Blog do Romilson Cuiabá, 19 de Setembro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

ARTICULAÇÃO

Cassados e reprovados ganham cargo

  Fernando Ordakowski

Gilmar Fabris, Pedro Henry, Carlos Abicalil e Serys Marly são prestigiados com cargo de secretário ou no Legislativo

   As composições políticas para o novo mandato do governador Silval Barbosa e a próxima legislatura da Assembleia e da Câmara Federal apresentam algumas combinações curiosas e intrigantes por contemplar com cargos políticos que foram cassados e/ou derrotados nas urnas. Pedro Henry (PP), enquadrado como ficha suja, perdeu direito de continuar na cadeira de deputado federal e passou a buscar outras alternativas para prosseguir no poder. Por sorte, conseguiu derrubar no TSE as decisões que cassaram-no. O Palácio Paiaguás já tinha convidado-o para ser secretário. Aproveitou o fato deste ser médico-anestesista e vai nomeá-lo no comando da Saúde, que terá o terceiro maior orçamento do Estado, chegando a R$ 925,1 milhões, 23,7% maior se comparado ao do exercício deste ano (R$ 747,5 milhões).

    Carlos Abicalil (PT) perdeu para o Senado, mas, em nome do PT, passou a fazer tanto lobby que agora tem o privilégio de escolher entre um cargo federal no governo da presidente eleita Dilma Rousseff ou comandar a pasta da Educação do governo mato-grossense. Trata-se da maior secretaria das 23 que compõem a engrenagem da máquina estatal. A senadora Serys Marly, outra petista derrotada nas eleições - concorreu à deputada federal e ficou como suplente -, vai poder assumir cadeira na Câmara graças à sensibilidade de Silval, que tem feito esforço para atrair o deputado Wellington Fagundes para a secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (hoje Sinfra) e, assim, abrir cadeira em Brasília para a petista.

   Gilmar Fabris (DEM) é outro cassado e reprovado pelo eleitorado, mas que será prestigiado com cargo. No seu caso, o esforço do Paiaguás foi maior. Primeiro, o democrata que, em tese, pertence a um partido de oposição, mas se tornou aliado de carteirinha do governador, conseguiu na Justiça derrubar sua cassação, o que o tirou da lista de candidatos fichas-sujas. Com isso, seus votos foram validados e ele passou a ser o primeiro-suplente da coligação DEM/PSDB. Silval "puxou", então, o titular José Domingos para a secretaria de Desenvolvimento Rural. Era tudo que Fabris queria: continuar deputado, mesmo que prossiga apresentando uma série de atestado médico para poder contribuir com o esquema de rodízio, como ele tem feito no atual mandato.

    Há outros derrotados nas urnas que também estão se movimentando para não ficarem de fora da vida pública, como os deputados estaduais Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB) e Maksuês Leite (PP) e o suplente Alexandre Cesar (PT). 

Postar um novo comentário

Comentários (24)

  • Sérgio do verdão | Sexta-Feira, 17 de Dezembro de 2010, 08h07
    0
    0

    Caro Jonas do Planalto, se como vc diz que o Deputado Abicalil não tivesse tanta ansiedade pelo poder, porque ele se candidatou então para senador. Cargo este que tem mais envergadura do que o de deputado. Por sua arrogancia e desdenho em que trata as pessoas que o elegeram para deputado, tai a resposta dada. Não se reelegeu. Mas graças ao governo eleito que tem um coração de mãe: "sempre cabe mais um"... Jonas... faça-me o favor.

  • marilia | Sexta-Feira, 17 de Dezembro de 2010, 07h18
    0
    0

    BOM DIA ROMILSOM!! O SR SILVAL DEVE ALGO A ESSES ... OU NAO ESTÁ ENTENDENDO . O POVO REPUDIA ESSA GENTE epunto e basta! SR PEDRO HENRI FEZ BUNITO GANHOU NAS URNAS E PERANTE A LEI AGORA É SÓ TRABLHAR ... MAS BENEFICIAR GENTE QUE J´FOI MANDADO PRA CASA É QUERER FICAR LOGO LOGO NO LUGAR DELES PENSE NISSO SR SILVAL.. MANDA ESSACAMBADA DE BRIGUENTO E FOFOQUEIROS APRENDER A TRABALHAR SUAR A CAMISA SERÁ QUE APRENDEM SEEI N...SE ELES PENSASSEM NO GOVERNADOR E NO POVO TERIAM VERGONHA DE ESTAR PEDINDO PINICO O POVO TÁ DE OLHO MINHA GENTE.. GOVERNADOR SE AVIE .. NAOS SE DEIXE ENROLAR A DEFENDA O POVO MATOGROSSENSE.. E DONA DILMA TEM QUE INFORMA-LA DO QUE ACONTECE POR AQUI A TAREFA E DA MIDIA E CUMPRA-SE.. ABI... E SERYS QUE VAO TRABALHAR EHEHEHEH É ISSO QUE O POVO MANDOU FAZER...

  • ana luisa prado | Sexta-Feira, 17 de Dezembro de 2010, 00h09
    0
    0

    O povo de mato grosso não merece que os sites emitam opiniões pessoais . Vamos aos fatos , as notícias...o povo quer a verdade. Provem alguma currupção do deputado Abicalil, verifiquem se ele enriqueceu com os mandatos , conheçam as pessoas para não atirarem pedaras ao léu. Respeitem os dignos. Abicalil é digno , sério e humano, oxalá Dilma não se esqueça dos bons e competentes . Se ficar na SEDUC , que bom , se for para o MEC que melhor para Mato Grosso. Abicalil é a educação do Brasil. Falem dele quando forem capazes de comprovar fatos. Espero que a imprensa não consiga intervir no imaginário da população transformando trigo em joio.

EM SINOP

Revoltada com Juarez, prefeita leva PL para apoio a Dorner

Por 19/09/2020, 09h:29 - Atualizado: 02h atrás

rosana martinelli 680

A prefeita de Sinop Rosana Martinelli, que optou por não concorrer à reeleição em meio a boicotes e ataques, levou praticamente todo seu grupo para o palanque do empresário Roberto Dorner (Republicanos), um de seus adversários nas urnas de 2016.

Postar um novo comentário

PAUTAS E PATERNIDADE

Deputado chama senador de cara de pau, mentiroso e demagogo

Por 18/09/2020, 21h:26 - Atualizado: 18/09/2020, 21h:30

bolsonaro carlos favaro 680

Presidente Jair Bolsonaro conversa com o senador tampão Carlos Fávaro, nesta sexta, na visita a Sinop e Sorriso

O deputado federal bolsonarista José Medeiros chamou de cara de pau, demagogo e mentiroso o senador tampão Carlos Fávaro.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Marlan | Sábado, 19 de Setembro de 2020, 10h15
    3
    0

    ESSE FAVARO É AQUELE QUE MAMOU NA TETA DO GOVERNO PEDRO TAQUES E NO ULTIMO MINUTO POLOU FORA E SAIU CRITICANDO ??? SÓ PRA SABER MESMO...É ELE NÉ?

  • Reginaldo | Sábado, 19 de Setembro de 2020, 07h59
    8
    2

    Está na cara que Fávaro quer "pegar carona" Fávaro não... Fávaro só tem compromisso com Alcolumbre, Dias Tóffoli, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Mato Grosso merece Mais.

VISITA PRESIDENCIAL

Na visita ao Nortão, Bolsonaro é ovacionado e abraça até cachorro

Por 18/09/2020, 16h:12 - Atualizado: 18/09/2020, 16h:14

bolsonaro sinop cachorro

Surfando na onda do populismo e da popularidade, Jair Bolsonaro foi ovacionado em sua terceira visita a Mato Grosso como presidente da República, hoje, tanto em Sinop quanto em Sorriso, no Nortão.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Ze da roça | Sábado, 19 de Setembro de 2020, 05h56
    2
    2

    EU CONFIO EM JAIR MESSIAS BOLSONARO EU CONFIO EM UM CACHORRO POR SER O MELHOR AMIGO DO HOMEM U NÃO CONFIO EM PETISTA COMUNISTA ESQUERDOPATA E NEM EM QUEM REPRESENTA O AGRONEGÓCIO PORQUE SÃO OPORTUNISTA E SÓ PENSA EM SATISFAZER O PRÓPRIO EGO E AUMENTAR SEUS LUCROS EXORBITANTES

  • Said Joseph | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 17h28
    14
    12

    Um cachorro sempre reconhece o outro.

ANTI-ESQUERDA

Pode rejeita aliança com esquerda em Barra e deve dissolver diretório

Por 18/09/2020, 08h:49 - Atualizado: 18/09/2020, 08h:53

jose medeiros 680

O presidente estadual do Podemos, deputado e candidato a senador José Medeiros, reagiu de imediato contra o encaminhamento feito por Sandro Saggin, que levou o Pode para uma coligação com a esquerda em Barra do Garças.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • xOMANO | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 20h43
    5
    8

    Voto no Medeiros, fez e vai fazer muito pelo Mato Grosso

  • Diego | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 14h16
    14
    12

    Demagogo esse Medeiros..ele se elegeu na coligação com o PT...para ele pode tudo...para os outros não

  • Rosino Manoel de Bonfim bonfim | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 11h29
    20
    10

    QUEM SE JUNTAR A ESSES PARTIDOS DE ESQUERDA....TA FADADO AO FRACASSO !! #PTNuncamais.

rumo às urnas

Juarez leva vantagem na "largada" em Sinop

Por 17/09/2020, 19h:32 - Atualizado: 17/09/2020, 22h:14

juarez costa 680

Candidato à Prefeitura de Sinop, Juarez Costa (MDB) está sorrindo à toa.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Robson Oliveira | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 13h00
    3
    0

    Junta tudo e leva taca de Juaarez e Billy. Juarez é quem o povo quê.

  • Amaral antunes | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 21h16
    4
    0

    BILLY e não DILLY

  • Leonardo | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 20h28
    0
    12

    Muito se engana o site! Meio tendencioso, Dorner e Dalton tem muitos votos. Cuidado com essas matérias!

Rumo às urnas

Pai e filho disputam comando das 2 maiores cidades de MT

Por 17/09/2020, 14h:23 - Atualizado: 17/09/2020, 14h:35

emanuel emanuelzinho 680

Com a decisão de Emanuel Pinheiro (MDB) de concorrer à reeleição, pai e filho disputam o comando das 2 maiores cidades de MT.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Amarildo | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 19h33
    9
    1

    TUDO PELO PODER...infelizmente ainda encontra pessoas que votam...espero que os eleitores acordem ate dia 15...

  • Carlos Alberto | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 18h31
    8
    6

    Errou feio, foi a lua pensando que é queijo, vai sair politicamente queimado e vai sofrer duas derrotas, lá na VG e aqui em Cuiabá. O pior de tudo, sai com TRAIDOR, do seu partido o MDB que tem um seu militante autentico Kalil Baracat como candidato, dos velhos amigos Julio e Jaime Campos que desgastaram com o Governador Mauro Mendes em defende-lo, e com o povo Cuiabano e Varzeagrandense. Que pena, jogou fora uma grande opurtunidade de até um dia chegar a ser Governador do Estado. O Povo adora uma traição, mais não perdoa um traidor.

  • Zé Alves | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 17h24
    5
    9

    Vamos ganha nus dois municipio ,mane pai ganhando no cba,vai a governo

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2602