Blog do Romilson Cuiabá, 26 de Outubro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Unemat

Desgastado, Taisir deixa reitoria e candidatos se mantêm "bem longe"

Fernando Ordakowski


Taisir Karim deixa a Unemat no final deste ano como o reitor que mais se envolveu em escândalos na história

   A 6 dias da eleição que definirá o nome do novo reitor da Unemat, os três candidatos tentam se desvincular da imagem desgastada de Taisir Karim. Ele se envolveu em diversos escândalos durante os quase 8 anos em que permanece no cargo. Concorrem à sucessão do reitor Adriano Aparecido da Silva, diretor do campus da cidade, Elias Renato da Silva, atual vice-reitor, e Edna Luzia Almeida Sampaio, pedagoga e professora há 16 anos da instituição.

   Mesmo Adriano, que tem o apoio de Taisir, pouco fala sobre o assunto. Procura fazer uma campanha independente, com medo de que os escândalos respinguem em seu nome. Durante o período em articulou para ser tentar ser eleito no dia 30 de junho, Adriano foi cobrado pelos opositores a explicar as supostas ingerências do antecessor.

   Já Elias, que é vice-reitor da Unemat, garante que já rompeu com a gestão Taisir. Chegou a chamá-lo de "coronel". A declaração, segundo Elias, se deve ao fato de não concordar com a forma antidemocrática como o reitor vem conduzindo a universidade. Os ataques mais ferrenhos à atual administração, porém, partem de Edna. Ela leciona há 16 anos na instituição e conta com o apoio da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat).

   Taisir foi apontado pela sociedade e pelo ex-governador Blairo Maggi (PR) como o responsável pelo naufrágio do que deveria ter sido o maior concurso público da história do Estado, em novembro do ano passado. Ele próprio admitiu o erro e foi apontado como o culpado por ter impedido que o republicano fechasse seu mandato com chave de ouro, já que a intenção era a de convocar os aprovados antes mesmo de deixar o Paiaguás para concorrer ao Senado. Devido ao fiasco, o concurso só aconteceu neste ano e os aprovados devem ser convocados após o período eleitoral.

   Após a "bagunça", um novo capítulo veio à tona. Dessa vez, a acusação era a de que Taisir não havia efetuado os pagamentos aos fiscais que trabalharam nos dias das provas. O reitor foi convidado a prestar depoimento a membros da CPI da Unemat, na Assembleia Legislativa. Depois de várias tentativas frustradas e muito "chá de cadeira", já que Taisir marcava e não comparecia ao encontro, o promotor de Justiça André Luiz de Almeida, titular da Comarca de Cáceres, revelou a existência de 79 procedimentos de investigação e mais 14 ações civis públicas, que ainda devem ser protocoladas contra a Unemat. Segundo ele, professores foram afastados irregularmente e outros, que deveriam dedicar-se integralmente à docência, mantêm trabalhos à parte em detrimento do plano de ensino.

   Num outro caso em que virou protagonista, Taisir é acusado por acadêmicos e pela própria gestão de ser o responsável pela queda na qualidade de ensino da Unemat. Conforme Elias, o conceito da instituição no Enade caiu de 4 para 2. A média máxima é 5. O professor chegou a dizer que alguns cursos tiveram o conceito 1, que de acordo com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) resulta no cancelamento do curso.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • jane | Quinta-Feira, 24 de Junho de 2010, 21h27
    0
    0

    esse ELIAS É CARA DE PAU; NÃO SE ESQUEÇAM QUE O MESMO É VICE. PAU MANDADO DE CHICO DALTRO. CPI PARA ELE TAMBÉM

  • Pantaneiro | Quinta-Feira, 24 de Junho de 2010, 15h07
    0
    0

    Gente não vão na lábia desse Adriano, que familia tradicional nada, essa familia só vive de brigas entre eles por causa de bens.... é irmão brigando com irmão e com as irmãs.... lembram quando passou no Programa de TV Aqui Agora a briga entre eles, que diziam que um queria roubar o outro? Só aí dá para fazer um balanço.

  • Marcos | Quinta-Feira, 24 de Junho de 2010, 11h48
    0
    0

    Sem dúvida que a gestão Taisir foi a pior da história da UNEMAT e pior ainda será a do tal Adriano, pois quem foi ao debate viu que os seus principais cabos eleitorais e tocadores de vuvuzelas são os atuais Pró-Reitores da catastrófica gestão Taisir/Elias (Concurso/ENADE)

CÂMARA MUNICIPAL

No PTB, 4 candidatos mais fortes disputam 2 vagas em Cuiabá

Por 26/10/2020, 18h:21 - Atualizado: 02h atrás

adevair cabral 680

O PTB do presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão, tem esperanças de conquistar três assentos no Legislativo cuiabano, mas só deve eleger dois.

Postar um novo comentário

NOVO MANDATO

Único prefeito entre as 10 maiores cidades com a reeleição garantida

Por 26/10/2020, 13h:49 - Atualizado: 07h atrás

leonardo bortolini 680 prefeito

Leonardo Bortolini, o Léo (MDB), de Primavera do Leste, é o único dos prefeitos das 10 maiores cidades mato-grossenses que está com a reeleição praticamente garantida.

Postar um novo comentário

VÁRZEA GRANDE

Vereador que seria elo de facção tem chance de garantir 3º mandato

Por 25/10/2020, 23h:02 - Atualizado: 25/10/2020, 23h:09

Rodinei Crescêncio/Rdnews

janio calistro 680

Mesmo depois de ter ficado três meses preso, sob acusação de elo com facção criminosa e tráfico de drogas, o vereador Jânio Calistro (DEM) está na disputa eleitoral em Várzea Grande.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • valdivino tavares pimentel | Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020, 17h09
    0
    0

    O PARTIDO AINDA NÃO EXPULSOU DA LEGENDA ???? KKKKKK.... OU ELE CONTINUA ÚTIL AO PARTIDO ................... ELE É FILIADO AO DEM (......).....HUNNNNN.......ESTÁ EXPLICADO.

  • Paulo | Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020, 09h01
    14
    1

    O grupo de vereadores no legislativo representa toda a sociedade. Infelizmente tem uma parcela da sociedade que quer ser representada por alguem desse perfil. Fazer o que? O cara estava preso até outro dia e a mesmo assim a justiça eleitoral lhe dá o direito de ser candidato e tem uma parcela do povo que quer nada se pode fazer.

  • Moreira | Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020, 06h30
    0
    0

    Moreira , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

BATE E ASSOPRA

Errei no vocabulário, mas mantenho críticas ao prefeito, diz Fabinho veja

Por 25/10/2020, 18h:46 - Atualizado: 25/10/2020, 18h:52

fabinho 680

O empresário Fábio Defanti, o Fabinho Promoções, gravou outro vídeo, desta vez para pedir desculpas pelos termos chulos e agressivos utilizados em outros dois comentários contra o prefeito da Capital Emanuel Pinheiro - saiba mais aqui.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Marcelo | Domingo, 25 de Outubro de 2020, 22h28
    11
    0

    Agora isso que me faltava desse bacana, quem é ele na fila do pão, ex presidiário. Fazia rolo no governo do estado, quer cantar de bom mocinho, toma tendência, a sua empresa só cresceu com dinheiro público, fica chorando pra ter um contrato, quer falar que não precisa? tenha paciência bacana.

CABO ELEITORAL

À espera de Bolsonaro em MT

Por 25/10/2020, 13h:39 - Atualizado: 25/10/2020, 14h:04

fernanda senado 680

A coronel PM Rúbia Fernanda (Patriota), cuja candidatura ao Senado vem ganhando volume, ainda está cheia de esperanças da vinda a Cuiabá de Jair Bolsonaro para reforçar seu nome na suplementar de 15 de novembro.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • pedro Souza | Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020, 08h26
    4
    0

    Esta Senhora não e Coronel e sim Tenente Coronel, deveria estar nas ruas defendendo a população dos criminosos, e para isso que o povo paga seu salario de R$30.000,00 mensais.

  • Pedro | Domingo, 25 de Outubro de 2020, 16h31
    4
    4

    Esse José do Povo é sim um Ze Ruela

  • José do povo | Domingo, 25 de Outubro de 2020, 14h19
    14
    11

    ridícula, vai perder prá largar de ser vaquinha do Bozo

NOVA MUTUM

Quick recorre do indeferimento do registro e troca vice da chapa

Por 25/10/2020, 11h:53 - Atualizado: 25/10/2020, 12h:57

marjane rogerio 680

Em Nova Mutum, o vereador Airton Pessi, o Quick (DEM), continua candidato a prefeito e vai recorrer da decisão de primeira instância, que indeferiu o seu registro por causa de fraudes nas convenções.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • fabinn | Domingo, 25 de Outubro de 2020, 16h01
    7
    4

    Esse povo dos piveta em Nova Mutum está é com medo do Quick. Se Leandro ganhar, piveta vai continuar governando. Quem manda em Leandro é o piveta, todos sabemos. Outra coisa, cadê as propostas do Leandro, que envolvam a igreja católica? Só propostas e gente da sua congregação. Quick é do povo. Cresceu em Mutum na humildade. Votando em Leandro, você estará voltando em Piveta. É A CONTINUIDADE DE UM GOVERNO QUE NAO SE PREOCUPOU COM A JUVENTUDE E COM OS MAIS NECESSITADOS.

  • fabinn | Domingo, 25 de Outubro de 2020, 16h00
    1
    2

    Esse povo dos piveta em Nova Mutum está é com medo do Quick. Se Leandro ganhar, piveta vai continuar governando. Quem manda em Leandro é o piveta, todos sabemos. Outra coisa, cadê as propostas do Leandro, que envolvam a igreja católica? Só propostas e gente da sua congregação. Quick é do povo. Cresceu em Mutum na humildade. Votando em Leandro, você estará voltando em Piveta. É A CONTINUIDADE DE UM GOVERNO QUE NAO SE PREOCUPOU COM A JUVENTUDE E COM OS MAIS NECESSITADOS.

  • RENATA | Domingo, 25 de Outubro de 2020, 12h36
    3
    2

    A maioria do eleitorado não vota em candidato apoiado pelo governador que é do DEM.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2619