Blog do Romilson Cuiabá, 09 de Dezembro DE 2019 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Palácio Paiaguás

Maggi consulta TSE para ser vice de Silval

  Fernando Ordakowski

Governador Blairo Maggi (PR) avalia, além do Senado, a hipótese de vir a ser o companheiro de Silval Barbosa

   A três meses de renunciar ao mandato de governador, Blairo Maggi mandou sua assessoria jurídica consultar a Justiça Eleitoral para saber se seria possível ele concorrer a vice na chapa a ser encabeçada pelo peemedebista Silval Barbosa (PMDB) no pleito deste ano. Hoje, Silval é o seu vice. Seria, então, uma inversão de funções. Apesar de haver controvérsias, especialistas em direito eleitoral asseguram que Maggi poderá, sim, se candidatar na majoritária em nova disputa ao Palácio Paiaguás. A legislação não permite candidatura consecutiva ao terceiro mandato de governador, mas existe brecha jurídica que abre caminho para disputa como vice.

   Essa iniciativa de Maggi deixou o grupo de Silval empolgado. Por enquanto, o governador mantem a disposição de renunciar ao mandato em 31 de março para disputar cadeira de senador, mas abre-se, a partir de agora, uma nova discussão nos bastidores, que seria do governador entrar como vice, o que provocaria nova reviravolta no cenário político. O nome da primeira-dama Terezinha Maggi, secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, também é cogitado para vice. Ela adiantou que, se houver consenso, aceita concorrer ao posto de vice. O casal Maggi está em Balneário de Camboriú (SC), em curto período de férias. Reassume o Paiaguás a partir do dia 10. Tanto Maggi quanto Terezinha são filiados ao PR, maior legenda do Estado com 33 prefeitos, 17 vice, 228 vereadores, 5 deputados estaduais e 2 federais, além de ocupar a cadeira de governador.

   A entrada de Maggi ou de Terezinha como vice seria o "combustível" que Silval espera para dar uma arrancada em sua pré-candidatura. Por enquanto, ele figura em desvantagem nas pesquisas de intenção de voto para o prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB). Também estão no páreo na corrida à sucessão estadual o senador Jayme Campos (DEM), que já fechou acordo com Wilson para um apoiar o outro, e o empresário Mauro Mendes (PSB).

    Essa história de Maggi, no comando do Estado desde janeiro de 2003, ser candidato a vice-governador, por mais que esteja no campo das conjecturas, abre discussão sobre sua permanência no poder. Acontece que, em caso de eleição de Silval com Maggi de vice, o hoje governador poderia vir a concorrer, de novo, ao Paiaguás em 2014, desde que, seis meses antes, se afaste do cargo. Com essas manobras, Maggi ficaria na condução do Estado, ora como governador, ora como vice, nada menos que 16 anos. Detalhe: precisa combinar isso com o eleitor. Sob a égide do instituto da reeleição, Maggi é o segundo governador mato-grossense a exercer dois mandatos consecutivos. O primeiro foi Dante de Oliveira (já falecido), que se elegeu em 1998 e garantiu a recondução ao cargo em 1998.

Postar um novo comentário

Comentários (35)

  • zé bomba | Quinta-Feira, 14 de Janeiro de 2010, 23h25
    2
    0

    Que boa ideia Governador Maggi tenho certeza que os eleitores de Mato Grosso vai repetir o voto .Seria bom tambem repetir para Presidente da Repúblicaa a Ministra Dilma para( presidente) e Presidente Lula para( Vice presidente) Aí sim não tem pra SERRA e nem pra WILSON/ JAIME .A minha familia vai repetir o voto Se o TRE aceitar vai enfrente Governador que a vitória é nossa.

  • Donizete F Nascimento | Sexta-Feira, 08 de Janeiro de 2010, 22h34
    1
    1

    Ex-governador vice de seu ex-vice?! Meu Deus!,não deixem o Lula saber disso! te exconjuro!

  • Antonio sousa de lima | Quinta-Feira, 07 de Janeiro de 2010, 08h02
    2
    0

    OQUE BALIRO FEZ POR PRIMAVERA DO LESTE? VOU CITAR APENAS UM EXEMPLO: CONSTRUIU O IML A 3 ANOS E NÃO ESTÁ FUNCIONANDO POR FALTA DE EQUIPAMENTOS E PROFISSIONAIS, ENQUANTO NOSSOS MORTOS FICAM ESPERANDO NO RELENTO ATÉ 10 HORS ENQUANTO NÃO CHEGAM OS PERITOS DE CUIABÁ OU RONDONOPOLIS...ESSE É O RESPEITO PELO POVO? ALÉM DE VIR MENTIR EM PERIODOS ELEITORAIS PARA GARANTIR A REELEIÇÃO DE SEUS PARCEIROS, PROMETENDO AUXILIO NA CONSTRUÇÃO DE 3 MIL CASAS EM 4 ANOS..CADE AS CASAS BLAIRO E GETULIO? JA ESTAMOS NO SEGUNDO ANO E ATÉ AGORA NADA...CHEGA DE MENIRA DE SACANAGEM E DE AUTO PROMOÇÃO....

  • Francisco | Terça-Feira, 05 de Janeiro de 2010, 23h31
    1
    1

    Acho que a Primeira Dama do estado, Senhora Terezinha Maggi, se a legislação permitir, seria ótima candidata a vice-governadora e fortaleceria grandemente a chapa do Deputado Silval Barbosa, provavelmente consolidando a vitória. Já o Governador Maggi, será melhor para Mato Grosso contar com ele no Senado tendo como Primeiro Suplente o Ex-Governador Julio Campos; este, com grandes possibilidades de assumir a senatória se nosso Senador Maggi for alçado a um ministério. Assim, o Senador Jaime ficaria com sua reeleição para o Senado em 2014 garantida.

  • vinicius | Terça-Feira, 05 de Janeiro de 2010, 22h52
    2
    0

    Já chega dessa turma da Butina, Não ganha pra nada mais, o povo jÁ esta de olho aberto, com esse povinho, que levou mt ao caos.

  • carlos araujo | Terça-Feira, 05 de Janeiro de 2010, 21h37
    2
    0

    PORQUE VOCES NAO COLOCA OS MEUS COMENTARIOS? VOCES SAO PUXA SACO DO GOVERNO CARLOS

  • carlos araujo | Terça-Feira, 05 de Janeiro de 2010, 21h23
    2
    0

    PELO,QUE VEJO,O GOVERNO TA GOSTANDO DE PEGAR DINHEIRO DOS CUIABANOS.TRABALHO QUE E BOM NADA.O PIOR GOVERNO DE MT.SO FE Z BEM PRA SEUS AMIGOS E FAMILHIARES. CARLOS

  • Julio | Terça-Feira, 05 de Janeiro de 2010, 20h23
    2
    0

    Maggi esta certo, único home que mudou o estado de Mato grosso, tem a benção..

  • jeferson luis m. santos | Terça-Feira, 05 de Janeiro de 2010, 19h31
    2
    0

    valeu Governador Blairo Maggi, gostaria de ver o senhor como vice governador ao lado do Silval Barbosa, se não der, paciencia, vai para o pleito de senador, pois o senhor vai calar a boca de 01 vereador do lado do Prefeito Wilson, que esta dizendo que o senhor vai afundar junto com Silval, como aconteceu com Dante e Antero,so que o mesmo vereador despreparado esqueceu que Dante e Antero são do seu Partido, que incoerência. Tenho certeza que Blairo Maggi e Silval Barbosa vão ser vitoriosos nas proximas eleições, e tenho certeza quando silval receber a faixa de Governador do estado de mato grosso, vai honrar a oportunidade que Deus vai entregar em suas mãos.

  • Levino Filho | Terça-Feira, 05 de Janeiro de 2010, 18h09
    2
    0

    Creio que isso é mais um ardil da turma do governador Blairo Magi, isso se realmente ele mandou que se fizesse tal consulta ao TSE. E se realmente se confirmar tal possibilidade, mexe em tudo no já complicado jogo do tabuleiro político de Mato Grosso. E olha que tem muita estrada ainda nessa disputa. Mas, acredito que Blairo Maggi não cederá a essa tentação, porque isso não acrescentará nada a sua biografia e tentará mesmo o senado nas próximas eleições. O interessante nas eleições majoritárias deste ano é que pouco se tem falado sobre Mauro Mendes e, na minha opinião, caso se confirme sua candidatura, ele será o FIEL da balança num mais do que provável segundo turno, em que estará presente, nas próximas eleições. Se bem que existe uma outra teoria que diz que ele mudou do PR para o PSB, a mando do próprio BM. Com intenções bem definidas . . . Mas, é só esperarmos as próximas eleições, prá se confirmar ou não esta teoria, aliás, teorias é o que não faltam nesse começo de campeonato. Afinal, é como já dizia há muito tempo atrás aquele senhor de São Paulo, que possuía prestígio na política brasileira, e que tinha sido praticamente tudo na política de sua época, e que faleceu em esquisito acidente aéreo em Angra dos reis (RJ), em 12/10/92, deputado federal Ulisses Guimarães, "política é que nem nuvem, ora está de um jeito, ora está de outro . . ."

EM CUIABÁ

Câmara já tem data pra cassar Abílio

Por 09/12/2019, 08h:01 - Atualizado: 08/12/2019, 19h:57

abilio 680

A Câmara de Cuiabá tem data e hora para, com voto de pelo menos 17 dos 25 vereadores, cassar o mandato de Abílio Brunini, investigado por vários casos de quebra de decoro parlamentar.

Postar um novo comentário

RUMO A 2020

Oposição se une, mas bate cabeça, e Pátio surfa livre em Rondonópolis

Por 08/12/2019, 17h:00 - Atualizado: 08/12/2019, 11h:07

Wheverton Barros

ze do patio 680

Enquanto o chamado grupo dos nove quebra cabeça para definir entre eles uma candidatura forte de oposição e que seja capaz de manter depois todos dentro do barco, Zé do Pátio (SD) rema tranquilamente pela reeleição em Rondonópolis.

Postar um novo comentário

EM ALTO TAQUARI

Trunfo de prefeito e shows da virada

Por 08/12/2019, 10h:11 - Atualizado: 08/12/2019, 10h:17

fabio alto taquari 680 prefeito

O prefeito de Alto Taquari Fábio Mauri Garbugio resolveu usar o trunfo do réveillon para, com dinheiro público, tentar recuperar a popularidade.

Postar um novo comentário

CONFRATERNIZAÇÃO

Blairo junta 3 grupos, governador e 4 ex e avisa que não será candidato

Por 07/12/2019, 17h:59 - Atualizado: 08/12/2019, 09h:26

ex-governadores 680 blairo mauro

Os ex-governadores Osvaldo Sobrinho, Blairo Maggi, Mauro Mendes, Júlio Campos e Moisés Feltrin, neste sábado

Blairo Maggi reuniu neste sábado, numa confraternização em sua chácara, em Cuiabá, cerca de 100 pessoas, incluindo quatro que ocuparam, mesmo que por alguns dias, a cadeira de governador (Júlio Campos, Moisés Feltrin, Oswaldo Sobrinho e o próprio Blairo), e ainda o atual Mauro Mendes.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Antônio CPA | Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 09h27
    5
    0

    Ueee cadé o X...9..DO DELATOR....sinvallllllduuuuu

  • Joao pancada | Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 09h24
    3
    1

    Tudo mala...e puxa....faltou o bobo cheira..cheira

  • O pensador | Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 09h18
    5
    0

    O título está contrário, convocou todos pra dizer que é super candidato.

VÁRZEA GRANDE

Hazama de volta ao jogo pra prefeito

Por 07/12/2019, 14h:00 - Atualizado: 07/12/2019, 09h:19

jose hazama 680

O empresário e vice-prefeito José Hazama (PRTB) voltou à bolsa de aposta dos Campos como uma das poucas opções do grupo à sucessão da prefeita Lucimar Campos (DEM).

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Joao pancada | Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 09h30
    1
    0

    Ratazana....

  • Jorge | Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 09h09
    1
    0

    QUEM PODERIA SER PREFEITA DE VG ERA DRA MARIA EROTIDES. MULHER SERIA. HONESTAI,CAPACITADA.

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

3 do agro derrotados querem nova disputa e só recuam se Blairo entrar

Por 06/12/2019, 20h:19 - Atualizado: 06/12/2019, 20h:29

blairo maggi 680

Os três candidatos que dividiram o agronegócio e amargaram derrota ao Senado em 2018, sendo eles Carlos Fávaro (PSD), Nilson Leitão (PSDB) e Adilton Sachetti (PRB), voltaram a se movimentar nesta semana, disposto a concorrer de novo.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Carlos | Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 11h44
    0
    1

    Está é sua hora Gisela, você merece.

  • Davi | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 22h13
    10
    1

    Blairo Maggi já começou a percorrer o Estado alegando pré-campanha ao senado. Mas todos próximos já sabem que ele será candidato ao governo chancelado pelo clã Campos que quer garantir apoio à prefeitura de VG e ao senado e já desconfiam da grande perda de capital político do Mauro Pinóquio. A base do governador já começa a demonstrar sinais de desgaste e tende a aguardar o momento certo para o esfacelamento, como aconteceu com o Pedro Taques.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2458