ARTIGOS

Quinta-Feira, 18 de Novembro de 2010, 11h:35 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:28

Artigo

Cuiabá precisa saber quem deve para cobrar melhor, alerta Dejair

Recuperar receita é que Cuiabá precisa

 Dejair Soares  O valor da Planta Genérica de Cuiabá foi corrigido e o IPTU aumentou! para quê, se o município não sabe cobrar por aquilo que lhe é devido. Esta medida, em vez de ajudar, vai aumentar ainda mais os inadimplentes. O planejamento estratégico deve possibilitar a identificação dos pontos fortes e fracos, das ameaças e oportunidades para o município. Aplicadas a um plano de trabalho efetivo, que proporcione correto direcionamento dos esforços, e a elaboração de um plano de ações que visa atingir os objetivos definidos que, para a Prefeitura Municipal de Cuiabá, não está claro. Costumo dizer que o papel de um gestor municipal é estabelecer metas e quebrar paradigmas. O general Sun Tzu, em A Arte da Guerra, estabelecia como princípio para os seus comandados a seguinte frase de sabedoria. Assim quero deixar para o gestor municipal este princípio dentro da gestão pública.

  “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”. (Sun Tzu, A arte da Guerra)

 

  Sun Tzu estava se referindo naquele momento ao planejamento estratégico. Por esta razão, muito de nossos municípios estão todos endividados, sem planejamento. Três perguntas básicas ajudariam muito.

  Onde estamos agora? Onde queremos ir? Como Chegaremos?

   Cuiabá precisa estabelecer o que muitos municípios brasileiros já fizeram seu dever de casa. Saber cobrar por aquilo que se tem a receber, mas, para isso, precisa implantar os princípios do general Sun Tzu, no planejamento estratégico: De que forma vamos atingir a nossa missão?Qual é a nossa perspectiva de ação? Qual a maneira que vamos focalizar e priorizar as atividades? Temos que alocar quanto de recurso em nosso orçamento? Temos necessidade de formar e reforçar, nossas lideranças? É necessário a integração de todas as secretarias, como membros na organização do Município? Conhecendo a nós mesmo, e também o inimigo (inadimplente), chegaremos a excelência na qualidade de gestão da máquina pública?

   Não é sair por aí, corrigindo e aumentando, se o próprio município depois não tem como combater essas evasões de receitas. E o Poder Executivo passando por um desgaste político sem nenhuma necessidade.

   Mas, afinal, Cuiabá tem elementos para receber toda essa divida? Neste momento que entra os nossos vereadores para ajudar o Executivo a criar leis que o caso requer. Uma delas seria a implantação do Cadin Municipal. Com esta ferramenta, o município saberá estabelecer o quanto lhe é devido, com um cadastro forte e condições de executar os munícipes inadimplentes, tendo forma definitiva de aumentar sua receita e poderá investir no melhoramento de Cuiabá, em infraestrutura, saúde, educação, etc.

   Dejair Soares é publicitário, pós-graduado em gestão pública e ambiental e ex-diretor Comercial da Companhia de Saneamento de Cuiabá (Sanecap)

Postar um novo comentário

Comentários (13)

  • Dejair Soares | Sexta-Feira, 19 de Novembro de 2010, 19h55
    0
    0

    Resposta para seu o sr ANGELO FILHO, prezado internauta, não sou filho de pai assombrando, gosto do debate e externo o que penso, plagiar e crime, o senhor fala por não conheçer AS 48 LEIS DO PODER de Joost Elffers e Robert Greene: LEI 1 NÃO OFUSQUE O BRILHO DO MESTRE; LEI 2 NÃO CONFIE DEMAIS NOS AMIGOS APRENDA A USAR OS INIMIGOS; LEI 3 OCULTE SUAS INTENÇÕES; LEI 4 DIGA MENOS DO QUE O NECESSÁRIO; LEI 5 MUITO DEPENDE DA REPUTAÇÃO - DÊ A PRÓPRIA VIDA PARA DEFENDÊ-LA; LEI 6 CHAME A ATENÇÃO A QUALQUER PREÇO; LEI 7 VENÇA POR SUAS ATITUDES NÃO DISCUTA; LEI 09 BANQUE O AMIGO. AJA COMO ESPIÃO. são 48 lei, só falei de 9 tente ler o restante que voce será mais homem.

  • Angelo Filho | Sexta-Feira, 19 de Novembro de 2010, 16h04
    0
    0

    É pracabar mesmo, Sr. Djair, fazendo cópia grosseira do livro 48 leis do poder, kikikikikikikiki, seja mais criativo, tenha mais celebro e menos musculos. HUm...em tempo, esse tal de Newton Alfredo Leite, não precisava esculachar tanto o dR. djair né, pega leve mermão.

  • Dejair Soares | Sexta-Feira, 19 de Novembro de 2010, 09h10
    0
    0

    Resposta ao Sr Carlos Augusto Leon. Carlos vou ser preve com o colega, falo porque pratico, e tenho conhecimento de como se faz: só vou dar o exemplo da Sanecap, assumi a Diretoria Comercial com um Cadastro de Consumidores Inadimplente em 16%, em apenas 5 mês de ali estive elevei este cadastro para 80% de indiplente higienizado (cadastro Atualizado), aumentei a arrecadação em mas de 35%, e com a falta de agua na cidade, deixei 870 mil 521 faturas todas negativadas, num total de mas de 21 milhões de reais, hoje so de recebimento dos inadiplentes a companhia recebe mas de 800 mil reais, coisa que antes era impossivel, alguns como voce achava impossivel, antes de escrever, e porque eu já ralei e pratiquei, esta nos relatório da companhia, sei como se faz, o que falta meu caro Carlos Leons e competência. Voce deve ser um DAS, que vive mordendo do municipio, eu encaro este desafio junto com o colega e vamos fazer o prova dos 9.

  • Newton Alfredo Leite | Sexta-Feira, 19 de Novembro de 2010, 08h29
    0
    0

    Sr. Dejair, no momento o Sr. fica arrotando cultura, que é gestor público graduado, especialista em planejamento estratégico, dono da verdade e etc. Agora faço uma pergunta ao Sr., por que que na época que era diretor da FEMA e fizeste um rombo naquele orgão e depois aplicaste tudo em ações da empresa Boi Gordo, o Sr. não teve teve a astúcia de perceber que aquele investimento era uma roubada ??? Por que não fizeste um planejamento estratégico na época ??? É Sr. Dejair tudo que vem fácil, vai embora fácil. Não queira agora dar uma de bom samaritano, conheço muito bem o seu negro passado. Tome muito cuidado com o que dizes. ... Abraços

  • Mauricio | Quinta-Feira, 18 de Novembro de 2010, 21h55
    0
    0

    Parabens pelo artigo, apesar de achar que não foi essa a sua maneira de gerir a FEMA atual SEMA, mas nunca é tarde para progredirmos nas nossas atitudes.

  • Carlos Augusto Leon | Quinta-Feira, 18 de Novembro de 2010, 21h43
    0
    0

    CADIN Municipal é medida ultrapassada e que mostrou de pouca relevância e baixa efetividade para os municípios, concernente a recebimento dos créditos, tanto que as Procuradorias dos poucos municípios que implantaram CADIN Municipal estão buscando outros mecanismos de maior alcance e efetividade de recebimento. Só para domínio do articulista, Cuiabá faz parte dos 10(dez) municípios capitais que estão envolvidos na busca de outro mecanismo de maior alcance e eficácia que o CADIN Municipal. O articulista poderia pesquisar um pouco mais antes de escrever sobre determinadas matérias sobre a qual não domina, já que agora tem o dia e a noite inteira livre. Assim, saberia que no âmbito da Administração Direta, o gestor municipal conhece muito bem quem são os devedores do município, quer os de natureza contratuais ou não, dos maiores aos menores. Basta que o gestor solicitar relatórios da área de TI da SEFIN e têm em mãos, em poucas horas, as informações sobre tais devedores do Município, a começar pela qualificação deles, endereço, montante de débitos, maiores ou menores inadimplências por bairro, por logradouro etc., O que dificulta o recebimento desses créditos é coisa bastante diversa do que fala o articulista. Em pouquíssimo tempo, contudo, por causa de suas dívidas os devedores contumaz terão crescentes dissabores com o município de Cuiabá.

  • Cristiano - TUCA NOGUEIRA | Quinta-Feira, 18 de Novembro de 2010, 19h32
    0
    0

    Conheço o Dejair tambem, foi muito feliz em sua colacação.Tenho certeza que escreveu com o coração e com preocupação pelo nosso futuro. TUCA NOGUEIRA "O sentimento não pode parar!'

  • ANTONIO CARLOS CARABINA | Quinta-Feira, 18 de Novembro de 2010, 18h18
    0
    0

    SR: DEJAIR SOARES EU QUERO SABER SE VC IMPLANTOU ISSO QUE DISSE NA SANECAP,OU SE SÓ ESCREVE BONITO,NO MEU ENDEDER,PREFEITO,E VEREADORES SÓ FAZEN EM CAUSA PROPRIA E O POVO QUE SE DANE,EU QUERO VER ADM: COM O QUE TEM EM CAIXA,QUALQUER IDIOTA SABE ALMENTAR IMPOSTOS,E DESVIAR DOS COFRES PUBLICOS,PARA O POVO QUE ESTA TODO LASCADO DA VIDA PAGAR,OU EU ESTOU MENTINDO...??

  • Miguel Sanches | Quinta-Feira, 18 de Novembro de 2010, 16h41
    0
    0

    Eu particularmente aprecio as pessoas que escreve com a alma, e voce SR. Dejair e assim,sempre de coracao aberto,lutando pelo futuro da nossa capital,continue assim, que voce vai longe, Parabens

  • Carlos Santana | Quinta-Feira, 18 de Novembro de 2010, 16h38
    0
    0

    Quero parabenizar o Dejair por mais um artigo que vem de encontro com as nossas preocupacoes,pois Cuiaba precisa avancar, sem precisar aumentar as despezas, pois o salario nosso nao sobe, e como vamos pagar esses impostos..

PT, ensaio e chapa branca em Tangará

welton tangar� 400 curtinha   O PT, que já teve os vice-prefeitos José Jaconias e Zé Pequeno, estuda nem disputar a eleição majoritária em Tangará da Serra. Chegou a ensaiar uma pré-candidatura, mas parou no meio do caminho. Internamente, o partido discute lançar o...

Racha no DEM; "pepino" com Fabio

fabio garcia 400 curtinha   O presidente estadual do DEM, ex-deputado Fábio Garcia (foto), não só se encontra numa saia-justa, como tem a árdua missão de atuar como bombeiro para apagar incêndio provocado pelos irmãos Júlio e Jayme Campos, que, sem consultar o partido e nem o governador Mauro...

Álbum de casamento para 300 casais

marcia_curtinha_ok   A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (foto), que desde 2017 lidera alguns projetos sociais de forma voluntária, fez questão de, mesmo com a pandemia da Covid-19, promover, na última segunda, entrega simbólica de álbuns de casamento para 10 casais, que foram escolhidos...

Fora de vez da disputa para senador

cidinho santos 400 curtinha   O empresário e ex-senador Cidinho Santos (foto), recém-filiado ao DEM, desistiu de vez da ideia de entrar de última hora na corrida ao Senado, na suplementar que será realizada em novembro deste ano. E por algumas razões. Primeira, como sócio do frigorífico União...

TCE suspende licitação de R$ 12 mi

air praiero 400 curtinha   Uma concorrência pública, com valor estimado de R$ 12,5 milhões, tocada pela secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de Cuiabá, sob o defensor público licenciado Air Praeiro Alves (foto), foi suspensa cautelarmente pelo TCE por causa de...

6 estão no páreo em Tangará; 2 fortes

vander masson 400 curtinha   Tudo indica que os tangaraenses terão nas urnas 6 candidatos majoritários nas eleições de novembro. O cenário está se desenhando com os seguintes "prefeitáveis": Chico Clemente (PSD), Gunther Duarte (PSL), Vander Masson (foto), do PSDB, Claudinho Frare (Republicanos),...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.