Blog do Romilson Cuiabá, 25 de Maio DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

VIOLÊNCIA

Tropa de Elite expõe as vísceras da política ao crime organizado

Tropa de Elite expõe as vísceras do braço política ao crime organizado

Por 11/10/2010, 20h:18 - Atualizado: 26/12/2010, 12h:27

 

 

   Há uma frase preferida e proferida com frequência pelo ex-procurador da República e senador eleito por Mato Grosso Pedro Taques (PDT): “não há crime organizado sem um braço político”. Ela resume o enredo central de Tropa de Elite 2. O filme é um soco na boca do estômago. E não pelo farto sangue derramado em quase todas as suas cenas. A porrada está justamente na exposição de vísceras, mas não a dos mortos, que não são pouco e sim as vísceras do podre sistema político que sustenta os bandidos e assassinos.

    Tropa de Elite 2, denso e forte, prende e instiga o espectador do começo ao fim. Filmaço! Superou o primeiro em tudo. Especialmente porque botou o dedo na ferida verdadeira da criminalidade. Essa abordagem, da política permeando tudo no crime organizado do Rio de Janeiro (lá com em qualquer outro lugar, Mato Grosso que o diga) é a grande façanha do filme.

    Mas não só. Wagner Moura, como sempre, fantástico na pele do capitão Nascimento, só que agora tenente-coronel e subsecretário de Inteligência da secretaria de Segurança Pública do Rio. É lá que ele descobre que o "sistema" é comandado pelos políticos e que o quartel-general desse comando está justamente na pasta de Segurança Pública. Uma podridão total.

    As demais interpretações, quase sem exceção, estão também indefectíveis. Mérito da direção - impecável de José Padilha -, talvez, mas a verdade é que é um filme de excelentes atores. Padilha pode não ter tido muito trabalho com seus intérpretes, mas com certeza sua mão desenha com maestria o filme inteiro, repetindo sua marca no anterior.

    Aplausos ainda para o roteiro, a fotografia e direção de arte. Assinado por Padilha, Rodrigo Pimentel (o capitão na vida real) e o grande Bráulio Mantovani, o roteiro é outra marca forte do filme. A fotografia segue a linha do primeiro, mas melhor aperfeiçoada pelo mestre Lula Carvalho. E a direção de arte, assinada por Cláudia Kopke, torna o visual de TE2 mais real ainda que o primeiro, especialmente pelos cenários (alguns reais, como a Assembleia Legislativa do Rio e o gabinete do governador), sem falar no figurino e nas maquiagens de personagens mortos ou espancados. Cruentos.

    Falando em aplausos, após a sessão no cinema aqui pertinho de casa, no Taguatinga Shopping, a plateia aplaudiu entusiasticamente. Situação que se repetiu por todo o Distrito Federal, conforme tomei conhecimento por meio de amigos. É que o final do filme, uma panorâmica sobre a Esplanada dos Ministérios, fechando com o céu sobre a bandeira, indica que algo de muito podre continua pairando no ar.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Dionisia Alves | Terça-Feira, 12 de Outubro de 2010, 17h32
    1
    0

    Não quero saber do Capitão Coronel Nascimento de Filme não QUERo SIM a volta do CORONEL TABORELLI esse sim estva nas ruas, prendia vagabundo, ladrão bandido, tava na politica nao ganhou porque nao sabem votar, se nao deu certo la, por favor tragam esse homem de volta pra cá, era Capitão ou coronel CAMARGO sei lá não conheço essas patente e CORONEL Taborelli que deram toque de recolher e consertaram essa cidade que esta cada dia mais violenta.

  • paulo o. sanxez | Terça-Feira, 12 de Outubro de 2010, 17h28
    1
    0

    Temos um cara á altura do CAPITÃO NASCIMENTO em MT, CORONEL NOVACKI, esse sim é de rua, KKKKK, Brincadeiras a parte a PM tá um desmando, nós das cidades distantes vivemos um medo constante que em janeiro troquem logo essa CUPULA INOPERANTE.

  • pedro perses | Terça-Feira, 12 de Outubro de 2010, 17h23
    1
    0

    Aqui em MT, temos uma TROPA sem Elite, sem comando o CORONEL CMT DA PM deveria dar o exemplo e é o primeiro a praticar NEPOTISMO, foi lá mudou a LEI PRA PROMOVER PARENTE, duvidam olha o DIARIO OFICIAL DO DIA 02 DE SETEMBRO DE 2010, ele fez o GOVERNADOR SILVAL MUDAR A LEI, ai sai falando que vai punir, VERGONHA, MP, APUREM tá um terror na PM.

INSTITUTO FEDERAL

Na disputa à Reitoria, uma ameaça à hegemonia de um antigo grupo

Por 24/05/2020, 22h:39 - Atualizado: 08h atrás

deiver alessandro ifmt 680

Apoiado pelas chamadas bases estudantis, o professor Deiver Alessandro Teixeira, diretor-geral do Campus do IFMT Cuiabá Bela Vista, se tornou uma ameaça à hegemonia do grupo do reitor Willian de Paula, que comanda o Instituto Federal de Mato Grosso há mais de duas décadas, ainda da época da escola técnica e CEFET.

Postar um novo comentário

EFEITO-PANDEMIA

Coronavírus vai matar reeleição de muitos prefeitos

Por 24/05/2020, 21h:27 - Atualizado: 08h atrás

z� do patio 680

A Covid-19 deve matar o projeto de reeleição de muitos prefeitos, seja por causa de denúncias de irregularidades e má aplicação dos recursos à saúde, seja pela postura adotada em relação à pandemia. 

Postar um novo comentário

CENA RARA

Onça-pintada com filhotes em rodovia de MT veja vídeo

Por 24/05/2020, 21h:25 - Atualizado: 09h atrás

onca 2 680

Uma onça-pintada, acompanhada de dois filhotes recém-nascidos, despertou atenção de motoristas, que interromperam o trânsito na MT-110, na região da Serrinha, próximo à entrada para São José do Povo, entre Rondonópolis e Guiratinga, para acompanhar e filmar os felinhos na travessia da rodovia estadual.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Márcio | Domingo, 24 de Maio de 2020, 23h35
    2
    0

    Onça pintada essa? Acho que enganaram o Ronilson.

CONTESTAÇÃO

Ex-governador registra BO contra matéria que o liga a castelo nos EUA

Por 24/05/2020, 11h:42 - Atualizado: 24/05/2020, 11h:50

silval barbosa 680

Revoltado com o que chama de fake news, uma matéria na manchete do jornal A Gazeta de sábado, sob título "Silval tem casa secreta", o ex-governador registrou um boletim de ocorrências no mesmo dia.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Carla Mendonça | Domingo, 24 de Maio de 2020, 18h41
    2
    1

    Silval, vc vai para o inferno enquanto não se arrepender e delator todos, mais tem que ser todos mesmo. Muda de vida homem abrindo o seu coração e seja um exemplo de restauração para os seus futuros netos.

  • Débora | Domingo, 24 de Maio de 2020, 17h50
    1
    0

    Débora , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

PESQUISA

Governo Bolsonaro já se derrete em Cuiabá, com 58% de reprovação

Por 23/05/2020, 23h:18 - Atualizado: 23/05/2020, 23h:27

bolsonaro 680

Com um ano e três meses de mandato, o presidente Jair Bolsonaro começa a se derreter. Ao menos junto aos moradores da calorenta Cuiabá, onde o capitão foi bem votado em 2018.

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • Andrade | Domingo, 24 de Maio de 2020, 20h07
    4
    5

    Jedae, como você é ignorante. Vem com essa conversa mole, tentando justificar o injustificável. Com certeza, nem sequer sabe qual é a diferença entre socialismo e comunismo e se acha o dono da verdade. Só para refrescar a tua memória: cerca de 61% dos brasileiros aptos a votar não votaram em Bolsonaro. Destes que votaram no Bozo, uma grande parcela votaram só por causa do ódio ao PT. Muitos já se arrependeram, descobriram que deram um tiro no pé. Só uma pequena parcela da população da brasileira continua fiel ao Mico. Estão se mexendo como minhoca em asfalto quente defendendo o cara, que a cada dia se afunda mais. Ele é incompetente demais, o pior presidente da história do Brasil.

  • naldo | Domingo, 24 de Maio de 2020, 19h57
    5
    8

    Zé da roça, como você consegue ser tão idiota! É de tanto comer capim ou tomar cloroquina? Está aqui só obedecendo ordens do Carluxo via gabinete do ódio. Vai criar vergonha na cara, idiota!

  • Covid no Biroliro | Domingo, 24 de Maio de 2020, 18h02
    2
    1

    PEGA FOGO cabaré!!!

EM PRÉ-CAMPANHA

Pré-candidata ao Senado nem aí para o isolamento social

Por 23/05/2020, 17h:05 - Atualizado: 23/05/2020, 18h:31

rubia fernanda 680

Ignorando o isolamento social e os mais de 1,2 mil casos de coronavírus em Mato Grosso, a pré-candidata ao Senado pelo Patriota, tenente-coronel PM Rúbia Fernanda, continua fazendo campanha para uma eleição que, sequer, tem data para acontecer.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Aline | Domingo, 24 de Maio de 2020, 11h16
    7
    1

    Essa senhora não tem o voto nem dos próprios Policiais Militares ... é uma fraude apresentada por esse Vitorio Galli que nem os evangélicos votam nele.

  • Amaral antunes | Domingo, 24 de Maio de 2020, 10h58
    5
    2

    Na verdade verdadeira, bozo só tinha uns barbudos nojentos... ai os nócego do agronegocio como sempre, muito falsos aderiram com a grana.

  • Benedita da Silva | Sábado, 23 de Maio de 2020, 19h38
    15
    6

    Estes pré candidatos acreditam em eleição suplementar, eleições municipais? A cloroquina, não é eficaz no combate ao coronavirus, e como dizem alguns youtubers, nem a gadolandia escapa! Quanta irresponsabilidade.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2546