Blog do Romilson Cuiabá, 04 de Junho DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Um novo dia, de um novo tempo

Por 20/05/2019, 11h:40 - Atualizado: 20/05/2019, 11h:44

Gabriel Guilherme

Gabriel Guilherme

Mesmo que já tivesse acompanhado pelos veículos de comunicação um pouco sobre a renovação política ocorrida nas eleições de 2018, retornei de Brasília, na última semana, com a real comprovação desse ocorrido.

É fato consumado que para se renovar é preciso mudar, quebrar paradigmas e principalmente lutar para romper com todos os vícios do passado.

Afinal, inexiste renovação, se não for de tal forma. No meio político principalmente.

A renovação precisa ser feita de forma contínua, e englobar a participação dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada, em especial os nossos jovens.

E foi isso o que mais me chamou atenção na última semana.

 É motivador observar e esbarrar pelos corredores da Câmara Federal, com uma dezena de novos jovens parlamentares, eleitos por meio do voto popular, nas últimas eleições

Ao visitar a Capital Federal do país pela primeira vez, em especial o “coração” político do país, o Congresso Nacional, local onde se decide diariamente o futuro de milhões de brasileiros, um fato me chamou bastante atenção.

Em meio à tamanha turbulência e descrédito da nossa classe política, é motivador observar e esbarrar pelos corredores da Câmara Federal, com uma dezena de novos jovens parlamentares, eleitos por meio do voto popular, nas últimas eleições.

Jovens sedentos por transformações sociais, e que carregam consigo, os mais diversos e diferentes sentimentos e ideais de renovação.

Jovens, que cansaram apenas, de ocupar o posto de meros coadjuvantes, e que por tal motivo, decidiram colocar a “cara a tapa”, e se tornarem protagonistas dos caminhos que trilham nossas políticas públicas.

Jovens, que independentemente de suas bandeiras e da temática abordada, estão ali, com toda a energia, e prontos para debater defender os interesses do povo brasileiro.

O Estado de São Paulo nos deu um belo exemplo disso.

Conseguiu mesclar o ativismo liberal do jovem Kim Kataguari (DEM), com os princípios ufanistas educacionais da jovem Tábata Amaral (PDT), somados ainda ao preparo do jovem e futuro constitucionalista, Enrico Misani (PV).

Ainda seguindo essa vertente, o Estado do Paraná também mergulhou nessa corrente, contando com a jovem, Luísa Canziani (PTB), que com o seu desprendimento, já vem fazendo a diferença na Câmara federal.

O nosso Mato Grosso, não poderia ficar para trás.

E, atualmente conta com o talento nato do jovem Emanuelzinho (PTB), que com sua reverência e simplicidade, pouco a pouco vem conquistando as tribunas do parlamento federal, servindo como exemplo, para àqueles que insistem no ignorante discurso de dizer, que a pouca idade não significa competência.

O Estado de Pernambuco, como alguns outros seguem no mesmo caminho. Terra de grandes líderes, nessa legislatura conta com o altruísmo do promissor jovem João Campos (PSB).

É evidente e sabe-se que ainda temos muito que evoluir, e que o número de jovens engajados politicamente ainda é pequeno.

No entanto, garanto a vocês, que melhor do que essa quantidade em números é a qualidade desses poucos jovens em conteúdos.

Realmente foi bonito de se ver, que mesmo passando por um momento bastante turbulento e instável, é possível ver no fundo do túnel, o início de “um novo dia de um novo tempo.”

Espera-se, apenas, que esse número de jovens possa crescer cada vez mais, e que estes que já chegaram lá, possam continuar a servir de exemplo, para àqueles, que possuem o dom, mas que ainda não tiveram a coragem necessária para fazer às devidas renúncias, e seguir o árduo sacerdócio da vida pública.

Gabriel Guilherme é suplente de vereador por Cuiabá e estudante de Direito da Universidade de Cuiabá. E-mail: Gabrielguilherme560@gmail.com

Postar um novo comentário

ANTES E DEPOIS

Prefeito de Cáceres agora elogia Adriano; pura falsidade assista

Por 04/06/2020, 15h:46 - Atualizado: 03h atrás

francis maris 680

O prefeito de Cáceres Francis Maris, que desde a campanha de 2016 vinha fazendo ataques e denúncias contra Adriano Silva, gravou um vídeo, classificando o ex-adversário político de "líder", de "filho ilustre de Cáceres", para quem prestou grande serviço, seja junto à comunidade acadêmica, como professor e reitor da Unemat, seja pelos trabalhos prestados na região.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Claudomiro | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 19h00
    1
    0

    Politicamente nunca fui fã dos dois como politico, mas inoportuno e falso e esse comentário do rdnews.

  • O cara | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 17h04
    8
    0

    Adversário político não é inimigo pessoal. Cada comentário.

DESENVOLVIMENTO

Um pool de novas indústrias em Primavera; 7 anunciam fábricas

Por 04/06/2020, 12h:09 - Atualizado: 08h atrás

primavera do leste vista a�rea 680

No ranking de quinta economia do Estado e com quase 100 mil habitantes, Primavera do Leste está recebendo sete novas indústrias, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, agravada com crises sanitária e econômica em praticamente todo o mundo.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Francisco Assis roo | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 13h17
    9
    1

    é isso mesmo Léo busca emprego e renda para essa cidade bonita e pugante que vc está tendo a oportunidade de administrar não fica nessa só de fazer praça e coisa e tal igual um prefeito que eu conheço na nossa região

INICIATIVA INÉDITA

Reeducandos em Cuiabá produzem saneantes e álcool em gel

Por 04/06/2020, 10h:42 - Atualizado: 09h atrás

deiver ifmt producao 680

Cerca de 30 reeducandos em Cuiabá estão fabricando saneantes, substâncias destinadas à higienização e desinfecção, como água sanitária, detergente e desinfetantes, e ainda álcool em gel para distribuição nos presídios.

Postar um novo comentário

REPERCUSSÃO

Governo e AL vão decretar luto oficial; Adriano sonhava ser prefeito

Sem velório, corpo será transladado a Cáceres nesta 5ª e direto para cemitério

Por 03/06/2020, 21h:44 - Atualizado: 03/06/2020, 22h:04

adriano silva 680

O governador Mauro Mendes vai decretar luto oficial de três dias pelo falecimento nesta quarta do ex-reitor da Unemat, professor Adriano Silva, que presidia a Fapemat, fundação vinculada à secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Assembleia Legislativa também fará igual.

Postar um novo comentário

PODER SEM PODER

Mesmo sem mandato, Selma quer manter controle de cargos federais

Por 03/06/2020, 19h:13 - Atualizado: 03/06/2020, 19h:19

selma arruda 680

A briga entre o senador tampão Carlos Fávaro (PSD) e a cassada Selma Arruda (Pode) tem um novo round. Nos bastidores, Selma tenta impedir que Fávaro assuma o controle de "seus" cargos federais.

Postar um novo comentário

CARGO VITALÍCIO

Botelho deve ir mesmo para o TCE

Por 03/06/2020, 16h:16 - Atualizado: 03/06/2020, 22h:11

Maurício Barbant

eduardo botelho 680

O presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), que na próxima semana será reeleito para mais dois anos de gestão no Legislativo, deve mesmo ir para o TCE.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Eleitor | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 16h11
    4
    0

    EU ACHO INTERESSANTE OS POLÍTICOS FIZERAM A REFORMA DA PREVIDÊNCIA PREJUDICANDO QUEM JÁ ESTA HÁ MAIS DE 30 ANOS NO SERVIÇO PUBLICO VIA CONCURSO. QUEREM ACABAR COM A ESTABILIDADE DOS SERVIDORES. MAIS NINGUÉM PROPÕE UMA LEI PARA ACABAR COM ESSA HISTORIA DE CARGO VITALICIO NESTE TRIBUNAL DE CONTAS E TODOS JÁ SÃO CONHECEDORES DE COMO SÃO ESCOLHIDOS ! PORQUE ENTÃO NÃO FAZEM CONCURSO PARA OS CONSELHEIROS IGUAL FAZEM PARA OS SUBSTITUTOS? SE FIZER PROVA NÃO PASSA UM DOS CONSELHEIROS TITULARES. JÁ PASSOU DA HORA DA POPULAÇÃO EXIGIR QUE ACABE COM ESSE ÓRGÃO QUE UMA FABRICA DE COMER DINHEIRO PUBLICO. E,SE FOR O CASO QUE ALI FIQUE SÓ OS TÉCNICOS CONCURSADOS E AS IRREGULARIDADES REPASSEM PARA O MINISTÉRIO PUBLICO DE CONTAS ATÉ PORQUE ALI TEM CONSELHEIRO QUE MAL SABE LER...

  • renato | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 15h18
    2
    0

    se nao acontece mais nenhuma operação

  • renato | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 14h31
    0
    0

    renato, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2552