Blog do Romilson Cuiabá, 01 de Outubro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

POCONÉ

2 ex-prefeitos são barrados; Clovis tenta impedir eleição suplementar

 Fernando Ordakowski

Os ex-prefeitos Euclides Santos, agora sem partido, e Clovis Martins (PTB) estão excluídos do processo eleitoral

   Com seis candidatos, devendo chegar a sete, os eleitores de Poconé vão voltar às urnas neste ano para a escolha do novo prefeito e, desta vez, não têm a oportunidade de votar nos dois candidatos mais votados nas eleições regulares de 2008, os ex-prefeitos Euclides Santos e Clovis Martins. O primeiro foi barrado pelo seu novo partido, o PSDB, que preferiu lançar o nome da vereadora Ornella Falcão. Já Clóvis, reeleito há dois anos, foi punido com a perda do mandato por crime eleitoral e teve também os direitos políticos cassado, portanto, está inelegível. A eleição está marcada para 5 de dezembro. A exclusão dos dois motivou as principais legendas a entrar no páreo e, por isso, há uma "inflação" de candidaturas. Foram registrados seis concorrentes e ainda existe o caso do PMDB, que briga internamente para escolher um dos três postulantes.

   Clovis perdeu o "trono" por ter comprado votos e por abuso de poder econômico. Sua cassação levou o TRE a determinar uma nova eleição fora de época. Euclides, que já exerceu dois mandatos e perdeu para o petebista por uma diferença de 726 votos, era considerado favorito e o boicote a seu nome pela cúpula tucana ganhou repercussão estadual. Na bronca, principalmente com o velho aliado Wilson Santos, derrotado ao governo estadual neste ano, Euclides se desfiliou oficialmente do PSDB.

   Clóvis não se dá por derrotado. Ele ingressou com uma medida cautelar junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 29. Pleiteia suspender a eleição suplementar. Em verdade, o recurso é contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que cassou o seu mandato. Se a eleição fora de época for realizada, os recursos ainda não foram apreciados pelo TSE perdem seu objeto, já que a intenção do petebista é tentar provar que não teve ligação com compra de votos e, assim, poder reassumir o comando do município.

   De acordo o advogado contratado Ronan de Oliveira, a realização do pleito suplementar antes da apreciação dos recursos interpostos pelo ex-prefeito fere a própria Constituição Federal, já que a legislação assegura o direto a ampla defesa e o princípio do contraditório. Ele ainda ressalta que a defesa está confiante na suspensão do pleito, baseado no fato de que, em casos semelhantes, o TSE tem concedido liminar.  A cautelar pode ser apreciada a qualquer momento pelo ministro-relator Hamilton Carvalho, que poderá proferir, em decisão monocrática, a suspensão ou não das eleições suplementares.

    Enquanto isso, os candidatos começam a pedir votos. O prefeito em exercício Ney Rondon (PTB) busca a reeleição. A vice-prefeita cassada Nilce Mary Leite (PT) também está no páreo, assim como o presidente da Câmara, Rodemilson Gonçalo Barros (PDT), a vereadora Ornella (PSDB), o ex-vereador Pedro Fontes (PR) e o ex-secretário de Infraestrutura na gestão de Ney, Arlindo Márcio Morais, o Tico de Arlindo (PDT). O PMDB apresenta três opções, entre elas a candidatura do vereador Emir Lucas, o Arrepiado.

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • anselmo | Sábado, 06 de Novembro de 2010, 08h23
    0
    0

    tem candidata que está esparramando na cidade que só ela é cadidata, está fazendo campanha suja, se joga baixo, se brinca com coisa séria, se está tentando engana o eleitor, imaginem oque ela é capaz. vamos banir esse tipo de politco aqui de pocone. diga não a essas pessoas.ela esta substimando nossa capacidade, nossa inteligencia, pensando que somos bobó. bobó é ela.tchupa essa manga de pocone. tchupa.isso e uma vergonha....

  • maria helena | Sábado, 06 de Novembro de 2010, 07h54
    0
    0

    O PEDRO FONTES ESTÁ NA DISPUTA, SIM SENHOR, FOI SÓ PARA APRESENTAR DOCUMENTAÇÃO. ELE FOI CANDIDATO A VICE, DE EUCLIDES, E VICE NÃO PRESTA CONTAS, SÓ O CANDIDADATO A PREFEITO, PORTANTO JÁ ESTÁ TUDO ESCLARECIDO. SE DEUS QUISER, O PEDRO ESTÁ NA PARADA, ELE REPRESENTA O NOVO, A ESQUERDA, A OPOSIÇÃO, E ESTAMOS TORCENDO PARA ELE, EU E TODA A MINHA FAMILIA.

  • Antonio | Sexta-Feira, 05 de Novembro de 2010, 19h45
    0
    0

    Que coisa ... parece que a lista dos ex candidatos a prefeito em Poconé está aumentando. O MP pediu o indeferimento de outras 4 candidaturas: a da vice Meyre do PT por ter sida cassada junto a CLóvis, a de Pedro Fontes do PR por ter tido contas de campanhas reprovadas junto a Euclides, a de Chindão, Arrepiado do PMDB por não dispuserem de certidões e por estarem com pendências junto ao eleitoral, o outro candidato do PMDB Dr joenir desistiu da disputa, assim sendo o PMDB não tem candidato e já procura a quem apoiar. Parece que a disputa irá pegar fogo ... vamos esperar pra ver ...

VAGA NA CÂMARA

Maiores apostas do DEM em Cuiabá

Por 01/10/2020, 10h:38 - Atualizado: 01h atrás

michelly alencar 680

Michelly Alencar no lançamento de sua campanha à vereadora pela Capital, com a primeira-dama Virgínia Mendes

O DEM de Cuiabá tem 25 no páreo a vereador e, por não lançar candidato a prefeito, o que enfraquece a chapa de proporcionais, a projeção é de eleger no máximo dois à Câmara.

Postar um novo comentário

ENGENHARIA E AGRONOMIA

Sob clima tenso, Crea-MT elege presidente nesta 5ª

Por 30/09/2020, 21h:51 - Atualizado: 30/09/2020, 21h:53

joao valente 680

Sob clima tenso, marcado por embates na Justiça, ameaças e acusações mútuas, quatro candidatos disputam nesta quinta, 1º de outubro, a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

Postar um novo comentário

CORRIDA AO SENADO

Agro rachado em 3 candidaturas; os Maggi e Mauro reforçam Fávaro

Por 30/09/2020, 16h:51 - Atualizado: 30/09/2020, 16h:53

Leopoldo Silva

carlos favaro 680

Os primos Blairo e Eraí Maggi se juntaram ao governador Mauro Mendes para reforçar a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro, do PSD.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Luiz Dutra | Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2020, 09h40
    1
    1

    Realmente os Grupos Maggi e Bom Futuro e as multinacionais do Agronegocios apoiam o Favaro, mais 80% dos pequenos e médios produtores de MT, estão apoiando o Nilson Leitão, que sempre os defendeu contra os Barões.

BASE NA CÂMARA

Bolsonaro recompõe quadro de vice-líderes e mantém Medeiros

Por 30/09/2020, 10h:53 - Atualizado: 30/09/2020, 10h:55

bolsonaro vice-lideres 680

O presidente Jair Bolsonaro e os novos vice-líderes do Governo na Câmara Federal, entre eles José Medeiros

O presidente Bolsonaro deu mostras de que continua tendo o deputado mato-grossense José Medeiros, candidato a senador pelo Podemos, na cota de aliados fiéis e de confiança.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Geniltom Malheiros | Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2020, 09h42
    0
    0

    Sempre encherido, querendo aparecer perto do Bolsonaro, que apoia a Cel.Fernanda pra o Senado e não o Medeiros, puxa-sacos.

LERO-LERO

Copiando bordão do irmão na campanha à vereadora

Por 30/09/2020, 10h:04 - Atualizado: 30/09/2020, 10h:06

giseli almeida 680

A apresentadora de TV Giseli Almeida usa em sua campanha à vereadora por Cuiabá o mesmo bordão explorado por vários anos pelo irmão Sérgio Ricardo, na época em que também concorreu à Câmara Municipal e a prefeito.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Carlos aleluia santos | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 21h49
    0
    1

    Carlos aleluia santos, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • CABEÇÃO | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 14h02
    5
    2

    O QUE INOJA NA POLÍTICA SÃO INDIVÍDUOS COMO ESSE SERGIO RICAÇO, QUANDO FOI DEPUTADO FAZIA UM MONTE DE AÇÕES EM BENEFÍCIO DOS POBRES, ATÉ CASA ELE DAVA, DEPOIS DE ALCANÇOU SEUS OBJETIVOS FINANCEIROS NUNCA MAS FEZ NADA,RAÇA INFAME

VÁRZEA GRANDE

Para Jayme, é normal chegar água nas torneiras a cada 2 dias

Por 29/09/2020, 20h:51 - Atualizado: 29/09/2020, 20h:55

Geraldo Magela

jayme campos 680

O senador Jayme Campos, prefeito de fato, mas não de direito, tem passado apurado em Várzea Grande.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • mario | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 09h16
    7
    3

    normal com os problemas que esta ai no dae de vg né,ga,biarras, instalaçoes clandestinas etc... pq voces campos tiveram decadas no poder e não consertaram esse negocio da agua, não vem com desculpas djaime e nem djulinho, vcs foram incompetentes, hoje vg poderia estar livre desse problemas, mas vcs só olhao para vcs mesmos.

  • eve | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 09h09
    7
    2

    Quem mandou eleger esses tipos de politicos que so pensão em poder. Aprende Varzea Grande, foi eleito pelo povo .

  • antonio da silva | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 08h38
    9
    3

    Agora é a hora de tirar esses campos do poder.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2608