Blog do Romilson Cuiabá, 28 de Setembro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

CONFRONTO

Após afundar DEM junto com o PSDB nas urnas, Oscar deixa a presidência

Após afundar DEM junto com PSDB nas urnas, Oscar deixa presidência

  Fernando Ordakowski

Oscar Ribeiro é responsabilizado pelo fracasso do DEM no pleito e entrega sigla para irmãos Júlio e Jayme Campos

   O conselheiro aposentado do TCE Oscar Ribeiro, um dos responsáveis pela aliança com o então adversário PSDB e por levar o DEM ao fraco desempenho nas urnas, decidiu deixar a presidência estadual. Só esperou o resultado das urnas para, sem alarde, comunicar que não comanda mais a legenda. Tomou essa decisão antes de terminar o mandato, em 23 de novembro, porque ficou sabendo que os irmãos e caciques políticos Júlio e Jayme Campos iriam responsabilizá-lo pela falta de articulação e por conduzir o partido para o caminho considerado mais difícil.

    O grupo do extinto PFL (hoje Democratas), capitaneado pelos ex-governadores Júlio e Jayme, via em Wilson Santos, candidato derrotado ao governo estadual, um adversário político histórico, desde a época em que este era deputado estadual e militava no PDT. Mesmo assim, uma ala levou o bloco a se juntar com o tucano. Em princípio, os dois partidos fizeram um acordão, segundo o qual o nome entre Wilson e Jayme que melhor pontuasse nas pesquisas seria candidato a governador. Na hora de decidir, com base no resultado de dois institutos, deu o tucano com uma diferença pequena. Foi o suficiente para Jayme "lavar as mãos". O senador que prossegue no mandato até 2014 sabia que dificilmente levaria o DEM por inteiro a apoiar Wilson, mesmo com o deputado do partido Dilceu Dal Bosco na chapa como vice.

   Para não ser acusado pelos tucanos de fazer corpo mole na campanha, Jayme assumiu a coordenação geral. Apesar disso, se viu impotente politicamente diante da debandada de lideranças do partido, principalmente prefeitos e vereadores, que correram para o palanque do governador Silval Barbosa (PMDB), que se reelegeu no primeiro turno.

   O DEM sai das urnas menor do que antes. De quatro deputados estaduais (Gilmar Fabris, Dilceu Dal Bosco, Chica Nunes e José Domingos), só garantiu duas cadeiras, com a reeleição de Domingos e com o empresário Dilmar Dal Bosco, irmão de Dilceu. Com Wilson, amargou a terceira colocação ao Paiaguás. A coligação proporcional DEM-PSDB-PTB só conseguiu eleger dois federais: Júlio Campos e Nilson Leitão. No fundo, Jayme conseguiu o que queria: o retorno do irmão Júlio à Câmara e à vida pública.

   Agora, ambos vão tentar reconstruir o DEM, longe do PSDB. Júlio pode ser o próximo presidente regional. Considerando o espólio do velho PFL, o grupo vai completar, em 2014, vinte anos fora do comando do Paiaguás. Seu último governador foi Jayme (91/94). De lá para cá, tentou reconquistar a cadeira com Júlio, em 98. Nas eleições seguintes o partido foi mero coadjuvante.

Postar um novo comentário

Comentários (28)

  • Patricia Amaro | Quarta-Feira, 06 de Outubro de 2010, 09h56
    0
    0

    Achei pouco o que aconteceu com o DEM, isso é prá Oscar Ribeiro, Jayme campos e Júlio Campos tomarem vergonha,aqui em Arenápolis e Nortelandia vcs foram todos traídos pelos que se dizem coronéis do Partido, Nortelandia tem história com vc não é seu Oscarzinho agora tomou, porque quem vc segurou a tempo atrás te traiu subindo no palanque do Silval esses são os fiéis e verdadeiros correligionário seus, aqui em Arenápolis não foi diferente não trairam vcs tbém, só que vc deveria permanecer no partido falido seus. kkkkkkkkkcoisa boakkkkkkk

  • meire | Quarta-Feira, 06 de Outubro de 2010, 07h52
    0
    0

    quero dizer que a imprensa deveria analizar o que escreve sobre as pessoas, naõ é porque a pessoa esta na politica que ela tem que ser retalhada, eu moro no vale dos esquecidos aqui no fundo do mato grosso muito longe da capital, conheço o professor oscar, sou filiada no dem, tenho por ele um grande respeito, e sei que ele não merecia uma materia nesse nivel, ele sempre foi uma pessoa do bem, vcs reporte não sabem fazer materias não humilhem as pessoas, isso é ,ruim, façam reportagem sem interresses, sem humilhar, ele nao mercia essa humilhaçao, ele so pensa em fazer o bem, posso falar isso pelo pouco que o conheço. ao contrario de muitos politicos que so querem o mal, e sobre eles vcs nao postam nada que o desaprovem, isso sim, e, triste.

  • NILTON ALVES RODRIGUES | Quarta-Feira, 06 de Outubro de 2010, 07h44
    0
    0

    Hora certa p/ o meu partido tomar as decisões partidárias, cumprir a Lei de fidelidade Partidária, punir os infiéis, fazer simplesmente o dever estatutário, só assim reconquistará o apoio dos eleitores e de seus filiados, caso contrário vai p/ espaço.

INVESTIGAÇÃO

Pela 2ª vez, Câmara de Cuiabá vota amanhã relatório da CPI do Paletó

Por 28/09/2020, 10h:01 - Atualizado: 03h atrás

convocacao cpi 680

A Câmara de Cuiabá realiza amanhã, às 9h, uma sessão extraordinária por videoconferência para votar, de novo, o relatório da CPI do Paletó. A convocação já foi feita pelo presidente Misael Galvão - veja documento acima.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Eloi Wanderley da Silva | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 10h35
    2
    0

    Se for arquivado novamente será uma desonra a classe política municipal de Cuiabá. Contra imagens não há argumentos, vamos ficar de olho na corja que pedirá arquivamento da CPI do paletó.

CASANDO A IMAGEM

A segunda "senadora de Bolsonaro"

Por 28/09/2020, 09h:38 - Atualizado: 03h atrás

fernanda adesivo 680

Em 2018, Selma Arruda fez campanha como "senadora de Bolsonaro". Todo material publicitário trazia imagem dela colada à do presidente.

Postar um novo comentário

UM VICE DESCARTADO

Queria tudo, ficou sem nada

Por 27/09/2020, 18h:46 - Atualizado: 27/09/2020, 18h:51

niuan ribeiro 680

Alçado vice-prefeito de Cuiabá a partir de 2017, Niuan Ribeiro se sentiu grande. Achou que atingira tamanha envergadura que lhe possibilitaria ocupar todos espaços políticos possíveis que viriam pela frente, seja de prefeito, de senador, seja de dirigente partidário.

Postar um novo comentário

DERROCADA

Desacreditado e isolado, PT disputa em 4 pólos apenas com chapa pura

Por 27/09/2020, 13h:48 - Atualizado: 27/09/2020, 13h:51

julier 680

Nocauteado pela chegada da direita ao poder, o PT ficou tão fragilizado e desacreditado que, nos 10 maiores municípios de MT, só lançou candidato a prefeito em quatro (Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Cáceres). E, mesmo assim, com chapa pura.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Janio carlos | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 05h06
    0
    0

    Janio carlos, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Pedro Laurin | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 22h36
    7
    23

    Espera pra ver. O PT é quem defende trabalhadores.

  • Beto | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 20h44
    21
    6

    pt NUNCA MAIS.

DISPUTA ELEITORAL

Nada a perder, só a ganhar

Por 27/09/2020, 08h:53 - Atualizado: 27/09/2020, 08h:55

emanuelzinho 680

Mesmo entrando na disputa de última hora, o jovem deputado federal Emanuelzinho (PTB), de 25 anos, ainda conseguiu fechar aliança com seis partidos na corrida à Prefeitura de Várzea Grande.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Felipe Matos | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 19h54
    6
    4

    Essa familiocracia com laços no Ministério Público e no Poder Judiciário é uma vergonha. É a velha política que ainda reina em Mato Grosso. Esse rapaz só virou deputado por causa da máquina da prefeitura de Cuiabá. Agora quer pegar o orçamento da segunda maior cidade do Estado? O que é isso? Monarquia? Empresa política? O povo de Várzea Grande não pode aceitar esse absurdo.

  • Ubirajara | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 13h20
    0
    1

    Ubirajara , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • O ATALAIA | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 12h48
    0
    1

    O ATALAIA, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

EM LUCAS DO RIO VERDE

De última hora, Binotti troca vice da chapa

Por 26/09/2020, 18h:47 - Atualizado: 26/09/2020, 18h:49

luiz binotti 680

Em meio à crise interna, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti (PSD), trocou, de última hora, nome para vice de sua chapa à reeleição.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Ricardo | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 08h37
    1
    4

    Binotti está junto somente com picaretas: ele próprio, Neri Geller, Fávaro, e turma do bolinha.. usam o povo na cara dura.. a hora de vocês está chegando bando de velhacos

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2607