ARTIGOS

Quinta-Feira, 12 de Setembro de 2019, 07h:20 | Atualizado: 12/09/2019, 07h:34

Keka Werneck

Mustache, o cão que salvou o dono em assalto

Keka Werneck artigo

Mustache era uma cachorrinho vira-lata preto, que chegou em casa filhote. Quando ainda não tinha alcançado a vida adulta, foi atropelado na rua por um carro em uma das vezes que ele aproveitou uma fresta no portão para dar uma passeada. A roda passou sobre o corpo dele. Quase morreu, ficou internado, por milagre escapou, com algumas sequelas.

Muitos diziam que era feio, como o diabo. No impacto com o carro, o olho esbugalhou. Não tinha também muita harmonia, equilíbrio. Mustache latia alto e estridente e tinha uma energia caninha, que dava canseira só de olhar para ele pulando ao ver a gente chegando ou animado com qualquer besteira. Escandaloso de alegria.

Vizinhos logo se incomodaram com ele, com o latido dele, ninguém parava para dizer "olha, que cãozinho bonitinho" e o denunciaram várias vezes ao ponto de termos de dá-lo para parentes, antes que fôssemos multados.

Para defender o dono, durante um roubo à residência, levou um tiro do ladrão desalmado

O cachorrinho foi embora, mas nunca deixou de me olhar nos olhos sempre que nos encontrávamos, como se dissesse: não te esqueço. Foi muito amado pela nova dona, muito, mas muito mais do que eu o amei, e ela o adotou sem olhar feiúra, vendo a boniteza que há em cada animal, do humano ao inseto. Cada qual com suas características. O cachorro porém é um amigo mesmo, ele se apaixona pela gente e acompanha. Quando a gente chora, fica por perto, sente. Esta é uma lição muito bonita que os cães ensinam.

Mas lá na nova dona também não deu mais para ele ficar. Era um cãozinho problemático. Sendo assim, mudou-se novamente para casa de um conhecido da família, que também o adotou com carinho.

E ele, tal qual todo ser carente, também adotava cada novo dono que a vida lhe apresentava, sem discriminação. Tocava o barco, vivia sua vidinha de cão serelepe, recebendo carinho e dando sempre em dobro.

Passou o tempo e fiquei sabendo da notícia derradeira: Mustache morreu. Não pude deixar de sentir aquele vazio, apesar dele ter me atormentado muitas vezes com seu jeito tresloucado de existir. Arruinava a casa e mordia tudo, desenrolava papel higiênico, fazia xixi para demarcar território.

Não somos melhores que eles (bichos e plantas). Na verdade, somos até piores

Quis saber como ele morreu e a história é boa, de filme. Para defender o dono, durante um roubo à residência, levou um tiro do ladrão desalmado. Sim, Mustache entrou na frente do dono e morreu feito herói.

Ficou ali sangrando no chão, até a alma subir para o céu dos bichos. Deve estar no céu mesmo, porque - gente - ali não havia maldade nenhuma.

É incomum cães morrerem a tiros. Rotineiros são os crime de envenenamento, atropelamentos e outros maus tratos. 

Os pais deveriam ensinar os filhos a conviver melhor com cães e gatos e a respeitar toda e qualquer forma de vida, incluindo bichos e as plantas. Não somos melhores que eles. Na verdade, somos até piores.

Esta semana começou com o Facebook lembrando a foto de quando Mustache chegou filhote. Que bonitinho que ele era. Fica em paz, garoto. Este mundo aqui não está legal de se viver não.

Keka Werneck é jornalista em Cuiabá e editora do site Rdnews. E-mail: keka@rdnews.com.br

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Edivaldo Emiliano | Quinta-Feira, 12 de Setembro de 2019, 08h43
    0
    0

    Valeu Keka , adorei a reportagem , Mustache me deu muito trabalho também, tive que dar ele duas vezes, mas valeu o tempo que fiquei com ele , me emocionei muito, não tive como conter algumas lágrimas, você é demais... Parabéns pela reportagem. Abraços. ..

Matéria(s) relacionada(s):

R$ 71 mi já estão reservados para 13º

rogerio gallo 400 curtinha   Após os primeiros meses de "choradeira", pintando cenário do caos financeiro e administrativo, o governo estadual consegue, pela primeira vez neste 2019, fechar o mês com recurso provisionado para pagar o 13º dos cerca de 100 mil servidores. O secretário de Fazenda, Rogerio Gallo (foto),...

Jackson, enfim, nomeado ao TRE-MT

jackson 400 curtinha tre   O presidente Bolsonaro, enfim, escolheu, de uma lista tríplice, quem passa a compor o Pleno do TRE-MT no cargo de juiz titular, na categoria jurista, para dois mandatos de mandato. Trata-se de Jackson Francisco Coutinho (foto), que desde o ano passado já atua como juiz-membro substituto no Tribunal. Nos...

Com mais de 60 prefeitos e esposas

mauro mendes virginia 400   Acompanhado do governador e esposo Mauro, a primeira-dama Virginia Mendes recebeu para um jantar no Palácio Paiaguás, na segunda, mais de 60 primeiras-damas, além de prefeitos e outras autoridades. O governador, que promoveu o encontro, aproveitou para expor números, ações e...

UPA do Verdão vai ser entregue - veja

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro programa inaugurar na primeira quinzena de dezembro a UPA do Verdão (próximo à Arena Pantanal), uma nova e moderna estrutura que terá capacidade de atendimento de cerca de 12 mil pessoas por mês - veja aqui o vídeo que mostra a obra em fase...

Capital transmite final da Copa Verde

O Cuiabá Esporte Clube enfrenta o Paysandu hoje, às 20h, pela final da Copa Verde, no estádio Mangueirão. O Dourado precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com o título. Caso a vitória seja por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. A Capital FM 101.9, que acompanha o futebol regional desde início do ano, será a única rádio de Cuiabá que fará a...

Um dos cuiabanos na final Fla x River

leonardo campos curtinha 400   O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, o Leo Capataz, é um dos flamenguistas de Cuiabá que já estão em Lima ou que ainda vão embarcar rumo à capital do Peru para assistir a final da Copa Libertadores entre Flamengo e o argentino River Plate. O confronto será...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.