Blog do Romilson Cuiabá, 30 de Setembro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Perfil

No Legislativo, Luciane e Taques já dão demonstração de independência

No Legislativo, Luciane e Taques estreiam com prova de independência

  Fernando Ordakowski

Luciane Bezerra estreia na AL votando contra gestão José Riva, e Pedro Taques também "é do contra" no Senado

   Quem faz oposição, de forma coerente e contundente, acaba por se destacar na atividade parlamentar. Somente o fato do pedetista Pedro Taques estrear no Senado votando contra o velho cacique José Sarney, que se reelegeu à presidência do Congresso Nacional, e a deputada Luciane Bezerra (PSB) ser a única dos 24 parlamentares a se opôr, na hora de votação, à chapa única do também eleito presidente José Riva (PP), já foram suficientes para ganhar respeito e apoio de diferentes segmentos da sociedade. Ambos deram sinal, com esse posicionamento, de independência política. Nem precisaram justificar. Serviu de recado de que não se pode ter unanimidade em tudo. Nesse jogo democrático, é preciso atuar com transparência e, principalmente, ter coragem.

   Luciane mora em Juara, onde Riva começou na vida pública como prefeito. Ela foi secretária do então marido e prefeito na época Oscar Bezerra, que também é adversário do hoje presidente da Assembleia pela quinta vez. Taques, enquanto procurador da República, denunciou escândalo na AL e isso transformou Riva em réu em vários processos de improbidade e crimes.

   Tanto no Senado quanto na Assembleia, Taques e Luciane devem trabalhar isoladamente por causa de seus posicionamentos contra a nova Mesa Diretora, quando deveria ser o contrário. Certamente sofrerão boicotes. De todo modo, começam na vida pública mostrando para a sociedade que são independentes. Isso é um ponto positivo, considerando que quase todos parlamentares preferem as benesses do poder e, assim, fazem questão de demonstrar que são governistas. O parlamentar precisa estar consciente do seu papel. Não se pode fazer oposição inconsequente, irresponsável e com interesses político-eleitoreiros. Se ao menos atuar como fiscal da sociedade sobre os atos do Poder Executivo já seria um avanço.

    Os Poderes estão devendo transparência. A Assembleia, por exemplo, não divulga o lotacionograma de seus servidores e ocupantes de cargos comissionados. Não disponibiliza, em detalhe, as despesas dos deputados, através das quais eles recebem reembolso da verba indenizatória. Nem todos os projetos, principalmente os considerados polêmicos, são divulgados publicamente. Trata-se de um Poder que consome quase R$ 20 milhões mensais de duodécimo repassado pelo Executivo, a partir do recolhimento de impostos pago por cada cidadão.

    As figuras de Sarney e Riva representam a cara do Legislativo brasileiro. São velhos caciques que fazem de tudo para continuar no poder. Os demais parlamentares preferem juntar a eles do que se opôr. Por enquanto, Taques e Luciane são exceções.

Postar um novo comentário

Comentários (23)

  • Joao Bosco de Arruda | Quinta-Feira, 03 de Fevereiro de 2011, 07h25
    0
    0

    Luciene e Taques espero que voces nao sejam iguais a Antero que uma vez eleito só ficava fazendo uma oposiçao gratuita ao invés de trazer recursos para nosso Estado. Antero recebeu o troco nas urnas porque quando estava no pleito só fazia oposiçao esquecendo dos recursos para o Estado e vcs poderao no futuro receber o troco também nas urnas.

  • JOAO DO PDT | Quinta-Feira, 03 de Fevereiro de 2011, 06h09
    0
    0

    PARABENS MEU SENADOR PEDRO TAQUES ..PARABENS LUCIENE BEZERRA VCS FORAM OS ÙNICOS QUE COMEÇARAM SEUS MANDATOS COM RESPEITO AOS VOTOS ORA RECEBIDOS NAS URNAS.

  • Roberto Pereira (eu protesto) | Quarta-Feira, 02 de Fevereiro de 2011, 22h39
    0
    0

    Essa dupra promete, o que eu não sei vomo aguadar ,espero que não seja so fogo de palha e viren uma grande decipição e mais tarde vai dizer na politica e asi mesmo e tudo bem ( ai eu vou protesta)perfeito roberto pereira 92040133ok.

ENGENHARIA E AGRONOMIA

Sob clima tenso, Crea-MT elege presidente nesta 5ª

Por 30/09/2020, 21h:51 - Atualizado: 01h atrás

joao valente 680

Sob clima tenso, marcado por embates na Justiça, ameaças e acusações mútuas, quatro candidatos disputam nesta quinta, 1º de outubro, a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

Postar um novo comentário

CORRIDA AO SENADO

Agro rachado em 3 candidaturas; os Maggi e Mauro reforçam Fávaro

Por 30/09/2020, 16h:51 - Atualizado: 06h atrás

Leopoldo Silva

carlos favaro 680

Os primos Blairo e Eraí Maggi se juntaram ao governador Mauro Mendes para reforçar a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro, do PSD.

Postar um novo comentário

BASE NA CÂMARA

Bolsonaro recompõe quadro de vice-líderes e mantém Medeiros

Por 30/09/2020, 10h:53 - Atualizado: 30/09/2020, 10h:55

bolsonaro vice-lideres 680

O presidente Jair Bolsonaro e os novos vice-líderes do Governo na Câmara Federal, entre eles José Medeiros

O presidente Bolsonaro deu mostras de que continua tendo o deputado mato-grossense José Medeiros, candidato a senador pelo Podemos, na cota de aliados fiéis e de confiança.

Postar um novo comentário

LERO-LERO

Copiando bordão do irmão na campanha à vereadora

Por 30/09/2020, 10h:04 - Atualizado: 30/09/2020, 10h:06

giseli almeida 680

A apresentadora de TV Giseli Almeida usa em sua campanha à vereadora por Cuiabá o mesmo bordão explorado por vários anos pelo irmão Sérgio Ricardo, na época em que também concorreu à Câmara Municipal e a prefeito.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Carlos aleluia santos | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 21h49
    0
    1

    Carlos aleluia santos, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • CABEÇÃO | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 14h02
    2
    2

    O QUE INOJA NA POLÍTICA SÃO INDIVÍDUOS COMO ESSE SERGIO RICAÇO, QUANDO FOI DEPUTADO FAZIA UM MONTE DE AÇÕES EM BENEFÍCIO DOS POBRES, ATÉ CASA ELE DAVA, DEPOIS DE ALCANÇOU SEUS OBJETIVOS FINANCEIROS NUNCA MAS FEZ NADA,RAÇA INFAME

VÁRZEA GRANDE

Para Jayme, é normal chegar água nas torneiras a cada 2 dias

Por 29/09/2020, 20h:51 - Atualizado: 29/09/2020, 20h:55

Geraldo Magela

jayme campos 680

O senador Jayme Campos, prefeito de fato, mas não de direito, tem passado apurado em Várzea Grande.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • mario | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 09h16
    6
    2

    normal com os problemas que esta ai no dae de vg né,ga,biarras, instalaçoes clandestinas etc... pq voces campos tiveram decadas no poder e não consertaram esse negocio da agua, não vem com desculpas djaime e nem djulinho, vcs foram incompetentes, hoje vg poderia estar livre desse problemas, mas vcs só olhao para vcs mesmos.

  • eve | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 09h09
    7
    1

    Quem mandou eleger esses tipos de politicos que so pensão em poder. Aprende Varzea Grande, foi eleito pelo povo .

  • antonio da silva | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 08h38
    9
    1

    Agora é a hora de tirar esses campos do poder.

EM CUIABÁ

Partido que negociava com 2 a prefeito se torna mula sem cabeça

Por 29/09/2020, 15h:06 - Atualizado: 29/09/2020, 15h:10

adilson levante 680

O PSB, que estava namorando os dois principais candidatos a prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro e Roberto França, não avançou para casamento com nenhum deles. E virou mula sem cabeça.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Piada pronta | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 22h13
    0
    0

    Quem falou isso sob coordenação de Levante??? Kkkkk ele é ao mais um na chapa. Ali quem preside e decide se chama MAX RUSSI e a executiva.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2608