Blog do Romilson Cuiabá, 29 de Outubro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Rumo a 2010

Porta-vozes polêmicos trazem mais desgaste político aos pré-candidatos

   Na briga por espaço, visibilidade eleitoral e voto, os pré-candidatos a governador acabam escolhendo porta-vozes que, ao invés de ajudar, acabam por travar a corrida majoritária e até a "queimá-los" por causa do desgaste político, perfil polêmico e pela falta de habilidade.

 Fernando Ordakowski

Percival Muniz se transformou num dos principais cabos eleitorais de Mauro Mendes ao governo estadual, assim como Éder de Moraes, de Silval Barbosa; Antero de Barros, de Wilson Santos; e Chica Nunes, de Jayme Campos

   O empresário Mauro Mendes (PSB), que tenta construir o que se convencionou chamar de terceira via, segue, por exemplo, orientação política de Percival Muniz (PPS), um deputado com posições dúbias e que tem muitos inimigos políticos. Mesmo sendo exímio articulador político e detentor de boa base em Rondonópolis, onde foi prefeito por dois mandatos, Percival pode até conquistar eleitores à candidatura de Mendes a governador, mas, por outro lado, seu estilo polêmico afasta possíveis cabos eleitorais de Mendes, presidente da Federação das Indústrias do Estado e derrotado a prefeito da Capital nas urnas de 2008, pelo PPS.

   A situação não é diferente quanto a Éder de Moraes, que integra a equipe de articuladores do nome de Silval Barbosa (PMDB) ao Paiaguás. Como secretário de Estado de Fazenda, função que exige atuação eminentemente técnica, Éder tem fechado o cerco contra empresários nas operações de combate à sonegação fiscal. Mesmo seguro de que vem agindo com os rigores da lei e preocupado em não deixar secar o caixa do Estado, o secretário distancia possíveis cabos eleitorais do peemedebista toda vez que, nesta fase de pré-campanha, deflagra ação de fiscalização em algum segmento da área empresarial. Silval é vice-governador e assume a cadeira de chefe do Executivo em 31 de março com a renúncia de Blairo Maggi, pré-candidato ao Senado. Assim como Mendes conta com orientação de Percival, Silval Barbosa tem Éder não apenas como secretário que será mantido à frente da Sefaz, mas também como conselheiro político.

   Ela pouco aparece, mas nos bastidores circula com desenvoltura na "caça" de votos para o pré-candidato do DEM a governador, senador Jayme Campos. A deputada Chica Nunes deixou o PSDB e, agora no Democratas (ex-PFL), se tornou uma entusiasta do nome de Jayme ao governo. O problema é o desgaste político. Chica carrega sobre os ombros acusação até de formação de quadrilha. Responde por rombo superior a R$ 6 milhões na Câmara Municipal de Cuiabá no período em que foi presidente (2007/2008). Ela montou grande estrutura para sua campanha à reeleição e "colou" em Jayme nas visitas aos municípios. Sua imagem tende a afastar possívels eleitores do ex-governador (91/94).

     Wilson Santos, que renuncia à cadeira de prefeito da Capital até 3 de abril para concorrer ao Paiaguás, tenta mas não consegue se livrar de Antero de Barros, ex-senador polêmico responsável por manter o chamado "comitê da maldade" da pré-campanha tucana. Derrotado duas vezes para governador, Antero atua forte nos bastidores e, aos poucos, vai dominando território. Se tornou uma das figuras mais procuradas no Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá, por ditas regras e orientar politicamente o grupo. Assim como Percival e Éder, Antero é daqueles que disparam metralhadora verbal e, às vezes, atingem alvos errados. Nessa hora em que o tiro sai pela culatra, perde o seu candidato majoritário, que carrega o desgaste por ações políticas que têm poder de destruição de uma bomba.

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Mauricio Vaz | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2010, 08h43
    0
    0

    É isso aí, o desespero vem tomando conta de alguns, inclusive a todo momento se posicionam contra os pronunciamentos do Secret Éder; Na Verdade, sabem o poder que tem a fala do mesmo,pois sabe que o mesmo é verdadeiro, doa a quem doer, o que não querem mesmo, é ter que enfrenta-lo, por isso tentam desmerece-lo. Parabéns Secretário, Parabéns Silval, Mato Grosso em peso os apóia .

  • OTARIA Q VOTA | Domingo, 24 de Janeiro de 2010, 23h07
    0
    0

    OTARIA Q VOTA, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Maria do Perpetuo | Domingo, 24 de Janeiro de 2010, 14h28
    0
    0

    Sou feirante e dona de casa, de todos os orientadores o sr. Eder Moraes é o melhor, ele arrebenta com a bandidagem da sonegação, e ainda fica o tempo todo do lado dos pobres e dos menos favorecidos. Acho que o Eder só ganha votos para Silval, aliás o Eder deveria ser o vice do Silval.

LUTA POR CARGO ELETIVO

10 comunicadores em Cuiabá na disputa eleitoral saiba quais

Por 28/10/2020, 21h:39 - Atualizado: 28/10/2020, 21h:45

giseli almeida 680

Dez comunicadores, profissionais que atuam em rádio, emissora de TV, jornais e mídia digital, são candidatos em Cuiabá. Quase todos populares e de rostos conhecidos, mas isso não significa garantia de êxito nas urnas. 

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • APOLINARIO USKNOV | Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020, 09h09
    0
    0

    Esperança? Renovação? Outra Piada? Ainda da bem que a "tosseirisse" e a "semgraceirisse" dessa ai não lhe dá a minima chance. Onofre JR., esse ai, coitado...

CABO ELEITORAL

Governador vai a Sinop reforçar candidatura de Juarez

Por 28/10/2020, 20h:23 - Atualizado: 28/10/2020, 20h:24

Christiano Antonucci

mauro mendes 680 governador

O governador Mauro Mendes vai liderar uma comitiva de autoridades que vão a Sinop no próximo dia 7 prestigiar e reforçar a candidatura de Juarez Costa à prefeitura. O emedebista é um dos poucos a contar com empenho e apoio do chefe do Executivo estadual.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Paulo | Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020, 21h05
    4
    1

    Reforçar a favor dos opositores. Nem Juarez nem Mauro Mensdes é bem vindo a Sinop.

  • Paulo Ferreira | Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020, 20h41
    1
    6

    Quem não tiver alinhamento político tá ferrado. Juarez é o candidato do governador. Qual o alinhamento de Dorner e Dalton? E Juarez tem um povo do seu lado. Enquanto o outro lado só ataca, faz fake News é não.ten propostas, Juarez faz uma campanha limpa e de propostas. Por isso Volta Juarez .

  • Sinopense | Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020, 20h31
    4
    2

    Cuidado com esse reforço vc pofe levar taca nas urnas.

APOIADORES

Entre favoritos e buscando milagre

Por 28/10/2020, 10h:31 - Atualizado: 28/10/2020, 10h:52

carlos favaro valdemiro santiago erai maggi 680

Senador Carlos Fávaro sinaliza o seu número, ao lado do apóstolo Valdemiro e dos irmãos Fernando e Eraí Maggi

Carlos Fávaro (PSD) apelou para um milagre, mesmo fazendo propaganda de que lidera as pesquisas na eleição fora de época para o Senado e marcada por uma inflação de candidatos e rachas políticos nos partidos, no agronegócio e entre bolsonaristas.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Nicinha | Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020, 17h36
    0
    2

    É o desespero, de centro de macumba ao Papa, essa gente não tem escrúpulos, faz de tudo pelo poder girar em favor deles. No entanto de nada adianta, vai perde de novo. Para senador é José Medeiros 191 e vereador em Rondonópolis é Moisés Medeiros 17189 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  • marta | Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020, 16h23
    0
    0

    marta, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Queferson | Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020, 16h12
    0
    2

    Pra prefeito Flávio e mete pescador 10119 esse sim representa um categoria sofrida que as dos pescadores sei disso muito bem vamos pra cima mero esse merece nosso respeito tmj

INTENÇÕES DE VOTO

Por telefone, Ibope faz 2ª pesquisa em Cuiabá e divulga resultado na 6ª

Por 27/10/2020, 18h:54 - Atualizado: 27/10/2020, 18h:59

ibope 680

O Ibope saiu a campo em Cuiabá para realizar a segunda rodada de intenções de voto para prefeito. E, de novo, as entrevistas estão sendo feitas por telefone.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • FRANK SABIÁ | Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020, 19h08
    0
    0

    CARA, acho até que já me ligaram, porém sou daqueles que NÃO ATENDE aos números se não conhecer, já tive Celular Clonado uma vez, então nem arrisco mais, às vezes é até mesmo de Presídio, tenho 04 filhos, então, pode até ser que o Resultado prá alguns seja satisfatório, mas que fica Esquisito, ah, isso fica.

  • Tereza Cristina | Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020, 06h47
    9
    0

    A TV Centro America tem muita credibilidade , é por isso que não deveria publicar um pesquisa de opinião pública feita por telefone, seja de qualquer Instituto. A TV pode cair em descredito como algumas filiada da Rede Globo estão.

Rondonópolis

A reeleição de Pátio e o enterro dos Muniz

Por 27/10/2020, 13h:40 - Atualizado: 27/10/2020, 14h:10

z� do patio 680

O prefeito populista Zé do Pátio, de Rondonópolis, segunda no ranking da economia e terceiro município mais populoso do Estado, entra na reta final da campanha como grande favorito à reeleição.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Valeria Potes | Terça-Feira, 27 de Outubro de 2020, 20h17
    10
    6

    Caso ZP ganhe as eleições o povo de Rondonópolis vai justificar a grande aquisição de papel higiênico pela Prefeitura...muita matéria fecal na cabeça Do Povo.... esse Zé é um atraso.... cada povo tem o governo que merece....

  • joaoderondonopolis | Terça-Feira, 27 de Outubro de 2020, 14h19
    19
    9

    Thiago deve ficar em 4º lugar, pois os integrantes da candidatura abandonaram muitos do grupo. Estou muito contente e inclusive estou ajudando Zé do Pátio enterrar por vez os Muniz. Parabéns Zé do Pátio, vamos que vamos. Tchau Fabrício, tchau Percival e cia.

CÂMARA DA CAPITAL

A busca da reeleição e sob forte bombardeio

Por 27/10/2020, 07h:32 - Atualizado: 27/10/2020, 07h:39

toninho de souza 680

Em 2016, ele se reelegeu pelo PSD com a maior votação à Câmara de Cuiabá, chegando a 5.620 votos.

Postar um novo comentário

Comentários (53)

  • Célia Maria de Jesus | Terça-Feira, 27 de Outubro de 2020, 19h11
    2
    0

    Já passou da hora de renovar geral a câmara de Cuiabá. Esse povo arcaico que não quer desmontar. Tá na hora de voar.

  • Célia Maria de Jesus | Terça-Feira, 27 de Outubro de 2020, 19h10
    1
    0

    Já passou da hora de renovar geral a câmara de Cuiabá. Esse povo arcaico que não quer desmontar. Tá na hora de voar.

  • Nilson Luiz Pinto | Terça-Feira, 27 de Outubro de 2020, 16h19
    2
    1

    Nilson Luiz Pinto, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2620