ARTIGOS
Quinta-Feira, 07 de Janeiro de 2021, 09h:31 | Atualizado: 07/01/2021, 09h:34
Senta aqui, e vamos conversar...
Laura Gonçalves

Pode parecer tão simples, mas o convite é essencial... O diálogo é a solução mais viável em todos os casos, em especial na criação dos filhos e resolução de dificuldades. A tarefa do educar perpassa por diversas dificuldades, mas com diálogo e amor, todas as barreiras podem ser transpostas.
Não basta ouvir, o foco é escutar. Mas afinal qual a diferença? Ouvir faz parte dos nossos sentidos, mas entender requer atenção às informações captadas pelo sentido da audição, compreendendo e processando internamente os dados. Complexo? Negativo, isso deve ser uma formula decorada, afinal, dela irá depender nossa vida em sociedade.
A criação dos filhos não vem com manual, nem receitas prontas, mas o diálogo é um dos pontos fundamentais. Vale destacar que o diálogo deve ser franco, aberto, e sempre tendo em mente quem é o adulto, e quem é a criança, adolescente, jovem... A forma de condução do diálogo também deve ser um dos pontos fundamentais, afinal, escutar tem que ser um ato de amor recíproco.
Quando se mantém o canal do diálogo aberto tem que se estar preparado para perguntas, e também para revelações, e se estas desagradarem é imprescindível agir com cautela, especialmente, no caso de adolescentes, visto que eles tendem a se retrair. Sei que não é fácil manter a calma em determinados momentos, mas são exatamente nestes que precisamos respirar fundo, e buscar no íntimo o equilíbrio necessário para dar continuidade aos ensinamentos.
“A ajuda profissional pode ser buscada para aprimorar e aprender a lidar com os problemas, por isso a terapia é fundamental”
Alguns assuntos, como sexo, drogas, suicídio, escolha da profissão e até mesmo conflitos familiares devem ser abordados, quanto mais amplo e irrestrito o rol de assuntos debatidos, mais preparados estaremos para os próximos passos. Tenho comigo dois princípios básicos, diálogo franco e chá de melissa nunca faz mal a ninguém, então use sem moderação!
A ajuda profissional pode ser buscada para aprimorar e aprender a lidar com os problemas, por isso a terapia é fundamental. Seja para aprender a lidar com conflitos e problemas pessoais, seja para dar resolutividade a fatos que causam certo receio. O psicólogo não tem respostas prontas, elas são analisadas de forma individualizada, então técnicas pesquisadas na internet ou que foram usadas com determinadas famílias, podem não ser indicadas a você.
O trabalho terapêutico é enriquecedor, pois transforma vidas, e não são voltados apenas para quem possui problemas.
Agende uma visita, e faça uma avaliação! Senta aqui, e vamos conversar!
Doutora Laura de Oliveira Gonçalves (CRP/MT 18/2109) é psicóloga em Cuiabá e atua na Abordagem Sistêmica (Terapeuta para casais, crianças, família, adolescentes). Especialista em Avaliação Psicológica e Especialista em Psicologia do Trânsito. Instagram: dralaura_psicologiaclinica
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Fevereiro de 2021
-
ARTIGOS / Juliano Rafael
-
ARTIGOS / Karina Luckmann
-
ARTIGOS / Márcia Pinheiro
-
ARTIGOS / Vinícius Segatto
-
ARTIGOS / Dulce Figueiredo