariais não permitem que neste ano Cidinho concorra a cargo...

Conselhos, o populismo e a reeleição

ze do patio 400 curtinha   Em Rondonópolis, o prefeito Zé do Pátio (foto), bastante conhecido pelo perfil populista, busca se apegar cada vez mais às massas. Até para inaugurar um posto de saúde, Pátio, estrategicamente, aproveita para criar, ali na comunidade, os chamados conselhos. Busca debater...

Educação Inclusiva no Nilo Póvoas

marioneide 400 curtinha   A Seduc, sob Marioneide Kliemaschewsk (foto), decidiu desativar a tradicional escola estadual Nilo Póvoas, que funcionava há 50 anos no bairro Bandeirantes, em Cuiabá, o que acabou gerando protesto de pais e alunos. O prédio agora vai abrigar o Centro de Referência em...

Partidos com 2 ou mais pré ao Senado

margareth buzetti 400 curtinha   Dirigentes partidários estão passando apurado, nesta fase de pré-campanha, para conduzir o processo de escolha de candidatura ao Senado para a vaga de Selma Arruda, cassada por crimes eleitorais. Mesmo sabendo que as chances são remotíssimas de êxito nas urnas, alguns...

Muitos cuiabanos votam em Chapada

thelma de oliveira 400 curtinha   A ex-deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB), que em 2016 transferiu o domicílio eleitoral de Cuiabá para Chapada dos Guimaráes, já está trabalhando nos bastidores o projeto de reeleição. E, agindo nos bastidores e de forma estratégica, ela conseguiu um...

Câmara cassará 4º eleito em 11 anos

ricardo saad 400   O emblemático e inconsequente Abílio Júnior (PSC) caminha para entrar para os anais da Câmara de Cuiabá como o quarto vereador a ter o mandato cassado nos últimos 11 anos. Parecer da Comissão de Ética, sob relatoria de Ricardo Saad (foto), é pela perda da cadeira...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.