Blog do Romilson Cuiabá, 30 de Setembro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

RUMO ÀS URNAS

Caciques políticos não abrem espaço a novos líderes e encaram a eleição

Caciques políticos não abrem espaço a novos líderes e encaram eleição

  Fernando Ordakowski

Com mais de 3 décadas de vida pública, ex-governadores Júlio Campos e Carlos Bezerra estão em pré-campanha

   Eles estão de volta. Líderes políticos que de tanto ocupar cargos eletivos e comandar partidos se transformaram em caciques não desconfiam de que um dia precisam deixar a vida pública e estão prontos para mais um desafio nas urnas. Dois deles aparecem até numa situação eleitoral favorável. São os ex-governadores e ex-senadores Júlio Campos (DEM) e Carlos Bezerra (PMDB). O primeiro já passou também pela experiência na Câmara Federal e como prefeito de Várzea Grande e aparece nas intenções de voto como favorito na corrida para federal. Bezerra está no segundo mandato na Câmara e quer o terceiro. Como são caciques e detêm controle de seus partidos, convergem as ações internas para reforçar seus projetos políticos em detrimento dos demais postulantes.

    Se houvesse conscientização desses caciques quanto à aposentadoria política, Estado como o de Mato Grosso poderia contar hoje com um quadro político renovado, com lideranças mais jovens e com novas ideias e ideais. Mesmo que consigam através do voto se manter no poder, eles sufocam e bloqueiam dentro de seus partidos nomes que poderiam emergir na vida pública. Há outros, além dos irmãos Júlio e Jayme Campos e de Bezerra, como Murilo Domingos, Oswaldo Sobrinho, Wellington Fagundes, José Riva e João Malheiros. São exemplos de políticos que se acostumaram com as tetas do poder e querem cada vez mais. Como não têm o "desconfiômetro" de quando devem parar, acabam entrando num processo de desgaste e se envolvem em escândalos.

    Com 68 anos de idade, Bezerra já foi eleito três vezes prefeito de Rondonópolis, deputado estadual, governador, senador e exerce hoje o segundo mandato de deputado federal. Começou na vida pública como estadual, em 1975, portanto, há 35 anos. Outro que saiu apenas para conquistar mais uma aposentadoria vitalícia e está de volta é Júlio Campos. Na Assembleia, Riva (PP) não larga o poder. Exerce cargo de presidente da Mesa Diretora pela quarta vez e foi primeiro-secretário outras quatro vezes. Está em busca do quinto mandato. Também na Assembeia, o veterano João Malheiros (PR), ex-vereador por Cuiabá e no segundo mandato de deputado, buscará a reeleição. Aos 69 anos, Murilo Domingos, ex-deputado federal e no segundo mandato de prefeito de Várzea Grande, é o mais velho dos 141 prefeitos mato-grossenses.

   Oswaldo Sobrinho, que também já foi deputado, vice-governador, secretário de Estado e adjunto e exerceu outras funções públicas, é pré-candidato a deputado estadual pelo PTB. Mesmo com idade avançada, ele se mostra um exímio articulador político. Wellington Fagundes está no quinto mandato e montou grande estrutura de campanha para garantir mais quatro anos em Brasília.

Postar um novo comentário

Comentários (17)

  • CIDA SENNA | Terça-Feira, 08 de Junho de 2010, 07h26
    0
    0

    INFELISMENTE EM QUANTO ESSAS RAPOSAS VELHAS DA POLITICA DE MT NÃO MORREREM OU SE TOCAREM E DAR ESPAÇOS PARA NOVOS POLITICOS NO PROCESSO DE RENOVAÇÃO, VAI SER ISSO AI QUE O POVO ESTA VENDO. ELES SENTAM EM CIMA DOS PARTIDOS , SE APOSSAM, ROTULAM O PARTIDO, CRIAM DISCIPOLOS , CRIAM COBRAS E LEIAM SUAS CARTILHAS E MANDAM, DÃO AS CARTAS 30 A 40 ANOS. QUANDO MORREM OU FICAM DOENTES SEM ANDAR,FAZEM COMO CARTÓRIOS... PASSAM DE PAI PARA FILHOS OU DE CACIQUES PARA INDIO CRIADO NA ALDEIA. EXEMPLO DISSO É EM RONDONOPOLIS NO SUL DO ESTADO COMO O PMDB E EM TANGARÁ DA SERRA COM PFL (DEM), PSDB, ONDE OS CACIQUES MESMO ESTANDO SEM CONDIÇÕS FISICAS DE FORTALECER E RENOVAR UM PARTIDO POLITICO SENTAM EM CIMA E NÃO DÃO OPORTUNIDADES PARA NOVAS LIDERANÇAS POLITICAS. UM PÉSSIMO EXEMPLO DISSO FOI DADO NO ULTIMO DIA 04 DE JUNHO EM TANGARÁ, VEJA: O CANDIDATO A GOVERNO WILSON SANTOS E SUA COMITIVA COMPOSTA COM THELMA, ANTERO JAYME E JULIO CAMPOS FORAM RECEBIDOS POR POUCO MAIS DE 50 "POLITICOS" DA EXECUTIVA DO PTB, PSDB E DEM LOCAL, O POVO QUE VOTA E NOVAS LIDERANÇAS NÃO FORAM, NÃO COMPARECEM MAIS NESSE TIPO DE EVENTO. QUE PENA!! WILSON E JAIME SAIRAM COM QUAL IMPRENSÃO DE TANGARÁ??? ATÉ FEVEREIRO DESTE ANO WILSON SANTOS LIDERAVA EM TANGARÁ, AGORA ESTÁ 10 PONTOS ATRÁS DE SILVAL.

  • Heloisa Falção | Segunda-Feira, 07 de Junho de 2010, 23h03
    0
    0

    Toda vez,que votei em jovens.inexperientes,e moderninho,dei com a cara na parede.Pois em 1989 acreditei em Fernando Collor para Presidente,e deu no que deu.As vezes que votei nos mais experientes e até com certa idade,acima de 60 anos,fui feliz na escolha.Por isso,votarei sim com prazer em Julio Campos,pra Federal,pois este realmente cumpre oque prometo e Poconé deve muito ao melhor politico que MT teve,tem e terá por um bom tempo,se DEUS quizer.

  • eurico | Segunda-Feira, 07 de Junho de 2010, 22h59
    0
    0

    eurico, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

VÁRZEA GRANDE

Para Jayme, é normal chegar água nas torneiras a cada 2 dias

Por 29/09/2020, 20h:51 - Atualizado: 06h atrás

Geraldo Magela

jayme campos 680

O senador Jayme Campos, prefeito de fato, mas não de direito, tem passado apurado em Várzea Grande.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Kleber | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 21h29
    2
    0

    Aqui no Costa Verde não tem força pra subir na caixa, pode ser de 5 mil litros, vai ficar sem água, isso não é de agora, já são vários anos.

EM CUIABÁ

Partido que negociava com 2 a prefeito se torna mula sem cabeça

Por 29/09/2020, 15h:06 - Atualizado: 29/09/2020, 15h:10

adilson levante 680

O PSB, que estava namorando os dois principais candidatos a prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro e Roberto França, não avançou para casamento com nenhum deles. E virou mula sem cabeça.

Postar um novo comentário

EM CUIABÁ

Marketing de Emanuel aposta em reeleição logo no 1º turno

Por 29/09/2020, 08h:25 - Atualizado: 29/09/2020, 08h:27

emanuel pinheiro 680

O marketing da campanha de Emanuel Pinheiro, sob Carlos Rayel, estuda intensificar as ações estratégicas, apostando numa reeleição logo no primeiro turno, mesmo numa disputa com oito candidaturas.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Pexoto | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 20h57
    0
    0

    O maior cabo eleitoral de Emanuel Pinheiro é o governador kkkkk. Por isso vai ganhar no 1° turno.

  • FRANK SABIÁ | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 11h32
    3
    10

    todas as pesquisas Colocam o Atual Prefeito em Vantagem. Tem feito um bom trabalho , sim, tem feito...porém sempre haverá o Contraditório. EU iria de 12, Agora vou de 50 (Gilberto Cachorrão Neles !) - por enquanto é o que há !

  • marcos | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 09h55
    10
    15

    o episodio do video não foi resolvida nem finalizada, eu penso que se a justiça não der um absolvido ou condenado, eu não votarei em emanoel pinheiro.pois é um video comprometedor.

FAMILIOCRACIA

7 deputados têm esposas, irmãos e tio candidatos - saiba quem

Por 28/09/2020, 19h:05 - Atualizado: 28/09/2020, 19h:09

max andreia 680

Dos 24 deputados estaduais, sete contam com algum familiar na disputa eleitoral de 15 de novembro, seja a prefeito, vice e/ou a vereador.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Claudinei Aguiar | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 06h31
    7
    0

    Lamentável principalmente em Juara, segundo informações Priminho foi assessor do DR.Leonardo e até que a população saiba nada veio de emendas pra região. O homem só esperou vencer o período ficha suja pra voltar de novo.

  • Jucinéia da umbanda | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 23h32
    7
    0

    Fora aqueles que tão parados e que tão tentando empurrar parentes lá, como o Sérgio Ricardo colocando parentes dele lá, só pq apresentam programa de TV. Mas nós eleitores estamos de olho e só votaremos em quem realmente pode contribuir pra cidade.

EM CUIABÁ

8 ex-vereadores querem voltar

luiz pocao 680

Oito ex-vereadores pela Capital se inscreveram para o teste das urnas, na esperança de reconquistar mandato.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • jose ari de lima | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 10h13
    0
    0

    Vejo com tristeza o q esta acontecendo em MT, esses politico tranqueiras querendo voltar, outra coisa feia aqui em sinop, o cara ganha voto de todo mundo da redondeza pra ser representante na câmara federal e deixa o cargo pra tentar ser prefeito de novo da pra entender?

  • marta | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 14h04
    0
    0

    marta, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

INVESTIGAÇÃO

Pela 2ª vez, Câmara de Cuiabá vota amanhã relatório da CPI do Paletó

Por 28/09/2020, 10h:01 - Atualizado: 28/09/2020, 10h:09

convocacao cpi 680

A Câmara de Cuiabá realiza amanhã, às 9h, uma sessão extraordinária por videoconferência para votar, de novo, o relatório da CPI do Paletó. A convocação já foi feita pelo presidente Misael Galvão - veja documento acima.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Eloi Wanderley da Silva | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 10h35
    16
    2

    Se for arquivado novamente será uma desonra a classe política municipal de Cuiabá. Contra imagens não há argumentos, vamos ficar de olho na corja que pedirá arquivamento da CPI do paletó.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2608