ARTIGOS

Segunda-Feira, 06 de Janeiro de 2020, 09h:55 | Atualizado: 06/01/2020, 09h:59

Pérsio Landim

Como é ser um líder?

persio landim artigo

Ao longo do ano me debrucei em desmistificar e retratar de forma didática os temas: agronegócio e empreendedorismo/liderança. Com a chegada de 2020 muitos leitores irão começar o próprio negócio, ou galgar uma promoção dentro da empresa que já atuam. Uma pergunta que sempre me fazem é: o que é preciso para ser um líder?

Não é algo que tenha uma resposta pronta, mas algumas características são inerentes ao percurso dos que chegam lá. O relacionamento interpessoal é importantíssimo, afinal, é na equipe que está toda matéria-prima.

O relacionamento interpessoal é importantíssimo, afinal, é na equipe que está toda matéria-prima

Os líderes ajudam a si mesmos e aos outros a fazer as coisas certas. Eles definem a direção, constroem uma visão inspiradora e criam algo novo. Liderança é mapear onde você precisa ir para "vencer" como equipe ou organização; e é dinâmico, emocionante e inspirador.

No entanto, enquanto os líderes definem a direção, eles também devem usar habilidades de gerenciamento para guiar seu pessoal ao destino certo, de maneira suave e eficiente.

Nos negócios, uma visão é uma representação realista, convincente e atraente de onde você deseja estar no futuro. A visão fornece direção, define prioridades e estabelece um marcador, para que você possa dizer que alcançou o que queria alcançar.

Outro fator que é particularmente útil é quando os líderes têm poder especializado. As pessoas admiram e acreditam porque são especialistas no que fazem. Têm credibilidade, cativam,  ganham ouvintes e seguidores. Isso torna muito mais fácil motivar e inspirar as pessoas que integram seu time.

Liderança também inclui a busca de potencial de liderança nos outros. Ao desenvolver essa habilidade em sua equipe, você cria um ambiente em que pode continuar o sucesso a longo prazo. E essa é uma verdadeira medida de grande conquista.

Muitos tentam ignorar emoções negativas em seus locais de trabalho - uma tática que pode ser contraproducente e cara. Se os sentimentos negativos dos funcionários forem respondidos com sabedoria, as emoções negativas podem fornecer um feedback que amplia o pensamento e as perspectivas, e que permite que as pessoas vejam as coisas como elas são.

Ou seja, fórmula pronta realmente não há! O processo é uma soma de fatores em meio ao feeling de cada líder. O importante é se colocar no lugar do outro, desenvolver na equipe o prazer pelo que se faz, mostrar que cada um é importante para o sucesso do todo.

Pérsio Oliveira Landim é advogado, especialista em Direito Agrário, especialista em Gestão do Agronegócio. E-mail: sanchesguidio@gmail.com

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Gabriel Fernandes | Terça-Feira, 07 de Janeiro de 2020, 17h24
    0
    0

    Tudo bem? Ok! Descubra como se tornar um líder extraordinário para inovar, crescer e atingir seus resultados… Pronto http://mon.net.br/kyemc Abraço!

Júlio apoiou Bolsonaro pra varrer o PT

julio campos 400 curtinha   Júlio Campos (foto), pré-candidato a senador pelo DEM, diz que em 2018 não só votou em Bolsonaro, como participou de carreata e vestiu camisa com as cores verde e amarela em apoio à candidatura do capitão. Lembra que estava convicto naquele momento de que era preciso varrer o PT...

Já com apoio de mais de 50 prefeitos

otaviano pivetta 400 curtinha   Otaviano Pivetta (foto) não para nas articulações políticas. E, se apoio elevado de prefeitos vier a ser decisivo, ele será eleito senador na suplementar de 26 de abril. Dos 141 gestores municipais do Estado, mais de 50 já anunciaram que estarão no palanque do...

Grupo de EP e Kleber pra marketing

kleber lima 400 curtinha   O grupo do prefeito Emanuel Pinheiro decidiu abrir diálogo com o jornalista e marqueteiro Kleber Lima (foto), visando o pleito de outubro. Não há mais resistência a uma possível contratação de Kleber, independente de quem o grupo lançar ao Palácio Alencastro,...

Prefeito coloca secretarias em alerta

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) colocou em estado de alerta a Defesa Civil e as secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos por causa da chuva torrencial que caiu neste sábado em Cuiabá. Em vários locais, inclusive na região central, como em frente à praça...

Jovem prefeito à reeleição e os Maia

gustavo melo 400 curtinha   Em Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), o mais jovem dos 141 prefeitos mato-grossenses - completa 36 anos no próximo 26 de junho -, está disposto a buscar a reeleição pelo PSB. Mas carrega forte desgaste. O que traz certo conforto para Gustavo é o fato de Maia Neto, que comandou o...

Suposta delação tira sono de Alencar

alencar soares 400 curtinha   A notícia de que o STJ já teria homolagada delação de Sérgio Ricardo caiu como uma bomba. Mesmo depois do ex-deputado e hoje conselheiro afastado do TCE vir a público desmenti-la, assegurando não ter motivos para fazer tal colaboração premiada, os efeitos...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.