ARTIGOS

Quarta-Feira, 13 de Junho de 2018, 00h:34 | Atualizado: 13/06/2018, 00h:41

Você já fez uma baliza hoje?

marta nunes artigo

Marta Nunes

Há quem diga que se relacionar é como estacionar um carro em uma vaga bem delineada. Com precisão, é preciso manobrar o automóvel e ter consciência de onde está a cada instante – ou seja, olhar para frente e para trás pelo retrovisor, quase simultaneamente, sem esquecer os pontos cegos.

 No entanto, às vezes, você é o condutor. Em outras, o flanelinha – responsável por orientar o motorista ao observar [o outro] pelo lado de fora. Até porque, do lado de dentro do carro (de si), o condutor nunca sabe ao certo quando avança muito ou recua demais. Logo, para evitar colisões, ele precisa contar com a colaboração externa.

 Viver a dois é compartilhar o volante. É se dedicar a esse revezamento numa baliza que nunca encerra em definitivo. Por vezes, parece que ocorreu com precisão. Por vezes, é preciso recomeçar.

 Aí, surge a questão: como faz para ser, ao mesmo tempo, um condutor de veículo mais atento e um flanelinha de fato prestativo quando voltar para a autoescola (ou seguir para a terapia) está fora de questão para o casal numa determinada época?

 Diante desse cenário, surge uma nova figura: o coach – que, como a própria tradução sugere, apresenta-se como um treinador (um instrutor). Ele chega para somar como um profissional capaz de auxiliar cada um para que faça uma autoanálise em prol de buscar as próprias respostas e estratégias para se chegar a bons resultados. Te ajudar a realmente se olhar no espelho.

 Isso uma vez que a percepção é sempre um belo começo – seja de si, do outro, do ideal do amor romântico ou dos relacionamentos conjugais como realmente são.

 Cientificamente, é fato que uma pessoa desfruta, em média, de quase 86 bilhões de neurônios, capazes de realizar um número incontável de sinapses – uma extraordinária engenharia que resulta na química do amor e da paixão.

 Mas, se tudo tem como princípio a cabeça, o coração se torna o mensageiro e merece cuidados. Afinal, é necessário saber balancear – e separar – a base biológica da qual somos feitos do que é cultural e pode ser desconstruído (ou reconstruído).

Ninguém vem perfeito para nós

Já poetizou Carlos Drummond de Andrade que o amor propõe “abrir todas as portas que fecham o coração. Quebrar barreiras construídas ao longo do tempo". Mas, acima de tudo, o autor sabiamente alertou para que as pessoas não se esqueçam de que ninguém vem perfeito para nós.

 Muito mais do que a identificação de duas almas (de gostos, gestos, peles e sonhos), o amor – assim como todo relacionamento saudável – requer cuidados. E o coach está nessa equação como um facilitador.

 Um dos trunfos dos casais contemporâneos é a oportunidade de poder compreender todas as complexidades que os acompanham – e conversar abertamente sobre elas. Agir rumo ao futuro. Ou melhor, dirigir com foco e compromisso nessa estrada da vida a dois.

 E você, já fez uma baliza hoje?

 Marta Nunes é empresária e coach de mulheres, acadêmica do curso de Psicologia, formada em Professional and Self Coaching (PSC) e em Business and Executive Coaching (BEC), especialista em Coaching Ericksoniano (CEK) – hipnose Ericksoniana – e certificada em Master Trainner.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

Priminho Riva deve disputar em Juara

priminho riva 400 curtinha   Dezesseis anos depois de comandar Juara por dois mandatos (1997 a 2004), Priminho Riva (foto) está de volta. Filiado ao PR, ele deve concorrer a prefeito. Político bastante popular e carismático, tende a enfrentar um páreo duro com dois nomes considerados fortes, o do ex-vice e que se tornou...

Contas de prefeita são reprovadas

thelma 400 curtinha   As contas de 2018 da prefeita chapadense Thelma de Oliveira (foto), do segundo ano de mandato, foram reprovadas pelo TCE-MT. Agora, cabe à Câmara Municipal aprová-las ou rejeitá-las. Em seu parecer, o conselheiro interino João Batista apontou 15 irregularidades, sendo 11 delas sobre...

Prefeitos têm de trocar apadrinhados

kleber varzea grande 400 curtinha   Com a decisão do TJ-MT de considerar inconstitucional controlador-geral das prefeituras fora dos quadros efetivos de auditor municipal, muitos prefeitos terão de exonerar seus indicados políticos, vindo a escolher profissionais de carreira, assim como já se tornou prática na...

Controlador-geral agora só de carreira

angelo 400 curtinha   Uma decisão desta quinta do TJ, que julgou procedente, inclusive por unanimidade, uma ADIN proposta pela Associação dos Auditores e Controladores Internos do Estado (Audicom), presidida por Angelo Oliveira (foto), acaba, na prática, com os chamados controladores-gerais dos municípios...

Elogio à compra econômica do Estado

janaina riva 400 curtinha   Embora lançando críticas pontuais de vez em quando, a deputada Janaina Riva (foto) tem feito constantes defesa do Governo Mauro e elogiado ações da administração, especialmente na saúde pública. Sobre a decisão do governo de comprar 120 respiradores da China,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.