ARTIGOS

Sexta-Feira, 30 de Outubro de 2020, 11h:02 | Atualizado: 30/10/2020, 11h:02

Gilberto Figueiredo

Centro de Triagem é exemplo de política pública que funciona

Gilberto Figueiredo Artigo

Gilberto Figueiredo

Com pouco mais de três meses de funcionamento, o Centro de Triagem da Covid-19, estruturado na Arena Pantanal, ultrapassou a marca de 55 mil atendimentos à população da Baixada Cuiabana e seguirá o mês de novembro prestando um excelente serviço de Saúde Pública.

Tenho a convicção de que a somatória de todas as iniciativas priorizadas pela Saúde estadual nos levou a uma situação de menor desconforto em relação à pandemia. Afinal, foram ampliados 173 leitos de Terapia Intensiva na Rede Estadual e 127 leitos de UTI em parceria com os municípios. 

O Estado também encaminhou medicamentos e equipamentos às gestões municipais para somar esforços contra um inimigo comum, além de ter cofinanciado 432 leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.

Mas é significativo e relevante o fato de que a expressiva maioria das pessoas atendidas na unidade de triagem sai satisfeita com o atendimento que é prestado no local. Por meio do Centro, o governo ofertou o teste rápido, a tomografia, as consultas médicas e, caso prescritos, os medicamentos para o tratamento da Covid-19.

Em meio à pandemia por uma doença desconhecida, o simples acesso a um profissional qualificado pode ser determinante

Gilberto Figueiredo

O protocolo das medicações foi, inclusive, orientado e aprovado por membros do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública, que é composto por representantes de diversas instituições técnicas.

Com o Centro de Triagem, a gestão estadual demonstrou, na prática, a consideração que o governo nutre pela população mato-grossense, já que essa modalidade de atendimento deve ser prestada pela atenção básica dos municípios.   

Em meio à pandemia por uma doença desconhecida, o simples acesso a um profissional qualificado pode ser determinante, fato que nos levou ao desafio de criar um centro de testagem. Estávamos em meio ao caos quando a Arena Pantanal começou a receber os primeiros pacientes. Do primeiro dia de funcionamento em diante, o diagnóstico precoce foi fundamental para que a Saúde Pública funcionasse de forma mais efetiva.

Coincidência ou não, na mesma semana em que registramos a importante marca de 50 mil atendimentos no Centro de Triagem, também chegamos a uma taxa de ocupação inferior a 50% das UTIs do SUS em Mato Grosso.

Aproveito então para enfatizar o engajamento do Governo de Mato Grosso no combate à pandemia, parabenizar as gestões municipais que foram parceiras e que trabalham neste enfrentamento e, principalmente, enaltecer o trabalho dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente – afinal, sem o apoio e o esforço dessa classe, nenhuma ação seria possível.

Vivemos uma situação de menor desconforto em relação ao coronavírus, mas enfatizo que a população deve cooperar e seguir todas as orientações de distanciamento social. A pandemia não acabou. Em caso de sintomas leves da Covid-19, o Centro de Triagem, um dos exemplos de política pública que funciona, segue em atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Gilberto Figueiredo é secretário estadual de Saúde de Mato Grosso

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Trentini perde de novo para Pitucha

roland trentini 400 curtinha   Na queda-de-braço nos bastidores, o ex-prefeito por três mandatos de Alto Garças, Roland Trentini (foto), perdeu de novo para o rival político histórico, o também ex-prefeito Júnior Pitucha. Ambos, que já protagonizaram disputas acirradas, tensas e...

2 maiores líderes sob crise partidária

mauro mendes 400 curtinha   Os dois maiores chefes de Executivos em MT hoje enfrentam problemas partidários internamente. O governador Mauro Mendes (foto), mesmo sendo a principal estrela do DEM no Estado, não está confortável dentro do partido por causa de conflitos com os irmãos Júlio e Jayme Campos....

MM e deputados derrotados do MDB

carlos bezerra 400 curtinha   Por coincidência, deputados do MDB que tiveram seus candidatos derrotados nas urnas estão de afagos com o governador Mauro. E até convidaram-no para deixar o DEM e migrar para o MDB, numa articulação do cacicão do partido, o federal Carlos Bezerra (foto), que puxou a corda da...

Os Maia fincam força no Legislativo

silvio maia 400   O ex-prefeito por quatro vezes de Alto Araguaia, Maia Neto, perdeu nas urnas na majoritária, mas ganhou na proporcional. De um lado, a irmã Martha Maia, seu braço-direito durante todos os mandatos, foi derrotada à prefeita por Gustavo Melo, que se reelegeu. Por outro, Maia Neto viu dois dos seus...

Reeleito, Gustavo derruba o clã Maia

gustavo melo 400   O jovem prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), de 36 anos, manteve mesmo o "apertado" favoritismo, conforme mostrou na reta final a pesquisa do instituto Analisando, e derrotou o clã Maia. Venceu por 962 votos de diferença. Filiado ao PSB, Gustavo chegou a 4.805, enquanto Martha Maia (PP) registrou 3.840...

Nivelando para cima o debate em VG

emanuelzinho 400   Em discurso na Câmara Federal, Emanuelzinho (foto), 3º colocado a prefeito de Várzea Grande, disse ter ajudado a nivelar, por cima, o debate eleitoral, com grandeza e altivez e se mostra entusiasmado. Destaca que "política se faz com seriedade, transparência e com o coração sintonizado...