ARTIGOS

Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 07h:48 | Atualizado: 11/07/2019, 08h:00

Romildo Gonçalves

O inverno chegou!

romildo gon�alves 400 artigo

Romildo Gonçalves

Dicas para vidas saudáveis! O inverno chegou! Aviso às populações humanas, redobrem os cuidados com a saúde nesse período do ano. Em especial as crianças, anciãos, anciãs e a população humana de modo geral.

Um dos primeiros e mais importantes passos a serem tomados nesse período são: ao amanhecer, você deve abrir portas e janelas de sua residência para que sol e ar novo e fresco possam adentrarem o interior do seu lar, permitindo a reoxigenação do ambiente e da vida livremente.

ao amanhecer, você deve abrir portas e janelas de sua residência para que sol e ar novo e fresco possam adentrarem o interior do seu lar, permitindo a reoxigenação do ambiente e da vida livremente.

É importante lembrar que outros fatores igualmente importantes influênciam sobremaneira a vida, então todo cuidado com você e com seus familiares é pouco, evitar aglomerações humanas é um deles onde vírus circulam facilmente.  

Como se sabe o inverno começou dia 21 de junho e, nesse período, o que se vê na prática é que condições intempéries variam de maneira brusca e intensas e difusamente.

As temperaturas nesse período variam de 0º a 50º graus Célsius em pequenos intervalos de tempo: horas, dias, semanas... Causando estresse e fragilizando a resistência natural do organismo humano.

A proliferação de vírus, bactérias, ácaros, fungos no ambiente é uma constante. Daí para acometerem as pessoas e agravar a situação é daqui pra li!

Dados oficiais apontam que no Brasil morrem todo ano em média entre 2,5 a 3 mil pessoas acometidas de asma e demais variantes de doenças respiratórias. Nesse período então a situação fica ainda mais aguda.

Assim sendo, devemos utilizar sempre aquela máxima de que “prevenir é melhor que remediar ou uma pessoa prevenida vale por duas” - como queira. Lembre-se: tomar vacina na hora certa é fundamental.

A utilização de práticas simples, porém, eficientes para ajudar a reduzir a secura do ar no ambiente, o que  é fundamental, como por exemplo: nebulizadores, toalhas molhadas, bacia com água...

Este ano de 2019, com a presença do fenômeno El Niñio novamente no Brasil, o inverno será mais quente e mais rigoroso em todo o território nacional, não há escapatória, isso é um fenômeno natural independe da intervenção humana para impedi- lo, porém, podemos nos prevenir.

A utilização de práticas simples, porém, eficientes para ajudar a reduzir a secura do ar no ambiente, o que  é fundamental, como por exemplo: nebulizadores, toalhas molhadas, bacia com água

Para o Instituto Nacional de Meteorologia, outros fenômenos meteorológicos comuns nessa época do ano também estarão presentes como inversões térmicas, concentração de neblinas e nevoeiros nas primeiras horas do dia, queda da umidade relativa do ar, intensificação da movimentação eólica...

A ausência de chuvas e o ar seco contribuem sobre maneira para o aumento da suspensão de materiais particulados na atmosfera como poeira, fumaça oriunda da queima de biomassa e de veículos automotores, são fatores também complicadores nessa estação do ano.

Então! Vamos prevenir e evitar males previsíveis e evitáveis, por que não? Seja altruísta e inteligente, não polua o meio ambiente.

Romildo Gonçalves é biólogo e professor pesquisador em Ciências Naturais. E-mail: romildogoncalves@hotmail.com

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Juca e aval do prefeito a projeto social

juca do guaran� curtinha 400   Juca do Guaraná Filho (foto), do Avante, conseguiu sensibilizar o prefeito Emanuel Pinheiro a apresentar uma mensagem à Câmara isentando do pagamento de IPTU os portadores de câncer e HIV. O  projeto foi apresentado originalmente na Câmara Municipal da...

Supremo enterra pedido contra Maluf

maluf_400   A 1ª Turma do STF enterrou de vez um pedido do advogado Waldir Caldas (Novo), ex-candidato ao Senado, que tentava revogar os atos que conduziram o ex-deputado Guilherme Maluf (foto) a uma cadeira no Tribunal de Contas. Caldas queria, ele próprio, ter a chance de ser indicado ao cargo, que era de prerrogativa da Assembleia. O...

Rosana reassume Sinop na quinta

gilson de oliveira 400 curtinha sinop   Pela segunda vez, o apresentador de TV Gilson de Oliveira (foto), do MDB, comanda temporariamente Sinop, a chamada capital do Nortão. A prefeita e empresária Rosana Martinelli saiu de licença não remunerada por 12 dias para cuidar de assuntos pessoais. Viajou aos Estados Unidos....

Vereador induzindo as pessoas ao erro

diego guimaraes curtinha 400   O vereador oposicionista pela Capital Diego Guimarães (foto), do PP, está induzindo a erro às pessoas. Mesmo o prefeito Emanuel já tenho anunciado que vetará a proposta da Câmara Municipal de aumentar o seu próprio salário, uma forma de criar o efeito cascata e...

Quitados atrasados da gestão Taques

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes comemora o fato de estar fechando os 10 primeiros meses de mandato já tendo conseguido, mesmo sob crise financeira e uma série de medidas austeras para equilibrar as contas públicas, regularizar todos os pagamentos aos municípios de 2018 empurrados para sua...

Tangará, os indecisos e PSL com Caio

caio 400 tangara da serra curtinha   Em Tangará da Serra, até agora ninguém sabe para onde vão alguns partidos, como PTB, PL (ex-PR), Pros e DC. Há uma chance de que estes, que outrora foram importantes na cidade, nem lancem candidatos a vereador, principalmente porque não possuem nomes suficientes para...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O que você acha das denúncias, principalmente sobre pagamento de propina, feitas pelo ex-presidente da AL José Riva, que tenta fechar delação?

São verdadeiras

Nem tudo é verdade

Acho que ele está mentindo

Não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.