LEGISLATIVO
Fora do poder, PR perderá bancada na Assembleia; PP se segura em Riva
Fora do poder, PR deve perder espaço na AL; PP se segura em Riva
02/03/2010, 08h:05 - Atualizado: 26/12/2010, 12h:25
O PR, maior legenda do Estado com 6 deputados estaduais, 2 federais, 33 prefeitos, 17 vice, 228 vereadores e mais a cadeira de governador, não deve conseguir manter a bancada na Assembleia. Primeiro, porque não terá mais a força da máquina e do governo, já que Blairo Maggi renuncia ao mandato no próximo dia 31. Isso impacta negativamente na expectativa de poder. Segundo, o quociente eleitoral deve chegar a 64,7 mil e, terceiro, o desgaste da bancada governista.
Dos seis republicanos, Mauro Savi, líder do governo no Legislativo, deve concorrer à Câmara Federal. Os outros cinco enfrentam dificuldades para reconstruir suas bases eleitorais, com exceção de Sérgio Ricardo, na Grande Cuiabá, e do evangélico Sebastião Rezende, de Rondonópolis, empurrado pela Assembleia de Deus. Wagner Ramos, de Tangará da Serra, João Malheiros, na Capital, e Jota Barreto, em Rondonópolis, se vêem sufocados por causa da concorrência e do desgaste. O ex-prefeito de Itiquira Ondanir Bortolini, o Nininho, por exemplo, se transformou num adversário de Barreto dentro e fora do PR. Embora tenha base forte no município vizinho, Nininho mora em Rondonópolis e já montou uma grande estrutura para campanha à Assembleia.
Três partidos (PP, DEM e PMDB) dividem hoje a segunda maior bancada na Assembleia, cada um com quatro representantes. Os progressistas são os mais animados e, ao mesmo tempo, se mostram temerosos. Acontece que o "puxador de votos" do partido, o presidente da Assembleia José Riva, está hoje inelegível e, se não conseguir reverter a situação, ficará de fora. Com Riva, que em 2006 se reelegeu com 82.799 votos, o PP pode garantir até cinco vagas, já que a expectativa do parlamentar é superar a 100 mil votos, o que garantiria entre duas a três vagas na sobra. Sem Riva, o partido teria dificuldades de eleger dois. Integram a bancada do PP Maksuês Leite, Antonio Azambuja e Airton Português, além de Riva.
O DEM vive uma briga interna para manter a mesma bancada, hoje com Dilceu Dal Bosco, José Domingos, Gilmar Fabris e a recém-filiada Chica Nunes (ex-PSDB). O PMDB, mesmo com a candidatura de Silval Barbosa, que assume o governo estadual neste mês e concorrerá ao Paiaguás, também terá dificuldades para garantir quatro representantes, como hoje, incluindo Nilson Santos e Antonio Brito, que se tornaram titulares com a cassação de Walter Rabello e a renúncia de Zé do Pátio. Wallace Guimarães saiu do DEM e se juntou aos peemedebistas e joga pesado para se reeleger, assim como Adalto de Freitas, o Daltinho, que passa a ter uma concorrência maior na região do Araguaia.
Representado hoje por Ademir Brunetto e Alexandre Cesar, que está no lugar de Ságuas Moraes, o PT busca uma chapa própria para garantir a mesma bancada, assim como outros quatro partidos (PSB, PDT, PPS e PSDB) que contam apenas com uma cadeira no Legislativo mato-grossense.
Deputados e as bancadas na Assembleia
PR - 6
Mauro Savi
Jota Barreto
Sebastião Rezende
Wagner Ramos
João Malheiros
Sérgio Ricardo
DEM - 4
Dilceu Dal Bosco
José Domingos
Gilmar Fabris
Chica Nunes
PP - 4
José Riva
Maksuês Leite
Antonio Azambuja
Airton Rondina, o Português
PMDB - 4
Nilson Santos
Antonio Brito
Adalto de Freitas, o Daltinho
Wallace Guimarães
PT - 2
Ademir Brunetto
Alexandre Cesar
PSB - 1
Vilma Moreira
PPS - 1
Percival Muniz
PDT - 1
Otaviano Pivetta
PSDB - 1
Guilherme Maluf
Postar um novo comentário
Comentários (7)
-
jotinha | Terça-Feira, 02 de Março de 2010, 21h1100
Candidatos a deputado estadual pelo PR em Rondonopolis voces sabiam que o candidato a deputado estadual de preferência do rei e do presidente Regional do PR é o Nininho de Itiquira? Dr.Hélio Pichionne e Ananias esqueçam de candidatura e preperem para apoiar o Nininho. Deputado Barreto, se cuide meu amigo. Lembre desta frase: Manda quem pode, obdece quem tem juízo.
-
CARLOS EDUARDO MANGUEIRA | Terça-Feira, 02 de Março de 2010, 17h3700
JOAO MALHEIRO, ESSE CIDADAO FEZ OQUE NO ESTADO PARA SER CANDIDATO A RELEIÇAO, SE ELE CONTA COM A BAIXADA CUIABANA SEI NAO JOAO MALEIRO, SE EU FOSSE VOCE PGARIA A MALA E IA PARA CASA, VIXE E OS SEU PARENTES NA ASSEMBLEIA O QUE VAO FAZER SEM VOCE, JOAO FAÇO UM DESAFIO EM QUAL REGIO DO ESTADO VOCE VAI TER VOTO, DIGO QUE VOCE NAO VAI ALCANÇANEM MESMO TRES MIL VOTOS NA REGIAO, OLHA QUE TININHO VAIRABALHAR MUITO, MAS QUANDO APRESENTAR JOAO MALHEIRO HUM O POVO AI SAIR DE QUINTA, PROMETE MAS NAO CUMPRE, É ISSO QUE 'NAO TRABAHA PELO ESTADO, NAUFLAGA MESMO, ATÉ LA JOAO MALHEIRO VAMOS AGUARDAR O RESULTADO.
-
joao | Terça-Feira, 02 de Março de 2010, 12h5100
Eu tô falando que o PR em MT vai ser extinto, dizem que eu falo de mais. Taí a situação, passando a eleição já é começo e depois com a derrota de Silval.