ARTIGOS

Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2020, 10h:58 | Atualizado: 20/02/2020, 11h:05

Maria Augusta Ribeiro

O que influência a compra do consumidor digital?

maria augusta artigo 400

 

Um assunto que tira o sono de muitas empresas é a dissonância entre as estratégias utilizadas no varejo e o consumidor contemporâneo. Mas, o que, de fato, influência a compra dos consumidores atuais?

Se a resposta foi fazer um site, criar um app e pedir para curtir, essa é a alternativa errada. O comprador atual quer experiência de consumo, e isso requer profundidade e não somente velocidade.

Não adianta mais chegar abraçando de supetão o cliente com uma promoção sem contexto. Vender hoje significa relevância, e se relacionar não é tarefa fácil pra ninguém.

O que antes funcionava na base do “empurra que vai...”, não cola mais. O consumidor contemporâneo quer conhecer, namorar e casar com a marca pra que seus produtos sejam levados para casa.

Os esforços antes bem-sucedidos já não se mostram mais tão eficazes, uma vez que o consumidor está empoderado de informação. Aliás, pra falar a verdade, está entulhado dela.

Sem paciência para processos custosos, e ainda com pouca evolução nos hábitos digitais, o cérebro simplesmente descarta o que não interessa ou a marca que não presta atenção nele.

O cliente hoje é uma pessoa que tem seus sentimentos levados a sério, suas dores resolvidas, e que é estimulada a curtir as diferenças.

O consumidor contemporâneo quer conhecer, namorar e casar com a marca

Maria Augusta Ribeiro

A relação de compra e venda nunca foi tão baseada em relacionamento como nos dias atuais. Lembre-se que, para conhecer, namorar, noivar e casar o consumidor, não é  só na velocidade que vai conquistar. Precisamos falar mais cara a cara com o cliente. E temos que lembrar que envelhecemos, e que, compartilhar não é uma coisa fácil para muitos consumidores.

Nunca as redes sociais, ouvidorias e SAC foram tão utilizados pelo consumidor para se expressar. Assim, empresa que deseja vender, precisa estar atenta e ligada nesses canais. É por eles que conseguimos fazer a netnografia de uma marca e estabelecer o que faz sentido para o consumidor digitalizado.

O que influencia a compra do consumidor atual é o relacionamento, e isso exige dedicação constante. É a empresa que presta atenção nas dores do seu cliente e que consegue resolver seus problemas vai conquista-lo tanto no on quanto no off.

Maria Augusta Ribeiro é especialista em netnografia e comportamento de consumo digital no  belicosa.com.br

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Senadora, ataques e defesa de Galvan

selma arruda 400 curtinha   Selma Arruda, senadora cassada por crimes eleitorais, um deles caixa 2, escreveu artigo entitulado "MP x Aprosoja. Afinal, quem tem razão", especialmente para defender o aliado político Antonio Galvan, presidente da Aprosoja. Ao concordar com plantio de soja dentro de período proibido pela...

Deputado, carona e ainda se gabando

paulo araujo 400 curtinha   Considerado de baixo clero na Assembleia, o deputado Paulo Araújo (foto) agiu de carona e num oportunismo condenável acerca do decreto do governador Mauro Mendes da última quinta, quando resolveu relaxar as medidas restritivas em meio à pandemia do coronavírus e liberou o funcionamento...

Políticos querem suspender eleição

Cresce o movimento entre políticos para adiar as eleições municipais de outubro. O argumento utilizado é o impacto que o coronavírus terá na economia, saúde e vida das pessoas. Isso porque, neste ano, uma vacina não deve ficar disponível ao mercado e os prejuízos causados pela Covid-19 ainda estão só começando. Entre os políticos de MT que defendem adiar o pleito para 2022, quando a...

Ex-vereador, demagogia e contradição

everton pop 400   O ex-vereador por Cuiabá e apresentador de um programa popular de TV que leva o seu nome, Everton Pop (foto), gravou um vídeo em que critica o fato da Mesa Diretora da Câmara da Capital pagar os servidores todo dia 20, antecipando o salário em 10 dias do fechamento do mês. Pop só não...

Jayme é contra decreto do governador

jayme campos 400 curtinha   O senador Jayme Campos (foto), que já foi governador e prefeito, engrossa a lista dos que defendem isolamento social mais rigoroso neste momento. A postura vai na contramão do correligionário Mauro Mendes. O governador editou decreto que prevê a abertura de shoppings e comércio, desde...

EP e 2 medidas junto à Águas Cuiabá

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) impôs duas medidas à concessionária Águas de Cuiabá. A empresa está proibida de cortar a água de inadimplentes e não terá direito a um aumento de 6%, aprovado pela Arsec. As medidas, segundo o prefeito, são...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.