ARTIGOS

Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 10h:33 | Atualizado: 15/01/2020, 10h:40

Sandro Stefanini

Saúde mental, o que a odontologia tem a ver com isso?

sandro stefanini

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que estar em boa saúde é estar em “estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Na área da Odontologia costumamos dizer, também, que sem a saúde bucal é impossível ter uma saúde global em harmonia.

Sem a saúde bucal é impossível ter uma saúde global em harmonia

A harmonia, aliás, é essencial para uma saúde mental de qualidade. É exatamente por todos estes fatores que apoiamos e fortalecemos anualmente, enquanto representantes de conselho de classe, o Janeiro Branco. A campanha nascida em Minas Gerais tem como um de seus principais objetivos sensibilizar instituições sociais, públicas, privadas, sociedade e mídias de forma geral sobre a importância de falar sobre doenças psiquiátricas. E não só falar: agir.

Hoje, 5,8% dos brasileiros, ou 12 milhões de pessoas, sofrem de depressão. Além disso, 9,3% sofrem de ansiedade, índice que representa 19,4 milhões de brasileiros e coloca o país em primeiro lugar no mundo com o maior número de ansiosos. É muita gente e, principalmente, muita gente que enfrenta diariamente uma batalha.

Ir a um consultório odontológico, por exemplo, é um desafio enfrentado por muitos daqueles que sequer sofrem de transtornos de ansiedade. De acordo com pesquisa realizada pela British Dental Health Foundation, 36% dos pacientes afirmam que o medo é o principal motivo para não irem regularmente a um profissional. A odontofobia é uma realidade em todo o mundo. Um transtorno mental pode agravar ainda mais a situação.

Precisamos ficar atentos. Apoiar as pessoas ao nosso redor e nossos pacientes é um caminho seguro e certeiro

É importante, portanto, que os profissionais tenham sensibilidade e possam reconhecer sintomas, acalmar pacientes e falar que vai ficar tudo bem. Informar o que está fazendo e qual a previsão, em horas ou minutos, de um procedimento odontológico também é uma dica importante quando o tema é a saúde mental.

Precisamos ficar atentos. Apoiar as pessoas ao nosso redor e nossos pacientes é um caminho seguro e certeiro para uma Odontologia mais humana. Mas, mais do que isso, para uma sociedade mais humana, mais solícita, que escute mais e também apoie mais uns aos outros.

Juntos sempre seremos mais fortes.

E, se quiserem saber mais sobre a campanha Janeiro Branco, o site http://janeirobranco.com.br é bastante completo em relação a dicas e objetivos da ação.

Sandro Stefanini é cirurgião-dentista em Mato Grosso, professor de Odontologia e atual presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT).

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Apoio entre opositores é pura falsidade

diego guimaraes 400 curtinha   O tão propagado apoio político recíproco entre os vereadores de oposição em Cuiabá, principalmente em relação ao futuro cassado Abílio Júnior, não é verdadeiro. Todos são concorrentes entre si. Tentam viabilizar suas...

Joaninha se afasta da Câmara de Sinop

joaninha 400 sinop vereador curtinha   O vereador por Sinop Joaninha (MDB), conforme a coluna Curtinhas adiantou, se licenciou do cargo por 60 dias para se recuperar do acidente que sofreu durante manobra na Competição Duelo de Motos, em Atibaia (SP). Enquanto isso, o suplente Mauro Garcia (MDB), ex-secretário de...

Manifestação de apoio deles para ele

elizeu nascimento 400 curtinha   Mesmo com o apoio dos deputados Elizeu Nascimento (foto), Xuxu Dalmolin e Ulysses Moraes que levaram até assessores, em pleno horário de expediente, a manifestação pró-Abílio na Câmara de Cuiabá foi considerada fraca. Investigado por quebra de decoro...

TCE cria estrutura para atender a AL

maluf 400 curtinha   A Assembleia Legislativa saiu de Guilherme Maluf (foto), mandando-o para o TCE, mas ele não saiu da AL. Alçado à presidência com menos de um ano na cadeira vitalícia, Maluf acaba de criar uma assessoria parlamentar para promover o intercâmbio com as comissões da AL e ainda um...

Cassação de Abílio depois do Carnaval

abilio junior 400 curtinha   Por mais que Abílio Júnior (foto) implore e grite por socorro, na esperança de escapar da cassação, inclusive se colocando como vítima de perseguição política, perderá mesmo mandato. Mas isso só vai ocorrer após o Carnaval. A...

PGR monitora delação de ex-deputado

jose riva 400 curtinha   Membros do alto escalão da Procuradoria-Geral da República, que rejeitou a proposta de delação de José Riva (foto) na esfera federal por causa de omissão de crimes, estão monitorando os bastidores do acordo de colaboração, agora entre o Ministério...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.