Blog do Romilson Cuiabá, 20 de Fevereiro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Palácio Paiaguás

Maggi consulta TSE para ser vice de Silval

  Fernando Ordakowski

Governador Blairo Maggi (PR) avalia, além do Senado, a hipótese de vir a ser o companheiro de Silval Barbosa

   A três meses de renunciar ao mandato de governador, Blairo Maggi mandou sua assessoria jurídica consultar a Justiça Eleitoral para saber se seria possível ele concorrer a vice na chapa a ser encabeçada pelo peemedebista Silval Barbosa (PMDB) no pleito deste ano. Hoje, Silval é o seu vice. Seria, então, uma inversão de funções. Apesar de haver controvérsias, especialistas em direito eleitoral asseguram que Maggi poderá, sim, se candidatar na majoritária em nova disputa ao Palácio Paiaguás. A legislação não permite candidatura consecutiva ao terceiro mandato de governador, mas existe brecha jurídica que abre caminho para disputa como vice.

   Essa iniciativa de Maggi deixou o grupo de Silval empolgado. Por enquanto, o governador mantem a disposição de renunciar ao mandato em 31 de março para disputar cadeira de senador, mas abre-se, a partir de agora, uma nova discussão nos bastidores, que seria do governador entrar como vice, o que provocaria nova reviravolta no cenário político. O nome da primeira-dama Terezinha Maggi, secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, também é cogitado para vice. Ela adiantou que, se houver consenso, aceita concorrer ao posto de vice. O casal Maggi está em Balneário de Camboriú (SC), em curto período de férias. Reassume o Paiaguás a partir do dia 10. Tanto Maggi quanto Terezinha são filiados ao PR, maior legenda do Estado com 33 prefeitos, 17 vice, 228 vereadores, 5 deputados estaduais e 2 federais, além de ocupar a cadeira de governador.

   A entrada de Maggi ou de Terezinha como vice seria o "combustível" que Silval espera para dar uma arrancada em sua pré-candidatura. Por enquanto, ele figura em desvantagem nas pesquisas de intenção de voto para o prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB). Também estão no páreo na corrida à sucessão estadual o senador Jayme Campos (DEM), que já fechou acordo com Wilson para um apoiar o outro, e o empresário Mauro Mendes (PSB).

    Essa história de Maggi, no comando do Estado desde janeiro de 2003, ser candidato a vice-governador, por mais que esteja no campo das conjecturas, abre discussão sobre sua permanência no poder. Acontece que, em caso de eleição de Silval com Maggi de vice, o hoje governador poderia vir a concorrer, de novo, ao Paiaguás em 2014, desde que, seis meses antes, se afaste do cargo. Com essas manobras, Maggi ficaria na condução do Estado, ora como governador, ora como vice, nada menos que 16 anos. Detalhe: precisa combinar isso com o eleitor. Sob a égide do instituto da reeleição, Maggi é o segundo governador mato-grossense a exercer dois mandatos consecutivos. O primeiro foi Dante de Oliveira (já falecido), que se elegeu em 1998 e garantiu a recondução ao cargo em 1998.

Postar um novo comentário

Comentários (35)

  • zé bomba | Quinta-Feira, 14 de Janeiro de 2010, 23h25
    2
    0

    Que boa ideia Governador Maggi tenho certeza que os eleitores de Mato Grosso vai repetir o voto .Seria bom tambem repetir para Presidente da Repúblicaa a Ministra Dilma para( presidente) e Presidente Lula para( Vice presidente) Aí sim não tem pra SERRA e nem pra WILSON/ JAIME .A minha familia vai repetir o voto Se o TRE aceitar vai enfrente Governador que a vitória é nossa.

  • Donizete F Nascimento | Sexta-Feira, 08 de Janeiro de 2010, 22h34
    1
    1

    Ex-governador vice de seu ex-vice?! Meu Deus!,não deixem o Lula saber disso! te exconjuro!

  • Antonio sousa de lima | Quinta-Feira, 07 de Janeiro de 2010, 08h02
    2
    0

    OQUE BALIRO FEZ POR PRIMAVERA DO LESTE? VOU CITAR APENAS UM EXEMPLO: CONSTRUIU O IML A 3 ANOS E NÃO ESTÁ FUNCIONANDO POR FALTA DE EQUIPAMENTOS E PROFISSIONAIS, ENQUANTO NOSSOS MORTOS FICAM ESPERANDO NO RELENTO ATÉ 10 HORS ENQUANTO NÃO CHEGAM OS PERITOS DE CUIABÁ OU RONDONOPOLIS...ESSE É O RESPEITO PELO POVO? ALÉM DE VIR MENTIR EM PERIODOS ELEITORAIS PARA GARANTIR A REELEIÇÃO DE SEUS PARCEIROS, PROMETENDO AUXILIO NA CONSTRUÇÃO DE 3 MIL CASAS EM 4 ANOS..CADE AS CASAS BLAIRO E GETULIO? JA ESTAMOS NO SEGUNDO ANO E ATÉ AGORA NADA...CHEGA DE MENIRA DE SACANAGEM E DE AUTO PROMOÇÃO....

JOGO PESADO

Júlio, "vidente"; Jayme, "chantagista"

julio jayme campos 680

Irmãos Júlio, que já foi senador e quer disputar de novo, e Jayme Campos, ocupando cadeira no Senado pela 2ª vez

O folclórico e populista Júlio Campos, animado com sua pré-candidatura ao Senado, comandou uma roda de conversa durante almoço com cerca de 20 pessoas na mesa no último sábado, no restaurante Di Parma, em Cuiabá.

Postar um novo comentário

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Cidadania aguarda consulta do TRE para lançar Taques ao Senado

Por 19/02/2020, 13h:41 - Atualizado: 19/02/2020, 13h:42

pedro taques 680

Pedro Taques não está morto politicamente. Ressurge como opção de candidatura ao Senado, na suplementar de abril, e não pelo PSDB, mas sim pelo Cidadania, que é comandado no Estado pelo seu ex-secretário de Educação, advogado Marco Marrafon.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Reginaldo Pinheiro | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2020, 19h45
    1
    2

    Realmente, Taques fez um governo problemático, quem dera se ele tivesse sido no governo o que fora no senado, aliás no senado ele gozava de uma respeitabilidade em âmbito nacional.

  • Amaral de souza | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2020, 19h22
    3
    1

    Taques e Leitao vão para o caldeirão. Ridiculos.

  • Davi | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2020, 16h20
    10
    3

    Esse cuspiu no prato que comeu. Todos os servidores o apoiaram ao senado e depois ao governo com a intenção de retirar figuras envolvidas em escândalos de corrupção e quando foi eleito governador elegeu os servidores como alvo de perseguição.

Efeito-carnaval

Deputados terão 13 dias seguidos de folga

Por 19/02/2020, 10h:57 - Atualizado: 19/02/2020, 11h:19

eduardo botelho 680

Os deputados limpam a pauta hoje (19) e só voltam a participar das sessões ordinárias em março.

Postar um novo comentário

Chá revelação

Deputada será mãe de um menino e faz homenagem ao pai - vídeo

Por 19/02/2020, 10h:08 - Atualizado: 19/02/2020, 14h:28

jana_charevelacao680

A deputada Janaína Riva, única mulher da Assembleia, está grávida de um menino. A descoberta aconteceu em chá revelação realizado em sua casa, na Capital. O nome do bebê será Diógenes, assim como o pai Diógenes Fagundes, filho do senador Wellington Fagundes.

Postar um novo comentário

viralizou na web

Em Barra o vale tudo para levar gente para motel

Por 19/02/2020, 08h:56 - Atualizado: 19/02/2020, 11h:54

Reprodução

motel_barra_publicidade

Imagens de uma campanha publicitária do Império Motel, em Barra do Garças, viralizaram nas redes sociais. Isso porque elas dão dupla interpretação e mexem com a imaginação dos clientes.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Henrique | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2020, 17h38
    0
    0

    Vocês não viram então os anúncios do Millenium Motel de Sinop. Tem cada um mais engraçado que o outro. kkk

COMANDO LEGISLATIVO

Deputados aprovam hoje PEC que permite antecipar eleição da Mesa

Por 19/02/2020, 07h:20 - Atualizado: 19/02/2020, 07h:34

Fablício Rodrigues

assembleia fachada 680

Os deputados votam hoje e vão aprovar, por maioria absoluta (ao menos 19), a PEC que permite antecipar a eleição da Mesa Diretora. Esta será a última sessão ordinária antes do Carnaval.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • JOAO IRES | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2020, 08h18
    2
    0

    e pensar que falavam do Riva , né botelho? ta se tornando pior , lembre se pra onde esse poder todo o levou .

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2494