ARTIGOS

Segunda-Feira, 25 de Junho de 2018, 22h:41 | Atualizado: 25/06/2018, 22h:48

Como a educação pode acompanhar as mudanças?

meire dias artigo

Meire Dias

Trabalhar com o desenvolvimento de pessoas, especialmente de jovens, exige pensar sobre educação, sistema e formas de ensino. Desde que empreendi esta jornada com o objetivo de inspirar e despertar em jovens seu potencial de realização, através do curso Protagonismo Juvenil e outras formas de preparar adolescentes e jovens para melhores escolhas, o tema educação tem feito parte do meu cotidiano.

Talvez para quem chegue de fora seja mais fácil enxergar a fragilidade de um sistema que continua ensinando como se fazia em 1830, só que para alunos nascidos sob a era da informação do século XXI. A grande maioria pertencente a geração Z, quando começaram a escrever a internet já existia, garotada totalmente tecnológica, globalizada e com mais informação que o imperador Júlio Cezar que dominava o mundo no auge de Roma e que Platão e Aristóteles que influenciaram a História com suas ideias.

Este cenário de acesso a todo tipo de informação de forma rápida e irrestrita, exige uma mudança não só da forma de ensinar, mas também da mentalidade de quem pensa e faz educação pois o professor assume o papel de facilitador de conteúdo e isso exige uma séria de habilidades que ninguém lhe ensinou em sua formação.

Todas essas mudanças impactam também o mundo corporativo que viu as máquinas a vapor darem espaço a inteligência artificial fazendo fábricas operarem quase sem mão de obra humana. Um estudo realizado em 2016 para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (CODE) estima que até 2020, 7,1 milhões de empregos devem desaparecer. E o que isso te a ver com educação?

Quase dois terços das crianças matriculadas no ensino fundamental hoje trabalharão em carreiras que ainda não existem

Isso significa que quase dois terços das crianças matriculadas no ensino fundamental hoje trabalharão em carreiras que ainda não existem e a estimativa é de que 35% das habilidades mais demandas atualmente mudem em menos de 24 meses.

Combinados com a necessidades de qualificação técnica, cada vez mais vemos gestores reconhecendo que a maior parte dos desafios relacionados a equipes está em habilidades comportamentais e de relacionamento.

E aí, até quando vamos aceitar que inteligência emocional, protagonismo, finanças, inovação e marketing pessoal, entre outros, esteja fora do ensino fundamental e da formação de nossos adolescentes?

É fato que vivendo a era das pessoas e diante da ameaça da Quarta Revolução Industrial é preciso repensar a forma de fazer educação e, procurar respostas para perguntas como: Como a educação pode acompanhar as mudanças?

Meire Dias é coach vocacional e analista comportamental. E-mail: meirediasmt@gmail.com

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

Priminho Riva deve disputar em Juara

priminho riva 400 curtinha   Dezesseis anos depois de comandar Juara por dois mandatos (1997 a 2004), Priminho Riva (foto) está de volta. Filiado ao PR, ele deve concorrer a prefeito. Político bastante popular e carismático, tende a enfrentar um páreo duro com dois nomes considerados fortes, o do ex-vice e que se tornou...

Contas de prefeita são reprovadas

thelma 400 curtinha   As contas de 2018 da prefeita chapadense Thelma de Oliveira (foto), do segundo ano de mandato, foram reprovadas pelo TCE-MT. Agora, cabe à Câmara Municipal aprová-las ou rejeitá-las. Em seu parecer, o conselheiro interino João Batista apontou 15 irregularidades, sendo 11 delas sobre...

Prefeitos têm de trocar apadrinhados

kleber varzea grande 400 curtinha   Com a decisão do TJ-MT de considerar inconstitucional controlador-geral das prefeituras fora dos quadros efetivos de auditor municipal, muitos prefeitos terão de exonerar seus indicados políticos, vindo a escolher profissionais de carreira, assim como já se tornou prática na...

Controlador-geral agora só de carreira

angelo 400 curtinha   Uma decisão desta quinta do TJ, que julgou procedente, inclusive por unanimidade, uma ADIN proposta pela Associação dos Auditores e Controladores Internos do Estado (Audicom), presidida por Angelo Oliveira (foto), acaba, na prática, com os chamados controladores-gerais dos municípios...

Elogio à compra econômica do Estado

janaina riva 400 curtinha   Embora lançando críticas pontuais de vez em quando, a deputada Janaina Riva (foto) tem feito constantes defesa do Governo Mauro e elogiado ações da administração, especialmente na saúde pública. Sobre a decisão do governo de comprar 120 respiradores da China,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.