ARTIGOS

Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020, 11h:08 | Atualizado: 23/09/2020, 11h:47

Benedito Figueiredo

Risco de problemas na cirurgia plástica é maior para fumantes

Benedito Figueiredo Junior

Benedito Figueiredo

Se você é fumante e  pretende se submeter a uma cirurgia plástica seja lá qual for, tenha em mente que definitivamente  terá que parar de fumar para correr menos riscos durante o procedimento.

Primeiro que o cigarro aumenta os riscos de problemas respiratórios durante a cirurgia, como uma parada respiratória, depois que compromete a síntese de colágeno e diminui os níveis de Vitamina C o que prejudica a cicatrização.

O cigarro tem influência significativa na oxigenação do corpo pelo sangue, na distribuição dos nutrientes para a manutenção, regeneração da pele e dos tecidos. Portanto, é necessário que a pessoa, que tenha interesse em passar por uma cirurgia plástica, avise o médico que é fumante e que se prepare para se submeter a ela.

O fumante deve parar pelo menos 2 meses antes e 2 meses após até que a cirurgia esteja totalmente cicatrizada. Se não fizer tal regime, corre o risco de ficar com a pele necrosada e infeccionada. Ademais, poderá ocorrer o rompimento das suturas, além de quelóides, manchas e até mesmo trombose, entre outros aspectos agravantes.

O fumante deve parar pelo menos 02 meses antes e 02 meses após até que a cirurgia esteja totalmente cicatrizada

Benedito Figueiredo

Outro problema é que geralmente o fumante tem pigarro e tosse podendo  desenvolver enfisema e ter aumentada a produção de muco, o que pode resultar em pneumonias. A tosse ainda pode causar sangramentos e hematomas, o que poderá exigir uma nova operação para retirada desse sangue que acumulou na região operada.

Fora a tosse, ainda há o risco de  trombose que é a formação de coágulos sanguíneos na veias localizadas na parte inferior do corpo, normalmente nas pernas, cuja incidência é mais rotineira nas anestesias raquidianas, peridurais e gerais.

Mesmo sabendo de todos os riscos, você decide que quer se submeter a cirurgia, então terá que seguir rigorosamente as recomendações antes e depois do cirurgião plástico para evitar intercorrências que no caso do fumante são muito agravadas.

E lembre-se sempre que o pós-operatório seguido à risca influencia praticamente 50% no resultado. Pacientes que não fazer o repouso recomendado, nem tomam os medicamentos receitados pelo cirurgião plástico podem não alcançar o resultado esperado.

Uma dica como médico, se você conseguiu parar de fumar por 02 meses para se submeter a cirurgia será que não vale a pena fazer mais um esforço e tomar uma atitude eliminando esse vício da sua vida?

Vale a pena pensar. Todos nós envelhecemos. Cabe a nós resolver se será com qualidade de vida ou não.

Benedito Figueiredo Júnior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. Email: drbeneplastica@gmail. com

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Dal Bosco com 3 na disputa em Sinop

dilceu dal bosco 400 curtinha   Neste pleito eleitoral, a família Dal Bosco se dividiu em três grupos de apoio em Sinop, a chamada capital do Nortão. O ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco (foto) coordena no município e região a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro (PSD). O...

Tentativa de ser 1ª prefeita de Barão

margareth munil 400 curtinha   A candidata à prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves da Silva (foto), é tão conhecida nas ações conjuntas com o marido nas áreas da saúde e assistência social que está levando para as urnas a combinação do seu...

Froner segue com o vice de Gilberto

osmar froner 400   Osmar Froner de Mello (foto), escalado de última hora para a disputa em Chapada dos Guimarães, manteve de vice o mesmo que estava na chapa de Gilberto Mello (PL), o vereador Carlos Eduardo, que era conhecido como Carlinhos do PT e agora é do PDT. Froner e Carlinhos não têm afinidades...

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...

2 candidaturas vetadas em Torixoréu

ines coelho 400 curtinha torixoreu   Em Torixoréu, de três candidaturas a prefeito, a Justiça Eleitoral já barrou duas, em decisão de primeira instância. O juiz da 9ª Zona Eleitoral de Barra do Garças, Douglas Romão, indeferiu o pedido de registro da candidatura do ex-prefeito e ex-deputado...