ARTIGOS

Terça-Feira, 27 de Outubro de 2020, 11h:16 | Atualizado: 27/10/2020, 11h:16

Paulo Márcio

Longevidade em ortopedia

paulo marcio artigo medico

Paulo Márcio

A longevidade é hoje uma realidade incontestável. A cada nova época vive-se mais, prolonga-se o tempo de existência ao máximo, mas, por outro lado, ninguém quer chegar lá sem saúde e qualidade de vida.

Abordar esse tema não é apenas descrever as mudanças ocorridas no envelhecimento, mas buscar informações sólidas, cientificamente fundamentadas, refletindo a preocupação com o bem estar do crescente número de pessoas que vivem mais. Não tem como falar em longevidade sem pensar na prevenção e tratamento das doenças ortopédicas. Acredito que essa nova área de atuação da ortopedia, representa a certeza de uma vida saudável e feliz.  

O fato de envelhecer é um processo biológico inevitável, nele as modificações mais acentuadas são observadas após os 50 anos de idade, a coluna curva-se para frente, as articulações ficam mais rígidas, os passos mais lentos e a estatura pode diminuir até 2,5 cm por volta dos 70 anos.

Doenças como osteporose e artrose, podem ser evitadas ou tratadas. A osteoporose aprece de forma silenciosa e progressiva e causa fraturas por fragilidade do osso, no punho, coluna e fêmur, resultando em incapacidade temporária ou definitiva de um grande número de pessoas e suas complicações a morte de boa parte dos idosos.

Temos que orientar a população quanto à necessidade de prevenir a osteoporose, que acomete tanto homens como mulheres, através de uma dieta balanceada, atividade física regular e a suplementação de cálcio e vitamina D.

As queixas relacionadas à coluna vertebral representam 30% de todas as consultas ortopédicas, problemas como dor lombar, hérnia de disco e artrose devem ser prevenidos e tratados em suas fases iniciais. Atualmente, podemos tratar um paciente com hérnia de disco de forma conservadora, diminuindo a necessidade de cirurgia.

As queixas relacionadas à coluna vertebral representam 30% de todas as consultas ortopédicas

Paulo Márcio

A artrose ocorre quando as articulações não são mais capazes de promover movimentos adequados e indolores, sua principal causa é a perda da cartilagem localizada entre os ossos. Sua diminuição principalmente nos joelhos aumenta o atrito durante o movimento causando dor e limitação funcional. Uma forma de combatê-la é através do uso de condroprotetores e a aplicação de ácido hialurônico intra-articular, procedimento simples, indolor e que apresenta ótimos resultados não só no alívio da dor mais também evitando a progressão da artrose.

O envelhecer com autonomia e liberdade, menos doenças e mais saúde torna-se cada vez mais, um desafio para a medicina moderna e na área da ortopedia não poderia ser diferente. Temos que garantir que nossos idosos recebam a atenção merecida no que diz respeito à prevenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas do sistema músculo esquelético.

Embora o envelhecimento seja um processo biológico, pode ser controlado. Estima-se que a longevidade se deva em 75% aos hábitos e apenas 25% aos genes. Um estilo de vida saudável, acompanhamento multidisciplinar de profissionais de saúde e principalmente o fato de sentir-se bem garantem à esses pacientes desfrutar a beleza da melhor idade em sua plenitude.

Paulo Márcio Espir da Fonseca é médico especialista em ortopedia e traumatologia, membro titular da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), da Associação Brasileira de Avaliação Óssea, Osteoporose e Osteometabolismo (ABRASSO) e da  Sociedade Médica de Terapia por Ondas de Choque.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Reeleição consagradora e base forte

leonardo bortolini leo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito Léo Bortolin (foto) mostrou nas urnas ser mesmo um líder político emergente da região. Ele assumiu o Executivo, após vencer a eleição suplementar em novembro de 2017, com 69% dos votos válidos. Agora foi à...

Vereador eleito diz não apoiar Abílio

eduardo magalhaes 400 curtinha   Release produzido pela campanha de Abílio Júnior anuncia que 13 dos 25 vereadores eleitos e/ou reeleitos estão apoiando o candidato do Podemos neste segundo turno em Cuiabá. E incluiu na lista Eduardo Magalhães (foto), do Republicanos. Mas o próprio Magalhães,...

Ibope mostra acirramento Abílio x EP

abilio junior 400 curtinha   O primeiro resultado da pesquisa Ibope deste segundo turno, revelado hoje pela TVCA, apontando Abílio (foto) com 48% e Emanuel com 40% das intenções de voto, empatados tecnicamente dentro da margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, é uma mostra do quanto está...

Ricardo atuando pela reeleição de EP

ricardo adriane 400 curtinha   O ex-vereador Ricardo Adriane (foto), um dos dirigentes do Republicanos da Capital e do quadro de assessores do presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho, está fazendo campanha pela reeleição do prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro. Numa reunião ampliada, Ricardo deixou claro que...

Única petista eleita define apoio a EP

edna sampaio 400 curtinha   Única vereadora eleita pelo PT na Capital, a professora Edna Sampaio (foto) resolveu declarar apoio à reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). E mandou mensagens aos servidores públicos, que passarão a ter a petista como espécie de porta-voz na Câmara Municipal....

Batista agora aparece pra pedir voto

joao batista 400 curtinha   Único deputado do Pros com assento na Assembleia e presidente estadual do partido, João Batista (foto) resolveu aparecer nestas eleições em Cuiabá, mas no segundo turno. No primeiro, foi escondido pela candidata do Pros, Gisela Simona, que ficou em terceiro lugar. Nos bastidores,...