ARTIGOS

Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 07h:48 | Atualizado: 11/07/2019, 08h:00

Romildo Gonçalves

O inverno chegou!

romildo gon�alves 400 artigo

Romildo Gonçalves

Dicas para vidas saudáveis! O inverno chegou! Aviso às populações humanas, redobrem os cuidados com a saúde nesse período do ano. Em especial as crianças, anciãos, anciãs e a população humana de modo geral.

Um dos primeiros e mais importantes passos a serem tomados nesse período são: ao amanhecer, você deve abrir portas e janelas de sua residência para que sol e ar novo e fresco possam adentrarem o interior do seu lar, permitindo a reoxigenação do ambiente e da vida livremente.

ao amanhecer, você deve abrir portas e janelas de sua residência para que sol e ar novo e fresco possam adentrarem o interior do seu lar, permitindo a reoxigenação do ambiente e da vida livremente.

É importante lembrar que outros fatores igualmente importantes influênciam sobremaneira a vida, então todo cuidado com você e com seus familiares é pouco, evitar aglomerações humanas é um deles onde vírus circulam facilmente.  

Como se sabe o inverno começou dia 21 de junho e, nesse período, o que se vê na prática é que condições intempéries variam de maneira brusca e intensas e difusamente.

As temperaturas nesse período variam de 0º a 50º graus Célsius em pequenos intervalos de tempo: horas, dias, semanas... Causando estresse e fragilizando a resistência natural do organismo humano.

A proliferação de vírus, bactérias, ácaros, fungos no ambiente é uma constante. Daí para acometerem as pessoas e agravar a situação é daqui pra li!

Dados oficiais apontam que no Brasil morrem todo ano em média entre 2,5 a 3 mil pessoas acometidas de asma e demais variantes de doenças respiratórias. Nesse período então a situação fica ainda mais aguda.

Assim sendo, devemos utilizar sempre aquela máxima de que “prevenir é melhor que remediar ou uma pessoa prevenida vale por duas” - como queira. Lembre-se: tomar vacina na hora certa é fundamental.

A utilização de práticas simples, porém, eficientes para ajudar a reduzir a secura do ar no ambiente, o que  é fundamental, como por exemplo: nebulizadores, toalhas molhadas, bacia com água...

Este ano de 2019, com a presença do fenômeno El Niñio novamente no Brasil, o inverno será mais quente e mais rigoroso em todo o território nacional, não há escapatória, isso é um fenômeno natural independe da intervenção humana para impedi- lo, porém, podemos nos prevenir.

A utilização de práticas simples, porém, eficientes para ajudar a reduzir a secura do ar no ambiente, o que  é fundamental, como por exemplo: nebulizadores, toalhas molhadas, bacia com água

Para o Instituto Nacional de Meteorologia, outros fenômenos meteorológicos comuns nessa época do ano também estarão presentes como inversões térmicas, concentração de neblinas e nevoeiros nas primeiras horas do dia, queda da umidade relativa do ar, intensificação da movimentação eólica...

A ausência de chuvas e o ar seco contribuem sobre maneira para o aumento da suspensão de materiais particulados na atmosfera como poeira, fumaça oriunda da queima de biomassa e de veículos automotores, são fatores também complicadores nessa estação do ano.

Então! Vamos prevenir e evitar males previsíveis e evitáveis, por que não? Seja altruísta e inteligente, não polua o meio ambiente.

Romildo Gonçalves é biólogo e professor pesquisador em Ciências Naturais. E-mail: romildogoncalves@hotmail.com

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Câmara cassará 3º eleito em 11 anos

ricardo saad 400   O emblemático e inconsequente Abílio Júnior (PSC) caminha para entrar para os anais da Câmara de Cuiabá como o terceiro vereador a ter o mandato cassado nos últimos 11 anos. Parecer da Comissão de Ética, sob relatoria de Ricardo Saad (foto), é pela perda da cadeira...

Apto, ex-prefeito vai disputar Chapada

gilberto mello 400 curtinha   O ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto de Mello (foto), contesta registro no Curtinhas, citando que ele estaria inelegível por responder a alguns processos e ter amargado condenações pela Justiça - saiba mais aqui. Filiado ao PL e disposto a ir à...

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

Vereadores, Tapurah, reajuste e férias

odair tapurah vereador curtinha 400   Em Tapurah, no Nortão, com menos de 15 mil habitantes, seus nove vereadores iniciam o 2020 com salário reajustado em 4,48%, seguindo a tabela do INPC. Mesmo ainda em férias, eles vão receber já na folha de janeiro R$ 5,8 mil cada. No caso do presidente Odair César Nunes...

Vereador, reunião e apoio a músicos

diego guimaraes curtinha 400   Músicos e representantes da Prefeitura de Cuiabá sentaram à mesa nesta quinta, na Câmara Municipal, para tentar resolver impasse sobre horário de funcionamento e volume do som nos estabelecimentos e também estudar ajustes na lei do Disk-Silêncio. O presidente da...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.