ARTIGOS

Sexta-Feira, 30 de Abril de 2010, 11h:23 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:26

Artigo

Ironia do destino com Fragelli

Humberto Frederico   Mato Grosso amanheceu de luto nesta sexta-feira (30). Recebemos a notícia de falecimento do ex-governador José Fragelli, por causas naturais, em sua casa, na cidade de Aquidauana. E que ironia... Fragelli faleceu na mesma semana em que o estádio que leva o seu nome e é carinhosamente chamado de Verdão começou a ser demolido.

   Há algumas semanas, o doutor Gabriel Novis Neves trouxe a público uma conversa que teve com a esposa de Fragelli, dona Lourdes, em que ela mostrava toda a sua indignação e a do próprio ex-governador com a demolição do estádio.

   Políticos como Fragelli não surgem mais. Ele era um visionário. Na época da construção do Verdão ele foi muito criticado pelo dinheiro empregado no projeto. Hoje, todos reconhecem que foi com o estádio que aquela região começou a crescer. Outra obra importante do ex-governador foi o Centro Político Administrativo (CPA). A região, que antes era repleta de chácaras, hoje é de extrema importância para o funcionamento do Estado.

   Fragelli amava Cuiabá e o nosso Estado. Apesar de ser de Corumbá, Mato Grosso do Sul, sempre repetia aos amigos mais próximos que tinha mais identificação com a nossa Capital. Tanto amor fazia com que ele sempre fosse lembrado pelos mato-grossenses.

   Com a venda de terras públicas no município de Aripuanã, todo o dinheiro foi depositado no Banco do Estado de Mato Grosso (Bemat), em uma conta que só podia ser movimentada pelo governador. Fazendo as contas, Fragellli achou coerente investir Cr$ 1,2 milhões (moeda da época), para que o Verdão se tornasse uma realidade. Com o restante do dinheiro, financiou a construção de todo o complexo do Centro Político Administrativo (CPA), que hoje emprega milhares de pessoas na Capital.

   Uma pena que tudo isso foi esquecido devido à rixa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, acirrada ainda mais após a disputa para ser sub-sede da Copa do Mundo. Mesmo assim, ele nunca foi esquecido. O seu falecimento, na mesma semana em que o estádio que ele construiu começou a ser demolido, jamais será esquecido.

   Humberto Frederico é jornalista em Cuiabá

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Alex Alecrim | Sábado, 01 de Maio de 2010, 07h43
    0
    0

    É uma pena perdemos uma pessoa muito importante para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, um corumbaense que fez grandes obras e histórias.

  • Marcelo Feijó | Sexta-Feira, 30 de Abril de 2010, 17h14
    0
    0

    Fragelli era um visionário sim, que foi muito criticado pelos investimentos na construção do antigo Verdão. Mais tarde todos reconheceram que a obra era necessária. O mesmo acontecerá com o novo Verdão, um estádio moderno que orgulhará a todos os mato-grossenses. Quem quer manter o antigo prédio depauperado prédio não sabe o que está falando, saudosismo barato e inútil. Cuiabá ganhou a Copa de nós sul-mato-grossenses também por ter apresentado um projeto de estádio melhor.

  • maria | Sexta-Feira, 30 de Abril de 2010, 16h46
    0
    0

    com esse bando que tem a agecopa, só oportunistas inclusive senhor yuri bastos jorge que gosta de acabar com o que ele dirige dentro do estado...só faltam querer tirar o nome do agora falecido do estadio, sera uma fronta aos cuiabanos, partindo desses derrotados politicamente da agecopa não duvido de nada..

  • Aloisio Póvoas | Sexta-Feira, 30 de Abril de 2010, 16h43
    0
    0

    Como diz o cuiabano, ficaram com "cara de tacho" aqueles que estavam loucos para mudar o nome do estádio José Fragelli com a desculpa de que não se pode homenangear pessôas vivas. E agora José? O grande e último estadista de MT faleceu. Nossas condolências a Dlourdes e familiares. Minhas e, tenho certeza, de todo o povo de Cuiabá.

  • João Saraiva | Sexta-Feira, 30 de Abril de 2010, 15h55
    0
    0

    reportagem simples, mas que em poucas linhas nos faz conhecer a importância histórica do Governador Fragelli para o nosso estado. Morreu humildemente, sem ostentat grandes riquezas,como grandes generais de sua época, ao contrário de certos políticos que se enriquecem do dia pra noite e tornaram "Política" sinonimo de corrupção. Que Deus acalente a família enlutada.

  • Enio alves dos Santos | Sexta-Feira, 30 de Abril de 2010, 14h15
    0
    0

    Parabéns ao rdnews e, principalmente, ao jornalista Humberto, pois, indubitavelmente, Fragelli foi muito importante para política do nosso Estado. A divisão foi à época e seria hoje uma conseqüencia natural e, caso haja dúvida, cabe a indagação: Quem mais lucrou com ela, Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul?

  • ana maria | Sexta-Feira, 30 de Abril de 2010, 11h56
    0
    0

    parabens jornalista Humberto concordo com sua opinião os politicos de 30 anos atras possuiam mais visao , o verdao , a rodoviaria , av miguel sutil , ponte sergio mota,CENTRO POLITICO tudo que fizeram para o progresso de cuiaba e mt.. com certeza av. das torres e o rodoanel sao de quem possue homens que possuem visao politica esta a frente do seu tempo....

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.