ARTIGOS

Quinta-Feira, 12 de Setembro de 2019, 07h:20 | Atualizado: 12/09/2019, 07h:34

Keka Werneck

Mustache, o cão que salvou o dono em assalto

Keka Werneck artigo

Mustache era uma cachorrinho vira-lata preto, que chegou em casa filhote. Quando ainda não tinha alcançado a vida adulta, foi atropelado na rua por um carro em uma das vezes que ele aproveitou uma fresta no portão para dar uma passeada. A roda passou sobre o corpo dele. Quase morreu, ficou internado, por milagre escapou, com algumas sequelas.

Muitos diziam que era feio, como o diabo. No impacto com o carro, o olho esbugalhou. Não tinha também muita harmonia, equilíbrio. Mustache latia alto e estridente e tinha uma energia caninha, que dava canseira só de olhar para ele pulando ao ver a gente chegando ou animado com qualquer besteira. Escandaloso de alegria.

Vizinhos logo se incomodaram com ele, com o latido dele, ninguém parava para dizer "olha, que cãozinho bonitinho" e o denunciaram várias vezes ao ponto de termos de dá-lo para parentes, antes que fôssemos multados.

Para defender o dono, durante um roubo à residência, levou um tiro do ladrão desalmado

O cachorrinho foi embora, mas nunca deixou de me olhar nos olhos sempre que nos encontrávamos, como se dissesse: não te esqueço. Foi muito amado pela nova dona, muito, mas muito mais do que eu o amei, e ela o adotou sem olhar feiúra, vendo a boniteza que há em cada animal, do humano ao inseto. Cada qual com suas características. O cachorro porém é um amigo mesmo, ele se apaixona pela gente e acompanha. Quando a gente chora, fica por perto, sente. Esta é uma lição muito bonita que os cães ensinam.

Mas lá na nova dona também não deu mais para ele ficar. Era um cãozinho problemático. Sendo assim, mudou-se novamente para casa de um conhecido da família, que também o adotou com carinho.

E ele, tal qual todo ser carente, também adotava cada novo dono que a vida lhe apresentava, sem discriminação. Tocava o barco, vivia sua vidinha de cão serelepe, recebendo carinho e dando sempre em dobro.

Passou o tempo e fiquei sabendo da notícia derradeira: Mustache morreu. Não pude deixar de sentir aquele vazio, apesar dele ter me atormentado muitas vezes com seu jeito tresloucado de existir. Arruinava a casa e mordia tudo, desenrolava papel higiênico, fazia xixi para demarcar território.

Não somos melhores que eles (bichos e plantas). Na verdade, somos até piores

Quis saber como ele morreu e a história é boa, de filme. Para defender o dono, durante um roubo à residência, levou um tiro do ladrão desalmado. Sim, Mustache entrou na frente do dono e morreu feito herói.

Ficou ali sangrando no chão, até a alma subir para o céu dos bichos. Deve estar no céu mesmo, porque - gente - ali não havia maldade nenhuma.

É incomum cães morrerem a tiros. Rotineiros são os crime de envenenamento, atropelamentos e outros maus tratos. 

Os pais deveriam ensinar os filhos a conviver melhor com cães e gatos e a respeitar toda e qualquer forma de vida, incluindo bichos e as plantas. Não somos melhores que eles. Na verdade, somos até piores.

Esta semana começou com o Facebook lembrando a foto de quando Mustache chegou filhote. Que bonitinho que ele era. Fica em paz, garoto. Este mundo aqui não está legal de se viver não.

Keka Werneck é jornalista em Cuiabá e editora do site Rdnews. E-mail: keka@rdnews.com.br

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Edivaldo Emiliano | Quinta-Feira, 12 de Setembro de 2019, 08h43
    0
    0

    Valeu Keka , adorei a reportagem , Mustache me deu muito trabalho também, tive que dar ele duas vezes, mas valeu o tempo que fiquei com ele , me emocionei muito, não tive como conter algumas lágrimas, você é demais... Parabéns pela reportagem. Abraços. ..

Bolinha é multado por irregularidades

humberto bolinha 400 curtinha   Por causa de irregularidades cometidas ainda em 2017, ao fazer aquisições sem realizar licitação e/ou pesquisa de preço, o prefeito de Guiratinga, Humberto Domingues, o Bolinha (foto), recebeu multa do TCE de 12 UPFs-MT, correspondente hoje a R$ 1,7 mil. E será intimado pelo...

Puxando o "rei" pra baixo em Tangará

reinaldo morais 400 curtinha   A pré-campanha ao Senado do empresário Reinaldo Morais (foto), o "rei dos porcos", evangélico e bolsonarista, vem ganhando aceitação popular em vários municípios. Mas, em Tangará da Serra, enfrenta muita resistência. Algumas pessoas próximas ao...

3 estaduais e 2 federais para prefeito

juarez costa 400 curtinha   Se na Assembleia, três dos 24 deputados se articulam por candidatura a prefeito, na Câmara Federal dois entre oito da bancada mato-grossense também pretendem fazer o mesmo. Tratam-se do emedebista Juarez Costa (foto), que apostará todas as fichas no retorno ao comando de Sinop, e do petebista...

PSDB rachado sobre nome a prefeito

ricardo saad 400 curtinha   O tucanato enfrenta uma incógnita em Cuiabá. A bancada na Câmara, hoje composta pelos vereadores Renivaldo Nascimento, Ricardo Saad (foto) e Toninho de Souza, defende apoio ao projeto de reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro. O partido, presidido na Capital por Saad, já faz parte...

Poucos da AL se arriscam pra prefeito

silvio favero 400 curtinha   Inicialmente seriam seis dos 24 deputados estaduais dispostos a concorrer ao pleito de novembro deste ano. Mas a lista vem sendo reduzida à medida que se aproxima das convenções. Sílvio Fávero (foto), por exemplo, sabe que a chance de ganhar a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, onde...

Transferindo pandemia para Cuiabá

lucimar campos 400   Prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (foto) transferiu praticamente o pepino da pandemia da Covid-19 à gestão da cidade vizinha, comandada por Emanuel Pinheiro. Ela faz questão de enfatizar que, numa reunião com porta-vozes do governo estadual, do TCE, da Assembleia e dos dois maiores...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.