ARTIGOS

Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, 11h:18 | Atualizado: 15/09/2020, 11h:22

Júlio Campos

Salvemos o meio ambiente, salvemos o futuro

julio campos 400 curtinha

Julio Campos

Mais de 2.300 mil hectares queimados no Pantanal. O fogo consome a natureza, mas também consome boa parte de nosso futuro.

Nunca imaginei ver, sentir e sofrer uma tragédia cujas piores consequências virão num futuro não muito distante. E são os nossos filhos, os nossos netos e as gerações vindouras que pagarão o preço altíssimo da tragédia que se abate por sobre uma das maravilhas na natureza.

O Pantanal e a Amazônia são bens maravilhosos do Brasil e de seu povo; são inalienáveis e inegociáveis; constituem uma riqueza incalculável e, também, o grande pulmão da humanidade.

Na Assembleia Nacional Constituinte, entre 1987 e 1988, tive a oportunidade histórica e a honra de representar o povo mato-grossense. Priorizei, entre tantos temas, o do meio ambiente, lutando pela proteção de nossos biomas, pela preservação de nossas fauna e flora, antevendo a importância que tal questão já adquiria na vida dos povos e na própria preservação da existência humana, animal e mineral.

Sendo um liberal convicto, democrata e centrista, não tive preconceitos em aliar-me aos parlamentares de esquerda que melhor se esforçavam no debate acerca do meio ambiente. Foi com os tucanos Fábio Feldman e Dirce Tutu Quadros, e com o petista Eduardo Jorge, que integrei os célebres "Quatro Mosqueteiros", apresentando e aprovando propostas constitucionais de caráter ambientalista e preservacionista. A imprensa percebeu nosso esforço e nos deu ampla cobertura. O velho e saudoso Ulysses Guimarães nos recebia com o sorriso aberto e declarada simpatia por nossas posturas.

O que se passa nos dias atuais, com a ausência de uma política competente, definida e efetiva, é simplesmente desastroso

Júlio Campos

Como governador de Mato Grosso comandei uma autêntica revolução com quase 2.200 km de estradas asfaltadas, milhares de obras de infraestrutura como pontes, terminais rodoviários e aeroportos, além das escolas, hospitais e obras do interesse de cada um dos Municípios. Combati o bom combate e a história e meu povo registram a luta vitoriosa.

Como Constituinte batalhei pelo futuro. Hoje, passadas três décadas, registramos o acerto daquela preocupação e das iniciativas constitucionais que aprovamos em defesa do Pantanal, da Mata Atlântica, do Cerrado, da Amazônia, enfim, dos biomas que fazem do Brasil o mais deslumbrante ecossistema dos cinco continentes.

O que se passa nos dias atuais, com a ausência de uma política competente, definida e efetiva, é simplesmente desastroso.

Ver as cidades de várias regiões, especialmente do Centro-Oeste, com destaque para as do nosso amado Mato Grosso, envoltas na fumaça de incêndios que poderiam ser evitados ou combatidos com mais eficiência, é como vislumbrar as brumas de um futuro com a natureza em colapso. Que herança brutal para as gerações futuras!

Saúdo os bombeiros, os militares, os ambientalistas, os produtores rurais que estão combatendo as chamas da destruição com os parcos recursos de que dispõe. Reconheço que o estado brasileiro está desequipado para a tarefa. E isso deve ser sanado ou se transformará em crime de responsabilidade. Crime, esse é o nome!

Não desisto. Não desistamos. Defender e lutar pelo meio ambiente, salvar nossas fauna e flora, explorar conscientemente a terra, são deveres patrióticos. Mais que isso: é uma imposição da mãe natureza, uma exigência do presente dramático e esperança para um futuro muito melhor.

Júlio Campos é engenheiro agrônomo, foi prefeito de Várzea Grande, deputado federal, governador do Mato Grosso, deputado à Assembleia Nacional Constituinte e senador. E-mail: juliocampos46@yahoo.com.br

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Francisco Delamonica | Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2020, 15h52
    1
    0

    Realmente este é o primeiro alerta que leio, assinada por um politico de Mato Grosso, sobre o Incendio Criminoso que esta acabando com o nosso Panatanal, o nosso cerrado e nossa Florestas. Cumprimento ao nobre ex-Governador e Senador Julio Campos, e faço de suas palavras as minhas. Alerto atual Governador Mauro Mendes, que será considerado o maior assassino do Meio Ambiente e da Ecologia Matogrossense.

  • willer h Pinheiro | Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, 16h13
    1
    0

    Julio no estado existe mais de mil aeronaveis de pulverizadores, estamos em calamidade e so o Gov. requesitar os mesmo, que da para alagar o pantanal. o problema que nao temos Governo que pense no ser humano, so no seu bolso ou nao e Julinho.

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

Coordenador quer mostrar obras de EP

vanderlucio curtinha   Coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro à reeleição, Vanderlúcio Rodrigues (foto) garante que o grupo vai focar na divulgação de propostas e não fará ataques pessoais aos 7 adversários. O ex-secretário de Obras Públicas avalia que o grupo...

Tucano ainda com sequelas da Covid

ricardo saad curtinha 400   O vereador cuiabano e presidente do PSDB na Capital, Ricardo Saad (foto), segue na luta para reverter as sequelas deixadas pela Covid-19. Mesmo Dois meses após ser infectado, diz que 53% do seu pulmão ainda está comprometido e que, por isso, sente muita falta de ar. Candidato à...

Tentando golpe político em Tangará

amauri 400 curtinha   O deputado estadual Paulo Araújo (PP) sofreu uma tentativa de golpe vinda de uma pessoa em quem ele confiava totalmente, o seu ex-assessor Amauri Paulo Cervo (foto). Até há poucos dias, Amauri estava lotado no gabinete do deputado, na AL, quando se licenciou com intenção de concorrer...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.