Confronto
Efeito Piran e queda de Leonardo levam família a romper com Wilson
17/01/2010, 07h:55 - Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
A família Oliveira, que detém o espólio político do ex-ministro e ex-governador Dante de Oliveira (já falecido), praticamente decretou ruptura com Wilson Santos, pré-candidato à sucessão estadual. As duas últimas situações contribuíram para isso. Primeiro, o prefeito optou por apoiar incondicionalmente o seu secretário municipal de Infraestrutura Euclides Santos, que travou briga interna com o suplente de vereador Leonardo de Oliveira, resultando em sua "expulsão" do cargo de diretor de Serviços Urbanos e Limpeza da mesma pasta. Segundo, Wilson recebeu em seu gabinete no Palácio Alencastro Valdir Piran e acertou com o empresário um convênio para este reformar a praça Santos Dumont. O problema é que Piran, que já foi preso sob acusação de ter cometido crimes de lavagem de dinheiro do narcotráfico e de pertencer à quadrilha de João Arcanjo Ribeiro, além de extorsão e cárcere privado, é considerado inimigo da família Oliveira.
Em 2000, quando Dante comandava o Estado, Piran foi acusado por Edmundo de Oliveira, primo do então governador, de tentar extorquí-lo. Ao Ministério Público, Edmundo declarou que foi abordado por pessoas ligadas ao dono da Piran Sociedade de Fomento Comercial Ltda e que fora ameçado de morte, caso não quitasse a sua dívida com a empresa. O montante, resultado de um empréstimo feita em 1997, seria superior a R$ 1,5 milhão. A partir dessa confusão, que descambou para ação na Justiça e quase culminou em morte, a família Oliveira não pode nem ouvir falar em Valdir Piran.
O fato do prefeito receber o empresário do ramo de factoring no Alecastro foi, para os Oliveiras, espécie de afronta e falta de consideração. A relação azedou ainda mais. No meio do tiroteio está a deputada federal Thelma de Oliveira, viúva de Dante e dirigente estadual do PSDB. Ela tenta apagar o incêndio, mas está mais preocupada em não deixar entrar água no seu projeto à reeleição.
Thelma não apoiou de forma veemente Leonardo de Oliveira para vereador em 2008, mas agora se uniu ao sobrinho para condenar o comportamento do prefeito e aliado. Derrotado pela segunda vez nas urnas, nesta última com 2.351 votos, Leonardo deixou o cargo de segundo escalão na Infraestrutura e mandou avisar ao prefeito que não aceita a proposta de ocupar outro posto na estrutura da Sanecap. O irmão de Leonardo, Luiz Arthur de Oliveira Ribeiro, o Luluca Ribeiro, também rompeu com Wilson e lidera hoje o Movimento Jovem do PDT. A mãe de Dante, Maria Benedita Martins de Oliveira, já convocou a família e anunciou que fará campanha contra o tucano ao governo estadual.
Postar um novo comentário
Comentários (24)
-
Joao Victor | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2010, 10h0641
Quanta choradeira... Oea, esse Leornardo sempre foi " mauricinho". Tanto que o mesmo tentou duas vezes ser vereador: a primeira, com Dante vivo, chegou ao absurdo de produzir um cartaz ao lado do titio. Resultado: foi derrotado e no seu comitê foram apreendidos a listagem das pessoas que seriam " contratadas". Na segunda, lado a lado com a Thelma, novamente foi rejeitado. Foi para a Seminfe e, ao inves de aprender com o Euclides, quis derruba-lo... Foi o fim que mereceu, a porta do fundo. Agora, alguns apontamentos merecem correções: Dante foi um grande politico, mas o Wilson Santos não cresceu a sua sombra, mas por merito. Alias, por fidelidade, Wilson Santos abriu mao da candidatura a prefeito em 1992 para o Dante... Ja esqueceram ... Siga em frente Wilson, o que desgarrar è lodo ou poeira sem valor...
-
Leide | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2010, 09h4740
Fico indignada como cidadã e moradora de Cuiabá, porque enquanto essa turma fica brigando e disputando os cargos comissionados, Cuiabá está em frangalhos... A saúde vai de mal a pior, o lixo está tomando conta das ruas e os terrenos baldios, inclusive muitos que são do próprio Município, estão um Matagal só. E com tudo isso acontecendo, ao invés do Prefeito Wilson resolver os problemas da Capital, ele está envolvido em briguinhas de família. Prefeito Wilson Santos, tenha dó do povo de Cuiabá, pois daqui a pouco as moscas do lixo e da dengue vão tomar conta da cidade !!!
-
REVOLUÇÃO | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2010, 07h4722
CUIABÁ, 18-01-2010. TODOS OS POLÍTICOS SÃO O QUE SÃO, NÃO TEM REMÉDIO, NÃO TEM FÓRMULAS PARA MUDAREM, SOMENTE A MORTE PARA CESSAR SUA VORACIDADE POR DINHEIRO. NÃO ESTOU DEFENDENDO NEM UM LADO NEM O OUTRO, TODOS SÃO IGUAIS. O MAIS INTERESSANTE É QUE QUANDO ESTOURA UMA BRIGA DE POLITICOS SEMPRE A POPULAÇÃO TEM QUE SABER. MAS QUANDO ESTOU FRAUDANDO, LESANDO O POVO ELES NÃO FALAM. SABEMOS QUE W SANTOS É MENTIROSO, SALAFRÁRIO, NÃO CUMPRE COM SUAS OBRIGAÇÕES. ESSE CARA TVE TER A FICHA MAIS DO QUE UM LIXÃO.