ARTIGOS

Sexta-Feira, 15 de Maio de 2020, 09h:00 | Atualizado: 15/05/2020, 11h:20

 Emanuel Filartiga

Fé na luta

Emanuel Filartiga Escalante

Emanuel Filartiga 

Eu saí de casa, fui pra longe por sonhar… por esperançar… “pela vontade amorosa de mudar o mundo”.

Eu não estava sozinho, e não estou… carrego as pessoas e circunstâncias que me fizeram, todos elas. A rua está comigo, as gentes estão comigo.

Agora, em minha sala, em meio ao isolamento, não posso evitar que minha história quase me arranque daqui e me leve pra lá, momentos antes vividos por mim; momentos e situações muitas, cheio de pessoas diferentes.

Das anônimas gentes, sofridas e esquecidas, aprendi sobretudo que a luta é fundamental (a luta para ter paz). “Aquela paz inquieta, que não nos deixa em paz (…) que denuncia a paz do cemitério e a paz dos lucros fartos(…)”(Pedro Casaldáliga)

O hoje que vivemos explode, coloca em exposição, removendo o véu de seda que revestia, o mundo das injustiças e suas vítimas. Indiferença, um desprezo arrogante, soberba… uma violência mascarada. O mundo segue despedaçado. “Eu sou eu e minha circunstância, e se não a salvo não me salvo.”

Ouvi de uma juíza, Raquel R. Amaral, servidora pública, de quem fui estagiário, que “os direitos são feitos de fluido vital! Pra se fazer o direito mais elementar, a liberdade, gastou-se séculos e milhares de vidas foram tragadas, foram moídas na máquina de se fazer direitos, a revolução! Tu achavas que os direitos foram feitos pelos janotas que têm assento nos parlamentos e tribunais? Engana-te! O direito é feito com a carne do povo! Quando se revoga um direito, desperdiça-se milhares de vidas … Os governantes que usurpam direitos, como abutres, alimentam-se dos restos mortais de todos aqueles que morreram para se converterem em direitos!”

Os direitos nascem no suor, na luta diária, no fôlego… É preciso mesmo um “brigar amoroso” para que tenhamos o mínimo de transformação.

Os direitos nascem no suor, na luta diária, no fôlego… É preciso mesmo um “brigar amoroso” para que tenhamos o mínimo de transformação

Emanuel Filartiga

Daí a necessidade fundamental do cidadão exigir dos poderes público o interesse público, a justiça, participar da “administração da coisa pública”. O cidadão sujeito, aquele responsável pela história que o envolve. Sujeito ativo na cena política, sujeito reivindicante ou provocador da mutação do direito. Pessoa envolta nas relações de força que comandam a historicidade e a natureza da política. Enfim, cidadão como ser, sujeito e pessoa a um tempo. O cidadão é o agente reivindicante possibilitador da floração contínua de direitos novos, lembra Clemerson Merlin Cleve.

Como escreveu Ihering, em livro clássico, a luta é o trabalho eterno do direito. Se é uma verdade dizer: — Comerás o teu pão com o suor da tua fronte, — não o é menos acrescentar também: — É somente lutando que obterás o teu direito.

Eu morreria feliz no bom combate. Viver entusiasmado de lutar pelo que acredita! A luta conosco mesmo; a luta dos que querem ser e não podem; a briga pela decência; a briga contra a sem-vergonhice e o desamor; lutar por uma educação de qualidade; por uma saúde que nos atenda; a luta, que não pode ser mais procrastinada, contra a fome e a pobreza…

O homem que recebeu o Prêmio Lenin da Paz em 1954, Bertolt Brecht, prêmio que reconhecia indivíduos que tinham trabalhado para o fortalecimento da paz entre os povos, tem oração lapidar, cuja correnteza carrega estas palavras:“Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.”

Emanuel Filartiga é promotor de Justiça em Mato Grosso

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

3 fortes para prefeito de Rondonópolis

ze do patio 400 curtinha   Apesar da "inflação" de prefeitáveis em Rondonópolis, com quase 10 se colocando como virtuais candidatos a prefeito, a disputa deve ficar acirrada mesmo entre três. Um deles é Zé do Pátio (foto), do Solidariedade. Vai tentar o terceiro mandato não consecutivo e...

Ex-deputada vai à vereadora em VG

zilda pereira 400 curtinha   A ex-deputada estadual Zilda Pereira Leite (foto) permaneceu pouco tempo na base dos Campos em Várzea Grande. Chateada por não ter sido renomeada como secretária de Educação, de cuja pasta havia se afastado por problemas de saúde, Zilda se filiou ao PSB, do pré-candidato...

Breunig destaca aprovação de contas

adriano breunig curtinha 400   O professor Adriano Breunig (foto), ex-adjunto e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no Governo Silval e hoje diretor de Políticas de Desenvolvimento Institucional do IFMT, contesta o registro em Curtinha, apontando-o como candidato reserva e "vulnerável" à...

Borgato não sairá mais de secretaria

nilton borgato 400 curtinha   Nilton Borgato (foto), ex-prefeito de Glória D'Oeste e filiado ao PSD, não sairá mais do comando da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dias atrás, ele chegou a ser avisado pelo governador que seria substituído e que iria para o Escritório...

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.