ARTIGOS

Sexta-Feira, 23 de Outubro de 2020, 12h:06 | Atualizado: 23/10/2020, 12h:11

Rosa Neide

Não à dispensa dos brigadistas! Fora Salles!

Rosa Neide artigo

Rosa Neide

Recebi com perplexidade e indignação a notícia de que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles retirou os brigadistas do IBAMA do combate aos incêndios nos biomas brasileiros, principalmente no Pantanal.

Mais de 30% do Pantanal já foi consumido pelo fogo que, apesar das chuvas, ainda persiste em áreas de difícil acesso do bioma. A Floresta Amazônica também registra este ano o maior número de focos de queimadas da história, superando o histórico 2019. O governo federal, em sua política antiambiental, já havia atrasado a contratação dos brigadistas e agora manda pararem os trabalhos, enquanto as frentes de fogo continuam avançando sem controle.

Documentos obtidos pelo jornal O Globo e publicados no dia 29 de agosto deste ano mostram que, mesmo provocado por sua área técnica, o IBAMA demorou 2 meses para autorizar a contratação de brigadistas para atuar no combate aos incêndios florestais.

A possibilidade de contratação estava liberada no dia 9 de abril, mas o chamamento efetivo dos brigadistas ocorreu apenas em 3 de junho, quando Pantanal, Amazônia e Cerrado já ardiam há meses em chamas.

A retirada dos brigadistas do front de batalha contra os incêndios ocorre sob o falso argumento de falta de orçamento. Em nota divulgada na quinta (22), a direção do IBAMA afirma que o órgão passa por “dificuldades quanto a liberação financeira por parte da Secretaria do Tesouro Nacional”. Segundo o Instituto, o recolhimento das brigadas que atuam no Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), se dá por “exaustão de recursos”. O IBAMA diz que os pagamentos atrasados somam R$ 19 milhões.

Não podemos permitir que a boiada continue passando nos biomas brasileiros

Rosa Neide

Em tempo, é bom esclarecer que estamos sob a égide do Decreto Federal 10.341 de 6 de maio de 2020, da presidência da República, que autorizou o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no combate aos incêndios na Amazônia Legal, que inclui o Pantanal e o Cerrado mato-grossense.

Em 2019, também tivemos outra GLO que durou 3 meses e custou mais de R$ 124 milhões, 32% a mais que o gasto pelo IBAMA com fiscalização e combate aos incêndios florestais durante todo aquele ano. O gasto da GLO do ano passado é 85% maior que a suposta dívida justificada pelo IBAMA em 2020, para suspender os trabalhos dos brigadistas.

Esse é o retrato deste governo quando a temática é o Meio Ambiente: omissão, cortes orçamentários dos órgãos ambientais, edição de decretos de GLOs que não trazem resultados práticos no combate aos incêndios e negligência, sinais invertidos pelas autoridades e estímulo ao desmatamento com a certeza de impunidade. Uma clara política de destruição da natureza.

Como coordenadora da Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar e promover a estratégia nacional para enfrentar as queimadas em biomas brasileiros seguirei firme, junto com os demais parlamentares que compõe o colegiado, na investigação dos responsáveis pelos incêndios; na cobrança ao governo federal para que barre sua marcha insensata contra o meio ambiente e recontrate os brigadistas; e mais do que nunca: na luta pela saída de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente.

Não podemos permitir que a boiada continue passando nos biomas brasileiros.

Fora Salles!

Professora Rosa Neide (PT) é deputada federal.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Moreira | Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020, 19h01
    0
    0

    Moreira , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Juca | Domingo, 25 de Outubro de 2020, 21h19
    1
    0

    Antonio, Xingando? Capetas, trevas? A verdade dói né kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Antonio | Domingo, 25 de Outubro de 2020, 19h38
    0
    1

    Juca, tua ignorância e mau-caratismo já passou longe dos limites. Você é uma pessoa doente, mal-amada, sem moral, sem ética. Acha que xingando Lula e o PT vai salvar tua alma. Cara, o capeta vai ficar muito feliz em recebê-lo nas trevas do inferno.

  • Juca | Domingo, 25 de Outubro de 2020, 09h52
    1
    2

    Um tal de Lula já e treta em ações penais e já foi condenado em 3 instâncias pela justiça é só esta solto graças aos membros do STF e tem gente que ainda acredita em Papai Noel e lula inocente kkkkkkkkk

  • André | Sábado, 24 de Outubro de 2020, 22h09
    3
    1

    Alexandre, por que o PT? Por acaso, teria algo mais ignorante do que isso para falar? Está certo que dinheiro não dá em árvores, mas dá nas nádegas de algum aliado do teu amigo Bozonaro!

  • Andrade | Sábado, 24 de Outubro de 2020, 21h41
    3
    1

    Alexandre, mas tem aliado do Bozo que come capim e caga dinheiro. Será que é teu amigo?

  • alexandre | Sábado, 24 de Outubro de 2020, 18h09
    0
    2

    Basta o PT pagar... dinheiro não dá em arvores..

  • naldo | Sexta-Feira, 23 de Outubro de 2020, 19h47
    3
    5

    Joana, você é muito idiota. Só pela deputada ser do PT, você vem disseminar ódio. Este teu ódio ao PT é infundado. Só para lembrar, por causa de gente hipócrita como você temos agora uma família miliciana na presidência.

  • naldo | Sexta-Feira, 23 de Outubro de 2020, 15h15
    0
    0

    naldo, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • joana | Sexta-Feira, 23 de Outubro de 2020, 12h41
    6
    5

    PT NUNCA MAIS,NE?

Prefeitos revoltados com Neurilan

neurilan fraga 400 curtinha   Vários prefeitos, especialmente os recém-eleitos, se mostram revoltados com novas manobras promovidas no estatuto da AMM pelo seu "eterno" presidente Neurilan Fraga (foto), que tenta, de todas as formas, se auto-beneficiar na eleição que deveria ocorrer em janeiro, mas que foi antecipada...

Candidato a reitor e 2 apoios fortes

dimorvan rui 400   O candidato de oposição a reitor do IFMT, Deiver Teixeira, recebeu dois apoios importantes. As manifestações de adesão à candidatura vieram dos professores Ruy Oliveira e Dimorvan Brescancim. Ruy foi candidato a reitor nos últimos dois pleitos e é um pesquisador...

Abílio e Medeiros rejeitam Fernanda

coronel fernanda 400 curtinha   Abílio Júnior e o deputado José Medeiros, presidente do Pode-MT e que foi derrotado para senador, querem distância da coronel Rubia Fernanda (foto) da campanha neste segundo turno em Cuiabá. Nos bastidores, comentam que não precisam da militar filiada ao Patriota e que ficou...

Com maioria na Câmara de Cáceres

eliene liberato 400 curtinha   A prefeita eleita de Cáceres Eliene Liberato (foto), que conquistou 15.881 votos (38,16% dos válidos), terá apoio da maioria dos 15 vereadores. Destes, oito garantiram cadeira pela coligação da própria Eliene, o que representa 53%. As duas maiores bancadas são do PSB de...

Gamba quer Tuti presidindo a Câmara

tuti 400 alta floresta curtinha   O prefeito eleito de Alta Floresta, Chico Gamba (PSDB), tem se articulado para eleger presidente da Câmara o vereador reeleito do seu partido, Oslen Dias dos Santos, o Tuti (foto), que obteve a segunda maior votação, com 814 votos. Na tentativa de convencer os novos integrantes da próxima...

Várzea Grande paga a folha já na 6ª

lucimar campos 400   A prefeita várzea-grandense Lucimar Campos, prestes a concluir o segundo mandato, anunciou que na sexta, a três dias de fechar o mês, conclui o pagamento da folha de novembro. E, nesta quarta (25), já libera a diferença da correção do piso federal para os professores. No total...