ARTIGOS

Domingo, 11 de Setembro de 2011, 00h:00 | Atualizado: 11/09/2011, 08h:06

Artigo

Unidades de saúde sucateadas; saúde bucal expõe triste retrato

O triste retrato da saúde bucal do município de Cuiabá

Jackelyne Pontes    É com grande pesar que presencio diariamente a situação caótica em que se encontra a saúde bucal do município de Cuiabá. Temos ao todo dez clínicas odontológicas espalhadas por toda a cidade. Destas, sete estão atendendo a pacientes em regime de escala, duas estão completamente paradas e uma apenas em funcionando normal, sendo assim o usuário, principal ator do SUS (Sistema Único de Saúde), encontra-se desassistido.

    As entidades da odontologia, através de um Fórum Permanente da Odontologia, do qual tenho a imensa satisfação de fazer parte, e acredito, estamos vivendo um momento único de união da classe odontológica, estamos aprendendo que desta maneira podemos fazer mais e melhor. Temos discutido amplamente assuntos referentes ao atendimento assistencial na esfera do serviço público, e principalmente buscando soluções. Participam deste fórum o Sinodonto (Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso), o CRO (Conselho Regional de Odontologia), ABO (Associação Brasileira de Odontologia), Unic (Universidade de Cuiabá), Univag (Universidade de Varzea Grande), dentre outros.

    Muitas questões nos angustiam, pois somente com a solução dos problemas elencados é que poderemos oferecer um atendimento de qualidade, como o usuário merece e paga por ele através de seus impostos.

    Mais uma vez estamos passando por um momento de transição na gestão com a troca de secretário de saúde. Este é o terceiro secretário em uma gestão iniciada em março de 2010. Essa alta rotatividade é prejudicial, pois sabemos que leva em torno de sete meses para que o titular da pasta se aproprie da situação e possa gerir com conhecimento de causa.

    O sucateamento a olhos vistos das unidades de saúde também é motivo de grande preocupação. Temos clínicas odontológicas com inúmeras infiltrações nas paredes, tetos desabando, equipamentos quebrados, presença de insetos, rede elétrica ineficiente, isso sem contar com a constante falta de água. A reposição de insumos tem sido deficiente, principalmente no tocante à burocracia existente resultando em demora na distribuição. Os equipamentos como autoclaves, compressores, canetas de alta e baixa rotação, devido ao uso intenso, sofrem desgastes, e sem uma manutenção preventiva e corretiva acabam quebrando impossibilitando o atendimento.

    Além disso o profissional trabalhador da saúde precisa de melhores condições de trabalho. Sabemos que a segurança nas clínicas é ineficiente em todos os períodos de atendimento. Já nos deparamos com assaltos, roubos, e até mesmo tráfico de drogas nas imediações de algumas delas. Temos vínculos precários de trabalho, onde o profissional contratado não tem tranqüilidade suficiente para exercer a sua função.

    A solução é a realização de concurso público com substituição automática do trabalhador contratado pelo estatutário, com vínculo seguro, respeitando os direitos do trabalhador diminuindo a precarização do trabalho e a rotatividade de funcionários. Não temos uma política de educação permanente para os profissionais, e sugerimos então a criação de uma Escola de Saúde Pública Municipal para efetivar o programa de Educação Permanente dos Servidores da SMS (Secretaria Municipal de Saúde).

   Somente com a boa vontade e a união entre gestores, trabalhadores e usuários é que poderemos fazer a saúde bucal da nossa cidade verde, que aliás já foi referência nacional em atendimento, voltar a ser orgulho de todos. Temos políticas públicas de saúde bucal em nosso município, o verbo faltante é: IMPLEMENTAR!

    Jackelyne Pontes é cirurgiã-dentista, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela UFMT e escreve exclusivamente para este blog todo domingo - jackelynepontes@gmail.com

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Sergio Lucio | Domingo, 11 de Setembro de 2011, 14h30
    0
    0

    Dra Jackelyne Pontes, é com pesar que leio esta matéria e mais ainda com esses OSS, é facil saber onde irá acabar a nossa saude bucal, em minha cidade temos 100% de psf e todos tem dentistas 5 com saude bucal II e 3 com saude bucal I e um hospital municipal, e é só ver que o hospital municipal esta a todo vapor e faz cirurgias eletivas todos os finais de semana e de repente o governo do estado cortou um repasse que era de ajuda de custeio no valor de 50 mil mensais, pois em recentes pesquisas jaciara ficou com a saude mais bem avaliada da região sul e ja tivemos hospital público tercerizado caso da Cidade de Campo Verde e os gastos aumentaram e o atemdimento aos ususrios diminuiram, pelo que sei o senor sec. de saúde vei a jaciara em março e disse que o valor que vinha era mixaria que iria mais que dobrar e na realidade cortou desde dezembro de 2010 esta sem repasse, motivo que acho que querem que a saude piore mais para a população aceitar as OSS deles, e a saude bucal esta atrasado a parte do estado para todos os municipios aki a saude bucal tambem funciona mais não sabemos até quando, pois sem grana é facil saber o final da história, usando o dinheiro no hospital municipal e atendendo o Vale do são lourenço jaciara em breve tera tudo sucateado igual ou pior que cuiaba, eles nao vão deixar uma cidadezinha acabar com a moral das OSS, disso ja sabemos e sabemos tambem que quando quer funciona, se ja estamos em setembro e hj já é notorio o visual do hospital ja que a gestão atual decidiu fazer cirurgias e deixar reformas para depois alias sabia descisão só que ja é claro que o hospital esta sucateado e fazendo milagre sem o recurso do estado, uma pena que em tv só mostre a parte ruim da saúde e emm casos como da minha cidade é para mostrar e dizer SUS se quiser funciona e muito bem... obrigadoooo....

  • Elena Roque de Souza Almeida | Domingo, 11 de Setembro de 2011, 11h34
    0
    0

    "Que Deus nos dê coragem para aceitar as coisas que não podemos mudar, coragem para mudar o que pudermos e sabedoria para conseguir realizar nosso trabalho mesmo com o sucateamento da saúde pública." É isso que peço a Deus pela senhora dra., que vem demonstrando em seus artigos o quanto ama a sua profissão e a forma mais educada e carinhosa com a qual faz sua reivindicação... Isso é que é profissional. Parabéns pela "categoria' e pelo aniversário!

  • roberto | Domingo, 11 de Setembro de 2011, 00h24
    0
    0

    tem alguma coisa errada nisso,a odontologia do município de cuiabá já foi modelo para o brasil,esse sucateamento de uma hora prá outra,isso nunca aconteceu nem na época em que os salários ficaram 3 meses atrasados.tem clínica que ficou sem prestar atendimento 3 meses porque tinha apenas uma peça de autoclave com defeito.(500 reais resolveria o problema).sindicato,dra jakeline,cirurgioes dentistas ,populaçao e outros envolvidos:algo há,isso nao tá cheirando bem.

Sexto suplente na Câmara por um mês

aluizio leite 400 curtinha   Aluízio Leite (foto), filiado histórico do PV, tomou posse como vereador pela Capital na último dia 2. Mas vai ficar na cadeira por somente 31 dias, até o retorno do titular, delegado Marcos Veloso, que se afastou para cuidar de assuntos pessoais e hoje se encontra hospitalizado com...

No TCE pra tentar receber da prefeitura

flavia mesquita 400 curtinha   Flávia Mesquita (foto), da Luppa Administração de Serviços, pediu socorro ao TCE para tentar receber por serviços prestados à secretaria de Saúde de Cuiabá, alegando que o município está inadimplente há oito meses. E apontou quebra da ordem...

Pai e filho pré-candidatos em Poconé

henrique santos 400 curtinha pocone   Em Poconé, pai e filho estão animados para o teste das urnas deste ano. Um a prefeito e, outro, para vereador. Euclides Santos, que já foi vereador (89/92) e prefeito por duas vezes (93/96 e 2001/2004), além de secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos em...

Expectativa de tocar a Cultura de MT

paulo traven 400 curtinha   Um dos três adjuntos da pasta de Cultura, Esporte e Lazer do Estado, José Paulo da Mota Traven (foto) vem se articulando para assumir de forma efetiva o comando da secretaria. Ele conta com apoio de alguns membros do staff, como do secretário de Governo, Alberto (Beto) Machado. O governador...

Poconé tem hoje vários "prefeitáveis"

euclides santos 400 curtinha   O ex-vereador e ex-prefeito de dois mandatos de Poconé, Euclides Santos (foto), que era do MDB e agora está no PSDB, vem se movimentando nos bastidores para concorrer novamente à sucessão municipal. Seria um dos nomes de oposição ao prefeito Tatá Amaral, que vai tentar...

Apostas do PTB para vereador em VG

silvio fidelis 400 curtinha   Detentor da segunda maior bancada na Câmara de Várzea Grande, com cinco assentos, atrás somente do DEM da prefeita Lucimar, que conta com sete vereadores, o PTB aposta na hipótese de ao menos manter as cinco vagas. E todos os seus vereadores vão à reeleição, sendo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.